A segurança é um aspecto crucial para qualquer ferramenta que trabalha com dados sensíveis, como o app iFood para Parceiros. Por isso, agora você conta com uma medida adicional de proteção de dados: a Autenticação de Dois Fatores (A2F).
A tecnologia de segurança dos dados dos parceiros no iFood é aplicada no módulo de gestão da loja do aplicativo, sendo dispensada no módulo de gestão de pedidos. Seu uso é semelhante ao Portal do Parceiro, tanto é que quem já usa o Portal do Parceiro podem usar o mesmo método de autenticação no aplicativo.
A Autenticação de Dois Fatores no app iFood para parceiros está sendo disponibilizada de forma gradual aos parceiros, iniciando pelos usuários do sistema Android. |
A Autenticação de Dois Fatores é uma solução que adiciona uma camada extra de segurança na autenticação de usuários, tornando ainda mais difícil para invasores acessarem informações sensíveis sem autorização.
Continue a leitura e entenda como funciona essa camada extra de segurança na autenticação de usuários!
Autenticação de dois fatores
A Autenticação de Dois Fatores (A2F) é uma medida de segurança adicional no processo de login das ferramentas iFood. Funciona como uma verificação em duas etapas, exigindo um segundo recurso de autenticação para acessar a plataforma.
Ao acessar o app iFood para Parceiros, você precisa fornecer seu e-mail e senha e, em seguida, receberá um código por meio de e-mail, SMS ou WhatsApp, que precisa ser inserido para completar o login.
Essa medida garante mais segurança em sua conta, no seu negócio e nas informações de seus clientes. O recurso foi implementado para assegurar que apenas pessoas autorizadas tenham acesso às ferramentas.
Trata-se de uma tecnologia amplamente utilizada por outras empresas de tecnologia para fornecer mais segurança aos seus usuários, sendo que a adoção pelo iFood segue essas práticas bem estabelecidas no mercado.
Autenticação de dois fatores no app iFood para Parceiros
Os usuários do app iFood para Parceiros têm a opção de fazer login com uma senha temporária ou com o tradicional e-mail e senha. No entanto, cada um desses métodos de login tem um processo diferente de atualização.
Senha temporária
Alguns usuários acessam o app iFood para Parceiros por meio de uma senha temporária, também chamada de OTP. Nesse processo, uma senha é enviada para o e-mail do usuário a cada acesso e perde a validade após o login ser concluído.
Se você é um usuário que acessa o app dessa forma, basta fazer login normalmente. Após inserir a senha temporária, você receberá uma instrução para criar uma senha forte.
Para isso, clique em “Cadastrar” e siga as orientações para criar uma senha segura, que tenha no mínimo 10 caracteres, incluindo letras maiúsculas, números e caracteres especiais (!, @, #, $, %, &, “).
Escolha uma senha que você possa lembrar facilmente, mas não a compartilhe ou anote em papéis. A segurança de sua senha é crucial para garantir o acesso seguro aplicativo.
Acesso com e-mail e senha
Se você já tem um e-mail e senha exclusivos para acessar o aplicativo, basta iniciar o seu login da maneira habitual. Na primeira vez, o sistema vai solicitar que você escolha o canal que deseja utilizar para a autenticação de dois fatores: e-mail, WhatsApp ou SMS.
Escolha a opção que fizer mais sentido para você e, em seguida, você será direcionado a uma página para confirmar seu endereço de e-mail ou número de telefone, dependendo da sua escolha.
Tenha em mente que a escolha do canal de confirmação será selecionada automaticamente em acessos futuros. Quando o endereço de e-mail ou o número de telefone forem confirmados, a ferramenta enviará um código para o canal escolhido. Após inserir o código no aplicativo, você poderá concluir o processo de login.
Se você precisa criar uma senha para acessar o app iFood para Parceiros, tenha em mente algumas diretrizes para que a senha seja forte e segura. É necessário que a senha contenha, no mínimo, 10 caracteres, incluindo letras maiúsculas, caracteres numéricos e caracteres especiais (!, @, #, $, %, &, “).
