A jornada completa de um pedido requer sincronia: em um cenário ideal, a pessoa entregadora deve chegar em sua loja no momento em que o preparo e embalo são concluídos, diminuindo assim o tempo de espera no balcão e o consequente risco de perda de qualidade da comida. Pois saiba que com o botão Pronto você pode influenciar positivamente essa sincronia em sua operação no iFood.
O botão Pronto é um recurso que está por trás da inteligência artificial logística do iFood. Ao utilizá-lo na rotina, você ajuda o sistema a entender qual é o tempo ideal da sua operação e, assim, a pessoa entregadora é acionada e chega à loja no momento certo.
Entenda mais sobre como o tempo do pedido é calculado no iFood e como o botão Pronto pode ajudar sua operação.
Como é determinado o tempo do pedido?
O iFood utiliza recursos de Inteligência Artificial (IA) para determinar o tempo ideal de pedido das lojas com o plano Entrega. Basicamente, essa inteligência monitora o tempo médio que sua operação leva em toda a jornada do pedido: desde o recebimento do pedido até a entrega ao cliente.
Essa interpretação da Inteligência Artificial determina o momento certo de acionamento da pessoa entregadora; além de apresentar no app iFood o tempo do pedido ao cliente.
Mas para que a Inteligência Artificial faça uma interpretação efetiva do tempo da sua operação, é preciso se comunicar com a ferramenta, dando informações como insumos. A forma ideal de fazer essa comunicação é por meio do uso do botão Pronto.
Para que serve o botão Pronto?
O botão Pronto é uma funcionalidade disponível no Gestor de Pedidos iFood, com a finalidade de:
- acionar a pessoa entregadora e informá-la que o pedido já está disponível para retirada;
- agilizar a chegada da pessoa entregadora, evitando que o pedido fique parado, prejudicando a temperatura e qualidade do alimento;
- sincronizar o tempo de preparo estabelecido com a logística, ensinando o modelo de Inteligência Artificial a entender o tempo ideal.
Como usar o botão Pronto?
A funcionalidade do botão Pronto pode ser acionada no Gestor de Pedidos iFood, na tela de detalhes do pedido. No canto inferior direito, basta clicar em “Avisar Pedido Pronto” e confirmar.
A funcionalidade também está disponível no Gestor de Pedidos para Android, na tela de detalhes do pedido.
É indicado que o botão Pronto seja utilizado em todos os pedidos da sua loja. Isso faz com que a ferramenta receba e processe dados, mantendo sempre a sincronia de tempo com a operação da sua loja.
Aproveite e acesse o espaço de Melhoria Contínua para conhecer as iniciativas do iFood para melhorar sua experiência!
74 respostas
o problema e que o entregador chega com 3 minutos que toca o pedido, chegam aqui e ja querem retirar o pedido. voces deveriam cumprir o tempo de 15 minutos para enviar um entregador. pois alguns e a maioria nao entende que quando chegam aqui, o pedido acabou de tocar. melhorem isso.
Oi, Juliana. O tempo do pedido é configurado de forma automática pela inteligência do iFood. Caso você queira alterá-lo, é preciso mostrar para a ferramenta o tempo ideal da sua operação. Confira este post que explica como você pode modificá-lo: https://blog-parceiros.ifood.com.br/tempo-do-pedido.
Vocês não entenderam o comentario da comerciante. O entregador chega em 3 minutos sendo que o tempo de entrega esta no sistema de 40 minutos para o cliente e da loja até o cliente o deslocamento do entregador gasto maximo 10 minutos ou seja o entregador chega 27 minutos de margem de tempo extra e fica nervoso, muitos xingam, absurdo ficar esperando, colocando pressao na loja que o pedido nao esta pronto. Se todos nós vendemos comigo em sua maioria, nao existe carne pronta, bife pronto, etc… Voces tem sim que melhorar a educação dos entregadores com o logista. Nao é questão de parametrizarmos no sistema para corrigir. Seus entregadores que tem que saber a regra do jogo: tempo de preparo x tempo de espera x tempo de entrega. Certissima Juliana no seu comentario que é com toda a certeza de vários aqui!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Oi Luciano! Sentimos muito pela sua experiencia. O tempo do pedido é configurado de forma automática pela inteligência do iFood. Caso você queira alterá-lo, é preciso mostrar para a ferramenta o tempo ideal da sua operação. Confira este post que explica mais sobre o que é o tempo do preparo e como modificá-lo: https://blog-parceiros.ifood.com.br/tempo-do-pedido/
Concordo com a Juliana. Teria que acrescentar um botão de pedido pronto, só quando realmente estivesse pronto e ai sim, o ifood mandar um motoboy. As vezes eles chegam muito rápido e ficam esperando, mesmo que seja por um período de tempo curto, n gosto de deixar ninguém esperando.
