O repasse iFood é o valor financeiro enviado aos negócios parceiros referente às vendas feitas na plataforma. Esse valor a receber pode ser acompanhado no Painel Financeiro do Portal do Parceiro.
Um dos principais motivos dos acionamentos recebidos pelo atendimento do iFood é sobre repasses. Saiba que o iFood preza pela segurança do parceiro nas transações financeiras. Por isso, além de acompanhar cada movimentação no painel financeiro, é preciso garantir que os dados bancários atendem às exigências de proteção.
Continue a leitura para entender como funciona o repasse financeiro e como resolver eventuais problemas relacionados a esse assunto!
Como funciona o repasse iFood?
Quando um cliente efetua uma compra pelo iFood com pagamento online, o valor é processado pela plataforma e repassado ao negócio parceiro. Mas quando esse valor é pago via vale-refeição ou pagamento na entrega, o valor vai direto para o restaurante via adquirente.
As vendas são contabilizadas por períodos de 7 dias. O plano tradicional aplica os repasses a cada 4 semanas — sempre às quartas-feiras. Mas é possível também contar com o repasse semanal, que oferece condições específicas de contrato.
Meu repasse não caiu. O que fazer?
Caso você não receba o repasse iFood, vale a pena fazer algumas investigações do motivo. Há diferentes motivos que podem fazer com que o repasse não seja feito. Por isso, se você estiver enfrentando algum problema nesse sentido, faça uma avaliação minuciosa. Confira as dicas!
Avalie se seu banco é homologado pela CIP
Um dos principais motivos que costumam ser a causa de um repasse não recebido é a instituição bancária cadastrada.
A autorização dos repasses só é feita aos restaurantes com contas em bancos homologados pela Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP). A CIP é um órgão sem fins lucrativos e associado ao Banco Central (Bacen), que atua evitando que fraudes e golpes sejam aplicados nas operações de transferência. |
Por isso, caso você não tenha recebido o repasse iFood, o primeiro passo é conferir se seu banco faz parte da CIP. Para isso, você pode acessar o documento emitido pela CIP, que apresenta a relação dos bancos associados.
Caso seu banco não esteja listado ou esteja listado, mas não assinalado como “Instituição Domicílio”, é imprescindível alterar sua conta bancária, pois o iFood não consegue realizar transações bancárias entre contas não homologadas.
Verifique se o CNPJ da conta bancária é o mesmo da sua loja no iFood
O repasse só pode ser realizado em uma conta bancária que tenha o mesmo CNPJ da sua loja do iFood. Isso traz mais segurança ao ecossistema iFood, garantindo que o pagamento não seja feito a terceiros.
Confira se os números de agência e conta estão corretos
Utilizando o perfil de dono, acesse o Portal do Parceiro iFood e confira as informações bancárias cadastradas. Revise número a número para garantir que tudo está correto, conforme as informações cedidas pelo seu banco.
Confira a situação da sua conta bancária
Caso a sua conta esteja bloqueada, inativa ou com alguma situação que impeça o recebimento de transferências, o repasse não poderá ser concluído.
Uma dica é consultar diretamente o gerente da sua conta bancária e validar se ela está realmente ativa.
Como verificar se o iFood já enviou meu repasse ao Banco?
Os repasses são feitos às quartas-feiras ao banco da sua conta cadastrada. Pode existir um intervalo de tempo entre o repasse para a Instituição financeira e da Instituição financeira para a sua conta.
Por isso, se o seu depósito estiver como “Agendado” lembre-se de verificar o extrato da sua conta e aguardar dentro do período de funcionamento do seu banco, geralmente, até às 18h30.
Quais são os status de repasse?
No Painel Financeiro, dentro do Portal do Parceiro, você tem uma visão geral do mês das suas vendas e também os lançamentos do período. Na coluna “Situação”, você acompanha:
- Em aberto: as vendas estão sendo calculadas.
- Agendado: as vendas foram contabilizadas e o repasse está agendado.
- Pago parcialmente: pelo menos 1 depósito foi pago, mas os outros valores continuam pendentes.
- Pago: o repasse foi pago.
Saiba que a situação do repasse pode mudar até o final do período bancário (18 horas). Ou seja, caso você veja a situação como “Pago parcialmente”, por exemplo, considere monitorar até o final do período bancário para validar sua atualização.
