Algoritmo do iFood: como destacar sua loja?

Saiba como funciona o algoritmo iFood e conheça algumas boas práticas para que o cardápio tenha um melhor desempenho na plataforma!

Você já teve dúvidas sobre o funcionamento do algoritmo do iFood? Entender essa ferramenta é crucial para ter bons resultados na plataforma de delivery, independentemente do perfil ou porte do seu restaurante.

Executar processos com qualidade é o primeiro caminho para obter destaque no mercado. Todo cuidado, claro, precisa ficar evidente em forma de dados e interações geradas com o público. Quer saber mais sobre essa relação?

Sou Eduardo Nanni, Expert iFood e dono de delivery há mais de 8 anos. Desenvolvi estratégias valiosas para chegar à média de 400 pedidos por dia e, só em 2021, obtive um faturamento de quase 3 milhões de reais com marmitas.

Se eu consegui, você também pode ter sucesso na plataforma. Confira algumas dicas que tenho para compartilhar nesse sentido!

Qual é a importância de seguir as boas práticas do algoritmo do iFood?

Primeiramente, vale lembrar que o algoritmo é um conjunto de regras. Então, para cada ação, haverá uma reação específica. “O que quero dizer com isso? Que aquilo que o cliente está consumindo, gostando ou que faz sentido para ele, o algoritmo vai identificar e mostrar cada vez mais.”

Essa sequência de instruções ou comandos tem a intenção de trazer sempre o melhor conteúdo para garantir mais tempo de tela e um maior consumo de informações. Logo, quando a gente consegue entender como isso funciona, fica muito mais fácil descobrir quais são as boas práticas.

Considerar o algoritmo do iFood, por exemplo, passa por identificar o seu público a fim de elaborar uma estrutura de cardápio, ou até oferecer um tipo de serviço específico, com alta qualidade. Assim, você consegue determinar as melhores práticas para atender às necessidades das pessoas.

“Você pode usar as próprias ferramentas que o iFood oferece, como um estilo de cardápio que seja persuasivo para o seu tipo de cliente, bem como cupons e campanhas inteligentes para montar a sua estrutura e entender o que fazer.” Essas novas tecnologias são ótimas para indicar o comportamento do cliente ideal, de modo que você alinhe melhor suas ações.

Como as más práticas podem comprometer o crescimento do negócio?

O iFood é uma plataforma que vai mostrar o seu estabelecimento para o cliente — considerando determinado padrão de consumidor do seu negócio. Assim, você já consegue fugir de práticas inadequadas, que não agregam valor ao seu público. Quer ver só?

Como estamos falando de uma plataforma com foco em levar uma experiência positiva ao público, toda vez que uma pessoa empreendedora não se preocupa com isso — reduzindo a qualidade de seus serviços, atrasando entregas ou perdendo recorrência —, o algoritmo do iFood identifica as más práticas, expondo menos a loja aos usuários da plataforma.

De que forma a apresentação dos produtos auxilia no destaque do restaurante?

Além de entregar sempre um serviço de excelência ao ter clareza de como funciona o algoritmo, você consegue pensar em pontos de melhoria que facilitem a vida dos clientes. “O modo de apresentar os produtos, por exemplo, tem grande impacto na experiência do público e precisa ser trabalhado com bastante atenção.”

Comecemos pelas fotos, com a principal função de despertar desejo de consumo. Quando você gera uma vontade no cliente, acaba induzindo ele à compra — e não tem sensação mais poderosa que essa quando se trata de valorizar um item! É por isso que as imagens devem evidenciar as melhores características do que você oferta.

Posição, enquadramento, iluminação, cenário e fundo, composição dos alimentos e outros fatores precisam ser pensados na hora de registrar os produtos. Esse cuidado faz com que os clientes se interessem pelo cardápio à primeira vista, aumentando a visualização da sua loja e favorecendo o ranqueamento.

“Outro ponto de destaque é a descrição dos pratos, que deve chamar a atenção e despertar o interesse do cliente e detalhar como cada produto realmente é.” Aliás, lembre-se de que muitas pessoas têm preferências pessoais ou até restrições na dieta, e isso faz com que queiram saber, em detalhes, o que há na comida que estão prestes a comprar.

Portanto, além de apostar em nomes de pratos que remetam à identidade da sua loja, entregue a lista completa de ingredientes utilizados no preparo, assim como a tabela nutricional.

Qual é a importância das avaliações dos clientes e do cumprimento das entregas?

Está aí outra dupla de fatores relevantes para o algoritmo do iFood. “A plataforma considera muito a sua capacidade de produzir e levar os produtos até os clientes.” Então, não adianta ter um estabelecimento com várias notas 5 estrelas se, após três pedidos realizados, ele encerra os trabalhos por não ter condições de fazer mais entregas naquele dia.