Pura verdade
Juliana, o que eu faço pra ter uns minutos a mais , é demorar para aceitar o pedido rsrs . Em 3 minutos em pego tudo o que preciso para o pedido, já deixo encaminhado, aceito faltando 2min. Quando aceito aqui tbm chegam rapidinho. Minha produção é pequena por isso consigo, mas se a sua for grande , aí é complicado mesmo.
isso, mesmo… e os entregadores ainda acham ruim, esse tempo não é respeitado
Concordo plenamente!
Super concordo.
ola,, boa noite….
No meu caso…o pedido na minha loja chega…eu leio e confirmo o pedido Só que logo após, antes mesmo de eu avisar quando o pedido estará pronto, o entregador já chega na minha porta….Eu acabei de iniciar o pedido… e ai e ruin ate porque o motoboy sendo assim, acaba por ficar aguardando alguns minutos…..Nesse caso, não acho legal…inclusive correndo risco de ser assaltado, algo assim….Poderia melhorar nesse sentido..
Infelizmente deixei de usar o ifood devido ao problema de tempo de preparo. Usava a entrega parceira e todo pedido eu tinha o mesmo problema, o motoboy era alocado no momento que aceito o pedido, me gerando problemas com os motoboys que reclamavam de ter que esperar 10 a 15min para preparar o pedido. Hoje vim ao blog para saber se houve mudança nessa questão, se tiveram melhorias, mas pelo visto nada mudou, e meu problema é igual ao dos outros comentários.
Aqui os entregadores costumam ficar na esquina da minha loja, então na maioria das vezes estão aqui na loja 2 minutos após eu receber o pedido, e eu nem apertei o botão pronto, as vezes nem mesmo o botão de iniciar preparo! Infelizmente essa ferramenta não funciona!
Oi Amanda. Sentimos muito pela sua experiencia. O tempo do pedido é configurado de forma automática pela inteligência do iFood. Caso você queira alterá-lo, é preciso mostrar para a ferramenta o tempo ideal da sua operação. Confira este post que explica mais sobre o que é o tempo do preparo e como modificá-lo: https://blog-parceiros.ifood.com.br/tempo-do-pedido/
Eu uso o botão pronto em todos os pedidos, e não muda a questão do entregador. Tem vezes que eles chegam com menos de um minuto que o pedido tocou, e é impossível fritar uma porção de batata em um minuto. e eles não conseguem entender que o pedido toca para gente e para eles ao mesmo tempo e não querem aguardar, já ouvi ignorâncias, xingamentos e muitos absurdos porque o entregador não está afim de esperar o pedido ficar pronto como vocês sugerem.
Oi Jéssica! O tempo do pedido é configurado de forma automática pela inteligência do iFood. Caso você queira alterá-lo, é preciso mostrar para a ferramenta o tempo ideal da sua operação. Confira este post que explica mais sobre o que é o tempo do preparo e como modificá-lo: https://blog-parceiros.ifood.com.br/tempo-do-pedido/
Marco o pedido como pronto e no gestor aparece como “Pedido em preparo” até mudar para “Entregador chegou na loja”. Favor corrigir a inconsistência e adicionar o estado para “Aguardando entregador se alocado” para que a realidade seja representada no gestor. No aguardo.
Acho que essa ideia ? é super válida, mas a prática isso não acontece.
