Tirar as melhores fotografias dos seus produtos é importante para seus canais digitais, como cardápios, redes sociais e aplicativos. Também é um chamariz para a sua loja física, já que muitas pessoas comparecem ao estabelecimento após se impressionarem com as boas imagens postadas nas redes sociais. É o caso, por exemplo, das fotos de hambúrguer.
Contudo, é importante que o empreendedor siga algumas etapas antes de sair fotografando. Caso o seu objetivo seja caprichar na fotografia de hambúrguer artesanal ou fazer várias imagens de sanduíche de carne ao mesmo tempo, o passo a passo para uma imagem inesquecível é o mesmo.
Confira algumas dicas para arrasar na apresentação visual de hambúrguer!
Enfatize a qualidade dos alimentos
Utilize o mesmo pão que faz parte do produto final. Isso porque usar outras alternativas faz com que o consumidor se sinta traído quando visualizar a comida ao vivo. O hambúrguer deve ser um pouco mais largo que o pão, já que é ele que chama mais atenção.
Priorize hambúrgueres com uma carne mais grossa, já que essa gordura extra despertará o apetite de quem conferir o resultado final. Também é uma boa ideia pincelar o hambúrguer com um pouco de óleo para que gere um efeito de frescor.
Às vezes, pequenos acidentes podem acontecer: o molho começar a escorrer e atrapalhar a foto, por exemplo, ou o ketchup deixar alguma mancha pouco fotogênica. Por isso, é sempre bom ter ao menos um ou dois substitutos à mão.
Cuide da iluminação
Uma das principais preocupações deve ser o domínio da luz, que fundamental para conseguir um bom registro. Felizmente, não será preciso adquirir mil equipamentos, já que dá para utilizar a luminosidade natural do sol e um celular para as suas fotos.
Abra as portas e as janelas do ambiente escolhido para a sessão. Se possível, faça as suas imagens de manhã, para pegar uma luz ainda melhor.
O uso de flash na fotografia de alimentos não é indicado, já que você pode demorar até encontrar um bom ângulo que não cause um reflexo na imagem final. Além disso, corre o risco de alterar a coloração do produto.
Escolha ingredientes frescos
Além dos personagens principais (a carne e o pão), outros elementos compõem um hambúrguer: vegetais, verduras e fritas, dependendo de cada produto. Tenha muita atenção à escolha dos alimentos perecíveis para não descobrir, só no final da sessão, que havia uma manchinha comprometedora no tomate.
Por isso, tenha muito cuidado antes de escolher os ingredientes extras e procure possíveis imperfeições. O ideal é fazer isso no mesmo dia da sessão, para que você não corra riscos de que um mero pedaço de vegetal comprometa as suas cenas de hambúrguer suculento.
Evidencie os diferenciais
Caso o produto tenha um molho excepcional ou um tipo especial de carne, entre outros diferenciais, essa característica específica precisa ficar bem evidenciada. Isso é o que faz você ganhar vantagem competitiva ao criar pratos únicos.
Se os diferenciais não transparecerem na foto, mas estejam presentes na descrição textual, o cliente pode até ter aquela sensação de que recebeu o pedido errado.
Fotografe os combos
Caso você ofereça combos e promoções, terá mais algumas chances de montar as melhores cenas de hambúrguer suculento. Além disso, essas imagens são essenciais para mostrar o que o cliente realmente estará consumindo. Ter apenas uma descrição textual não é o suficiente para convencê-lo.
O combo oferece uma oportunidade interessante: tirar fotos de cima. Quando você faz isso apenas com o hambúrguer, será difícil ver além do pão, o que não é tão atrativo assim. Contudo, dá para colocar a criatividade em combinações com fritas e uma bebida, por exemplo.
Deixar as batatas um pouco espalhadas e ligeiramente desarrumadas cria um efeito especial e instiga o consumidor, já que dá aquela expressão de que já há alguém se deliciando com aquele combo — e que ele não pode ficar de fora dessa sensação também.
Capriche na montagem
Além dos combos, há uma diferente maneira de agregar outros elementos à apresentação visual do hambúrguer: escolher variados cenários e acessórios para a fotografia. É preciso que a definição dos itens seja coerente para que a imagem final não cause um estranhamento nos clientes.
Um exemplo: se o seu estabelecimento é um boteco mais “raiz”, é uma boa ideia escolher um cenário mais rústico, assim como os acessórios ao redor.
Contudo, se você quer mesmo fazer fotos de hambúrguer gourmet, a montagem também deve passar essa ideia de produto diferenciado. Aí, uma imagem em uma cozinha caprichada vem a calhar.
Ainda que as suas fotografias sejam todas feitas com zoom, é possível encontrar exemplos de fotos de hambúrguer com acessórios próximos, como a tábua utilizada para trabalhar a carne ou um prato que contenha todos os ingredientes do combo. Até a mesa utilizada não está ali por acaso.
Outros fotógrafos gostam de pedir para alguém segurar o produto nas mãos para dar um senso da proporção e do tamanho do hambúrguer. Tente diferentes montagens, mas lembre-se do mais importante: a imagem final deve ser coerente com o perfil do seu empreendimento.
Varie os ângulos e enquadramentos
O melhor ângulo para clicar é quando você consegue enquadrar o hambúrguer um pouco abaixo ou acima do nível dos olhos. Uma dica é inclinar a câmera para cima até encontrar o enquadramento perfeito. Isso fará com que o produto pareça imponente.
Experimente algumas fotos em close, de modo que você possa ressaltar a textura e os detalhes do hambúrguer. Isso é ainda mais importante nas opções mais baratas e sem tantos ingredientes, que podem parecer pouco atrativas quando o cliente lê apenas a descrição desses produtos.
O momento é muito bom para as hamburguerias e outros estabelecimentos que vendem esse produto, como mostra uma pesquisa da consultoria Kantar, que relata como o consumo aumentou após a pandemia:
“De acordo com o estudo Consumer Insights Q1’23, o canal de fast food atingiu o maior número de compradores, passando de 9,9 milhões de pessoas no primeiro trimestre de 2021 para 13,7 milhões no mesmo período deste ano. Desse total, 54% das aquisições foram realizadas no balcão, 28% via delivery e 11% em retiradas drive-thru.”
Agora que você já sabe como fazer as melhores fotos de hambúrguer, poderá ressaltar os melhores atributos dos seus produtos. O mais legal da fotografia de alimentos é que ela permite que o cliente tenha a mesma visão que o cozinheiro satisfeito teve após terminar a montagem do produto. É um enorme passo para enriquecer o cardápio digital, atrair os consumidores para o seu estabelecimento e vender muito no delivery.
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