Parceiros iFood que fazem suas próprias entregas sabem como é desafiador ajustar os valores das taxas de entrega e tempo de preparo somado a promessa de entrega manualmente durante picos de demanda ou condições atípicas, como chuvas fortes ou finais de semana. Esses ajustes demorados podem levar a atrasos e cancelamentos — mas agora, há uma solução: as Pré-Configurações!
Essa nova funcionalidade permite que você defina combinações prontas de taxas e tempos de entrega para diferentes cenários, ativando-as em segundos quando necessário.
Continue a leitura e descubra como as Pré-Configurações podem transformar a gestão das suas entregas!
O que são as Pré-Configurações?
Com a nova ferramenta de pré-configurações, você pode personalizar os tempos de preparo+entrega de acordo com horários de pico, dias da semana ou dinâmica da sua equipe — tudo de forma simples, rápida e eficiente.
- Adapte o tempo de preparo/entrega à sua realidade;
- Otimize o ritmo da cozinha sem perder qualidade;
- Melhore a experiência do cliente com entregas no tempo certo.
Essa novidade foi criada para facilitar sua gestão no dia a dia e tornar sua operação mais ágil, adaptando-se de forma inteligente às variações reais da demanda
Ela está disponível no Portal do Parceiro onde você pode criar suas pré configurações, agendar, ativar e desativar e no Gestor de Pedidos onde você pode ativar e desativar de forma mais fácil ao longo de sua operação.
Quais são os benefícios da utilização das Pré-configurações?
A solução combina o melhor dos dois mundos: a inteligência da automação do iFood com a liberdade de personalização. Confira os benefícios para o seu restaurante:
- Ajuste automático por turnos ou períodos: configure as pré-configurações de acordo com os horários de maior demanda, como almoço ou jantar, para garantir que os tempos de preparo/entrega estejam sempre de acordo com a necessidade da sua operação;
- Agilidade operacional: ajuste os tempos de preparo/entrega automaticamente com as pré-configurações, sem precisar fazer alterações manuais a todo momento. Isso economiza tempo e aumenta a eficiência na operação;
- Gestão flexível: tenha controle total sobre os tempos, ajustando-os conforme a demanda, sem complicação;
- Ajustes dinâmicos: as pré-configurações permitem que seu restaurante se prepare para cenários futuros, ajustando-se às mudanças de demanda e às expectativas do mercado, garantindo maior eficiência e competitividade a longo prazo;
- Redução de atrasos e cancelamentos: ajustes eficientes no tempo de preparo+entrega que refletem a necessidade de ajuste da sua operação resultam em menos atrasos e uma redução significativa nas taxas de cancelamento;
- Melhoria na experiência do cliente: com a otimização do tempo, seus clientes terão uma experiência mais rápida e satisfatória, o que impacta diretamente na fidelização e na percepção da sua marca.
Como funciona a Ferramenta de Pré-Configurações?
Com essa ferramenta, você pode criar diferentes cenários de tempo de preparo/entrega — como por exemplo: “Alta Demanda”, “Baixa Demanda” ou “Final de Semana” — e definir quando e como esses cenários devem ser ativados, seja de forma automática (agendada) ou manual.
Confira as principais etapas de uso da ferramenta a seguir:
1. Como criar pré-configurações (via Portal do Parceiro)
A criação das pré-configurações é feita exclusivamente pelo Portal do Parceiro.
Para isso, acesse: Configurações de Entrega → aba “Pré-Configurações”.
No Portal, você poderá:
- Criar até cinco cenários diferentes com combinações de taxa e tempos (ex: “Alta Demanda = 40 min e R$ 15,00”, “Demanda Média = 30 min e R$ 10,00”);
Nomear cada cenário de acordo com as necessidades da sua operação (como horários de pico, finais de semana, falta de entregadores, etc.).
[GIF mostrando criação no Portal]
Atenção: A primeira pré-configuração a ser criada será a “Padrão”. Ela representa a combinação de taxa e tempo da sua operação em condições normais, ou seja, quando não há cenários específicos agendados como alta demanda, por exemplo.
2. Como ativar uma pré-configuração
Você pode ativar qualquer pré configuração, tanto no Portal do Parceiro quanto no Gestor de Pedidos:
- Via Portal do Parceiro: Acesse: Configurações de Entrega → aba “Pré-Configuraçoes”, escolha qual configuração quer ativar, clique nos três pontinhos e “Usar Agora”
[GIF mostrando ativação no Portal]
- Via Gestor de Pedidos: Acesse configurações → “Gestões Loja” e ative os cenários disponíveis
3. Como agendar ativações automáticas
Pelo Portal do Parceiro, você pode agendar uma pré-configuração para horários específicos em que sua operação costuma ter mudanças de demanda.
Por exemplo: se das 11h às 14h (horário de almoço) o movimento do seu restaurante costuma aumentar, você pode deixar a pré-configuração “Alta Demanda” programada para ativar automaticamente nesse período.
Assim, suas taxas e tempos serão ajustados durante esse intervalo e, fora dele, o sistema retorna automaticamente as taxas e tempos padrão, sem que você precise fazer nenhuma ação manual.
Para criar um agendamento, clique em um horário vazio na agenda:
4. Como desativar uma pré-configuração
Você pode desativar cenários ativos manualmente a qualquer momento: Via Portal do Parceiro e Via Gestor de Pedidos
- Via Portal do Parceiro: Acesse: Configurações de Entrega → aba “Pré Configurações” e desative ou exclua o cenário;
- Via Gestor de Pedidos: Acesse configurações → “Gestões Loja” e desative o cenário ativo.
As Pré-Configurações oferecem agilidade e precisão para sua operação, permitindo ajustes rápidos em momentos estratégicos. Com essa ferramenta, você reduz atrasos, evita cancelamentos e garante uma experiência mais satisfatória para seus clientes — tudo de forma simples e eficiente.
Aproveite e conheça também como evitar cancelamentos e melhorar a satisfação dos seus clientes!
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