Quer aparecer no iFood? Entenda a visibilidade no app

Se você quer que sua loja apareça mais no iFood, o primeiro passo é entender sobre os critérios de visibilidade no aplicativo. Saiba mais!

Imagine que você está na praça de alimentação de um shopping. Há diversas opções de restaurantes para escolher, mas é preciso passar em cada um deles para conhecer o cardápio e saber se é um tipo de comida que você ou não. Parece trabalhoso, não é?!

O aplicativo iFood tem uma diversidade de restaurantes para atender aos diferentes gostos. Mas o diferencial é que o cliente não precisa passar por cada um deles, já que a inteligência da ferramenta oferece ao consumidor as lojas com mais potencial de efetuar um pedido.

Se você quer entender como funciona a visibilidade no aplicativo e aprender boas práticas que podem ajudar sua loja a aparecer no iFood para mais clientes, continue a leitura!

Como funciona a visibilidade no aplicativo iFood?

Os restaurantes não aparecem no iFood na mesma ordem para todos os clientes que utilizam a plataforma. Isso porque o iFood entende o comportamento do cliente e oferece as opções de loja que são mais adequadas às suas preferências.

A plataforma do iFood utiliza algoritmos para indicar os restaurantes aos clientes. Podemos entender os algoritmos como um conjunto de informações armazenadas e processadas. Essas informações vêm de dados comportamentais dos clientes.

Os algoritmos entendem, por exemplo, qual é o tipo de comida mais pedido pelo cliente, qual horário costuma fazer mais pedidos, qual é a média de dinheiro gasto em um pedido, além da localização do cliente.

Cada pessoa recebe sugestões únicas do aplicativo, justamente porque as pessoas têm preferências e comportamentos diferentes. Essa inteligência artificial ajuda os restaurantes a alcançarem o público certo, enquanto os clientes têm um acesso facilitado às lojas com mais potencial para fazer o pedido.

Ainda tem dúvidas? Imagine que você está acessando a Netflix para assistir a um filme. No seu perfil você encontrará várias sugestões de filmes e séries semelhantes aos que você já assistiu, porque a ferramenta entende o que você mais gosta de ver.

O iFood funciona de forma semelhante. A inteligência artificial entende o que o cliente mais gosta de pedir e dá sugestões de pratos e restaurantes.

Como um cliente descobre restaurantes no iFood?

Os algoritmos do iFood sugerem aos clientes aqueles restaurantes com mais potencial de fazer um pedido. Se um cliente costuma pedir comida brasileira na hora do almoço, por exemplo, ele receberá sugestões de restaurantes que oferecem essa categoria de prato.

Mas o algoritmo também considera o comportamento semelhante entre consumidores. Isso significa que se um grupo de clientes que costuma pedir comida brasileira está também pedindo comida saudável, as pessoas que têm um comportamento semelhante ao grupo receberão recomendações de restaurantes de comidas saudáveis.

Por isso, não se preocupe caso o seu restaurante não esteja aparecendo no seu aplicativo. Possivelmente, sua loja está sendo indicada aos clientes com mais aderência a seu cardápio.

Apesar de sugerir restaurantes mais parecidos com o comportamento do cliente, o iFood incentiva descobertas e experimentações. Por isso, eventualmente o algoritmo também sugere aos clientes alguns restaurantes diferentes daqueles que estão acostumados a pedir.

Já as lojas que acabaram de se cadastrar no aplicativo são inseridas em listas de forma aleatória, para incentivar que sejam descobertas. Assim, os primeiros pedidos são facilitados com um incentivo da inteligência artificial do iFood.

Por que o iFood trabalha com Inteligência Artificial?

A inteligência artificial consegue aprender padrões de comportamento dos clientes e auxiliar na tomada de decisões, além de promover uma melhor experiência de compra. O cliente gasta menos tempo escolhendo o que vai comer, já que o aplicativo indica as lojas que mais combinam com o comportamento dessa pessoa.

