O repasse iFood é o valor financeiro enviado aos negócios parceiros referente às vendas feitas na plataforma. Esse valor a receber pode ser acompanhado no Painel Financeiro do Portal do Parceiro.
Um dos principais motivos dos acionamentos recebidos pelo atendimento do iFood é sobre repasses. Saiba que o iFood preza pela segurança do parceiro nas transações financeiras. Por isso, além de acompanhar cada movimentação no painel financeiro, é preciso garantir que os dados bancários atendem às exigências de proteção.
Continue a leitura para entender como funciona o repasse financeiro e como resolver eventuais problemas relacionados a esse assunto!
Como funciona o repasse iFood?
Quando um cliente efetua uma compra pelo iFood com pagamento online, o valor é processado pela plataforma e repassado ao negócio parceiro. Mas quando esse valor é pago via vale-refeição ou pagamento na entrega, o valor vai direto para o restaurante via adquirente.
As vendas são contabilizadas por períodos de 7 dias. O plano tradicional aplica os repasses a cada 4 semanas — sempre às quartas-feiras. Mas é possível também contar com o repasse semanal, que oferece condições específicas de contrato.
Meu repasse não caiu. O que fazer?
Caso você não receba o repasse iFood, vale a pena fazer algumas investigações do motivo. Há diferentes motivos que podem fazer com que o repasse não seja feito. Por isso, se você estiver enfrentando algum problema nesse sentido, faça uma avaliação minuciosa. Confira as dicas!
Avalie se seu banco é homologado pela CIP
Um dos principais motivos que costumam ser a causa de um repasse não recebido é a instituição bancária cadastrada.
A autorização dos repasses só é feita aos restaurantes com contas em bancos homologados pela Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP). A CIP é um órgão sem fins lucrativos e associado ao Banco Central (Bacen), que atua evitando que fraudes e golpes sejam aplicados nas operações de transferência. |
Por isso, caso você não tenha recebido o repasse iFood, o primeiro passo é conferir se seu banco faz parte da CIP. Para isso, você pode acessar o documento emitido pela CIP, que apresenta a relação dos bancos associados.
Caso seu banco não esteja listado ou esteja listado, mas não assinalado como “Instituição Domicílio”, é imprescindível alterar sua conta bancária, pois o iFood não consegue realizar transações bancárias entre contas não homologadas.
Verifique se o CNPJ da conta bancária é o mesmo da sua loja no iFood
O repasse só pode ser realizado em uma conta bancária que tenha o mesmo CNPJ da sua loja do iFood. Isso traz mais segurança ao ecossistema iFood, garantindo que o pagamento não seja feito a terceiros.
Confira se os números de agência e conta estão corretos
Utilizando o perfil de dono, acesse o Portal do Parceiro iFood e confira as informações bancárias cadastradas. Revise número a número para garantir que tudo está correto, conforme as informações cedidas pelo seu banco.
Confira a situação da sua conta bancária
Caso a sua conta esteja bloqueada, inativa ou com alguma situação que impeça o recebimento de transferências, o repasse não poderá ser concluído.
Uma dica é consultar diretamente o gerente da sua conta bancária e validar se ela está realmente ativa.
Como verificar se o iFood já enviou meu repasse ao Banco?
Os repasses são feitos às quartas-feiras ao banco da sua conta cadastrada. Pode existir um intervalo de tempo entre o repasse para a Instituição financeira e da Instituição financeira para a sua conta.
Por isso, se o seu depósito estiver como “Agendado” lembre-se de verificar o extrato da sua conta e aguardar dentro do período de funcionamento do seu banco, geralmente, até às 18h30.
Quais são os status de repasse?
No Painel Financeiro, dentro do Portal do Parceiro, você tem uma visão geral do mês das suas vendas e também os lançamentos do período. Na coluna “Situação”, você acompanha:
- Em aberto: as vendas estão sendo calculadas.
- Agendado: as vendas foram contabilizadas e o repasse está agendado.
- Pago parcialmente: pelo menos 1 depósito foi pago, mas os outros valores continuam pendentes.
- Pago: o repasse foi pago.
