Conheça o Preparo Inteligente iFood

Saiba como utilizar o Preparo Inteligente iFood! Tenha mais visibilidade do tempo de entrega e deixe seus clientes mais satisfeitos!

O Preparo Inteligente é uma ferramenta logística do Gestor de Pedidos iFood que utiliza Inteligência Artificial para dar mais agilidade e ajudar você durante preparo dos pedidos. Com o Preparo Inteligente você tem mais visibilidade sobre o momento ideal de começar a preparar um prato, para que sua finalização aconteça em um tempo aproximado ao da coleta do pedido para entrega.

Com a ferramenta, a pessoa entregadora chega em um horário aproximado à finalização do preparo, evitando aglomerações de pessoas aguardando expedição e o acúmulo de pedidos prontos esperando no balcão. Além disso, o cliente também recebe o pedido em uma boa temperatura, evitando que avaliações ruins aconteçam na plataforma.

Quer saber mais sobre como funciona o Preparo Inteligente e como usar na rotina? Continue a leitura!

Como funciona o Preparo Inteligente?

A ferramenta de Preparo Inteligente funciona de duas formas: pelo aceite manual dos pedidos ou pelo aceite automático. Entenda mais!

Aceite manual

Na funcionalidade com o aceite manual, você recebe o pedido no Gestor de Pedidos iFood ao toque de um aviso sonoro sutil. É preciso apertar o botão “Confirmar” para aceitar o pedido, caso deseje. Lembrando que existe um prazo definido de 5 minutos para aceitar o pedido. Caso não aceite, ele será automaticamente cancelado.

gestor de pedidos

Aceite automático

No aceite automático, você recebe o pedido no Gestor, mas não é necessário aceitá-lo manualmente, já que o aceite é feito de forma automática. Ao receber o pedido, o aviso sonoro não é produzido — o aviso de campainha será feito apenas quando for sugerido o momento de início do preparo do prato. 

Como mudar o tipo de aceite?

Caso você deseje realizar a troca do aceite automático de pedidos para o aceite manual ou vice-versa, basta entrar em contato com o time de atendimento iFood

Como funciona o preparo do pedido?

Após o pedido ter sido aceito, seu status é alterado para “Aguardando horário de preparo — Calculando horário de preparo…”. Nesse momento, você pode focar em seus outros preparos sem preocupação, pois é aí que a ferramenta, com o auxílio da Inteligência Artificial, calcula com rapidez o momento ideal para iniciar o preparo do prato.

No Gestor de pedidos, o status continuará o mesmo, indicando apenas que o cálculo está sendo realizado.

preparo inteligente

Caso você esteja com a operação tranquila e deseje adiantar o seu preparo, basta clicar no botão “Adiantar preparo”. É importante lembrar que a ferramenta Preparo Inteligente foi desenvolvida para avisar qual é o melhor momento de iniciar o preparo, considerando diversos critérios da logística iFood, como disponibilidade de entregadores, tempo e distância.

Sendo assim, é recomendável seguir o tempo indicado de início de preparo, já que essa indicação visa a melhor otimização de toda a operação e rota de entrega, de modo que o pedido chegue com a mesma qualidade ao cliente final.  

Após os cálculos necessários, o status do pedido mudará automaticamente para “Pendente”, sinalizando o momento de iniciar o preparo do prato.

Neste momento, o aviso sonoro é produzido ao som de uma campainha. Aqui, você deve acionar o botão “Iniciar Preparo”, demonstrando que o preparo do pedido será realizado e liberando a impressão da comanda.

Caso o botão não seja acionado, o Gestor de Pedidos não vai imprimir a comanda. Lembre-se de que o status do pedido mudará apenas quando a pessoa entregadora for alocada, avisando o tempo necessário para finalizá-lo (“Entregador a caminho — Finalize o pedido”), ou quando o entregador já estiver chegado ao estabelecimento para coletar o pedido (“Entregador chegou — Entregue o pedido”). 

tela de gerenciamento do pedido

Caso você tenha a opção do botão “Avisar Pedido Pronto” e deseje sinalizar que o pedido já está pronto para coleta, poderá fazer o uso do botão. Se a pessoa entregadora ainda não estiver alocada ao pedido, seu acionamento poderá agilizar esse processo, adiantando a alocação. Se não, o entregador parceiro será informado que o pedido já está disponível para retirada.