É importante manter a senha em sigilo e não anotá-la em papéis ou lugares de fácil acesso. Ao mesmo tempo, escolha uma senha que seja fácil de lembrar, mas que também garanta a segurança dos seus dados.
Perguntas frequentes
Caso o acesso ao aplicativo iFood para Parceiros apresente problemas, você pode acessar a sessão de FAQ disponibilizada na ferramenta. Confira as dúvidas mais frequentes de uso!
O que fazer se o código de confirmação não chegar?
Boa parte dos problemas de recebimento de códigos de acesso estão relacionados ao bloqueio do provedor de e-mail cadastrado ou envio para SPAM/Lixo Eletrônico.
Se você não recebeu o código, clique na opção “reenviar código”. Mas se mesmo assim não o receber, clique na opção “receber o código por outro meio” e escolher outro canal de comunicação.
Problemas na conexão à internet também podem impedir o envio ou recebimento do código, assim como a possibilidade de o canal de comunicação estar incorreto ou inválido. Para verificar se há algum problema, é importante checar se:
- o número/e-mail cadastrado está correto;
- se você tem acesso ao telefone cadastrado;
- se o aparelho está conectado à internet;
- se o código não foi recebido no SPAM ou Lixo Eletrônico;
- se você está utilizando o último código recebido e se ele foi digitado corretamente.
Se, após verificar esses pontos, você ainda tiver dificuldades de acesso, basta entrar em contato com o time de atendimento preenchendo o formulário sobre dificuldades de acesso. Em aproximadamente 3 dias, o time tratará o caso e dará andamento à sua solicitação.
O que fazer se tiver perdido o acesso ao e-mail?
Se você perdeu acesso ao seu e-mail de cadastro, será preciso tomar algumas medidas de segurança para confirmar suas informações antes de alterá-lo. Para isso, utilize o fluxo de recuperação de conta.
Em quais ferramentas a autenticação de dois fatores é válida?
A autenticação de dois fatores é requisitada tanto para o Portal do Parceiro quanto para o aplicativo iFood para Parceiros, utilizando o mesmo método de acesso.
O Gerenciador de Pedidos funciona normalmente, sem interferências no acesso ao portal, permitindo que você acesse e receba pedidos de forma independente.
Já tenho o código cadastrado. Por que preciso cadastrar uma nova senha?
Essa medida adicional de segurança exige o uso de dois fatores de autenticação para acessar sua conta. Isso significa que, se você somente tiver um código ou uma senha forte, ainda haverá apenas um fator de segurança ativo.
Por isso, é necessário cadastrar outro fator de autenticação para garantir a segurança da sua conta. Observe que essa exigência só será feita caso a senha atualmente cadastrada não seja considerada uma senha forte.
Como cadastrar canais para recebimento do código?
Se você ainda não tiver o seu código/senha forte registrado, ao fazer login no Portal do Parceiro ou no aplicativo iFood para Parceiros, aparecerá uma janela avisando sobre a necessidade desse registro. Você pode clicar no botão “Registrar” e seguir os passos para registrar o novo fator de segurança (senha ou código fator).
Para receber o código, você pode escolher entre e-mail, celular (SMS) ou WhatsApp. Tenha em mente que os canais precisam estar disponíveis para receber os códigos e você precisa ter acesso a eles. No caso de e-mails, é importante garantir que eles não sejam marcados como spam ou lixo eletrônico e que sua caixa de entrada não esteja cheia.
Além disso, você também pode registrar acessando o menu lateral e clicando em “Minha Conta” no Portal do Parceiro. Isso abrirá a página de configurações de segurança da conta, em que você poderá alterar a senha e configurar os fatores de autenticação. O iFood recomenda registrar mais de um canal, para ter mais opções de recebimento do código.
Como alterar os canais para recebimento do código?