Caso seja identificado qualquer contratempo no repasse ou informações incorretas no cadastro da loja, o status poderá ser:
- Saldo devedor: as vendas foram contabilizadas e o total do período foi negativo. Este valor será descontado no próximo repasse.
- Falha no depósito: as vendas foram contabilizadas e o repasse enviado ao banco, mas retornou com algum erro. (Atente-se aos dados bancários no cadastro da sua loja!)
- Retido: o repasse Retido é uma situação que acontece quando ao realizarmos o depósito do repasse, o banco destinatário retém o valor depositado de forma total ou parcial. Geralmente, acontece quando a conta destino contrata um crédito e o banco retém o valor como garantia.
Por que tive um valor retido no meu repasse?
O status do “Repasse Retido” significa que o seu repasse iFood ou parte dele foi retido por um terceiro, como uma instituição financeira. Isso ocorre devido a um contrato de crédito ou de negociação de recebíveis que o CNPJ do seu negócio pode ter feito.
Nesses casos, o iFood cumpre o seu dever regulatório de verificar a existências desses contratos. Caso exista, as instruções de valores retidos desses contratos são atendidas, direcionando parte ou a totalidade do valor para esse terceiro.
O início das retenções do crédito começa 30 dias antes do vencimento da parcela, conforme alinhado na cláusula contratual. Assim você tem tempo hábil para quitar a parcela até a data do vencimento.
Não concordo com essa retenção. O que devo fazer?
O valor retido vem informado no contrato que o iFood recebe via registradoras e aplica sobre o repasse. Por sua vez, quem envia esse valor é esse terceiro, por meio das registradoras. Elas são responsáveis por registrar todas as negociações de recebíveis de cartões.
Caso você não concorde com o valor, o seguinte procedimento é adotado:
- o iFood pode abrir uma contestação contra esse terceiro, para questionar e pedir evidências que expliquem o valor e mais informações do contrato; e
- você pode também entrar em contato com esse terceiro para esclarecer os valores que estão sendo retidos. Os valores retidos podem ser valores fixos ou percentuais de alguma bandeira de cartão que o iFood aceita pelas suas vendas no app. (como Mastercard Crédito/Débito, Visa Crédito/Débito etc.).
Saiba que o iFood não controla os valores retidos, e em alguns cenários pode existir divergência entre o que o terceiro solicitou de retenção via contrato e o que de fato foi retido, porque o valor do repasse retido ainda pode ter ido até sua conta bancária informada nos detalhes do depósito, no portal financeiro. O recomendado é olhar no extrato da conta destino em que o depósito foi feito, para identificar possíveis valores que estiverem lá. |
Caso ainda restem dúvidas para contestar um repasse retido, você pode entrar em contato com a equipe de suporte do iFood. No Portal do Parceiro, clique no botão “Chamados e ajuda” e, em seguida, em “Atendimento”. Faça um detalhamento do caso para que a equipe possa atuar.
Meu repasse consta como pago no Portal do Parceiro, mas não caiu na conta. O que fazer?
Caso seu repasse conste com o status “Pago” no Portal do Parceiro, mas não tenha ainda caído em sua conta bancária, é possível que a transferência esteja em fase de processamento.
O valor do repasse deve ser creditado em sua conta ao longo do dia, até 18 horas da quarta-feira (dia do pagamento).
Por que recebi meu repasse fracionado?
Os valores são pagos fracionados conforme as bandeiras das registradoras. Você pode receber diversos valores ao longo da quarta-feira, até completar o pagamento de todas as registradoras.
Haviam 2 depósitos referentes a um repasse, mas só recebi 1. O que devo fazer?
Lembre-se de que os repasses são feitos às quartas-feiras ao banco da sua conta cadastrada e pode existir um intervalo de tempo entre o repasse para a Instituição financeira, e da Instituição financeira para a sua conta.
Por isso, se o seu depósito estiver como “Agendado” lembre-se de verificar o extrato da sua conta e aguardar dentro do período de funcionamento do seu banco.
Caso ultrapasse esse período, verifique o status do depósito e qual ação será necessária. Caso seu banco esteja vinculado à CIP, seus dados bancários estejam corretos e, ainda assim, você continue com problemas no recebimento do repasse, entre em contato com o iFood para investigar o problema.
