Saiba como montar um delivery de sorvete

Quer montar um delivery de sorvete? Confira algumas dicas imperdíveis para garantir o sucesso do seu negócio!

O sorvete é a cara do verão, mas é bem-vindo por muitos brasileiros ao longo de todo o ano. Algo que representa outra grande oportunidade de negócio é o delivery, e é totalmente possível unir os dois elementos. Mas administrar um delivery de sorvete requer agilidade e cuidado, já que esse é um produto sensível e que facilmente pode não chegar em bom estado até o cliente.

Se você considera ter um delivery de sorvete ou deseja aprimorar o seu, saiba que é essencial ter uma ótima organização nos procedimentos da rotina de trabalho. A satisfação da clientela deve ser o alvo, já que clientes contentes tendem a ser fidelizados e até recomendar o serviço a outras pessoas.

Confira dicas valiosas para garantir o sucesso do seu delivery de sorvete!

Como montar um delivery de sorvete de sucesso?

De acordo com um levantamento realizado pela ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes), o mercado dos sorvetes e gelatos fatura mais de 13 bilhões de reais por ano.

Naturalmente, o verão é o período do ano em que esse consumo tende a se intensificar muito, já que, além de agradar o paladar, o sorvete é bem refrescante. O período mais propício para o sucesso nas vendas no Brasil, então, vai de dezembro a março, mas isso não quer dizer que não exista lucro no resto do ano.

Se você pretende lucrar nesse negócio, é importante saber que existem algumas especificidades que diferenciam o delivery de sorvete dos demais. Afinal, o sorvete é um item sensível. Se ele chegar derretido, isso vai desagradar muito o cliente — principalmente se o pedido tiver múltiplos sabores e eles se misturarem.

É necessário que o delivery seja estratégico, para garantir que o produto chegue com consistência e aparência atrativas, além de saboroso e na temperatura ideal para consumo. Confira, a seguir, algumas dicas para garantir isso.

Defina um raio de entrega

De acordo com o alimento a ser entregue, é preciso seguir alguns direcionamentos específicos. Por exemplo, uma pizzaria que faz entregas precisa garantir que os clientes suas pizzas em temperatura ideal para consumo — afinal, é raro alguém gostar de comer pizza fria.

No caso do sorvete, a prioridade é manter a temperatura baixa, já que ele não pode chegar ao seu destino derretido. Defina uma área de atendimento que favoreça a agilidade nas entregas, além de garantir que as pessoas entregadoras trabalhem com os recursos adequados. Para isso, é interessante realizar testes, para entender as distâncias e o tempo de entrega que os itens vendidos são capazes de suportar.

Aposte em rotas estratégicas

O planejamento é a primeira etapa quando se trata de organizar rotas de entrega, já que a maioria dos problemas de logística estão ligados a uma desorganização.

Trajetos mal calculados podem causar atrasos na entrega e prejudicar a qualidade do sorvete. Por isso, é importante que a gestão adote algumas medidas, como:

  • antever situações adversas, como construções na via, engarrafamentos, variações climáticas e paradas para abastecimento;
  • mapear o trajeto, identificando os pontos de parada e incluindo os que estiverem mais próximos;
  • elaborar um padrão para a ordem de entrega;
  • evitar acumular muitos pedidos para uma mesma viagem — é melhor que o entregador cumpra uma rota e retorne ao estabelecimento para coletar os itens da próxima, em vez de comprometer as propriedades do pedido.

Tenha uma boa comunicação

Atualmente, o contato para pedidos e atualizações do delivery pode acontecer por diferentes canais, como aplicativos de entrega e mensagens instantâneas. Independentemente da forma que você escolher, nunca deixe de ter uma comunicação rápida e transparente com os consumidores. Afinal, eles estão depositando confiança na sua empresa.

Busque sanar todas as dúvidas do público, enviar o cardápio digital e apresentar novidades, sempre de forma respeitosa e cordial.

Opte por produtos de qualidade

Use produtos de qualidade no preparo dos sorvetes. Pode ter certeza: isso fará uma diferença enorme no resultado e na satisfação da clientela.

O ideal é optar por matéria-prima de alta tecnologia, melhorando a produção e assegurando a consistência aos sorvetes, como uma boa calda base que confira durabilidade e deixe o sorvete mais cremoso.

Existem três tipos de sorvetes que são muito vendidos no serviço de entrega: gelatos, sorvetes-bola e picolés. Durante o processo de produção, todos eles recebem uma calda pronta, conhecida como LactoPro M. Ela é responsável por garantir a cremosidade e textura para essas sobremesas.

O derretimento prolongado é outra ótima vantagem do LactoPro M. Ele agrega valor ao produto, mantendo-o conservado por muito mais tempo. Por isso, esse produto é ideal para sorveterias que trabalham com entregas.

Invista em embalagens adequadas

As embalagens desempenham um papel fundamental no delivery. Então, invista nas melhores alternativas disponíveis no mercado. Os clientes nunca ficarão satisfeitos ao receber um sorvete que esteja derretido, mesmo que tenha sido preparado com as melhores técnicas e ingredientes.

O isopor, além de ser uma opção barata, contribui para a conservação da temperatura do produto. Contudo, no sentido ecológico, não é a melhor alternativa. Hoje em dia, existem embalagens sustentáveis construídas com papéis especiais, que também auxiliam na conservação da temperatura. Elas são seguras, impermeáveis e prejudicam menos o meio ambiente que o isopor.

Organize a montagem

No serviço de entrega, a montagem é muito importante, já que ela influencia consideravelmente na atratividade do produto. No caso do sorvete, ela precisa ser especialmente cuidadosa, já que é necessário evitar que sabores e elementos adicionais se misturem.

Invista no marketing

Não é segredo que abrir um negócio exige um investimento inicial. Porém, não investir em marketing pensando em economizar é um grande erro. Afinal, o público precisa saber da existência da empresa e dos seus diferenciais.

Saiba que você pode aumentar significativamente as vendas com um bom marketing estratégico, recuperando rapidamente o investimento inicial.

Uma ótima dica é o marketing digital. É uma ferramenta muito bem-sucedida nos mais diversos ramos e tem se tornado essencial no marketing para restaurantes e outros estabelecimentos do setor alimentar.

Para fazer um bom marketing para sua sorveteria, tire boas fotos dos itens e divulgue nas redes sociais. Busque estabelecer uma frequência alta e constante de postagens, além de impulsionar anúncios e publicações para atrair o público que frequenta ou mora em locais próximos.

Faça parcerias com aplicativos de entrega

É quase impossível falar em entrega de comida sem falar em aplicativos de delivery. Uma parceria com um bom sistema de gerenciamento e recebimento de pedidos ajuda muito na organização, além de, muitas vezes, envolver o acesso ao sistema de entregas do aplicativo, o que às vezes até dispensa a necessidade de ter um time próprio para isso.

A presença nessas plataformas atua, ainda, como uma forma bastante eficaz de divulgação. Por exemplo, se alguém resolve procurar por sorvetes no aplicativo, pode descobrir sua sorveteria entre as opções disponíveis. Se ela for mais próxima que outras alternativas, certamente esse cliente estará mais propenso a experimentar o seu delivery de sorvete.

Tudo pronto para dar mais um passo importante na estratégia do seu negócio? Aproveite e confira 5 passos essenciais para suas ações de marketing digital.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

20/11/2024

Sobremesas para restaurantes: veja como atrair clientes com a doçur...

19/11/2024

Como criar uma proposta de valor única para seus clientes

19/11/2024

iFood MoveCast: o novo podcast que olha para o futuro