Revolução Digital: como acompanhar essa mudança

Confira utilizar as tendências da Revolução Digital para melhorar o potencial competitivo do seu estabelecimento!

Comparada à Revolução Industrial por seu impacto nos modos de produção e no funcionamento do mercado, a Revolução Digital exige a adaptação do seu negócio à dinâmica vigente. Adequar os processos é fundamental para a competitividade e até mesmo para a sobrevivência das empresas.

As mudanças tecnológicas não estão dando sinais de desaceleração ou parada. Para se ter uma ideia, 62,5% da população mundial usa internet, e isso é só um dos aspectos da digitalização que afeta a economia. Isso certamente se aplica ao ramo alimentício, trazendo, além de novos desafios, a oportunidade de usar novas tecnologias e práticas inovadoras para melhorar os resultados empresariais.

Confira como acompanhar a revolução digital e manter sua empresa atualizada!

O que é a Revolução Digital?

A Revolução Digital é um período marcado por mudanças significativas nos modelos de negócios e no funcionamento da sociedade como um todo. Essas transformações são causadas pela evolução constante da tecnologia e pela sua disseminação.

Nesse contexto, há repercussões para além da tecnologia em si. Um exemplo disso é a condição dos dados enquanto ativos altamente valiosos para todos os planejamentos e ações da gestão empresarial. Essa condição é influenciada por aspectos importantes da tecnologia contemporânea, como:

Alguns especialistas afirmam que a Revolução Digital já passou e que estamos na Era da Informação. No entanto, considerando as grandes e constantes mudanças que continuar a acontecer no setor industrial, muitos especialistas defendem que a Revolução Digital segue a todo vapor.

Como acompanhar a Revolução Digital?

Apesar de muitos empreendedores entenderem a importância de contar com os novos recursos tecnológicos, a maioria não tem planos práticos para sua implementação.

Para superar isso, o primeiro passo é estar a par do desenvolvimento de novas soluções e das suas aplicações no dia a dia das empresas do seu segmento. É importante acompanhar tanto a velocidade do progresso como a variedade de inovações disponíveis.

É possível se atualizar por meio de posts como este, notícias e eventos como fóruns e seminários. Além disso, para se aprofundar no universo digital, é válido apostar em cursos e treinamentos.

Como atuar frente às mudanças digitais?

Educar-se é essencial, mas, para ter as mudanças da Revolução Digital como aliadas e fazer uma verdadeira gestão 360º, é necessário agir. Entre as características dos gestores que conseguem realizar com sucesso essa transformação em seus negócios, a flexibilidade e a adaptabilidade se destacam.

Busque encaixar as inovações disponíveis na realidade do seu empreendimento, sempre considerando a experiência do cliente. Além disso, não se contente com a implementação de um novo recurso: tenha em mente que a atualização deve ser constante. É necessário, portanto, buscar uma contínua reinvenção do seu modelo de negócios, no sentido de maximizar os efeitos positivos da digitalização e otimizar processos.

É essencial, ainda, garantir que o conhecimento e a adaptação se estenda a todo o seu time de colaboradores. Por meio de direcionamentos e treinamentos, capacite a equipe para entender e adotar os novos recursos — afinal, o componente humano da sua empresa precisa estar em sintonia com o tecnológico.

Como utilizar essas soluções no ramo alimentício?

As soluções tecnológicas representam uma ampla gama de possibilidades em um empreendimento do ramo alimentício. Elas vão desde tecnologias para restaurantes tradicionais, como cardápios eletrônicos ou meios de pagamentos eletrônicos, até canais de vendas para serviços que operam somente por delivery, passando por ferramentas de marketing online.

A principal forma de colocar a Revolução Digital em prática nesse tipo de negócio é juntar a experiência física com a digital, criando jornadas de consumo que não diferenciam um meio do outro. Por exemplo, oferecer cupons de desconto aos clientes frequentes é uma iniciativa que concilia a inteligência tecnológica para identificar esses clientes com a estratégia de vendas.

Para atender às demandas e aos desejos que as novas tecnologias geraram nos clientes, os negócios precisam se adaptar à Revolução Digital. No ramo alimentício, acompanhar essa mudança envolve criar uma nova experiência, que vai muito além da qualidade do que é servido.

Quer conhecer uma consequência interessante dessa revolução no setor alimentar? Entenda o que são os restaurantes digitais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

20/11/2024

Sobremesas para restaurantes: veja como atrair clientes com a doçur...

19/11/2024

Como criar uma proposta de valor única para seus clientes

19/11/2024

iFood MoveCast: o novo podcast que olha para o futuro