Como ter uma boa avaliação no iFood

Entenda quais são os critérios adotados pelo cliente ao fazer uma avaliação no iFood. Aplique boas práticas e melhore seu desempenho!
5 Min
avaliação ifood

As avaliações no iFood classificam o grau de satisfação que os clientes têm com os restaurantes. Elas são fundamentais, pois atestam a outros clientes como foi a experiência que as pessoas tiveram com sua loja.

No aplicativo do iFood, a avaliação apresentada representa uma média dos últimos 90 dias, em que a nota pode variar de 1 a 5 estrelas — sendo que 5 é o grau máximo de satisfação.

É importante reforçar que os clientes têm o direito de realizar críticas públicas sobre sabor, quantidade e gosto pessoal. As lojas têm o direito de responder às críticas nas avaliações em até 7 dias. Todos têm o dever de respeitar a política, como, por exemplo, nunca usar palavras ofensivas.

Se você quer aumentar sua avaliação no iFood, entenda os critérios adotados pelos clientes no momento da avaliação.

Comida saborosa

O primeiro critério considerado é o sabor da comida. Esse é o momento em que você deve destacar toda personalidade do seu restaurante nos pratos que está entregando.

Para preparar comidas mais saborosas, vale a pena investir, por exemplo, em ingredientes de qualidade, que realmente valorizem seu produto. Garanta também que sua cozinha conta com equipamentos eficientes na conservação e no preparo dos alimentos.

Bem temperada

Além de ser saborosa, a comida precisa ser bem temperada. Isso significa que o cozinheiro deve explorar todo seu conhecimento na construção dos sabores.

Investir em cursos e treinamentos que ajudem no desenvolvimento de novas habilidades é um passo importante. Isso porque o mercado da culinária se renova constantemente, trazendo sempre novidades.

Boa aparência

A aparência da comida é responsável por despertar no cliente o primeiro interesse em consumir seu produto. Isso faz parte da experiência que o cliente terá com sua loja.

Da mesma forma, garanta o uso de ingredientes de qualidade. Mas também é importante ter cuidado e dedicação em todas as etapas de preparo do prato.

Boa quantidade

Ao fazer um pedido no iFood, é comum que o cliente tenha uma expectativa sobre a quantidade e tamanho do prato que receberá. Por isso, o primeiro passo é garantir preparos suficientes para uma refeição.

Mas o verdadeiro segredo é alinhar com o cliente, antes de realizar o pedido, a quantidade que será entregue. Ao configurar o cardápio iFood, você consegue especificar o peso do prato, além do número de pessoas que serve.

Pratos vendidos sem essa especificação de tamanho podem frustrar o cliente. Essa informação, no entanto, promove uma comunicação mais transparente com o cliente e pode evitar problemas.

Boa embalagem

A embalagem é o elemento responsável por garantir a segurança e temperatura dos alimentos. No serviço de entrega, o preparo passa por diferentes fases, como o trajeto de entrega com a pessoa entregadora.

Durante a rota, o pedido pode se movimentar — o que é natural. Por isso, é essencial que a embalagem proteja o alimento e não o deixe vazar, revirar ou perder a temperatura.

Vale a pena fazer testes e pesquisar bastante para entender qual é a embalagem ideal para seu produto. Não deixe de contar com bons fornecedores para adquirir as embalagens necessárias.

Temperatura certa

A temperatura é outro critério avaliado pelos clientes ao final de um  pedido. Isso porque pode ser frustrante para o cliente receber, por exemplo, um sorvete derretendo ou uma pizza fria.

Além de escolher uma embalagem que ajude na conservação da temperatura, invista na otimização da sua operação, para que os produtos sejam imediatamente despachados após a conclusão do preparo.

Bons ingredientes

A qualidade dos ingredientes vai valorizar todo conhecimento e esforço da equipe da cozinha. Por isso, busque adquirir marcas de confiança, que você goste de consumir no dia a dia.

Contar com bons fornecedores é importante para você poder ter sempre os ingredientes certos na sua operação. No processo de negociação, avalie todas as condições de compra e também entenda o prazo de entrega dos ingredientes após a realização do pedido.

Mantenha sempre um estoque de ingredientes, para que os itens essenciais não faltem durante a rotina de trabalho. Ao mesmo tempo, evite excessos, já que ingredientes guardados por muito tempo podem estragar.

No ponto certo

O ponto dos pratos diz respeito ao uso correto das técnicas e processos de preparo. Imagine, por exemplo, que você pede uma fatia de bolo, mas a massa ainda está crua? A experiência pode ser desagradável.

Para garantir o ponto certo dos pratos, a solução é treinar. Faça testes, prepare inúmeras vezes e busque sempre por melhorias no resultado. A própria rotina de trabalho ajudará você a desenvolver ainda mais.

São diversos os critérios adotados pelos clientes ao fazer uma avaliação no iFood. Entenda cada um e invista no desenvolvimento do seu produto e da sua operação.

Vale considerar também que o consumidor tem um prazo de 7 dias para fazer a avaliação do pedido. Após esse período, o recurso fica indisponível no aplicativo. Esse prazo, que antes considerava 15 dias, visa reter uma taxa de respostas mais qualificadas.

Para ter boas avaliações no iFood, vale a pena também construir bons relacionamentos com o cliente. Comunique-se constantemente pelo chat do iFood e também busque atender os prazos de entrega descritos na ferramenta.

Agora que você já sabe como ter uma boa avaliação no iFood, leia este post e saiba como ter uma boa reputação online!

Respostas de 266

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