Como ter uma boa avaliação no iFood

Entenda quais são os critérios adotados pelo cliente ao fazer uma avaliação no iFood. Aplique boas práticas e melhore seu desempenho!
5 Min
avaliação ifood

As avaliações no iFood classificam o grau de satisfação que os clientes têm com os restaurantes. Elas são fundamentais, pois atestam a outros clientes como foi a experiência que as pessoas tiveram com sua loja.

No aplicativo do iFood, a avaliação apresentada representa uma média dos últimos 90 dias, em que a nota pode variar de 1 a 5 estrelas — sendo que 5 é o grau máximo de satisfação.

É importante reforçar que os clientes têm o direito de realizar críticas públicas sobre sabor, quantidade e gosto pessoal. As lojas têm o direito de responder às críticas nas avaliações em até 7 dias. Todos têm o dever de respeitar a política, como, por exemplo, nunca usar palavras ofensivas.

Se você quer aumentar sua avaliação no iFood, entenda os critérios adotados pelos clientes no momento da avaliação.

Comida saborosa

O primeiro critério considerado é o sabor da comida. Esse é o momento em que você deve destacar toda personalidade do seu restaurante nos pratos que está entregando.

Para preparar comidas mais saborosas, vale a pena investir, por exemplo, em ingredientes de qualidade, que realmente valorizem seu produto. Garanta também que sua cozinha conta com equipamentos eficientes na conservação e no preparo dos alimentos.

Bem temperada

Além de ser saborosa, a comida precisa ser bem temperada. Isso significa que o cozinheiro deve explorar todo seu conhecimento na construção dos sabores.

Investir em cursos e treinamentos que ajudem no desenvolvimento de novas habilidades é um passo importante. Isso porque o mercado da culinária se renova constantemente, trazendo sempre novidades.

Boa aparência

A aparência da comida é responsável por despertar no cliente o primeiro interesse em consumir seu produto. Isso faz parte da experiência que o cliente terá com sua loja.

Da mesma forma, garanta o uso de ingredientes de qualidade. Mas também é importante ter cuidado e dedicação em todas as etapas de preparo do prato.

Boa quantidade

Ao fazer um pedido no iFood, é comum que o cliente tenha uma expectativa sobre a quantidade e tamanho do prato que receberá. Por isso, o primeiro passo é garantir preparos suficientes para uma refeição.

Mas o verdadeiro segredo é alinhar com o cliente, antes de realizar o pedido, a quantidade que será entregue. Ao configurar o cardápio iFood, você consegue especificar o peso do prato, além do número de pessoas que serve.

Pratos vendidos sem essa especificação de tamanho podem frustrar o cliente. Essa informação, no entanto, promove uma comunicação mais transparente com o cliente e pode evitar problemas.

Boa embalagem

A embalagem é o elemento responsável por garantir a segurança e temperatura dos alimentos. No serviço de entrega, o preparo passa por diferentes fases, como o trajeto de entrega com a pessoa entregadora.

Durante a rota, o pedido pode se movimentar — o que é natural. Por isso, é essencial que a embalagem proteja o alimento e não o deixe vazar, revirar ou perder a temperatura.

Vale a pena fazer testes e pesquisar bastante para entender qual é a embalagem ideal para seu produto. Não deixe de contar com bons fornecedores para adquirir as embalagens necessárias.

Temperatura certa

A temperatura é outro critério avaliado pelos clientes ao final de um  pedido. Isso porque pode ser frustrante para o cliente receber, por exemplo, um sorvete derretendo ou uma pizza fria.

Além de escolher uma embalagem que ajude na conservação da temperatura, invista na otimização da sua operação, para que os produtos sejam imediatamente despachados após a conclusão do preparo.

Bons ingredientes

A qualidade dos ingredientes vai valorizar todo conhecimento e esforço da equipe da cozinha. Por isso, busque adquirir marcas de confiança, que você goste de consumir no dia a dia.

Contar com bons fornecedores é importante para você poder ter sempre os ingredientes certos na sua operação. No processo de negociação, avalie todas as condições de compra e também entenda o prazo de entrega dos ingredientes após a realização do pedido.

Mantenha sempre um estoque de ingredientes, para que os itens essenciais não faltem durante a rotina de trabalho. Ao mesmo tempo, evite excessos, já que ingredientes guardados por muito tempo podem estragar.