O uso do botão “Avisar pedido pronto” é opcional, porém, quando for acionado, é importante ser feito corretamente após finalizar o preparo do pedido, uma vez que, ao usar essa ferramenta, você treina a Inteligência Artificial sobre o tempo de preparo mais certo para sua loja

Após finalizar o preparo do pedido, verifique se todos os itens estão corretos para embalagem e expedição. Mantenha os pedidos organizados para facilitar a expedição e entrega à pessoa entregadora encarregada.

Como cancelar um pedido com Preparo Inteligente?

O pedido pode ser cancelado com o Preparo Inteligente tanto no momento do aceite, quanto durante o andamento. Saiba mais!

No momento do aceite

Caso você tenha o aceite automático, o pedido só pode ser cancelado no processo de pedido em andamento. Mas caso você tenha o aceite manual, poderá cancelar o pedido já neste primeiro momento, selecionando o botão “Cancelar”, na notificação de recebimento do pedido.

confirmação de pedido no preparo inteligente

Pedido em andamento

Caso aconteça algum imprevisto e você precise cancelar um pedido em andamento, basta acessar o Gestor de Pedidos pelo computador ou celular, selecionar o pedido e solicitar o cancelamento. O cliente e a pessoa entregadora serão notificados automaticamente. 

solicitar cancelamento no gestor de pedidos

É possível adiantar o preparo do pedido?

Sim! Basta acionar o botão “Adiantar preparo”, no momento em que o pedido já estiver no status “Aguardando horário de preparo”.

Considere sempre utilizar a sugestão de início de preparo que a ferramenta Preparo Inteligente indica, já que  ela é treinada automaticamente sobre o tempo ideal do pedido.

O que significa o status “Aguardando horário de preparo”?

O status “Aguardando horário de preparo — Calculando horário de preparo…” representa o momento em que a ferramenta Preparo Inteligente está calculando o tempo ideal para iniciar o preparo do prato, com o auxílio da Inteligência Artificial. Todo o processo de preparo até a sua finalização deve estar alinhado ao momento em que o entregador parceiro chega para fazer a coleta do pedido no estabelecimento. 

Neste momento, o status continuará o mesmo até que o cálculo seja feito, assim não aparecerá nenhuma atualização sobre o cálculo em si, apenas será indicado que o cálculo está sendo feito.

Veja um exemplo de como aparecerá na sua tela do Gestor:

adiantar preparo inteligente

Quando iniciar o preparo?

O Gestor de Pedidos indica o melhor momento para iniciar o preparo do pedido, utilizando um aviso sonoro (campainha) como alerta.

Para que serve o Botão “Avisar Pedido Pronto”?

Caso você finalize o pedido antes da chegada do entregador, o botão “Avisar Pedido Pronto” notificará ao entregador alocado que o pedido foi finalizado. Se a alocação não estiver sido realizada, o acionamento do botão pode acelerar o processo, a depender da situação da praça e da frota.

Por que usar o Preparo Inteligente para itens que são prontos?

Se você vende itens que já estão prontos e não têm a etapa de preparo, você também conseguirá garantir a entrega dos itens em uma temperatura mais adequada ao cliente, garantindo um produto de mais qualidade.

Com o Preparo Inteligente você sabe a hora adequada, por exemplo, de retirar um item da geladeira/freezer e embalar para entrega.

Como funciona a impressão de comandas para quem tem Preparo Inteligente?

A comanda é liberada para impressão no momento em que você sinaliza o início do preparo do pedido, apertando o botão “Iniciar Preparo”. Assim que o pedido muda de status, é possível imprimir a comanda acionando o botão com a ilustração de uma impressora, no canto inferior esquerdo da tela.

Porque a campainha não toca quando um pedido é recebido?

A ferramenta Preparo Inteligente foi pensada para facilitar e otimizar o dia a dia do seu negócio. Seu foco é inteiramente no preparo dos pedidos, que passa agora a ter seu momento ideal de início sinalizado por meio do aviso sonoro de campainha. Portanto, você só é sinalizado no momento em que deve iniciar seu preparo, e não mais quando recebe o pedido no Gestor de Pedidos.

