Pedir quentinhas facilita muito a rotina de quem não tem tempo para cozinhar ou apenas não sabe ou não gosta de fazer isso. É a possibilidade de ter uma comida saborosa na mesa todos os dias e manter uma alimentação mais saudável, sem precisar substituir uma refeição completa por um lanche rápido.
Ter opções de pratos mais baratos e gostosos é justamente o que 45% dos clientes mais gostariam de pedir aos donos de estabelecimentos alimentícios, segundo o reporte de Food&Tech Trends da GALUNION. A combinação sabor e preço acessível tem tudo a ver com as quentinhas, pratos simples com os quais você pode lucrar bastante, se tiver uma boa estratégia.
A seguir, entenda como você pode faturar mais vendendo quentinhas!
Como se diferenciar no mercado de quentinhas?
Em meio a vários estabelecimentos que trabalham com a venda de quentinhas, é importante você pensar além do óbvio para se diferenciar e atrair mais clientes. Por isso, confira alguns pontos que ajudam o negócio a se destacar no mercado.
Serviço de entregas eficiente
O serviço de delivery já é bastante comum em estabelecimentos do setor alimentício, de modo que não oferecer essa comodidade aos clientes acaba por ser um diferencial negativo. O reporte da GALUNION revela que 80% dos consumidores pedem por delivery e take away (modalidade em que o próprio cliente retira o pedido), o que demonstra como essa alternativa tem boa recepção junto ao público.
É muito importante que você providencie esse serviço o quanto antes, caso ainda não trabalhe com o delivery das marmitas e quentinhas no seu negócio. Como destaca o Expert iFood e especialista em delivery Marcelo Soares, “você tem que estar onde o cliente está”.
Para ter um diferencial positivo, no entanto, o que você precisa mesmo é garantir que as entregas sejam realizadas com a maior eficiência possível. A pesquisa da GALUNION também apontou que o principal problema que os clientes enfrentam com o delivery é o tempo de entrega maior do que o prometido.
Como não é difícil de imaginar, os atrasos atrapalham a rotina das pessoas e conseguem até tirar o prazer de saborear aquela refeição que foi pedida com expectativa. Um serviço de delivery eficiente, que garante a entrega na hora certa e com toda a qualidade dos alimentos preservada, tem tudo para ser um grande diferencial no mercado de quentinhas.
Variedade no cardápio
Fazer quentinhas para vender normalmente é algo visto como uma opção bem simples de negócio no ramo alimentício. Afinal de contas, a característica mais marcante desse tipo de produto é o sabor de comida caseira, que ganha a preferência dos consumidores por ser algo bom e tradicional.
É importante oferecer a chamada comfort food, a comida afetiva que traz uma sensação de conforto, mas também disponibilizar opções diferentes no cardápio. “Pratos do dia, pratos sazonais conforme a época do ano. Então, dá para você ter uma grande lucratividade dentro do delivery de marmita”, Marcelo destaca.
Isso é especialmente interessante como forma de atrair clientes com restrições alimentares, que costumam ter menos alternativas voltadas para eles. O especialista lembra que “hoje, tem uma grande linha de pessoas que buscam se alimentar de uma maneira mais saudável. Então, você deixar ali descrito que você não usa produtos industrializados, e sim naturais, dá um grande ‘boom’ para essas pessoas.”.
A variedade no cardápio de quentinhas é, então, um ótimo diferencial competitivo. Você pode incluir opções vegetarianas, veganas, sem glúten e sem lactose, por exemplo. Existe uma demanda por esse tipo de alimentação, e você tem a chance de conquistar esse público para faturar ainda mais.
Sobremesas
Para oferecer uma experiência ainda mais completa aos clientes e, consequentemente, aumentar o valor médio de consumo no seu negócio de quentinhas, uma boa ideia é também oferecer algumas opções de sobremesas. De acordo com o reporte da GALUNION, 44% dos clientes que compram por delivery costumam pedir sobremesas ou doces, além do prato principal.
Porém, é fundamental que esses itens tenham algum diferencial, pois a pesquisa indica que os consumidores tendem a não se interessar por itens que podem ser facilmente encontrados em outros lugares. Para se destacar por meio da oferta de doces e sobremesas, selecione receitas afetivas, que conquistam o paladar do público mesmo quando são de fácil preparo.
Quais são os itens que não podem faltar?
Uma dúvida comum que você pode ter é: como fazer as quentinhas e marmitas para vender? É fundamental ter em mente que os clientes esperam receber uma refeição saborosa e nutritiva, com proteínas, carboidratos e vegetais. Por isso, itens como arroz, feijão, massas, carne, frango, peixes, legumes e verduras não podem faltar no cardápio de quentinhas.
No preparo de frituras, ter cuidado para não deixar os alimentos muito gordurosos faz toda a diferença. Lembre-se, também, de oferecer combinações variadas na montagem das quentinhas, inclusive se for trabalhar com opções vegetarianas e veganas. Desse jeito, você tem mais chances de conquistar clientes que vão pedir as suas quentinhas diariamente.
Como caprichar na embalagem?
Uma vez que as quentinhas não costumam ser consumidas no próprio estabelecimento, caprichar bastante na embalagem é uma obrigação. Para isso, providencie recipientes de isopor ou alumínio, que conseguem preservar a temperatura da comida por mais tempo, e se certifique de que eles consigam permanecer selados durante o transporte.
É importante escolher embalagens robustas e sacolas adequadas para que as quentinhas cheguem ao seu destino sem problemas. Você também pode oferecer a opção de embalagens com divisórias e disponibilizar guardanapos e talheres descartáveis para proporcionar mais conforto aos clientes que não têm esses itens à disposição.
No caso do serviço de entrega de quentinhas, é essencial levar em conta como elas serão transportadas — de bicicleta, moto ou carro, por exemplo — para escolher embalagens que aguentem a viagem. Também é interessante usar lacres de segurança para proteger ainda mais o produto.
Como divulgar meu negócio de quentinhas?
As redes sociais são uma ferramenta e tanto na divulgação de negócios alimentícios. Por lá, é possível divulgar o cardápio de quentinhas, preços, promoções, horários de atendimento e canais de venda, no caso das vendas por delivery, além de interagir com o público para conquistar ainda mais os clientes.
Por falar em canais de venda, o ideal é contar com várias opções para que cada consumidor possa escolher a mais conveniente. Você pode receber pedidos por telefone e pelas próprias redes sociais, se tiver o seu próprio serviço de entrega de quentinhas, e por aplicativo de delivery, que facilita muito toda a logística das entregas.
A venda de quentinhas tem tudo para ser bastante lucrativa quando você adota boas estratégias para se diferenciar no ramo da alimentação e fidelizar mais clientes. Por isso, comece a colocar as ideias que encontrou aqui em prática para que o seu negócio cresça cada vez mais.
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Uma resposta
O uso de lacres é importante para passar confiança aos clientes. Além disso, evita contaminação dos alimentos, furtos ou mesmo perdas acidentais.
Existem diversos tipos de lacres de segurança. Os mais comuns, são apenas etiquetas de papel adesivo.
O ideal é o uso de lacres construídos em materiais de segurança como os lacres void, fitas lacre ou lacres casva de ovo (que, apesar do nome, não são fabricadas com cascas de ovos).