No ponto certo

O ponto dos pratos diz respeito ao uso correto das técnicas e processos de preparo. Imagine, por exemplo, que você pede uma fatia de bolo, mas a massa ainda está crua? A experiência pode ser desagradável.

Para garantir o ponto certo dos pratos, a solução é treinar. Faça testes, prepare inúmeras vezes e busque sempre por melhorias no resultado. A própria rotina de trabalho ajudará você a desenvolver ainda mais.

São diversos os critérios adotados pelos clientes ao fazer uma avaliação no iFood. Entenda cada um e invista no desenvolvimento do seu produto e da sua operação.

Vale considerar também que o consumidor tem um prazo de 7 dias para fazer a avaliação do pedido. Após esse período, o recurso fica indisponível no aplicativo. Esse prazo, que antes considerava 15 dias, visa reter uma taxa de respostas mais qualificadas.

Para ter boas avaliações no iFood, vale a pena também construir bons relacionamentos com o cliente. Comunique-se constantemente pelo chat do iFood e também busque atender os prazos de entrega descritos na ferramenta.

Agora que você já sabe como ter uma boa avaliação no iFood, leia este post e saiba como ter uma boa reputação online!

249 respostas

  1. E quando um yakisoba está especificado 500g, a gente manda 560 por aí pois sempre mandamos a mais do especificado e a pessoa da 1 estrela e vcs acatam isso diminuindo o nosso score na plataforma ??? Precisam rever isso tb pq nesse caso não é possível pedir moderação, vcs n permitem.

    1. Oi, Priscila. Obrigada pela sugestão. Vamos informar ao nosso time interno sobre o que você nos contou pra qualquer alteração futura possível. Você também pode entrar em contato com o nosso time de atendimento por meio da opção “Chamados e ajuda” no Portal do Parceiro. 🙂

      1. Não adianta nada entrar em contato, vocês não estão abertos ao contraditório. A avaliação do cliente é absorvida por vocês como a verdade, independente do que realmente aconteceu.
        Um atraso essa forma de relacionamento com o restaurante.

      2. E quando cliente avalia restaurante errado , msm mostrando pra vcs conversas dela dizendo que avaliou errado , teria como retirar a avaliação mesmo com provas de conversas? Sendo que a cliente fez pedido 15 dias atrás e nos avaliou 15 dias depois , como sempre entramos em contato para saber o real motivo do negativo e até msm se for avaliação positiva (agradecemos e mandamos brindes no próximo pedido ou desconto) Acredito que avaliação teria que ter prazo de 24 horas para cliente avaliar e não prazo de 15 a 30 dias , esse prazo faz o cliente se confundir todo na hora de avaliar principalmente para aquele cliente que pede muito no app igual aconteceu aqui conosco. Quando recebemos avaliações positivas mal sobe a nota e tem vez que o cliente avalia positivo porem a avaliação do cliente não cai , e quando e negativo a avaliação cai no msm dia e a nota cai drasticamente , acho isso muito errado do app .

        1. Poxa, Polyana. Lamentamos por essa sua experiência aqui. 🙁 Nosso time já está atento ao que você contou e estamos investindo em novas soluções. Caso discorde de alguma avaliação, você pode solicitar nossa moderação, acessando “Avaliações” no Portal do Parceiro. Vamos analisar e te dar um retorno por lá.

          1. Eu Gostaria de saber Por que Por que eu não estou tendo Vendas no iPhone a mais de uma semana já Gostaria de saber Por que cliente nenhum pediu nada Essa semana eu Gostaria que alguém me responder se que ta acontecendo Por que eu quero voltar minha loja ativa eu te busco blema aí the salvo the da minha mãe pra resolver minha filha fez cirurgia E eu to cuidando dela e Por esse motivo eu não tem abrida loja constantimente

          2. Acho um absurdo os critérios do ifood. Onde o mal é mais valioso que o bem, certas pessoas não sabem a diferença de um filet mignon corte alto ou baixo. Acham que são Master chefes.

          3. Ei, Antonia! Sentimos muito por essa percepção. Se precisar de algum suporte, estamos à disposição!

    2. Olá, gostaria de mudar meu email mas, não estou conseguindo mudar já falei com o suporte até agora nada. O que eu faço?