Os restaurantes também são beneficiados com a inteligência dos algoritmos do iFood. As lojas são expostas aos clientes de forma inteligente, conectando o restaurante às pessoas com mais potencial de realizarem um pedido.

Como funciona a recomendação de restaurantes?

De forma prática, a recomendação de restaurantes acontece a partir do momento em que o cliente abre o aplicativo. A inteligência do iFood busca pelos pedidos anteriores do cliente para conhecer seu comportamento de compra e, em seguida, verifica quais restaurantes atendem naquela região e turno em que o aplicativo foi aberto.

Com todos esses dados processados, o aplicativo apresenta a lista de restaurantes recomendados ao comportamento de compra daquela pessoa — essa lista também é conhecida como ranking de lojas.

O ranking de lojas é a ordem com que os estabelecimentos aparecem no aplicativo do cliente. Cada cliente visualiza um ranking único, de acordo com seus hábitos de compra. Mas vale considerar que diferentes fatores interferem na construção do ranking, como:

  • novos restaurantes podem ter uma posição separada;
  • os Super podem receber uma pequena preferência;
  • restaurantes com boa performance em vendas também são priorizados.

Além do ranking da página inicial do aplicativo iFood, as lojas podem aparecer para os clientes em diferentes locais, como:

  • lista de lojas;
  • lista de pratos;
  • lista de promoções;
  • tela de busca no aplicativo

A construção do ranking não considera a média de avaliação dos clientes, o preço de entrega e a distância da loja até o cliente.

Como fazer seu restaurante aparecer no iFood?

O principal responsável por fazer você aparecer no iFood é o comportamento do consumidor. No entanto, você pode adotar boas práticas para garantir que seu cardápio está sendo visto pelas pessoas certas.

Insira boas fotos dos seus pratos

As fotos são responsáveis por atrair os olhares dos clientes e os incentivarem a pedir seus produtos. Mas não se preocupe em produzir fotos com equipamentos profissionais.

Você pode aprender a produzir boas fotos utilizando seu próprio celular. Escolha uma boa iluminação, faça um bom empratamento, procure o melhor ângulo e capriche na imagem. Isso é fundamental para valorizar seus produtos.

Entregue comida de qualidade

Não basta apenas produzir boas fotos. Os pratos entregues devem atender às expectativas dos clientes. Assim você consegue oferecer uma boa experiência de consumo e, consequentemente, ter mais visibilidade no aplicativo.

Faça uma descrição completa dos produtos

Descreva todas as informações relevantes dos produtos. Os clientes precisam saber tudo que contém no prato antes de pedir. Por isso, considere inserir as seguintes informações:

  • ingredientes;
  • método de preparo;
  • adaptação a restrições alimentares;
  • tamanho do prato;
  • número de pessoas que serve.

Faça promoções de desconto e combos para aparecer no iFood

Ofereça condições especiais de compra a seus clientes, como frete grátis ou cupons de desconto. Essas ações colocarão seu restaurante em mais listas, além de oferecer um diferencial de compra aos consumidores.

Divulgue o link da sua loja no iFood nas redes sociais

Pegue o link que leva o consumidor diretamente à sua loja no aplicativo e compartilhe com os seus contatos nos canais que já costuma utilizar, como WhatsApp, Instagram e Facebook. Isso incentivará que mais pessoas comprem de você e, com o aumento de clientes bem atendidos, você pode ter mais visibilidade no iFood.

Para encontrar o link do seu restaurante você deve acessar a página do iFood pelo computador. Coloque a sua localização e, na aba de pesquisa, digite o nome do seu estabelecimento no iFood. Clique na sua loja e copie o link disponível no navegador — é aquela informação que aparece no espaço em que você digita o site que quer acessar.

Depois disso, é só compartilhar esse link com seus clientes nas redes sociais que você já utiliza.

Confira se sua loja aberta aos clientes

No Gestor de Pedidos do iFood, confira se sua loja está aberta aos consumidores. Basta verificar o status no canto superior direito da tela inicial.