Favor adicionar botão “Problemas com entregador” quando o entregador marca que chegou a loja e já se passaram 10 minutos. Considerando a taxa de pedidos cancelados aceitável pelo ifood (0,9%) como parâmetro para classificar a urgência atenção a problemas atesto que em mais de 0,9% de meus pedidos mensais preciso lidar com entregadores que aparecem no gestor como “Entregador chegou a loja” e não estão na loja.
É imperativo a implementação de um alarme sonoro para que uma atitude seja tomada caso o entregador não esteja na frente da loja ou o pedido ainda não esteja de fato pronto apesar de ter sido marcado pronto.
Ao soar o alarme o operador do gestor indicaria se o pedido foi marcado como pronto por acidade e indicar a quantos minutos o pedido está de fato pronto ou se ainda está em preparo. Caso o pedido esteja de fato pronto, automaticamente o ifood desaloca o entregador e aloca um novo com uma código de confirmação para a retirada do pedido.
É apenas uma sugestão de solução, mas o problema precisa de uma solução urgente.
Parar a operação para abrir um chat e esperar 5 a 15 minutos até o atendente compreender a situação e tomar uma atitude não é uma solução aceitável para o modelo.
isto seria perfeito. disse tudo e acho que todos gostariam desta melhoria
Infelizmente essa tal inteligência não eh tão inteligente assim. Em 100% das ocasiões, antes de pressionar o botão “PEDIDO PRONTO” o motoboy já aparece e começa a pressão para entrega. Motoboy deveria ser acionado SEMPRE depois de acionar o botão PEDIDO PRONTO. Muito simples resolver isso na programação, mas o ifood não tem interesse em fazer isso pois quer que os estabelecimentos entreguem o mais rápido possível. Infelizmente esta rede eh muito ruim. Não vale a pena. Vou me retirar, pois só perco dinheiro. Estou cansado de trabalhar para o ifood ganhar dinheiro sem fazer absolutamente nada.
Já falei isso varias vezes com ifood, tinha um app de entrega que funcionava assim: O motoboy so chegava apos um tempo estipulado ou apos vc marcar pronto. funcionava perfeitamente. mantinha a qualidade perfeita dos pedidos, motoboy não esperava e não ficava atrapalhando a expedição
Eu queria poder entender uma coisa: eu só dou início ao preparo quando o gestor indica o horário para iniciar o preparo. Daí, tem ali que eu devo preparar em 20 minutos, mas em 3 minutos já aparece entregador. Que IA é essa?
O que tenho que reclamar é a mesma coisa do Rafael ,quando clico o botão pedido pronto ,fica na tela que o pedido ainda está em preparo .
Trabalho com massas e preparo bem rápido os pratos mas afora aparece pra mim que tenho 8 minutos para o preparo ,acho muito pouco pois se tenho outros pedidos para adiantar complica para mim .
Antes assim que saia o pedido o motoboy já chegava e ficava buzinando e ainda estava em preparo .
Acho complicado tudo isso
aqui na loja o entregador so recebe a informação que o pedido esta pronto, apos dar chegada na loja , , nao avisa antes , ja questionamos os entregadores e nao avisa nada
Ifood tem que melhorar essa questão, quando nós aceitamos o pedido o motoboy já está a caminho e chega muito rápido. Muitas vezes tem que ficar aguardando entre 5 a 10 minutos até ficar pronto. Vocês tem que melhorar essa questão, e vamo pagar promoção pros motoboy em dia de chuva porque sai bastante pedido e vocês sempre bloqueia as loja por falta de entregador. Custa nada na chuva vocês pagarem 5 ou 10 reias a mais. Pelo menos não vão ficar fechando as lojas e prejudicando nós….
Para Quem Tem a Entrega Pelos Entregadores Do Ifood , esta complicado pq os entregadores estão chegando 3 minutos depois que aceitei o pedido , eles chegam já querendo o pedido , mais não e culpa nossa , teria que ter um botão de manda o entregador , quando o produto estiver pronto , estar horrível essa inteligência Artificial .