Caso você tenha a opção de aceite automático, o aviso funciona no momento de iniciar o preparo. Mas se estiver na opção de aceite manual, você receberá dois avisos sonoros:

  • o primeiro (mais sutil que indica a chegada do pedido, aguardando aceite;
  • o segundo aviso (toque da campainha) sinaliza o momento de início de preparo do pedido.

É possível aumentar o tempo do preparo do pedido?

Ainda não é possível realizar ajustes no tempo de preparo das lojas que usam o plano Entrega. Isso porque o tempo do pedido é definido pela Inteligência Artificial (IA) do iFood, que utiliza dados de entregas já feitas, entendendo o tempo médio de preparo e alocando a pessoa entregadora no tempo previsto para iniciar a rota de entrega.

As ferramentas Preparo Inteligente e Avisar Pedido Pronto são ótimas aliadas para melhorar a efetividade no cálculo do tempo de preparo das lojas. Com o Preparo Inteligente, você consegue saber o momento ideal de iniciar o preparo do pedido alinhado ao momento de chegada da pessoa entregadora.

Já os parceiros que contam com o botão “Avisar Pedido Pronto”  podem utilizá-lo se terminarem o preparo do pedido antes do tempo previsto e assim poderão notificar o entregador alocado que o pedido foi finalizado (ao acionar o botão) ou, caso a alocação não tenha sido realizada, acelerar esse processo, a depender da situação da praça e da frota.

É possível desativar o Preparo Inteligente?

Não é possível desativar a ferramenta. Isso porque sua função é organizar o tempo do pedido a partir da operação de cada loja levando em consideração critérios logísticos e disponibilidade da frota.

É o Preparo Inteligente que leva ao cliente uma previsibilidade do tempo total para entrega dos pedidos.

Quer melhorar ainda mais a entrega dos seus pedidos? Leia este post e saiba como embalagens sustentáveis podem ajudar a encantar seus clientes!

#MelhoriaContinua

melhoria-contínua
Por iFood

Por iFood

79 respostas

  1. Estou no iFood a 2 meses né enformar o que só cobraria a tacha depois que eu vendendo um valor alto por mês um mês seria de graça mas hoje vi que trabalhei meio a meio com o iFood tem alguma pessoa pra me esplicar isso

    1. Oi, Gleide. A primeira mensalidade é cobrada apenas após você faturar acima de R$ 1.800 no mês. Já as taxas são referentes ao plano selecionado por você e podem ser cobrados como porcentagem do seu repasse. Esses valores ficam disponíveis pra você na aba “Financeiro” do seu Portal do Parceiro, mas caso tenha qualquer dúvida, também pode nos acionar pelo atendimento disponível em https://portal.ifood.com.br/cases/help

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

09/12/2023

Culinária Nordestina: 9 pratos típicos da região

08/12/2023

Culinária Argentina: 5 pratos surpreendentes

07/12/2023

6 tipos de clientes que todo negócio tem

Precisa de um apoio nas suas ações de marketing?

Baixe o e-book gratuito e saiba como trabalhar o marketing no seu negócio!

aprenda sobre marketing

O que o iFood está fazendo para melhorar a experiência dos parceiros?

Confira no espaço de Melhoria Contínua as iniciativas em desenvolvimento!

Confira os ganhadores

Feijoada da Vó

SÃO PAULO - SP

Dubai Shawarmas

NAVEGANTES - SC

Delícias do Pará

CAMPO GRANDE - MS

Duque Lanches

RIBEIRÃO DAS NEVES - MG

Via Sabores Restaurante

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP

Holiebitu'z

MACAÉ - RJ

Akajé - Acarajé Alagoano

MACEIÓ - AL

Deo Salgados

SUMARÉ - SP

Casa do Yakisoba

PARACAMBI - RJ

Viih e Naty Gourmet

PIRACICABA - SP

Açaí da Felicidade - Barra do Ceará

FORTALEZA - CE

The Point Paulista e Pastéis

NATAL - RN

Rancho 26 - Pizzas, Hambúrgueres e Açaí

DUQUE DE CAXIAS - RJ

Sorveteria da Vila

GUARULHOS - SP

Dom Bolo

VIÇOSA - MG

Nuuhh Ki Delicia Açaiteria

UBERLÂNDIA - MG

Açaí Chefe

CASCAVEL - PR

Cookie Coffee Belém

BELÉM - PA

Shams - Shopping

BARRETOS - SP

Dall'alto Doceria

CAMPINAS - SP