Smash Burger: fique por dentro dessa tendência!

O que acha de começar a servir smash burger no seu restaurante? Conheça a técnica de preparo e venda mais!

Você sabe o que é smash burger? Estamos falando de um tipo de hambúrguer prensado com aspecto amassado, crocante e suculento, com um sabor diferenciado. O smash burger é uma tendência nos Estados Unidos e está ficando conhecido no Brasil!

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Se você está em busca de mais uma delícia para incluir no restaurante, a receita de smash burger chegou na hora certa! Afinal, além de popular, o prato é simples de ser feito na cozinha.

Neste post, você vai saber entender melhor o que é e como preparar smash burger em alguns passos para aumentar a lucratividade do seu negócio com esse prato!

O que é smash burger?

O smash burguer é um hambúrguer que vem com a carne no aspecto de esmagada. Com isso, fica muito mais fina que um blend tradicional e apresenta uma parte fina e crocante em volta.

Nos hambúrgueres smash, é comum colocar, pelo menos, 2 fatias de carne e rechear com outros elementos, como salada, molhos e condimentos. Por conta do formato diferente e inusitado, além do sabor valorizado com a crocância, essa tendência ganhou espaço no Brasil.

Como acertar no preparo do smash burger?

Mas, afinal, como aproveitar o sucesso do smash burger e vender no seu negócio? A seguir, confira os principais passos para preparar esse hambúrguer tendência!

Escolha da carne

Para ter um blend suculento, vale a pena usar miolo de acém, peito de boi ou fraldinha. Inclusive, misturar os cortes mais gordos com os magros vai trazer um diferencial para o sabor do hambúrguer caseiro.

Você pode também investir no hambúrguer vegano com ervilha, lentilha ou grão-de-bico. Essas leguminosas conseguem atingir uma consistência semelhante à carne, com um bom preparo, facilitando a montagem do smash.

A escolha da carne precisa ser feita “sempre observando a coloração do produto e a quantidade de gordura, que deve ser de 20% ou no máximo 25% do blend”, explica o chef Henrique Meciano, professor do curso de gastronomia da Universidade São Francisco (USF), em entrevista para a Globo.

Porções da carne

Um smash burger leva de 90 a 110 gramas de carne, no máximo. Porções maiores dificilmente conseguem chegar a um ponto de equilíbrio entre crocância e suculência.

Chapa pré-aquecida

A chapa precisa estar em cerca de 120 °C na hora de colocar os hambúrgueres. Não deixe de aquecê-la enquanto prepara as porções das carnes, já que é essa temperatura que vai formar a crosta do smash.

Prensa de hambúrguer

Coloque a porção do hambúrguer na chapa e prense rapidamente, esmagando a carne até atingir um formato fino. De acordo com a técnica de smash burger, são pelo menos 2 hambúrgueres na montagem, então não se preocupe com a espessura

Cozimento rápido

O cozimento é rápido, sendo cerca de 2 minutos para cada lado do hambúrguer. Com isso, é possível garantir o choque térmico que vai dar a crocância e o ponto adequado da carne.

Tempero

O tempero ideal para um hambúrguer é a combinação de sal e pimenta. O diferencial do hambúrguer smash é que você vai temperar apenas um lado da carne.

Montagem

Após o tempero, é só montar o hambúrguer com o pão e os acompanhamentos. Salada, queijo e molhos vão realçar o sabor da carne e despertar ainda mais o apetite da clientela.

Descanso

Não deixe a carne descansar por muito tempo, de modo que não perca a crocância. O ideal é colocar o hambúrguer na chapa logo antes de servir. No delivery, é importante considerar esse fator para que o cliente receba o pedido com o sabor preservado.

Investir no mercado de hambúrguer gourmet é uma excelente escolha. Ao conhecer as etapas do preparo de smash burger, você pode inovar e pegar carona no sucesso de uma grande tendência. Para vender cada vez mais o seu hambúrguer esmagado, invista em uma boa divulgação dos pratos e capriche nas fotos!

Curtiu o post sobre smash burger? Aproveite e saiba mais também sobre como usar a estratégia do Festival do Hambúrguer para atrair clientes!

Author picture

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

23/05/2024

Cultura data-driven: transforme dados em decisões estratégicas!

22/05/2024

Gestão de restaurante: passo a passo para alcançar o sucesso

21/05/2024

Melhoria contínua: o que é, objetivo e como aplicar