Restaurantes em Fortaleza: entenda o mercado da região

Pretende abrir um restaurante em Fortaleza? Confira as dicas do iFood sobre como conhecer o mercado e o público!
6 Min
restaurante em fortaleza

Quer saber como abrir um restaurante em Fortaleza? Como capital que é, a cidade oferece muitas opções de locais para comer e beber, atendendo a diversos públicos e segmentos. Porém, justamente por essa ampla oferta, é preciso ficar de olho em diferenciais estratégicos para se destacar em meio a concorrência.

Antes de abrir seu restaurante na capital cearense, é preciso fazer um estudo completo do público, dos concorrentes e fornecedores. Assim você consegue definir os fatores internos e externos que interferem nos bons resultados do seu negócio.

Continue a leitura e confira algumas dicas sobre como abrir seu Restaurante em Fortaleza!

Como é o mercado de restaurantes em Fortaleza?

Por ser uma cidade à beira-mar, é claro que Fortaleza conta com muitos estabelecimentos dedicados aos frutos-do-mar: peixadas, camarão, caranguejo, moquecas e muito mais. O mercado também se destaca pela culinária típica nordestina, repleta de ingredientes locais, como a macaxeira, a carne seca, o cuscuz e o sarapatel.

As delícias da capital cearense extrapolam as fronteiras da tradição e buscam a versatilidade para atender à movimentação de uma capital. Isso faz com que a cidade ofereça espaço para empreendimentos menos regionais. Alguns nichos de mercado em alta são lanches, pratos executivos, doces e bolos e pizzas.

Quais as características do público de Fortaleza?

Conhecer o público-alvo faz toda a diferença na estratégia do seu negócio. Esse passo é importante para entender as expectativas e os hábitos do seu consumidor. Assim você pode oferecer uma experiência de consumo mais satisfatória, levando à fidelização de mais clientes.

Para Vitor Peçanha, especialista em Marketing Digital, “é impossível você conseguir agradar todo mundo”. Por isso, “toda empresa que faz um marketing de sucesso, sabe para quem está falando”. É esse foco em determinado tipo de cliente que faz com que suas ações chamem a atenção de quem tem mais chance de escolher o seu negócio.

Em Fortaleza, o público é muito diverso, entre visitantes nacionais e internacionais. Para que você tenha uma ideia, a capital cearense foi o terceiro destino mais buscado no Brasil em 2022.

Além da atividade turística muito forte, Fortaleza conta com muitos empreendimentos comerciais e industriais, o que também abre o leque de potenciais consumidores para outros perfis. O principal ponto na hora de direcionar o seu negócio é decidir quais desses públicos você quer atender e, então, pesquisar suas características de consumo.

Como se diferenciar em meio à concorrência?

Ainda falando da importância de definir o público-alvo, Vitor Peçanha também comenta no vídeo que vale muito a pena pensar em estratégias para se conectar cada vez mais com o perfil de cliente do seu restaurante. Uma ideia é propor pesquisas de hábitos e preferências, com certas recompensas em troca.

O especialista sugere: “se você responder aqui, você ganha um brigadeiro, um desconto”. Com isso, você vai construindo uma base de informação decisiva para deixar seu restaurante cada vez mais atrativo para o seu público.

A partir disso, você pode investir em diversas ações para ganhar destaque, como:

  • caprichar na fachada do restaurante;
  • investir em inovações no cardápio;
  • propor kits e combos interessantes para aquele perfil de cliente.

Além de tudo, é preciso respeitar rigorosamente as normas de higiene e segurança e dar muita atenção ao atendimento ao público. Foque em proporcionar a melhor experiência antes, durante e depois da refeição.

Se você quer abrir um restaurante em Fortaleza, saiba que a cidade repleta de oportunidades, mas é preciso ter estratégia para se destacar da concorrência, visto que a oferta de empreendimentos culinários é bem ampla.

Aproveite e baixe a planilha de vendas para monitorar de perto o desempenho dos seus produtos!

Por iFood

Por iFood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

20/05/2024

Confira como foi o Fórum de Restaurantes de Maio

20/05/2024

Embalagem para marmita: 6 melhores opções

19/05/2024

Promoção de vendas: 5 dicas para o seu sucesso

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery