Quer aparecer no iFood? Entenda a visibilidade no app

Se você quer que sua loja apareça mais no iFood, o primeiro passo é entender sobre os critérios de visibilidade no aplicativo. Saiba mais!

Imagine que você está na praça de alimentação de um shopping. Há diversas opções de restaurantes para escolher, mas é preciso passar em cada um deles para conhecer o cardápio e saber se é um tipo de comida que você ou não. Parece trabalhoso, não é?!

O aplicativo iFood tem uma diversidade de restaurantes para atender aos diferentes gostos. Mas o diferencial é que o cliente não precisa passar por cada um deles, já que a inteligência da ferramenta oferece ao consumidor as lojas com mais potencial de efetuar um pedido.

Se você quer entender como funciona a visibilidade no aplicativo e aprender boas práticas que podem ajudar sua loja a aparecer no iFood para mais clientes, continue a leitura!

Como funciona a visibilidade no aplicativo iFood?

Os restaurantes não aparecem no iFood na mesma ordem para todos os clientes que utilizam a plataforma. Isso porque o iFood entende o comportamento do cliente e oferece as opções de loja que são mais adequadas às suas preferências.

A plataforma do iFood utiliza algoritmos para indicar os restaurantes aos clientes. Podemos entender os algoritmos como um conjunto de informações armazenadas e processadas. Essas informações vêm de dados comportamentais dos clientes.

Os algoritmos entendem, por exemplo, qual é o tipo de comida mais pedido pelo cliente, qual horário costuma fazer mais pedidos, qual é a média de dinheiro gasto em um pedido, além da localização do cliente.

Cada pessoa recebe sugestões únicas do aplicativo, justamente porque as pessoas têm preferências e comportamentos diferentes. Essa inteligência artificial ajuda os restaurantes a alcançarem o público certo, enquanto os clientes têm um acesso facilitado às lojas com mais potencial para fazer o pedido.

Ainda tem dúvidas? Imagine que você está acessando a Netflix para assistir a um filme. No seu perfil você encontrará várias sugestões de filmes e séries semelhantes aos que você já assistiu, porque a ferramenta entende o que você mais gosta de ver.

O iFood funciona de forma semelhante. A inteligência artificial entende o que o cliente mais gosta de pedir e dá sugestões de pratos e restaurantes.

Como um cliente descobre restaurantes no iFood?

Os algoritmos do iFood sugerem aos clientes aqueles restaurantes com mais potencial de fazer um pedido. Se um cliente costuma pedir comida brasileira na hora do almoço, por exemplo, ele receberá sugestões de restaurantes que oferecem essa categoria de prato.

Mas o algoritmo também considera o comportamento semelhante entre consumidores. Isso significa que se um grupo de clientes que costuma pedir comida brasileira está também pedindo comida saudável, as pessoas que têm um comportamento semelhante ao grupo receberão recomendações de restaurantes de comidas saudáveis.

Por isso, não se preocupe caso o seu restaurante não esteja aparecendo no seu aplicativo. Possivelmente, sua loja está sendo indicada aos clientes com mais aderência a seu cardápio.

Apesar de sugerir restaurantes mais parecidos com o comportamento do cliente, o iFood incentiva descobertas e experimentações. Por isso, eventualmente o algoritmo também sugere aos clientes alguns restaurantes diferentes daqueles que estão acostumados a pedir.

Já as lojas que acabaram de se cadastrar no aplicativo são inseridas em listas de forma aleatória, para incentivar que sejam descobertas. Assim, os primeiros pedidos são facilitados com um incentivo da inteligência artificial do iFood.

Por que o iFood trabalha com Inteligência Artificial?

A inteligência artificial consegue aprender padrões de comportamento dos clientes e auxiliar na tomada de decisões, além de promover uma melhor experiência de compra. O cliente gasta menos tempo escolhendo o que vai comer, já que o aplicativo indica as lojas que mais combinam com o comportamento dessa pessoa.

Os restaurantes também são beneficiados com a inteligência dos algoritmos do iFood. As lojas são expostas aos clientes de forma inteligente, conectando o restaurante às pessoas com mais potencial de realizarem um pedido.

Como funciona a recomendação de restaurantes?

De forma prática, a recomendação de restaurantes acontece a partir do momento em que o cliente abre o aplicativo. A inteligência do iFood busca pelos pedidos anteriores do cliente para conhecer seu comportamento de compra e, em seguida, verifica quais restaurantes atendem naquela região e turno em que o aplicativo foi aberto.

Com todos esses dados processados, o aplicativo apresenta a lista de restaurantes recomendados ao comportamento de compra daquela pessoa — essa lista também é conhecida como ranking de lojas.