Saiba que a situação do repasse pode mudar até o final do período bancário (18 horas). Ou seja, caso você veja a situação como “Pago parcialmente”, por exemplo, considere monitorar até o final do período bancário para validar sua atualização.
Caso seja identificado qualquer contratempo no repasse ou informações incorretas no cadastro da loja, o status poderá ser:
- Saldo devedor: as vendas foram contabilizadas e o total do período foi negativo. Este valor será descontado no próximo repasse.
- Falha no depósito: as vendas foram contabilizadas e o repasse enviado ao banco, mas retornou com algum erro. (Atente-se aos dados bancários no cadastro da sua loja!)
- Retido: o repasse Retido é uma situação que acontece quando ao realizarmos o depósito do repasse, o banco destinatário retém o valor depositado de forma total ou parcial. Geralmente, acontece quando a conta destino contrata um crédito e o banco retém o valor como garantia.
Por que tive um valor retido no meu repasse?
O status do “Repasse Retido” significa que o seu repasse iFood ou parte dele foi retido por um terceiro, como uma instituição financeira. Isso ocorre devido a um contrato de crédito ou de negociação de recebíveis que o CNPJ do seu negócio pode ter feito.
Nesses casos, o iFood cumpre o seu dever regulatório de verificar a existências desses contratos. Caso exista, as instruções de valores retidos desses contratos são atendidas, direcionando parte ou a totalidade do valor para esse terceiro.
O início das retenções do crédito começa 30 dias antes do vencimento da parcela, conforme alinhado na cláusula contratual. Assim você tem tempo hábil para quitar a parcela até a data do vencimento.
Não concordo com essa retenção. O que devo fazer?
O valor retido vem informado no contrato que o iFood recebe via registradoras e aplica sobre o repasse. Por sua vez, quem envia esse valor é esse terceiro, por meio das registradoras. Elas são responsáveis por registrar todas as negociações de recebíveis de cartões.
Caso você não concorde com o valor, o seguinte procedimento é adotado:
- o iFood pode abrir uma contestação contra esse terceiro, para questionar e pedir evidências que expliquem o valor e mais informações do contrato; e
- você pode também entrar em contato com esse terceiro para esclarecer os valores que estão sendo retidos. Os valores retidos podem ser valores fixos ou percentuais de alguma bandeira de cartão que o iFood aceita pelas suas vendas no app. (como Mastercard Crédito/Débito, Visa Crédito/Débito etc.).
Saiba que o iFood não controla os valores retidos, e em alguns cenários pode existir divergência entre o que o terceiro solicitou de retenção via contrato e o que de fato foi retido, porque o valor do repasse retido ainda pode ter ido até sua conta bancária informada nos detalhes do depósito, no portal financeiro. O recomendado é olhar no extrato da conta destino em que o depósito foi feito, para identificar possíveis valores que estiverem lá. |
Caso ainda restem dúvidas para contestar um repasse retido, você pode entrar em contato com a equipe de suporte do iFood. No Portal do Parceiro, clique no botão “Chamados e ajuda” e, em seguida, em “Atendimento”. Faça um detalhamento do caso para que a equipe possa atuar.
Meu repasse consta como pago no Portal do Parceiro, mas não caiu na conta. O que fazer?
Caso seu repasse conste com o status “Pago” no Portal do Parceiro, mas não tenha ainda caído em sua conta bancária, é possível que a transferência esteja em fase de processamento.
O valor do repasse deve ser creditado em sua conta ao longo do dia, até 18 horas da quarta-feira (dia do pagamento).
Por que recebi meu repasse fracionado?
Os valores são pagos fracionados conforme as bandeiras das registradoras. Você pode receber diversos valores ao longo da quarta-feira, até completar o pagamento de todas as registradoras.
Haviam 2 depósitos referentes a um repasse, mas só recebi 1. O que devo fazer?
Lembre-se de que os repasses são feitos às quartas-feiras ao banco da sua conta cadastrada e pode existir um intervalo de tempo entre o repasse para a Instituição financeira, e da Instituição financeira para a sua conta.
Por isso, se o seu depósito estiver como “Agendado” lembre-se de verificar o extrato da sua conta e aguardar dentro do período de funcionamento do seu banco.
