Conheça o Super Restaurantes iFood: o programa de reconhecimento que você não pode perder!

O selo Super Restaurantes iFood é um reconhecimento às lojas que oferecem a melhor experiência ao cliente. Saiba quais são os critérios para conseguir.

Já imaginou ter mais visibilidade no seu delivery? O programa de reconhecimento Super Restaurantes iFood nasceu em 2019 com esse objetivo. Criado para reconhecer e valorizar as lojas parceiras que proporcionam a melhor experiência aos clientes, o programa concede um selo de destaque ao seu negócio no aplicativo. E quem mantém o selo de Super ainda pode concorrer ao Prêmio iFood de Super Restaurantes e ser reconhecido com a placa do programa.

O Programa é referência no mercado quando o assunto é reconhecer a excelência no delivery brasileiro. Por isso, conquistar o selo Super é sinônimo de destaque e reconhecimento entre as melhores lojas. Quer saber como obter essa conquista? Confira neste post!

Resumo

  • O selo Super Restaurantes iFood é um reconhecimento para as lojas mais bem avaliadas pelos clientes e que apresentam baixas taxas de cancelamento e erros.
  • Há vantagens de ter essa distinção, como aumento de visitas ao restaurante, mais visibilidade no aplicativo e potencial crescimento das vendas.
  • Os melhores restaurantes com o selo Super podem receber o prêmio Super Restaurante, que traz um diferencial ainda maior.
  • Em 2025, os restaurantes que se mantiveram com o selo Super de forma consecutiva foram reconhecidos com a Placa Super, entregue durante o iFood Move.

O que é o selo Super Restaurantes iFood?

O selo Super Restaurantes iFood é um ícone vermelho com uma estrela que mostra ao cliente que a loja é reconhecida por entregar uma boa experiência no aplicativo. Criado em 2019, esse é um programa de reconhecimento para as lojas parceiras que entregam um atendimento e um serviço excelentes.

Os estabelecimentos que recebem essa conquista são reconhecidos com base em critérios objetivos, como a avaliação dos clientes, o percentual de cancelamento e o uso das ferramentas de negociação.

 Quem tem o selo aparece mais no iFood, tanto é que existem filtros exclusivos para os clientes selecionarem os restaurantes com essa distinção.

Para entender o benefício de ter essa comprovação de qualidade, basta ver a pesquisa da consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC). Segundo o estudo, 63% dos brasileiros pesquisam as avaliações de outros clientes antes de decidir pela compra de um produto.

Quais as vantagens em ser um Super Restaurante iFood?

Mais visibilidade no aplicativo

Lojas com o selo Super aparecem em filtros exclusivos. Assim, você tem mais chances de seu estabelecimento ser encontrado por aqueles consumidores que querem ter uma boa experiência. 

Possibilidade de aumento nas vendas

É comum que os clientes consultem a experiência de outras pessoas antes de fazerem um pedido na sua loja. O selo de Super Restaurante iFood representa uma boa jornada de compra de outros clientes, o que traz mais segurança na hora da escolha e incentiva a decisão.

Mais fidelização dos clientes

A fidelização de clientes é fundamental para manter as vendas em alta. Quando você tem reconhecimento no aplicativo do iFood e mostra que seu atendimento e serviço são excelentes, aumenta a chance de a pessoa voltar a comprar. Aos poucos, cresce o potencial de ser leal ao seu restaurante, porque o cliente sabe que vai pagar por uma comida de alta qualidade.

Ao mesmo tempo, o consumidor indica o seu estabelecimento para amigos, familiares e conhecidos. Desse modo, você pode atrair clientes com mais facilidade e sem investir dinheiro. Em outras palavras, você ganha um marketing boca a boca importante para a sua estratégia.

Acesso a listas exclusivas

Quando você integra o programa Super Restaurantes do iFood, você aparece em destaque em listas promocionais. Além disso, algumas iniciativas são exclusivas para as lojas parceiras que têm esse reconhecimento.

Aumento da vantagem competitiva

Ter vantagem competitiva é a forma mais eficiente de se destacar diante de outros restaurantes Com o selo Super, você alcança esse objetivo. Aliás, você sabia que os restaurantes que recebem essa classificação são a escolha de, pelo menos, 44% dos clientes que compram no iFood? Então, fica claro que vale a pena conquistar essa distinção.

Participação em ativações diversificadas

O iFood investe em muitas ações na mídia para fortalecer a marca e aumentar as vendas das lojas parcerias. Um exemplo são as iniciativas com a CazéTV. Assim, mais pessoas abrem o aplicativo e isso tende a gerar mais clientes para a plataforma e para o seu restaurante.

Quais são os critérios do Super Restaurantes iFood?

Os critérios do Super Restaurantes iFood são:

  • ter concluído ao menos 45 pedidos nos últimos 3 meses;
  • ter recebido, no mínimo, 10 avaliações nos 3 meses anteriores;
  • ter uma média de avaliação igual ou superior a 4,7;
  • contar com uma taxa de cancelamento igual ou inferior a 1%;
  • a taxa de chamados abertos por clientes devido a erros (como item errado ou pedido atrasado e não entregue) deve ser igual ou inferior a 2,5%.

Para conquistar o selo, o restaurante deve obrigatoriamente cumprir os requisitos nos últimos 3 meses, atingindo o nível 5 do programa. Se sua loja não alcançar esses resultados, será classificada em níveis de 1 a 4 de acordo com sua pontuação em cada critério.

Você pode acompanhar a evolução do seu nível na página do Super dentro do Portal do Parceiro e identificar qual indicador você precisa dar mais atenção para atingir o nível 5.

