Como conciliar a vida pessoal e profissional?

Confira algumas dicas sobre como conciliar a vida pessoal e profissional, mantendo o equilíbrio e qualidade!

Um dos maiores desafios de quem empreende é conciliar sua vida pessoal e profissional de uma forma saudável. Independentemente do tamanho do negócio — pequeno, médio ou grande —, essa barreira sempre aparece e você pode deixar a desejar em alguma área. Não é fácil encontrar esse equilíbrio, mas é possível!

Sou Felipe Russo, Expert iFood e especialista em delivery. Em meus mais de 12 anos de experiência no ramo, já criei métodos como a Formação de iFood para confeitaria e iFood Lucrativo, escrevi o livro “Além do Delivery” e desenvolvi uma mentoria com foco justamente em gestão pessoal, familiar e qualidade de vida para quem trabalha com delivery.

Confira as dicas e informações que eu trouxe sobre esse assunto!

O que significa conciliar a vida pessoal com a gestão de um negócio?

É muito importante que todas as pessoas empreendedoras trabalhem com planejamento, que pode ser diário, semanal, mensal e anual, e a gestão do tempo é essencial para que isso funcione. Conciliar vida pessoal e profissional é saber separar um tempo para cuidar do emocional, da saúde, do cônjuge, dos filhos e de várias outras responsabilidades ligadas à gestão do negócio.

“Tem muito empreendedor que está montando um negócio para salvar a sua família e a perde por conta do seu negócio. Pela falta dessa gestão, dessa conciliação da sua vida pessoal com a gestão do seu negócio de uma forma saudável.”

Quando não há uma conciliação entre a vida pessoal e profissional, isso afeta você em todos os âmbitos, desde a parte emocional e familiar até a gestão do negócio. “Não adianta a gente querer ser bem-sucedido na nossa empresa, no nosso negócio, no nosso delivery, se a gente não for bem-sucedido dentro da nossa casa, da nossa família.”

Quais as consequências de não conciliar vida pessoal e profissional?

A falta de um equilíbrio saudável gera muito prejuízo tanto para a vida pessoal quanto para a empresa. Na vida pessoal, você perde sua saúde e até sua família. Acaba trabalhando tanto com o propósito de aumentar o faturamento que se esquece de se cuidar e de dar atenção ao cônjuge e aos filhos.

As finanças também se tornam um grande problema, principalmente para os pequenos negócios, que continuam começando, trabalhando em casa. Isso porque as pessoas nem sempre conseguem separar a vida pessoal da vida profissional e começam a usar o caixa da empresa como se fosse um caixa eletrônico.

A dificuldade de fazer uma boa administração financeira impede que o negócio cresça de um modo sustentável. Segundo dados do IBGE, 48% dos novos negócios fecham em até 3 anos, e um dos principais motivos é a má gestão das finanças! “Tudo entra numa única conta. Vai pagar despesas pessoais e tira do caixa da empresa. Vai pagar as da empresa e tira da mesma conta. Sem nenhum tipo de organização ou estruturação.”

Como a organização ajuda a equilibrar os dois lados?

Na gestão do negócio, é preciso ter uma organização, um planejamento. Algo que ajuda muito é colocar tudo no papel, em um bloco de notas, uma planilha ou algum outro sistema, para não se sobrecarregar.

“Muitas das vezes, a gente está com tudo na nossa cabeça. Seu cérebro fica totalmente sobrecarregado, e chega uma hora que você não consegue mais discernir aquilo que, de fato, você tem que fazer, e você começa a cometer alguns tipos de falhas.”

Também é importante definir o que é mais importante dentro de tudo o que você tem que realizar e especificar datas para fazer cada uma dessas coisas. “Outro ponto é você olhar tudo aquilo que você não vai fazer mais e anular aquilo do seu cronograma. Se não é mais sua prioridade, você tira uma coisa ali do seu cérebro.”

Quais as principais dificuldades ao conciliar vida pessoal e profissional?

A princípio, a maior dificuldade de quem empreende é o tempo. “A falta de tempo para poder conciliar tudo. É aí onde vão entrar as prioridades. Porque nunca é falta de tempo, sempre é falta de prioridade e de entender que é um ser humano. Você não é uma máquina, precisa descansar, precisa dormir.”

Outras dificuldades são o hábito de centralizar tudo, não saber delegar e não dar treinamento para capacitar quem trabalha com você. Afinal, não é sobre trabalhar muito, é sobre trabalhar do jeito certo. “O olho do dono precisa estar na gestão do seu negócio. Quando você começa a trabalhar ali na gestão é quando você vai conseguir conciliar melhor.”

Quais as dicas para conciliar vida pessoal e gestão do negócio?

A seguir, destaquei algumas dicas essenciais para ajudar você a conciliar qualidade de vida e qualidade no trabalho. Confira!

Cuide do seu emocional

Para conseguir utilizar técnicas e estratégias na gestão 360º do negócio de forma mais precisa, você tem que se sentir bem — emocional, mentalmente e com sua família. Lembre-se de que tem coisas que vão além do delivery. Muitas pessoas empreendedoras até avançam financeiramente, enquanto a área familiar e emocional se deteriora.