Uma loja com 4,5 estrelas e capaz de cumprir mil pedidos ao dia, por exemplo, tem muito mais chances de manter as suas atividades no longo prazo. Afinal, o algoritmo do iFood vai ver que há capacidade de entrega e, consequentemente, chance de cumprir o que foi solicitado pelos clientes na plataforma.

Por experiência, uma entrega rápida faz total diferença para qualquer indivíduo.” Então, pense nessa questão ao estruturar suas atividades para não ter problemas com a insatisfação das pessoas. Segundo o reporte de Food&Tech Trends da GALUNION, 84% dos clientes tiveram problemas com delivery nos últimos 3 meses de 2022.

Desses consumidores, 69% disseram que o principal problema foi o tempo de entrega maior que o prometido. Cuidado! O descontentamento do público fica registrado e, quanto maior o número de reclamações, menor a atenção do seu negócio na plataforma.

Como a oferta de cupons de desconto auxilia o aumento da visibilidade?

“Eu não sou um cara que recomenda todos os tipos de cupons, mas é claro que o uso correto desse recurso pode trazer excelentes resultados.” Tudo depende do tipo de negócio e do público que você deseja atingir, certo?

Alguns modelos, por exemplo, são muito importantes, como o cupom de primeira compra, já que sua função é atrair novos clientes para a loja. Mas a oferta de vantagens relacionadas ao preço, por si só, não será suficiente para manter aquele consumidor que acabou de ser atraído para o restaurante.

Por isso, para além dos cupons de desconto e promoções, é crucial investir em um trabalho contínuo de qualidade, bem como na entrega de boas experiências aos seus clientes para que seu estabelecimento possa crescer e prosperar cada vez mais.

Quais outras dicas sobre o algoritmo do iFood podem ajudar?

“Acho que a principal dica para ter sucesso com o algoritmo do iFood é entender o seu público, o seu funil e, principalmente, os dados gerados a partir das suas atividades.” Então, vamos lá: quais são os produtos mais vendidos? O público está gostando dessas opções? Por que eles estão convertendo ou, em alguns casos, causando baixa conversão?

Questionamentos assim ajudam a fazer análises precisas sobre o que tem funcionado e o que precisa ser revisto em suas estratégias. O objetivo é melhorar cada vez mais: procure dominar cada passo envolvido na interação com novos clientes. Aproveitar os dados que o próprio iFood fornece é essencial para compreender a situação e agir de um jeito inteligente.

Como aplicar as dicas relacionadas ao algoritmo do iFood?

Vamos a um exemplo prático: no cardápio de fundo a gente tem os destaques que visam prender o cliente — ou seja, atrair e dar um motivo para que ele permaneça ali. Então, é importante que a foto e a descrição encantem essa pessoa para incentivá-la a consumir o produto.

“Quando você começar a olhar para dentro do seu funil, terá condições de identificar quais produtos têm mais ou menos atração, quais geram bons retornos financeiros, entre outros pontos relevantes.” Assim, você modela toda a estrutura da sua cozinha com base nas informações analisadas.

Entendendo essa mecânica, você cria situações que favorecem uma boa experiência, mostrando aos clientes exatamente o que eles desejam comprar. É um caminho crucial para otimizar o seu negócio, aprimorando todas as etapas envolvidas no preparo, na apresentação e na entrega dos pratos.

Junto a uma entrega eficaz e dentro do prazo, você vai ter um conjunto de diferenciais para surpreender o cliente positivamente. A tendência, claro, é que essa pessoa queira retornar e até indicar o seu restaurante a amigos, familiares e conhecidos. “O iFood vai identificando esse padrão e apontando a sua loja entre as opções mais relevantes.”

Quais experiências me trouxeram esses conhecimentos?

Não há um único caminho para aprender como ficar melhor ranqueado no iFood. Mas posso dizer que a principal experiência é aquela que vivemos no dia a dia de trabalho. “Tenho um restaurante com o qual saí de 10 a 15 pedidos ao mês para uma média de 400 pedidos no mesmo período.”

Por isso, reforço que o algoritmo do iFood é uma máquina que funciona com um conjunto de regras a serem consideradas por toda pessoa dona de delivery. Por ser uma ferramenta que indica o consumidor ideal com base em todas as suas práticas, é muito importante ficar de olho nos fatores que afetam a percepção do público.

Para terminar, acrescento que o objetivo deve estar sempre atrelado à oferta de uma experiência de qualidade. Invista em um cardápio harmonioso, garanta um atendimento eficaz, proporcione entregas rápidas e não deixe de explorar outros atrativos que mantenham o seu negócio em destaque.

Ao fazer sua parte com uma gestão de qualidade, o algoritmo do iFood tem condições de cumprir sua missão, trazendo novos clientes e aumentando as chances de fidelização. É uma atuação conjunta que gera benefícios a ambas as partes e, o mais importante, que deixa o público satisfeito com suas escolhas.

Gostou das dicas e quer continuar se aprimorando? Aproveite para saber mais sobre campanha inteligente e como divulgar o Clube iFood aos seus clientes!

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Por Eduardo Nanni

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