O ranking de lojas é a ordem com que os estabelecimentos aparecem no aplicativo do cliente. Cada cliente visualiza um ranking único, de acordo com seus hábitos de compra. Mas vale considerar que diferentes fatores interferem na construção do ranking, como:

  • novos restaurantes podem ter uma posição separada;
  • os Super podem receber uma pequena preferência;
  • restaurantes com boa performance em vendas também são priorizados.

Além do ranking da página inicial do aplicativo iFood, as lojas podem aparecer para os clientes em diferentes locais, como:

  • lista de lojas;
  • lista de pratos;
  • lista de promoções;
  • tela de busca no aplicativo

A construção do ranking não considera a média de avaliação dos clientes, o preço de entrega e a distância da loja até o cliente.

Como fazer seu restaurante aparecer no iFood?

O principal responsável por fazer você aparecer no iFood é o comportamento do consumidor. No entanto, você pode adotar boas práticas para garantir que seu cardápio está sendo visto pelas pessoas certas.

Insira boas fotos dos seus pratos

As fotos são responsáveis por atrair os olhares dos clientes e os incentivarem a pedir seus produtos. Mas não se preocupe em produzir fotos com equipamentos profissionais.

Você pode aprender a produzir boas fotos utilizando seu próprio celular. Escolha uma boa iluminação, faça um bom empratamento, procure o melhor ângulo e capriche na imagem. Isso é fundamental para valorizar seus produtos.

Entregue comida de qualidade

Não basta apenas produzir boas fotos. Os pratos entregues devem atender às expectativas dos clientes. Assim você consegue oferecer uma boa experiência de consumo e, consequentemente, ter mais visibilidade no aplicativo.

Faça uma descrição completa dos produtos

Descreva todas as informações relevantes dos produtos. Os clientes precisam saber tudo que contém no prato antes de pedir. Por isso, considere inserir as seguintes informações:

  • ingredientes;
  • método de preparo;
  • adaptação a restrições alimentares;
  • tamanho do prato;
  • número de pessoas que serve.

Faça promoções de desconto e combos para aparecer no iFood

Ofereça condições especiais de compra a seus clientes, como frete grátis ou cupons de desconto. Essas ações colocarão seu restaurante em mais listas, além de oferecer um diferencial de compra aos consumidores.

Divulgue o link da sua loja no iFood nas redes sociais

Pegue o link que leva o consumidor diretamente à sua loja no aplicativo e compartilhe com os seus contatos nos canais que já costuma utilizar, como WhatsApp, Instagram e Facebook. Isso incentivará que mais pessoas comprem de você e, com o aumento de clientes bem atendidos, você pode ter mais visibilidade no iFood.

Para encontrar o link do seu restaurante você deve acessar a página do iFood pelo computador. Coloque a sua localização e, na aba de pesquisa, digite o nome do seu estabelecimento no iFood. Clique na sua loja e copie o link disponível no navegador — é aquela informação que aparece no espaço em que você digita o site que quer acessar.

Depois disso, é só compartilhar esse link com seus clientes nas redes sociais que você já utiliza.

Confira se sua loja aberta aos clientes

No Gestor de Pedidos do iFood, confira se sua loja está aberta aos consumidores. Basta verificar o status no canto superior direito da tela inicial.

Dê atenção à entrega

Todo processo de entrega da comida ao cliente deve ser visto com atenção. Garanta que os pratos estão saindo da sua loja com embalagens de qualidade, que garantam a temperatura e apresentação da comida.

A inteligência artificial do iFood conecta clientes e restaurantes com mais aderência. Por isso, foque em otimizar o seu cardápio para ser encontrado pelas pessoas certas e, com isso, você terá mais oportunidades de ter um bom desempenho no aplicativo.

Quer mais uma dica para aparecer no iFood? Conheça o Feed iFood e comece a divulgar seus pratos.

Por iFood

Por iFood

204 respostas

  1. Antigamente quem era novo aparecia nas primeiras colocações para maior visibilidade, porém c o algoritmo acho q ficou mais competitivo. Parabéns pela iniciativa.

    1. Oi, Marcus! Novos restaurantes continuam recebendo alguns incentivos da ferramenta para aparecer no app. Assim, conseguimos crescer juntos! Assine nossa newsletter para receber mais conteúdos na sua caixa de entrada.

  2. Bom dia!!!
    Adorei a dica, vou ficar mais atenta e fazer algumas mudanças!!
    Muito boa essas informações!!!
    Ajuda muito!
    Valeu parceiro ifood!

  3. Tenho acompanhado quase todos os conteúdos que vcs estão fazendo,sou muito grato estou aplicando o máximo possível e tenho certeza que uma hora o meu negócio deslancha…..