Caso ultrapasse esse período, verifique o status do depósito e qual ação será necessária. Caso seu banco esteja vinculado à CIP, seus dados bancários estejam corretos e, ainda assim, você continue com problemas no recebimento do repasse, entre em contato com o iFood para investigar o problema.
Como verificar quantos depósitos tenho para receber sobre um repasse?
Você pode verificar essa informação no Portal do Parceiro, na aba”Financeiro”. Acesse o período desejado e observe o status do repasse.
Em casos de repasses com status “Pago”, clicando no detalhamento daquele valor, em “Depósitos desse repasse”, você vê todos os depósitos referentes àquele valor.
Como mudar a conta bancária no iFood?
Caso você tenha identificado algum problema no cadastro dos dados bancários, como banco incompatível ou números errados, você pode adicionar uma nova conta bancária que atenda aos critérios de repasse.
Para mudar a conta bancária no iFood você deve ter um perfil de Dono no Portal do Parceiro. Ao acessar, clique na aba Financeiro e, em seguida, em Dados bancários e contratuais. Após isso, é só clicar no botão “Alterar Conta”, seguir o passo a passo e pronto, seus novos dados estarão cadastrados.
Além de garantir que sua instituição bancária está vinculada ao CIP você deve saber que:
- Conta de Pessoa Física: válida apenas para a modalidade MEI. O CPF da conta deve estar vinculado ao CNPJ cadastrado no iFood;
- Conta de Pessoa Jurídica: o CNPJ deve ser o mesmo cadastrado no iFood.
Como falar com o iFood para resolver problemas de repasse?
Caso seu banco esteja vinculado à CIP, seus dados bancários estejam corretos e, ainda assim, você continue com problemas no recebimento do repasse, entre em contato com o iFood para investigar o problema.
O atendimento a esse tipo de caso financeiro no iFood ocorre por meio da abertura de chamados no Portal do Parceiro. Dessa forma, você conta com um atendimento especializado, que poderá interpretar as informações da sua loja e identificar uma solução.
Para abrir um chamado referente a problemas com os valores do repasse, entre na aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. Logo em seguida, clique no botão “Atendimento” e em “Divergência no valor recebido“.
Ao enviar sua solicitação a respeito do repasse iFood, o setor de suporte vai atuar em busca de uma solução, enviando posteriormente o retorno pelos canais oficiais do iFood. Você pode receber um contato por telefone ou e-mail.
O iFood está trabalhando para melhorar a experiência das lojas parceiras. Acesse o espaço de Melhoria Contínua e conheça as iniciativas feitas!
726 respostas
REPASSE DO IFOOD NAO CAIU RIO DE JANEIRO
IREI ENTRAR E CONTATO COM RJ TV E RECORD PARA VIRAR NOTICIA,
PESSOAS NÃO ESTÃO BRINCANDO, TRABALHARAM POR ISSO E QUEREM SEUS SALARIOS.
TODOS ACIONEM A GLOBO E A RECORD QUE ELES TEM QUE PAGAR.
Aqui em Curitiba ninguém recebeu,eu rodo bem pouco,mas o “pouco”que eu faço,faz uma grande diferença nas minhas contas,e agora está me fazendo uma grande falta….. impossível admitir que uma empresa desse porte tenha uma falha em um ponto onde pode prejudicar um número grande pessoas.
Eu preciso receber por favor me ajudem eu tenho contas pra pagar
Oi, Marcelo! Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê uma orientação mais segura. Para acioná-los, vá ao “Portal do Parceiro”, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.
Sou entregador de Porto Alegre e aqui tbm não recebi meu repasse e eles não resolvem nada …. só enrolam ! Preciso do repasse para pagar as contas e abastecer para trabalhar 💪
Olá, Renato! Tem novidade na área, o perfil @ifoodparaentregadores acabou de ser lançado para te ajudar em situações como essa! Chama a gente la na DM que iremos atendê-lo.
E ah! Não esquece de seguir para ficar sabendo de todas as novidades, hein?