Dê atenção à entrega

Todo processo de entrega da comida ao cliente deve ser visto com atenção. Garanta que os pratos estão saindo da sua loja com embalagens de qualidade, que garantam a temperatura e apresentação da comida.

A inteligência artificial do iFood conecta clientes e restaurantes com mais aderência. Por isso, foque em otimizar o seu cardápio para ser encontrado pelas pessoas certas e, com isso, você terá mais oportunidades de ter um bom desempenho no aplicativo.

Quer mais uma dica para aparecer no iFood? Conheça o Feed iFood e comece a divulgar seus pratos.

Por iFood

Por iFood

205 respostas

  1. Plataforma muito bem construída, porém o grande pecado é o chat extremamente escondido e na maioria esmagadora do tempo indisponível. Se temos um problema o chat tem que dar o suporte de imediato. Donos de restante não pode ficar dois dias para solucionar um problema!

  2. Estou aprendendo muito com vocês, tudo é novo para mim nunca tive experiência igual.
    Tudo é muito organizado .estou ainda no início mais espero chegar longe com ajuda de toda equipe.gratidão!!!

  3. Inteligência experta essa, sempre tem as mesmas figurinhas no topo.
    Mc donalds
    China In Box
    Habibs
    Subway…acredito fielmente que a inteligência da plataforma sempre me apresenta os restaurantes que mais tem a ver comigo, lá depois que rolo a página umas 30x 😀

    1. Oi, Carlos! Os comentários postados aqui no blog passam pela etapa de resposta para, então, serem publicados. Seu comentário anterior já foi respondido aqui, tudo bem? Conte com a gente! Suas contribuições são sempre bem-vindas!

  4. Gostaria de saber se teria alguma possibilidade de quando um cliente fazer o pedido aparecer pra ele a quantidade daquele prato disponível…pois já várias vezes o cliente por exemplo pede 03 escondidinhos de carne de sol com macaxeira…mas nossa loja só tem apenas 02 disponível…e sempre tem que falar com o cliente dando a sugestão de escolher outro prato …as vezes dá certo…mas tem cliente que se aborrece e pede cancelamento ☹️ Será que podem programar e acrescentar essa grande informação tanto pra o cliente como pra loja evita tempo perdido aborrecimentos???

    1. Oi, Albênia! Por enquanto, sugiro que você utilize o Gestor de Pedidos para pausar os itens sem estoque. Mas você trouxe uma sugestão muito boa. Vamos estudar por aqui esse assunto e, em breve, voltaremos com novidades. ?

  5. Eu ainda estou tendo muita dificuldade com a plataforma, porém tbm entendo que sou nova com apenas 2 meses e não tenho muita facilidade em mexer com computador. Mais não vou desistir vou pelo menos 1 ano tentando melhorar claro meu cardápio e meus conhecimentos com a plataforma. Espero que algo sensacional aconteça nessa nova minha jornada em nome de JESUS

    1. Oi, Poliane! Estamos aqui para apoiar você nessa jornada! Aqui no blog, estamos focados em trazer conteúdos didáticos para você aproveitar ao máximo os recursos do iFood. Temos um post sobre Portal do Parceiro, que tira as principais dúvidas sobre a ferramenta. Aproveite bastante esse material!

    1. Eu, Neuziane! Que ótimo que você gostou! Aproveite e assine nossa newsletter para receber mais materiais diretamente no seu e-mail! =)

  6. Gostei muito! Boa explicação. Estou a um mês na plataforma. Fico mas tranquilo agora depois de entender melhor a dinâmica ?

  7. Legal, gostei. Só fiquei em dúvida qdo falou que as avaliações não são levadas em conta e depois diz que a boa experiência no consumo faz subir sua visibilidade. O IFood só saberá da satisfação do cliente se ele fizer a avaliação. Mas tá tudo bem

  8. Eu gosto muito de todas as dicas quero demais aprender preciso mesmo de muitas dicas para melhorar meu desempenho

  9. Eu estou muito feliz por fazer parte dessa parceria com vocês eu agradeço a Deus por ter essa oportunidade obrigada

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