Como verificar quantos depósitos tenho para receber sobre um repasse?
Você pode verificar essa informação no Portal do Parceiro, na aba”Financeiro”. Acesse o período desejado e observe o status do repasse.
Em casos de repasses com status “Pago”, clicando no detalhamento daquele valor, em “Depósitos desse repasse”, você vê todos os depósitos referentes àquele valor.
Como mudar a conta bancária no iFood?
Caso você tenha identificado algum problema no cadastro dos dados bancários, como banco incompatível ou números errados, você pode adicionar uma nova conta bancária que atenda aos critérios de repasse.
Para mudar a conta bancária no iFood você deve ter um perfil de Dono no Portal do Parceiro. Ao acessar, clique na aba Financeiro e, em seguida, em Dados bancários e contratuais. Após isso, é só clicar no botão “Alterar Conta”, seguir o passo a passo e pronto, seus novos dados estarão cadastrados.
Além de garantir que sua instituição bancária está vinculada ao CIP você deve saber que:
- Conta de Pessoa Física: válida apenas para a modalidade MEI. O CPF da conta deve estar vinculado ao CNPJ cadastrado no iFood;
- Conta de Pessoa Jurídica: o CNPJ deve ser o mesmo cadastrado no iFood.
Como falar com o iFood para resolver problemas de repasse?
Caso seu banco esteja vinculado à CIP, seus dados bancários estejam corretos e, ainda assim, você continue com problemas no recebimento do repasse, entre em contato com o iFood para investigar o problema.
O atendimento a esse tipo de caso financeiro no iFood ocorre por meio da abertura de chamados no Portal do Parceiro. Dessa forma, você conta com um atendimento especializado, que poderá interpretar as informações da sua loja e identificar uma solução.
Para abrir um chamado referente a problemas com os valores do repasse, entre na aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. Logo em seguida, clique no botão “Atendimento” e em “Divergência no valor recebido“.
Ao enviar sua solicitação a respeito do repasse iFood, o setor de suporte vai atuar em busca de uma solução, enviando posteriormente o retorno pelos canais oficiais do iFood. Você pode receber um contato por telefone ou e-mail.
O iFood está trabalhando para melhorar a experiência das lojas parceiras. Acesse o espaço de Melhoria Contínua e conheça as iniciativas feitas!
726 respostas
Preciso falar urgente com o suporte financeiro. Houve um desconto de adesão do Anotaai, que eu não defini a adesão, e portanto não autorizei esse desconto em meus repasses.
Ainda não recebi meus repasses e os mesmos estão com status “Suspenspo”.
Olá, João! Se você quer falar sobre repasses, o ideal é acionar nossa equipe por meio da aba “”Chamados e ajuda”” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e direcionar uma solução. Pode também acessar este material e saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/repasse-ifood/
Caso você já tenha aberto o chamado e ainda precise de ajuda, nos envie por aqui um detalhamento do assunto e o número do chamado aberto.
Pessoal acho pessimo estou odiando o Ifood, jã nem abro mais a loja at~e nao receber meu repasse, espero que nao tirem o 1, pessimo Ifood vc~~e lixouma merda mesmo
Não estou conseguindo alterar os dados bancarios! Já fiz a alteração umas 4 vezes mas não atualiza!
Oi Fernanda! Pode entrar em contato com a gente por DM no Instagram @ifoodparaparceiros, eviei se CNPJ para entendermos como podemos te ajudar. 😉
Ja resolvi minha documentação porém meu repasse está com o status de suspenso por que?
Oi, Rogerio. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”. ?
Estou com o mesmo problema o ifood diz que fez o repasse mas não tá caindo nada na minha conta
Olá, parceiro! Se você quer falar sobre assuntos financeiros, como taxas, repasses ou outras cobranças, o ideal é acionar nossa equipe por meio da aba “”Chamados e ajuda”” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e direcionar uma solução.
Mas há alguns assuntos financeiros que você consegue resolver diretamente no Portal do Parceiro. Acesse este material e saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/repasse-ifood/
Caso você já tenha aberto o chamado e ainda precise de ajuda, nos envie por aqui um detalhamento do assunto e o número do chamado aberto.
Olá minha loja está bloqueio temporariamente de conta.
Não consigo resolver…
Oi Walerya. Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o cnpj de cadastro que vamos analisar o seu caso, tá bem?!
