Montar um cardápio de bebidas não é uma das tarefas mais fáceis de se fazer. Afinal de contas, a carta de drinks representa a identidade do seu negócio, além de ser como um “cartão de visitas” do estabelecimento.
Por isso, é necessário considerar diversos aspectos, indo desde a apresentação até a identificação do público-alvo, a criação dos nomes e a forma de divulgação. Ou seja, tudo deve ser pensado com cuidado, sempre mantendo a coerência com a identidade e a proposta da empresa e os hábitos de consumo dos clientes.
Confira como montar um cardápio de bebidas que atraia a atenção do público e melhore o faturamento do seu negócio!
Como montar o seu cardápio de bebidas?
Agora que você já tem uma noção um pouco maior sobre a importância de montar um bom cardápio de drinks, é importante aplicar a melhor estratégia. Acompanhe dicas que ajudarão tanto o estabelecimento quanto os clientes!
Faça uma boa descrição dos drinks
Uma grande dica é a apresentação do cardápio de bebidas. Da mesma forma que os pratos, é fundamental que os drinks também tenham uma boa descrição e fotos que ajudem a chamar a atenção do público.
Listar todos os ingredientes que vão em cada bebida, por exemplo, é uma ótima ideia, pois muitas pessoas não têm conhecimento sobre as receitas. Além disso, caso você queira fazer adaptações e elaborar novos preparos, a apresentação pode ajudar a fazer com que os clientes experimentem coisas novas.
Para que tudo fique mais atrativo, aproveite e coloque alguns adjetivos nas descrições. Você pode escrever coisas como “com personalidade”, “revigorante”, “refrescante”, “macio”, entre outros adjetivos. Isso ajuda o público a ter uma ideia do que cada drink oferece. Ou seja, o marketing é fundamental nesse momento.
Identifique o seu público-alvo
Montar um cardápio de bebidas que seja campeão de vendas exige alguns cuidados, principalmente quando se trata da necessidade de conhecer o público-alvo. É necessário identificar características como classe social, gênero, idade e outros aspectos que definem o perfil de consumo.
Um fator primordial é o momento do dia. Isso porque, na hora do almoço, os clientes têm menos tempo para degustação. Outro detalhe importante é que um grupo de amigos tende a consumir muito mais do que um casal ou pessoas desacompanhadas.
Dê nomes criativos às bebidas
Quando uma pessoa vai ao seu estabelecimento, ela precisa ter uma experiência completa. Dessa forma, quanto mais criativo e original for o cardápio, maiores serão as chances de o menu ficar na memória e de fidelizar os clientes.
Desde a roupa dos garçons até a fachada, é importante que todos os elementos dialoguem. Por isso, você deve pensar com cuidado em como dar o nome das bebidas. Uma ótima dica é usar nomes de países, cidades, personagens de séries, bandas, pessoas ou termos que remetam a acontecimentos históricos. Tudo fica mais personalizado e divertido!
Invista na experiência do público
Além de elaborar nomes autênticos e originais é fundamental oferecer aos clientes uma boa experiência. Ou seja, é importante que o consumidor tenha a chance de conhecer a história de cada bebida, sua origem, como é preparada, entre outros detalhes.
Nesse caso, para facilitar essa experiência, contar com o Cardápio Digital é uma boa opção. O simples fato de o cliente observar as páginas do menu virtual passa a ser mais exclusivo e interativo. Dessa maneira, você pode destacar os pratos e as bebidas conforme a necessidade, focar a apresentação e outras informações sobre as refeições disponíveis.
Além disso, o Cardápio Digital pode ser disponibilizado em diversos canais de comunicação. Assim, é possível compartilhar o link nas redes sociais, como Facebook e Instagram, e fazer a divulgação em aplicativos de troca e mensagens, como o WhatsApp. Outra ótima possibilidade de alavancar a audiência e proporcionar melhores resultados para o seu negócio é o TikTok Business.
Considere a complexidade da bebida para servi-la
Dependendo do ritmo da cozinha, colocar alguns drinks no cardápio nem sempre é uma boa ideia. Se o estabelecimento tem um giro de pedidos maior, com refeições servidas mais rapidamente, é necessário que os drinks também fiquem prontos com agilidade.
No entanto, se o objetivo do estabelecimento é que tudo seja mais tranquilo e possa ser apreciado calmamente, o ideal é servir bebidas que levem mais tempo para serem preparadas, porém que tenham um impacto visual bem forte. Ou seja, a margem de lucro deve compensar o tempo de preparação dos drinks.
Tenha opções para diferentes paladares
Ofereça opções variadas de bebidas para satisfazer paladares que fujam do comum. Desse modo, mesmo que o forte da sua empresa seja um público específico, em algum momento pode aparecer algum cliente com um paladar diferente.
Suponha, por exemplo, que um grupo de amigos que costuma tomar cerveja queira comparecer em seu estabelecimento, mas existem algumas pessoas que preferem bebidas naturais.
Nessa situação, é importante que você tenha duas ou até mais alternativas para atender a esse público. Alguns coquetéis sem álcool ou sucos naturais com receitas variadas pode ser uma boa ideia. O segredo é diversificar para agradar todos os tipos de clientes.
Considere as estações do ano
Nas épocas mais quentes, é comum que os clientes consumam menos os pratos quentes e pesados e optem por explorar os drinks, principalmente as bebidas mais leves e refrescantes. Já em relação às épocas mais frias, ocorre o inverso. Geralmente, o público procura refeições mais consistentes e, como acompanhamento, optam por drinks mais complexos.
Além disso, é importante lembrar de que em alguns momentos específicos, como o fim do ano, pode ocorrer uma mudança do padrão de consumo, fazendo com que mais famílias e crianças compareçam ao estabelecimento. Nesse momento, o ideal é analisar o histórico de demanda da sua empresa e montar um cardápio adequado à situação.
Se a intenção é oferecer ainda mais comodidade aos clientes e, consequentemente, alcançar melhores resultados para o seu negócio, é fundamental cadastrar o seu cardápio de bebidas em um aplicativo de delivery.
Aproveite a visita em no blog e conheça 5 passos essenciais para a sua estratégia de marketing digital!
4 respostas
Como adicionar a especificação do próprio ifood onde diz *bebida gelada ?
Oi, Paula. Conversa com nosso suporte técnico pelo atendimento no Portal do Parceiro. Você pode clicar em Chamados e ajuda no menu lateral pra encontrar a opção.
Qual categoria devo colocar para bebidas no ifood
Oi, Jéssica. Cadastre-se na categoria restaurantes e siga estas informações para montar o seu cardápio de bebidas: https://blog-parceiros.ifood.com.br/cardapio-bebidas. ?