A atualização do selo acontece no dia 10 de cada mês.

Como conquistar o selo de Super Restaurante no iFood?

Tenha ótimas avaliações

As avaliações são um dos principais critérios para se tornar um Super. As lojas que alcançam esse selo costumam receber muitas notas 5 estrelas. Por isso, vale a pena incentivar os clientes a avaliarem os pedidos.

Para ter uma boa pontuação, você pode seguir algumas boas práticas, como entregar produtos de qualidade produzidos com bons ingredientes e bem embalados para preservar a temperatura e a comida. O foco deve ser sempre em superar expectativas do cliente com seus pratos.

Vale a pena também se dedicar a responder as avaliações, tanto positivas quanto negativas. É uma oportunidade de construir um relacionamento mais sólido com os consumidores e mostrar seu engajamento com a experiência de quem consome da sua loja.

Evite cancelamentos

Quando um restaurante cancela o pedido, o cliente pode se sentir frustrado. Nessas situações, o cliente vai precisar buscar outro estabelecimento, analisar outros cardápios e pode, até mesmo, desistir de fazer um pedido.

Essa não é a experiência que o iFood e os restaurantes buscam oferecer. Lojas com o selo Super têm poucos cancelamentos, porque priorizam a experiência e segurança do cliente.

Falhas e imprevistos acontecem, como a falta de um ingrediente que impede o preparo de um prato. Nesses casos, lembre-se de pausar a oferta do prato imediatamente no Gestor de Pedidos. Assim, você evita a compra de itens que não pode entregar.

O programa Super considera apenas cancelamentos que poderiam ser evitados pelo restaurante. Então, aqueles suspeitos de fraude não contabilizam para o programa!

Prepare pedidos sem erros

Tenha atenção aos detalhes do pedido, como item selecionado e quantidade. Dê atenção também às observações inseridas pelo cliente. Isso evita que você prepare os pratos com algum erro, o que pode gerar alguma reclamação no aplicativo.

Essa regra também deve ser considerada no momento de embalar e despachar o prato. Garanta que o procedimento está certo, atendendo a quantidade e eventuais observações do cliente. Sinalize corretamente com endereço e nome do cliente, evitando erros de trocas de pedidos.

Adote as seguintes boas práticas na sua operação:

  • trabalhe com um cardápio objetivo, que seja completo, mas sem excessos;
  • delegue a responsabilidade de conferir os itens do pedido a algum membro da sua equipe;
  • faça um checklist dos itens antes de embalar;
  • sinalize a embalagem. Você pode fixar a comanda com os dados do pedido e do cliente.

O que é o prêmio Super?

O prêmio Super é a consagração dos restaurantes que entregam as melhores experiências no delivery. Por isso, é uma conquista que valoriza quem tem um serviço excelente e está no topo do nível de qualidade.

Todas as informações estão no Guia dos Restaurantes Super. Criado em 2024, essa premiação trabalha com 3 categorias:

  • estrelas nacionais: participam redes com mais de 30 estabelecimentos em 7 estados, no mínimo;
  • estrelas regionais: devem ter mais de 1.000 pedidos por mês em toda a rede, com premiação para São Paulo, Rio de Janeiro, Sudeste, Sul, Nordeste, Norte e Centro-Oeste;
  • estrelas locais: abrangem pequenos restaurantes, com um total de 50 a 1.000 pedidos por mês das regiões Sudeste, Sul, Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

Quem tem o selo Super Restaurante iFood pode receber o prêmio de mesmo nome. Esse é um destaque importante em uma plataforma com mais de 400 mil lojas parceiras e mais de 100 milhões de pedidos mensais.

O que é a Placa Super?

A Placa Super é uma forma de reconhecimento para restaurantes com selo Super por 12 meses consecutivos e avaliação igual ou superior a 4,7. As lojas parceiras que se enquadram nos critérios e fazem a solicitação recebem a confirmação de retirada por e-mail. A ação é anual e vale por tempo limitado, sendo uma placa por código de ingresso do iFood Move válido.

Em 2025, a placa foi entregue no maior evento para restaurantes da América Latina e considerou o período de maio de 2024 a abril de 2025. Em 2026, uma nova edição será realizada e você poderá pedir a sua placa Super, desde que cumpra os critérios.

Como solicitar a Placa Super?

A solicitação da Placa Super é feita com o preenchimento do formulário de solicitação com nome e CNPJ da loja, nome completo do proprietário, e-mail e telefone para contato, número do ingresso para o iFood Move e nome desejado na placa. Os estabelecimentos contemplados foram avisados pelo e-mail e receberam o reconhecimento no iFood Move 2025.

O retorno com a aprovação ou recusa desse pedido ocorre por e-mail e a mensagem também conta com as etapas a seguir para retirar a placa no maior evento para restaurantes da América Latina.

Há taxa para participar do Super Restaurantes iFood?

Não há taxa para participar do Super Restaurantes iFood. O selo é um reconhecimento feito às lojas que geram as melhores experiências aos seus clientes. Portanto, não há nenhuma mudança nas taxas do plano contratado.

Lembre-se também de que bons relacionamentos são essenciais para encantar clientes e eles são construídos com atitudes simples. Lembre-se de que todo contato que você tiver com o cliente é uma oportunidade de consolidar relações.

Você pode não ter conquistado o selo de Super Restaurante iFood ainda, mas ele é resultado de diferentes esforços que visam entregar uma boa experiência ao cliente. Por isso, não espere, coloque a mão na massa e adote boas práticas de relacionamento.

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Perguntas Frequentes

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Por João Barcelos

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Parceiro iFood recebendo pedido.

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