Ta fod. O meu repasse caiu menos da metade e ta como agendado pra ontem dia 28 agendado pago parcialmente
E o mais fod ainda que broquearam a minha conta digital que recebo o repasse já se passaram 6 dias sem nenhum retorno mando email so falam AGUARDE
Ligo fico 1 hora no telefone ninguém atende
Mandei e-mail falei que se ate amanhã nao resolverem o desbloqueio da minha conta irei ao procon atras do meus direitos
Alguém mais assim? Sou de Sorocaba estado de SP
Ifood caloteiro 🤬
Estou a 2 dias tentando contatar o Ifood sobre meu repasse que não foi até agora, no suporte ao cliente ninguém responde.
Oi, Leandro! Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê uma orientação mais segura. Para acioná-los, vá ao “Portal do Parceiro”, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.
Preciso do meu dinheiro falaram que no máximo até hoje de manhã entraria o valor É até agora nada o quanto o ifood está lucrando em cima de todos nós o pior e que não tem uma central de ajuda para ter uma opção
Oi, Mariana! Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê uma orientação mais segura. Para acioná-los, vá ao “Portal do Parceiro”, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.
Sou de Manaus ainda não recebi o repasse e tô precisando tenho 2 filhos
Oi, Lucas! Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê uma orientação mais segura. Para acioná-los, vá ao “Portal do Parceiro”, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.
Sou do estado de SP, ontem 28/02 tinha dois repasses para receber, só recebi um de menor valor, até agora não recebi o outro. Não consigo abrir chamado, não tem como falar com suporte, estamos sem saber o que fazer!
Palhaçada hein Ifood, trabalhamos, precisamos receber, ninguém tá aqui por hobby não. 😡
Oi, Brenda! Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê uma orientação mais segura. Para acioná-los, vá ao “Portal do Parceiro”, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.
sou de Belo Horizonte , não recebi meu repasse integral ontem , iffod não atendi , preciso do meu dinheiro para resolver minhas pendencidas , desse jeito fica dificil !! o q esta acontecendo iffod ???
Oi, CLevia! Para abrir um chamado referente a problemas com os valores do repasse, entre na aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. Logo em seguida, clique no botão “Atendimento” e em “Divergência no valor recebido”.
Esse descaso com os parceiros,é bom para sabermos o quanto o Ifood valoriza, e que nem ao menos uma satisfação a altura para dar…,nem uma explicação triste ,triste vários pai de familia sem resposta…
Oi, Tiago. Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê uma orientação mais segura. Para acioná-los, vá ao “Portal do Parceiro”, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.
Não recebi meu repasse
Quero o meu repasse estou dês do dia 28 tentando falar com alguém do suporte e eles nem respondendo estão sou do. rio de janeiro
Só quero o que e meu o meu repasse eu trabalhei e quero meu pagamento só isso ou pelo menos um atendimento pra uma explicação
Oi, Paulo! Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê uma orientação mais segura. Para acioná-los, vá ao “Portal do Parceiro”, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.
Olá, Lucas! Infelizmente não conseguimos ajudar por aqui. 😕 Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.
Olá, Edevandro! Infelizmente não conseguimos ajudar por aqui. 😕 Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.
Boa noite
Esta tendo divergência de valores de meus repasses. Sou parceiro e tenho um empréstimo consignado junto ao i food. Acontece que não estou recebendo nenhum valor e os valores retidos não foram repassados para a financeira do empréstimo.
Valores que constam no portal automaticamente desaparecem. Depois valores voltam diferentes. Minha conta zerada e não abatem o valor junto a divida da mensalidade do empréstimo. Não vou abrir o o App enquanto não mandarem o extrato correto de valores.
Oi Luciane. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”. Se já tiver feito isso, nos informe o número do chamado pelo direct do Instagram (@ifoodparaparceiros), beleza?
meu repasse não caiu
Oi Ligia. Depois que enviamos o seu repasse, os valores são processados pelo banco e só então são pagos na sua conta. Esse processo pode levar até 1 dia útil, então orientamos que aguarde esse prazo. Entenda melhor aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/repasse-ifood/. Se ainda precisar de ajuda, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.
Olá, parceiro! Infelizmente não conseguimos ajudar por aqui. 😕 Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.