    3. Um ano depois e não mudou em nada. Continuam nos prejudicando por causa dos clientes mal intencionados. 🙁

  2. Sigo todos os critérios cobrado pelo ifood, o problema é que vocês publicam todos os tipos de comentários e avaliações, fazendo com que nossa loja perca credibilidade sendo chingada pelo suposto cliente, que geralmente é um concorrente. Outra situação também, são os clientes dando o golpe na loja, o cliente faz o pedido, o pedido sai para a entrega, é entregue ao cliente, ele faz o cancelamento dizendo que não é entregue, e quem perde é a loja, já não basta a super taxas cobrada pelo serviço de vocês, que é um absurdo!!! Estarei saindo do ifood o mais breve possível. Não respeitam o restaurante, aqui só representam 5 % das minhas vendas, não irá fazer diferença.

    1. Exatamente, passamos por isso esse mês, um concorrente pediu 1 porção nossa e nos avaliou dizendo que o hambúrguer era ruim tudo era ruim como se ele tivesse pedido varias coisas em um pedido só,sendo que pediu uma porção so por causa do CPF dele que estava no app joguei no Google e vi que era de um restaurante próximo do meu restaurante deu CNPJ dele e tudo ate o número que ele mandou mensagem no WhatsApp do restaurante era o número cadastro no restaurante dele . Achei um absurdo a pessoa perde seu tempo pra ficar pedindo no concorrente para tentar difamar no app so pra se sentir bem ( Isso pra mim mostra que a pessoa não ta indo bem no restaurante, e pede e avalia o concorrente so pra se sentir bem) Jamais eu faria isso pois é muito falta de profissionalismo e falta de caráter.

      1. Poxa, Polyana. Sentimos muito que isso tenha acontecido com vocês. :/ Já passamos a adotar algumas medidas por aqui a fim de você tenha uma experiência cada vez melhor com o iFood. Fica de olho nas futuras atualizações e, sempre que precisar, conta com a gente pelo atendimento no Portal do Parceiro.

    1. Oi, Kleverson. Que maneiro! Seguindo as dicas que separamos pra você, seu restaurante vai arrasar na plataforma. <3

  3. Massas da ló
    Minhas massas são fresca pois todas segunda e terça são meus dias de repor mercadorias, meus doces tbm tem o mesmo critério, as vezes cometemos erros inconsciente, isso não justifica um cliente de dizer que meu produto está estragado, já tive cliente que queria que eu fizesse um pix falando mal dos meus produtos. Mas eu aceito críticas construtivas pois assim poderei aprender e corrigir o erro., uma observação, tive dois pedidos cancelados dia 21/04 eu descordo pois não tocou isso eu acho uma injustiça falta de colaboração por parte do funcionário do iFood pois nessa jornada que estou com o iFood isso nunca aconteceu. Obrigado pela oportunidade de deixar eu expor minha opinião.

      1. Uma coisa que eu acho um absurdo vocês colocar promoções sem autorização do restaurante estava achando muito estranho e meus repasses estava vindo muito baixo quando eu fui entrar na parte das promoções fui ver que vocês me colocaram em 9 promoções sendo que vocês não nos notificaram a respeito dessas promoções e essas políticas de você viu acho muito ridículo. Sendo que grande parte de vocês não resolvem o problema

        1. Respondemos seus outros comentários aqui no blog e estamos à disposição pra te escutar e auxiliar com o que for preciso. Entra em contato com a gente pela opção de atendimento no Portal do Parceiro, clicando em “Chamados e ajuda”, depois “Atendimento”.

  4. Olá I-food, me desculpe nem sempre os cliente é coerente com as avaliações mais vcs nem querem saber apenas da razão pra quem vcs acham certo, e nem me responde que é um método de vcs e que o cliente não respondeu além de nada que vcs pedem faça meu favor

  5. Mas para conseguirmos esses critérios precisamos de tempo, o tempo que o ifood coloca para preparar o pedido e pouco, em média de 20 a 30 minutos após aceitar o pedido, até por que de acordo com o pedido pode variar bastante o tempo de preparo. Deveriam rever essa política de tempo que o ifood possui

    1. Oi, Cleyton. Se a sua entrega for realizada por pessoas entregadoras da própria equipe, é possível alterar o tempo de preparo dos pedidos acessando o Portal do Parceiro (veja aqui como fazer essa alteração). Para pedidos retirados por um Entregador Parceiro, o tempo varia e é calculado pela Inteligência Artificial do iFood. Este post explica como funciona e como “mudar” esse tempo de retirada do pedido: https://blog-parceiros.ifood.com.br/tempo-do-pedido.