Para mudar um canal já existente ou registrar um novo canal, basta ir ao menu lateral e clicar em “Minha Conta” no Portal do Parceiro. Isso abrirá a página de configurações de segurança da conta, em que você pode:
- alterar a senha;
- registrar um novo fator de segurança;
- mudar um canal existente (e-mail, WhatsApp ou telefone para SMS).
Quais são os canais aceitos para recebimento do código?
O iFood oferece três opções disponíveis para o recebimento do código de autenticação:
- telefone celular por meio de mensagem de texto (SMS);
- número de WhatsApp para mensagens;
- endereço de e-mail válido e acessível pelo parceiro.
É recomendável registre mais de um canal para ter mais opções de recebimento. Observe que para o recebimento via WhatsApp e e-mail demandam uma conexão com a internet.
É possível ter mais de um canal cadastrado para recebimento do código?
Sim, é recomendado registrar mais de um canal para ter mais opções de recebimento do código. É possível registrar um número de telefone para mensagem de texto (SMS), um número de WhatsApp e um endereço de e-mail. Ao fazer login, basta escolher em qual canal você prefere receber o código naquele momento, com base nos canais registrados.
O mesmo e-mail/telefone pode estar cadastrado em mais de uma conta? O acesso pode ser compartilhado?
É importante evitar o compartilhamento de contas ou e-mails, pois cada acesso deve ter seu próprio canal dedicado para o recebimento do código de validação. Isso garante o controle de acesso e a segurança das informações disponíveis na ferramenta.
Para criar novos perfis de acesso, basta fazer login com o perfil de dono no Portal, acessar “Minha Loja” e “Gestão de Acessos”, e criar o perfil mais adequado para cada membro do time.
É possível ver quais permissões cada perfil tem na tela. Lembre-se de que cada perfil deve ter um canal único e independente para o recebimento do código, e o e-mail ou telefone associado não devem estar relacionados aos dados do dono. Por isso, o iFood recomenda fortemente que eles sejam diferentes.
A autenticação de dois fatores no app iFood para Parceiros é uma medida de segurança necessária para proteger as informações do seu negócio. Ela adiciona uma camada extra de segurança ao processo de autenticação, garantindo que somente as pessoas autorizadas tenham acesso às informações.
Aproveite e acesse o espaço de Melhoria Contínua para conhecer as iniciativas do iFood voltadas a melhorar a experiência dos negócios parceiros.
8 respostas
não consigo receber o código e para mudar o e-mail de recebimento é somente dentro do portal, isso parece até meio que uma piada, não tem um telefone para suporte, no whats o atendente virtual nunca entende o que queremos e só da soluções inúteis que eu faria sem ela me sugerir caso fosse resolver meu problema.
Preciso alterar o email ou forma de recebimento desse código inutil.
Oi Andiara! Se está sem acesso ao e-mail da sua conte, siga o fluxo de recuperação aqui e clique em “Não tenho acesso a nenhum dos e-mails..”: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Não estou recebendo o código, tanto via SMS quanto via WhatsApp o código não chega.
Oi Mel. Nesse caso, pedimos que você faça o procedimento de recuperação de conta (basta seguir esse passo a passo aqui:https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/). Se ainda precisar de ajuda pode nos chamar!
Tive minha adega cadastrada no ifood um tempo atrás e tive um ploblema na plataforma que não conseguia resolver, acabei ficando nervoso e deixei de usar a plataforma, passado o tempo agora resolvi voltar pois estou com um modelo novo de trabalho e meu acesso foi bloqueado pelo ifood.
Como consigo um suporte ou um atendimento para resolver isso??
Oi Eduardo! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!
Não estou recebendo o código de autenticação de dois fatores no meu Whatsaspp. Tentei recuperar a conta também, porém o email chega sem o link. Não tem telefone de contato e não sei o que fazer! Não posso abrir minha loja
Olá, Gabriela. Tudo bem?
Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros.