A jornada completa de um pedido requer sincronia: em um cenário ideal, a pessoa entregadora deve chegar em sua loja no momento em que o preparo e embalo são concluídos, diminuindo assim o tempo de espera no balcão e o consequente risco de perda de qualidade da comida. Pois saiba que com o botão Pronto você pode influenciar positivamente essa sincronia em sua operação no iFood.
O botão Pronto é um recurso que está por trás da inteligência artificial logística do iFood. Ao utilizá-lo na rotina, você ajuda o sistema a entender qual é o tempo ideal da sua operação e, assim, a pessoa entregadora é acionada e chega à loja no momento certo.
Entenda mais sobre como o tempo do pedido é calculado no iFood e como o botão Pronto pode ajudar sua operação.
Como é determinado o tempo do pedido?
O iFood utiliza recursos de Inteligência Artificial (IA) para determinar o tempo ideal de pedido das lojas com o plano Entrega. Basicamente, essa inteligência monitora o tempo médio que sua operação leva em toda a jornada do pedido: desde o recebimento do pedido até a entrega ao cliente.
Essa interpretação da Inteligência Artificial determina o momento certo de acionamento da pessoa entregadora; além de apresentar no app iFood o tempo do pedido ao cliente.
Mas para que a Inteligência Artificial faça uma interpretação efetiva do tempo da sua operação, é preciso se comunicar com a ferramenta, dando informações como insumos. A forma ideal de fazer essa comunicação é por meio do uso do botão Pronto.
Para que serve o botão Pronto?
O botão Pronto é uma funcionalidade disponível no Gestor de Pedidos iFood, com a finalidade de:
- acionar a pessoa entregadora e informá-la que o pedido já está disponível para retirada;
- agilizar a chegada da pessoa entregadora, evitando que o pedido fique parado, prejudicando a temperatura e qualidade do alimento;
- sincronizar o tempo de preparo estabelecido com a logística, ensinando o modelo de Inteligência Artificial a entender o tempo ideal.
Como usar o botão Pronto?
A funcionalidade do botão Pronto pode ser acionada no Gestor de Pedidos iFood, na tela de detalhes do pedido. No canto inferior direito, basta clicar em “Avisar Pedido Pronto” e confirmar.
A funcionalidade também está disponível no Gestor de Pedidos para Android, na tela de detalhes do pedido.
É indicado que o botão Pronto seja utilizado em todos os pedidos da sua loja. Isso faz com que a ferramenta receba e processe dados, mantendo sempre a sincronia de tempo com a operação da sua loja.
Aproveite e acesse o espaço de Melhoria Contínua para conhecer as iniciativas do iFood para melhorar sua experiência!
74 respostas
mal o pedido começa o cara chega, tem que ter uma maneira de só acionar o entregador quando acionado o botão TA PRONTO. Parece que o Ifood ta jogando contra as lojas, isso atrapalha demais!
Oi, Eduardo. Estamos trabalhando para que você tenha a melhor experiência no iFood e, por isso, seu comentário é tão importante! Seu feedback será analisado pelo nosso time para futuras atualizações. 🙂
Poderiam deixar uns 50 pedidos no modo manual até o robô entender os tempos corretos e aí ativam automático… De cara automático é péssimo
Oi, Jorge. Agradecemos pelo feedback! Vamos considerar seu comentário para as futuras atualizações. Sempre que quiser, pode enviar mensagem. 😀