      1. Ajudaria se os clientes avaliassem certos. Esse mês recebemos duas avaliações 14 dias após o pedido, e ambos alegaram que avaliaram o restaurante errado. Mas de acordo com as políticas do I food, nem com print no chamado vocês contestaram as duas avaliações. Sem contar os golpes e fakes.

        1. Oi, Pedro. Lamentamos que isso tenha acontecido. Caso discorde de uma avaliação, é possível solicitar a moderação do nosso time pela aba “Avaliações” no Portal do Parceiro. Saiba que estamos desenvolvendo diferentes iniciativas a fim de aprimorar, cada vez mais, sua experiência com o iFood.

          1. Não é possível abrir moderação quando o cliente avalia sem comentário da 3 estrelas alegando que não foi dentro do prazo e no sistema consta que entregou sim no prazo estipulado pelo restaurante,mas avaliação sem comentário não é possível moderar isso nos prejudica muito

    1. A gente fica muito de oferecer a você sempre a merlhor experiência aqui. <3 Caso queira receber mais informações como essa direto no seu e-mail, basta assinar a nossa newsletter rolando a página até o final. =D

  6. Temperatura certa no tempo certo está meio dificil com entregadores de bike que demoram 20/30 minutos pra chegar no restaurante e ainda vão fazer a entrega…

    1. Oi, Marcos. A partir das entregas já feitas, a Inteligência Artificial do iFood entende o tempo médio de preparo dos pedidos pelo restaurante e aloca a pessoa entregadora no tempo previsto pra iniciar a rota de entrega. Você pode ver mais sobre como isso funciona e como “mudar” esse tempo de retirada aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/tempo-do-pedido. Uma boa embalagem também pode garantir a segurança e temperatura dos alimentos por mais tempo.

    1. A gente fica muito feliz em ler isso, Gabriel! Uma boa reputação online contribui com as suas vendas e atrai mais clientes para o iFood. <3 🙂

  7. Sinceramente, acho injusto..a plataforma da muita importância a essas avaliações, porque tem muitos clientes que são injustos ao avaliar,as vezes por um atraso que o restaurante não tem culpa e sim a própria plataforma, já que no meu caso, uso entregador da plataforma…. Quem fica com a avaliação ruim.. é o restaurante…sem falar que a avaliação ruim fica prevalecendo por um longo período… acho vcs deveriam ajustar isso melhor.

  8. Ola vocês não dão incentivos de venda nenhuma ao seus clientes só tiram …minha cidade está cheio de propaganda de iffood bandeirolas etc…nunca recebemos nenhuma ligação si quer …preciso da atenção de vcs

    1. Oi, Glauber. Estamos desenvolvendo diferentes iniciativas a fim de aprimorar ainda mais a experiência de clientes, entregadores e parceiros aqui na plataforma. Se você já é nosso parceiro, nosso time de suporte e atendimento está à disposição por meio do Portal do Parceiro, em “Chamados e ajuda” no menu lateral. Confira tudo o que está sendo feito pelos restaurantes em 2022: https://blog-parceiros.ifood.com.br/restaurante-ifood.

  9. O que muitas vezes recebemos baixa avaliação e principalmente pedidos cancelados, com toda certeza a ma qualidade da entrega. Voces deveriam investir nos motoboys como investem em publi. Pois, a maioria chega aqui com cada bag de fazer vergonha, entregamos o pedido e pedimos cuidado ele diz ok e da uma girada na bag ao colocar nas costas. Tive pedidos cancelados que os cliente avaliaram com 1 dizendo que o pedido chegou todo revirado e voces cancelaram a avaliacao e nao pagaram ao restaurante. Uma verdadeira falta de respeito.

    1. Oi, Karla. Estamos desenvolvendo diferentes iniciativas que visam promover uma experiência ainda melhor dos restaurantes com o iFood e sua opinião é sempre muito bem-vinda. 🙂 Caso a avaliação do cliente tenha sido a respeito de uma etapa fora do restaurante, como a entrega, por exemplo, você pode solicitar a moderação do time iFood, acessando a aba “Chamados e ajuda” no Portal do Parceiro.

