O segredo dos anúncios patrocinados para negócios alimentícios

Ainda não começou a investir em anúncios patrocinados? Neste post, confira dicas para fazer isso com sucesso.

Investir em anúncios patrocinados é, sem dúvida alguma, uma das estratégias que mais merecem a atenção de quem trabalha com negócios do ramo alimentício. Diante da concorrência, vale a pena entender como eles podem ser usados para atrair mais clientes e, consequentemente, aumentar o faturamento.

Sou Marcos Dellamarque, especialista em tráfego pago para delivery e Expert iFood. Com boas estratégias, consegui fazer com que o delivery dos meus mentorados se tornassem mais conhecidos, ajudando esses negócios a terem sempre novos clientes.

Agora, posso contribuir para que o seu estabelecimento também alcance o sucesso. Venha comigo e entenda como usar os anúncios patrocinados a seu favor!

O que são anúncios patrocinados?

Os anúncios patrocinados são uma estratégia de outbound marketing e tráfego pago. Nela, você paga para promover os serviços ou produtos da sua empresa nos canais digitais onde seu público-alvo está presente. “É uma forma que você tem, hoje, de impactar pessoas que, sem pagar, talvez você não iria impactar e trazer para o seu negócio.

Para 53% dos empreendedores do setor alimentício, atrair clientes e manter/crescer vendas é um dos principais desafios enfrentados pelo negócio. Os dados são do reporte de Food&Tech Trends da GALUNION, e eles indicam o quanto é importante encontrar estratégias para resolver esse problema.

Essa forma de anunciar ganhou ainda mais força com a pandemia de Covid-19, que acelerou os processos de inteligência de mercado e de consumo digital. “Negócios físicos acabaram tendo que ser digitalizados, e um maior volume de pessoas começou a usar mais a internet, assim como para anunciar também.

As pessoas que não estão fazendo anúncio patrocinado hoje estão fadadas ao fracasso.” Duro? Estamos cada vez mais integrados ao universo digital. Mais pessoas consomem produtos por meio das redes sociais e mais estabelecimentos usam esses canais para anunciar e vender, por exemplo. Pense nisso!

Quais são as principais vantagens e desvantagens dessa estratégia?

A desvantagem dos anúncios patrocinados é que você precisa pagar. Para quem está com pouco capital, é claro que a despesa pode pesar as finanças — e esse é um ponto negativo da estratégia.

A grande vantagem é que, comparados com qualquer outra forma de distribuição de anúncios, seja nas redes sociais, seja no próprio iFood, eles são mais baratos. São anúncios bem segmentados e bem direcionados.

Os anúncios patrocinados conseguem chegar a pessoas que não conheceriam o seu negócio de forma orgânica, ou seja, naturalmente. Ao fazer as plataformas de anúncios irem atrás do público certo para você, a estratégia gera um processo satisfatório de crescimento.

Quais são as dicas para quem está começando a investir em anúncios patrocinados?

Para pessoas empreendedoras que estão começando a jornada nesse tipo de estratégia, e que querem entender melhor como fazer anúncio patrocinado, eu tenho algumas dicas. Veja só!

Melhore sua precificação

Antes de pensar em anúncios patrocinados, é preciso organizar sua precificação. “Se você estiver mal precificado, vai até trazer mais vendas, mas sua margem vai ser afetada e, no final, você vai vender mais ganhando menos.”

Estruture o cardápio

O cardápio precisa ser muito bem estruturado, com os itens mais pedidos no topo, destaques, combos e ofertas. Fazer algumas alterações nessa estrutura é fundamental para melhorar os resultados, inclusive dos anúncios patrocinados.

Quanto melhor montado seu cardápio for, mais retorno ele vai ter. “Se você tem um cardápio com uma taxa de conversão de 2% e faz um anúncio, vai ter um resultado. Se tem um cardápio com uma taxa de conversão de 20%, vai ter um resultado muito melhor.

Aprenda a medir o sucesso da campanha

O sucesso de uma campanha de anúncios patrocinados está diretamente relacionado ao retorno sobre o valor investido. “Se você está colocando R$1,00 e estão voltando R$2,00, então a campanha está tendo sucesso.

Escolha uma plataforma de anúncios patrocinados

É importante olhar para onde o nosso público está. O ideal é você escolher uma plataforma que funcione bem para o seu negócio, e que faça sentido para a sua realidade.

Para as pessoas que já trabalham com iFood e já têm um cardápio bem montado, o desempenho do iFood Ads tem sido muito legal. Então, se quiser ter mais visibilidade, vale a pena também utilizar o iFood nas campanhas de anúncios.

Defina a segmentação dos anúncios

A segmentação dos anúncios patrocinados faz toda a diferença nos resultados das campanhas. Em relação ao marketing para restaurantes e outros negócios alimentícios, o melhor é apostar em uma campanha mais aberta, segmentada por região de entrega e faixa etária do público consumidor.

Gosto de trabalhar com campanhas segmentadas somente porque a comunicação do meu anúncio e da imagem vai atrair um público selecionado. Elas vão atrair um público com o qual eu realmente quero me comunicar.

Use fotos e vídeos de qualidade

Quando a gente fala em fotos e vídeos de qualidade, não necessariamente quer dizer que eles precisam ser feitos por fotógrafos e cinegrafistas profissionais.

É muito mais sobre o interesse que esses materiais conseguem despertar no público. Sabe aquele tipo de foto de comida que você manda para alguém e a pessoa responde que parece “uma delícia, uma tentação”? O caminho é esse!

Use chamadas para ação

As descrições dos anúncios também são muito importantes. Sobre isso, vale lembrar que fomos intuitivamente criados e educados para seguir ordens. Então, é bom dizer o que as pessoas devem fazer após ver o seu anúncio.

É o que a gente chama de chamada para ação, ou CTA”. É interessante, por exemplo, você falar: “Ficou com vontade? Ficou com água na boca? Gostou? Quer pedir? Clique aqui!”. Outras chamadas também funcionam, como “faça agora seu pedido”, “aproveite a promoção, é por tempo limitado” e por aí vai.

Por que é importante acompanhar os resultados dos anúncios patrocinados?

Se não acompanhar o que está acontecendo com seus anúncios, provavelmente, você vai perder dinheiro. Então, após cada campanha de 7, 14 ou 30 dias, confira os desempenhos. “Qual funcionou nas vendas? Qual trouxe o melhor retorno? Qual trouxe o melhor impacto de pessoas? Com base nos resultados, tento melhorar o que está bom e vejo o que está ruim.

Quanto à concorrência nas plataformas de anúncios patrocinados, você não tem muito com o que se preocupar. “Hoje, em relação aos anúncios patrocinados, como funciona o leilão nas plataformas etc., é tudo bem democrático, e todo mundo consegue anunciar”, das grandes empresas até os pequenos empreendedores.

Quem deseja investir em anúncios patrocinados precisa começar quanto antes e organizar a casa para isso, principalmente o cardápio e preços. “A cada dia que passa, tem mais pessoas anunciando, e o custo para anunciar fica mais caro. Se as pessoas demorarem muito, outros negócios vão crescer primeiro, vão tomar mercado… e correr atrás vai ser muito mais difícil.

Curtiu as dicas? Para melhorar ainda mais as suas estratégias, baixe um guia completo de marketing para restaurante!

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Por Marcos Dellamarque

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