Boa noite o meu repasse esta com saldo acumulado devedor já não consigo vender quase nada se eu vendo alguma coisa na semana é 3 pedidos na semana quase nada nem um ser humano consegue viver disso e ainda vocês querem descontar me desculpe mas estou muito decepcionado e desanimado com o aplicativo é muito triste depender disso para viver e sustentar uma família se me descontar alguma coisa do meu repasse irei procurar outro aplicativo para trabalhar igual o ifood tem tem bastante vocês já desconta um absurdo e ainda querem descontar mais aí pagar para trabalhar para vocês
Olá, parceiro! Se você quer falar sobre assuntos financeiros, como taxas, repasses ou outras cobranças, o ideal é acionar nossa equipe por meio da aba “”Chamados e ajuda”” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e direcionar uma solução.
Mas há alguns assuntos financeiros que você consegue resolver diretamente no Portal do Parceiro. Acesse este material e saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/repasse-ifood/
Caso você já tenha aberto o chamado e ainda precise de ajuda, nos envie por aqui um detalhamento do assunto e o número do chamado aberto.
Olá gostaria de saber como vou receber meu repasse acabei de receber um pix de 103 do ifood mais o valor está incorreto
Olá, parceiro! =)
Se você quer falar sobre assuntos financeiros, como taxas, repasses ou outras cobranças, o ideal é acionar nossa equipe por meio da aba “”Chamados e ajuda”” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e direcionar uma solução.
Mas há alguns assuntos financeiros que você consegue resolver diretamente no Portal do Parceiro. Acesse este material e saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/repasse-ifood/
Caso você já tenha aberto o chamado e ainda precise de ajuda, nos envie por aqui um detalhamento do assunto e o número do chamado aberto.
Eu fiz duas vendas no Domingo dia 13/08/2023 . Era pedidos agendados e optei por chamar o entrega facil para enviar os dois pedidos juntos por serem proximos . Foi feita a alocação do entregador e enviado ambos os pedidos. Primeiro pedido entregue sem problema , e no segundo o entregador nao conseguia localizar e nem contato com a cliente . Apos mais de 2 horas a cliente ligou na empresa dizendo que nao havia recebido o pedido. Pedi ajuda ao suporte e me foi informado que o entregador nao localizou a cliente que e nao aguardaria. Segundo as informações prestada pelo suporte eu nao seria prejudica e que iria receber o pedido pois nao foi culpa da empresa e nem do entregador . So que ambos os pedidos nao foram pagos e consta wue foram recebidos VIA LOJA , so que eu nunca tive essa opçpão mesmo porque nem maquina de cartao nos temos . Segundo que consta que foi pago pelo app . E mais tenho os prints das conversas com a atendente a qual afirma que nao fomos nos culpados pela nao entrega . Ambos os pedidos nos NAO RECEBEMOS VIA LOJA PORQUE NUNCA OPTAMOS POR ESSA MODALIDADE E SEMPRE FORAM PAGOS PELO APP DO IFOOD . tento abrir chamado mas nao da certo , porque sera? Entao exijo o pagamentodos pedidos porque nao foi repassado e NAO RECEBEMOS ESSES VALORES em nossa conta . E o pagamento sempre foi pelo app e nunca pela loja . Aguardo o retorno o mais urgente possivel e o pagamento feito de forma correta pois esse vamos pertence a empresa e nao ao ifood
Olá, parceiro! Se você quer falar sobre assuntos financeiros, como taxas, repasses ou outras cobranças, o ideal é acionar nossa equipe por meio da aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e direcionar uma solução.
Mas há alguns assuntos financeiros que você consegue resolver diretamente no Portal do Parceiro. Acesse este material e saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/repasse-ifood/
Caso você já tenha aberto o chamado e ainda precise de ajuda, nos envie por aqui um detalhamento do assunto e o número do chamado aberto.
Olá tem como mim ajudar não recebi meu repasse só uma pequena quantia e gostaria de saber ? Já tentei de várias maneiras de entrar em contato com vcs aí não tenho nenhuma retorno ou tenho que comcela meu contato
pela segunda semana seguida meu repasse nao cai todo, essa semana esta faltando $418,00, nao consigo entender, minha conta é a digital do proprio ifood. o que devo fazer?