    2. Também concordo com a Karla, deveria investir mais nos entregadores. Chega entregadores e bags sujos, fendendo a gasolina, mãos sujas de graxa (até entendo que saiu de outro trabalho e venho fazer entregas, mas tinha que ter higiene primeiro). Tem muitos entregadores que náo tem cuidado com pedido e chega no cliente tod revirado. Aí o cliente cancela e fica na conta do restaurante, deveria ficar na conta do entregador, ele foi responsável. Se ele fosse meu funcionário, eu iria descontar do salário dele.

      1. Oi, Maycon. Tudo bem? Para esses casos, você precisa notificar a gente para analisarmos a situação e atuar se for necessário. Para avisar o time do iFood, basta abrir um chamado com os dados do pedido na aba de Chamados e Ajuda no Portal do Parceiro, combinado?

  10. Pena que não funciona, pois, a comida bem feita é obrigação. E quando está tudo certo o cliente não volta pra avaliar (tudo certo é obrigação) … Ele só avalia se tem algo que ele não gostou… Enquanto o ifood não arrumar a política de voto, dando 5 estrela para quem não votou no prazo, as notas dos restaurantes jamais serão boas… Isso é tão óbvio, todos sites já consideram nota máxima pra quem não availou, exceto ifood e similares…

    1. Oi, Marco. Se os seus produtos já seguem esses critérios, que tal incentivar os clientes a avaliarem? Você pode enviar um brinde de primeira compra, por exemplo, com um recadinho como: “se puder, nos avalie no iFood pra saber como podemos melhorar <3". Pequenas ações podem colocar sua loja no topo da lista. ?

      1. Ola ifood bom dia .. então eu tiver três pedidos no sábado ,mas todos com muita criticar .eu fiquei muito triste . porque wu tenho muito clientes ,e todos amam minhas acaraje.entao nao sei oqu ouve.nao sei se foi alguns concorrente.em relação a embalagem são todas iguais ..mas so la q recebi essas críticas.meu deus .como eu mim sentir triste..

        1. Oi Eliane, tudo bem? Sentimos muito por isso! Você pode entrar no Portal do Parceiro e pedir a revisão das avaliações dos pedidos. A gente tem certeza que seu acarajé é uma delicia. Não desanima tá? A gente tá com você nessa! Um dia nós vamos pedir um pelo iFood! 😉

  11. Diversos clientes recebem o pedido dentro do prazo prometido,e com ingredientes de excelente qualidade mas avaliam com nota baixa sem aumenos olhar o tempo prometido

    1. Oi, Álvaro. Sabemos que temos muito a melhorar nesse assunto e, por isso, estamos desenvolvendo diferentes iniciativas que visam promover uma experiência ainda melhor dos restaurantes com o iFood. Confira aqui tudo o que está sendo feito em 2022: https://blog-parceiros.ifood.com.br/restaurante-ifood. O tempo de preparo dos pedidos também pode ser alterado por meio do seu Portal do Parceiro. Saiba mais em: https://blog-parceiros.ifood.com.br/tempo-do-pedido.

  12. Eu não entendo. Essas são coisas óbvia para qualquer um que quer vender comida. Quem não faz isso, é melhor mudar de trabalho.

    1. Oi, Paolo. Se você segue todas essas dicas no seu restaurante, significa que está empenhado em oferecer aos clientes sempre a melhor experiência. Com certeza essa boa reputação online vai longe. ??

  13. Fica difícil ganhar estrelas e ate mesmo ser bem visto pelos clientes hoje já levei prejuízo pq o ifood não fez um entrega pq não deu sulporte para meu estabelecimento fico muito chateado com essa situação

    1. Oi, Leonardo. Estamos desenvolvendo diferentes iniciativas que visam promover uma experiência ainda melhor dos restaurantes com o iFood e sua opinião é sempre muito bem-vinda. Quando a avaliação do cliente é a respeito de uma etapa fora do restaurante, como a entrega, você pode solicitar a moderação do time iFood, acessando a aba “Chamados e ajuda” no Portal do Parceiro. 🙂

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