“Hoje, a dica que dou para todos é respirar um pouco mais e saber trabalhar da forma correta. Quando digo ‘saber trabalhar da forma correta’, não estou falando só de técnicas. Estou dizendo ‘ter um equilíbrio no seu tempo’.”

Tenha prioridades

É importante entender que, para conciliar vida pessoal e profissional, a família não pode estar atrás do trabalho na sua lista de prioridades. Quando percebe que ela precisa estar à frente do trabalho, você começa a viver uma rotina totalmente diferente, pois é a base para que essa conciliação aconteça.

Já em relação ao negócio, ter uma lista de prioridades do que tem que ser feito ajuda a evitar a procrastinação. Precisa investir em maquinário, comprar um equipamento, fazer uma reforma? Estabelecer os passos que você tem que seguir para alcançar esses objetivos contribui para manter a vida profissional organizada.

Delegue tarefas

Parar de centralizar tudo e começar a delegar tarefas é fundamental se quiser ter um negócio bem-sucedido. “Se você não delega, você faz tudo e você não dá conta de fazer tudo porque você não é uma máquina. Então, aprenda a delegar para que você consiga crescer de uma forma saudável, tanto na sua vida pessoal quanto na sua vida profissional.”

Sabendo delegar, você vai dividir responsabilidades com sua equipe para não se sobrecarregar. Outras pessoas vão realizar as tarefas e seu papel vai ser administrar tudo aquilo que delegou. Também se lembre de parabenizar os funcionários pelo bom trabalho em equipe, pois isso colabora com a manutenção de um clima agradável na empresa.

Aprenda a gerenciar o tempo

Além de anotar tudo o que tem que fazer, também é importante entender como separar passado, presente e futuro, para você fazer uma boa gestão do seu tempo. Tem pessoas que ficam presas ao passado devido a uma situação ruim que aconteceu. Algumas deixam tudo para depois, procrastinado. Outras passam muito tempo se preocupando com o futuro…

“Não posso fazer nada no passado, mas posso ressignificar no meu presente. Não posso fazer nada no futuro, mas posso planejá-lo no meu presente. Invista todo seu tempo, toda sua energia no presente, porque através do que você fizer hoje é que você vai poder ter uma boa colheita lá na frente.”

Tenha uma equipe confiável

Poder contar com uma equipe é fundamental para que seu negócio tenha um crescimento sustentável e saudável, permitindo conciliar vida pessoal e profissional. Se tiver uma equipe organizada, treinada e estruturada, você vai conseguir, por exemplo, tirar uns dias ou até mesmo um mês inteiro de férias.

Para isso, você tem que estruturar sua empresa e treinar sua equipe de modo que tudo funcione normalmente sem você estar lá. “Você precisa passar, para essas pessoas que vai treinar, o DNA da empresa, o seu DNA, o DNA do seu negócio, e você, com uma boa equipe, vai conseguir ter uma gestão do negócio muito mais saudável.”

Reserve tempo para o lazer

É natural que a rotina do empreendedorismo venha com certas pressões. Assim, a questão é como você vai se posicionar nessas situações que geram estresse. Uma maneira de lidar com isso é já se organizar para ter um momento de lazer toda semana — sair com o cônjuge ou com os amigos, por exemplo — e levar uma vida mais leve.

“Costumo dizer que todo mundo precisa ter um hobby. Por mais que tenha dificuldade financeira, a gente precisa fazer esse investimento na gente, porque o nosso cérebro precisa de recompensa.” Ter esse equilíbrio no dia a dia ajuda a evitar os momentos de muito estresse na vida pessoal e profissional.

Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia pode ser útil tanto na vida pessoal quanto na gestão do negócio. Com tráfego pago, redes sociais e iFood dá para atrair muitas pessoas para seu delivery diariamente. Você ainda pode fazer compras online, automatizar processos na sua empresa e usar o aplicativo do banco para evitar filas.

Tudo isso permite aproveitar melhor o tempo e otimizar sua rotina. Por isso, é muito importante se atualizar para saber usar a tecnologia a seu favor e continuar crescendo com a contribuição dela. Muita coisa pode ser facilitada, automatizada e otimizada, apenas com alguns cliques — e isso é bom não só para o negócio, como também para a sua qualidade de vida.

A conciliação da vida pessoal e profissional se torna possível quando você sabe usar os recursos que têm, desde sua equipe até as ferramentas tecnológicas e cursos de empreendedorismo. Você não precisa trabalhar mais, mas trabalhar do jeito certo e investir tempo na sua família, lembrando-se constantemente de quais são as suas reais prioridades.

Quer mais uma dica? Acesse a lista de cursos para você se destacar na carreira!

Por Felipe Russo

Por Felipe Russo

Uma resposta

  1. Legal Felipe,você foi cirúrgico em todos os pontos,eu como empreendedora e faz tudo do meu negócio,vivo isso muito forte e já tenho sido prejudicada e minha filha também,com certeza vou seguir suas dicas,obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

21/05/2024

Melhoria contínua: o que é, objetivo e como aplicar

20/05/2024

Confira como foi o Fórum de Restaurantes de Maio

20/05/2024

Embalagem para marmita: 6 melhores opções