  4. Outra ideia que eu queria sugerir é sobre o estoque … Vendo unidades de salgados … então fica complicado esse mecanismo de “pausa” e “ativado” …o certo seria colocar a quantidade q temos no estoque assim q os clientes forem comprando automaticamente vai dando baixa …. Isso acontece em outras plataformas de vendas …obrigado

    1. Oi, Bruno! Você trouxe uma ótima sugestão de melhoria! Muito obrigado! ♥️
      Enquanto estudamos o assunto por aqui, sugiro que você utilize o Gestor de Pedidos para pausar os itens sem estoque. Espero trazer boas notícias em breve!

  5. Vocês priorizam muito a qualidade do produto, a embalagem etc e tal, mas pecam muito na questão da entrega, se chove não tem motoboy para entregar ou demoram muito para vir, o motoboy aceita a entrega mas não vem aí pode ocorrer algumas coisas, o cancelamento do pedido, se for alimentos quentes poderá esfriar ou o restaurante ser mal avaliado pelo cliente, se tem um cancelamento pelo motoboy por problemas na moto eu sou prejudicado, se o cliente erra no pedido e cancela eu sou prejudicado pois minha nota na plataforma do Ifood cai, poderiam olhar com mais carinho para isso

  6. Amei, com isso posso aumentar ainda mais meu faturamento! Hoje vivemos praticamente do aplicativo ifood.. eu amo.. muito prático e rápido ganhar ?

  7. Sou parceiro do ifood bastante tempo,só que de 2020 pra cá piorou em alguns pontos na questão de visibilidade e listas. antes um atendente podia te colocar em certas listas, hoje uma curadoria digital que seleciona pratos e restaurantes para aparecer no app. essa semana meu restaurante saiu da lista de almoço por até R$ 20, sendo que cumpro todos os requisitos, foi uma falha pois no mês de março as vezes essa lista aparecia somente 3 restaurantes e do nada voltava ao normal, agora parece que atualizou e está aparecendo vários restaurantes menos o meu… a inteligência artificial pode ajudar, só que as vezes um atendente pode resolver, só que não resolve com isso não sai nada de pedidos, afinal a lista de almoço ajuda bastante… já abri um chamado no portal, mas sempre vem um resposta automática…

    1. Oi, Lucas! Esperamos que você esteja bem. Sentimos muito por essa questão que você relatou. Sabemos que temos oportunidades de melhoria nos nossos processos e ferramentas e, por isso, estamos desenvolvendo diferentes iniciativas que visam oferecer uma experiência melhor a você, nosso parceiro. Queremos convidá-lo a conhecer mais sobre as ações que estamos colocando em prática para melhorar a experiência dos restaurantes com a gente! Leia este post e saiba mais!

  8. Entrei no ifood em 2019 desde de então tenho cumprindo todas as metas assim que lá no portal tem do nada meu restaurante saiu da lista de lojas pra encontrar minha loja só nos campos de pesquisa entro em contato pelo chat cada um que antende e uma solução diferente e ninguém solucionar nada sempre a mesma conversa já passei seu problema pro time responsável entra em contato aguarde o prazo de 72 horas. E quando me responder muito horas depois de 4 dias ,só um email descrito essas palavras
    Tentando contato com você,mas sem sucesso o chamado foi encerrado nem si que teve o trabalho de ligar realmente te mando um email fico frustada com todos esse meios de tecnologia e não poder verificar o porque ou Ativa novamente a loja no aplicativo, porque nem todo os clientes tem bola de cristal pra advinha que existe uma loja que não está ali ,como o cliente vai saber que existimos si não estamos aparecendo igual a os demais como esse tecnologia colocar uns pra ser divulgado e esconde o outro estou a 10 dias hoje sem aparecer no aplicativo em lista das lojas,pra encontrar só cliente com pedido anterior na lojas
    Graças a Deus temos um bom serviço que vem cliente até a loja comprar e procurar saber porque saímos do ifood
    Já abri vários chamado e até o momento dia 23/04/2022 não tiver resposta e porque aqui não dá pra colocar os print do chamado nem do email que mi enviaram mas guardei todos na espera de alguém um dia resolver esse problema
    Já foi muito bom o ifood hoje em dias e muitas tecnologia e pouco humanidade ?

    1. Nosso app tem diferentes listas, como lista de frete grátis, restaurantes com promoções, cupons de desconto e também listas de categorias de cozinha. Temos um material que explica bem como fazer isso: https://blog-parceiros.ifood.com.br/aparecer-no-ifood/. Pra qualquer dificuldade nesse momento, nosso time está disponível pelo atendimento no Portal do Parceiro. Temos uma equipe empenhada em trazer soluções pra situações como essa. ?

  9. Como eu posso ter um suporte voltado para Ifood Mercado? Não encontro quase nenhum conteúdo sobre o seguimento, e preciso entender o fluxo de algumas situações dentro do trabalho.

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