Oi Edvaldo, tudo bem? Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”. Se já tiver feito isso, nos informe o número do chamado pelo direct do Instagram (@ifoodparaparceiros), beleza?
Bom dia
Estou há meses tentando resolver a questão do repasse, nos dados cadastrado do banco o nome está errado e não consigo acertar
Oi Karine! Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”. Se já tiver feito isso, nos informe o número do chamado pelo direct do Instagram (@ifoodparaparceiros), beleza?
Não recebi os repasses referentes aos meses de junho, julho e agosto. Já tentei de tudo e não há sequer um canal de atendimento decente. Já verifiquei todos os motivos, mas os pagamentos continuam suspensos. Preciso de uma solução urgente, pois estou sofrendo ameaças dos parceiros que preciso pagar, em razão da falha na prestação de serviço do ifood.
Olá, parceiro! Se você quer falar sobre assuntos financeiros, como taxas, repasses ou outras cobranças, o ideal é acionar nossa equipe por meio da aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e direcionar uma solução.
Mas há alguns assuntos financeiros que você consegue resolver diretamente no Portal do Parceiro. Acesse este material e saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/repasse-ifood/
Caso você já tenha aberto o chamado e ainda precise de ajuda, nos envie por aqui um detalhamento do assunto e o número do chamado aberto.
Não recebi meu repasse
Oi, Emerson. Se você já conferiu tudo que indicamos aqui no post e não conseguiu resolver, acione um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro na aba Chamados e Ajuda, combinado? Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura.
O valor da minha venda nao bateu com o que foi vendido e NUNCA consigo um atendimento minimo que seja… o atendimento de vcs deveria ser revisto o mais rapido possivel pq nao tem agregado em nada
Oi, tudo bem? Pedimos desculpas por isso! Às vezes é necessário um tempo um pouco maior para avaliação do caso pelo nosso time. Assim que possível, informe pra gente o número do chamado aberto no Portal do Parceiro. Você pode enviar direct para https://instagram.com/ifoodparaparceiros.
Minha empresa está deixando de vender pelo Ifood devido retenção de valores sem motivo algum e pela comissão cobrada em desacordo com o contrato. Estou criando uma ação civil conjunta com demais donos de restaurante visando recuperar danos “Lucro Cessante” causado pelo Ifood e suas manobras de marketing para beneficiar algumas lojas pagantes para terem suporte de vendas deles.
Enfim, quem tiver interesse em entrar na ação civil em grupo contra o Ifood, entre em contato comigo no e-mail piracicaba@pontodamassa.com.br
Oi, Mario, tudo bem? Sentimos muito que sua experiência tenha sido assim. Para que a gente consiga analisar melhor seu caso, é fundamental que você acione nosso time de especialistas pelo Portal do Parceiro. Isso porque, por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.
Preciso que resolvam o problema de cadastro da minha loja . Vou entra na justiça pois estou com mercadoria parada sem vender e vcs não resolvem a situação.
É um lixo esse suporte de vcs
19 999021977
Oi, Michel. Vamos te ajudar com isso, ok? Envie um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) que vamos analisar seu caso.
O suporte do ifood é uma bomba!!! não tem telefone????? to com problams de repasse, ta divergente valores do ifood com valeres que repasssaram pra minha conta
Oi, Kaio. Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.
Boa tarde, como visto por todos os parceiros do ifood estão reclamando do suporte e informações de pagamentos e taxas cobradas pela empresa creio que todos precisa trabalha e ganhar seu sustento e o ifood es´t deixando a desejar. Sendo assim devemos nos unir e recorrer a justiça para receber por direito o que trabalhamos . aguado retorno do gerente da empresa pq até mo momento não tive nenhum suporte ou retorno do mesmo. obrigado pela atenção e aguardo retorno ..
Olá, parceiro! Se você quer falar sobre assuntos financeiros, como taxas, repasses ou outras cobranças, o ideal é acionar nossa equipe por meio da aba “”Chamados e ajuda”” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e direcionar uma solução.
Mas há alguns assuntos financeiros que você consegue resolver diretamente no Portal do Parceiro. Acesse este material e saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/repasse-ifood/
Caso você já tenha aberto o chamado e ainda precise de ajuda, nos envie por aqui um detalhamento do assunto e o número do chamado aberto.