Oi Reinaldo! Esperamos que esteja bem. O tempo do pedido é configurado de forma automática pela inteligência do iFood. Caso você queira alterá-lo, é preciso mostrar para a ferramenta o tempo ideal da sua operação. Confira este post que explica mais sobre o que é o tempo do preparo e como modificá-lo: https://blog-parceiros.ifood.com.br/tempo-do-pedido/
Seria legal que os entregadores realmente só chegassem depois que colocássemos o pedido como pronto!! Ou só disparasse a buzina depois que colocássemos pronto e não entregamos..precisamos de um tempo entre receber e preparar um pedido, as vezes chegam até mais que um, fico perdida com a buzina na cabeça, sendo que as vezes, o entregador chega com menos de 5 minutos depois que o ifood toca.
Oi Sonia! Sentimos muito pela sua experiencia. O tempo do pedido é configurado de forma automática pela inteligência do iFood. Caso você queira alterá-lo, é preciso mostrar para a ferramenta o tempo ideal da sua operação. Confira este post que explica mais sobre o que é o tempo do preparo e como modificá-lo: https://blog-parceiros.ifood.com.br/tempo-do-pedido/
No meu caso já acontece o contrário dos comentários anteriores. Trabalho com bebidas prontas. No momento que chega algum pedido, de imediato acionamos o “BOTÃO PEDIDO PRONTO”. Você espera que a Plataforma então direcione um entregador com agilidade, mas isso não acontece! Em 90% dos casos, só direcionam o motoqueiro faltando 10 a 15 min para o tempo da entrega prevista do pedido no cliente. Grande maioria das vezes, isso ocorre com 60 minutos em média. Ou seja, ficamos com o Pedido Pronto, aguardando coleta por 50 minutos. No passado já participamos da ENTREGA RÁPIDA, e funcionava bem. Vendíamos bem mais. Todos ganhavam sim. Nós, Ifood, Entregadores e o Cliente. Da noite pro dia simplesmente nos tiraram dessa opção, sem satisfação. Fiz chamados e nada adiantou. Para nós, essa Inteligência Artificial tem que melhorar muitoooo para poder ser chamada ao menos de Inteligência, pois se realmente funcionasse iria perceber que os nossos produtos são prontos e no momento pedidos chegam, já estão disponíveis para coleta.
Entendam que o cliente que pede uma bebida pronta gelada (nosso caso) ele não quer esperar 1 hora por isso, muitas vezes ele está em uma confraternização, com convidados. O pior é que muitos dos clientes acreditam que o problema é na Loja. Tentamos explicar muito que a logística é da entrega parceira, responsabilidade do IFOOD em direcionar um entregador. Ficam insatisfeitos, abrem chat no pedido nos tomando tempo precioso em resposta e alguns CANCELAM o pedido, por não querer esperar mais pela sua bebida. Pagamos por uma comissão bem elevada pela entrega parceira na esperança que funcione bem (inclusive com agilidade). Infelizmente não é assim.
Em suporte/ajuda tente procurar por entrega rápida, não aparece nada a respeito. Mas o concorrente está nessa opção, sabe lá como. Você tenta abrir um chamado e não tem nada a respeito também.
Fica muito difícil trabalhar assim. Pois só bastar confirmar o pedido e o entregador chega parece que já estava na esquina e quando sai muitos pedidos aí aparece os entregadores na mesma hora. Nem dar tempo de passar o pedido pra cozinha e os rapazes estão na portao. Deveria ver isso aí e só deixar o entregador aceitar a entregar quando a loja confirmar que o pedido está pronto.
Oi Diana! Sentimos muito pela sua experiencia. O tempo do pedido é configurado de forma automática pela inteligência do iFood. Caso você queira alterá-lo, é preciso mostrar para a ferramenta o tempo ideal da sua operação. Confira este post que explica mais sobre o que é o tempo do preparo e como modificá-lo: https://blog-parceiros.ifood.com.br/tempo-do-pedido/
boa noite o meu caso e o mesmo ,aceito o pedido em 3 minutos o motoboy ta na porta ,nao da pra fritar 100 salgados ,so tenho uma fritadeira tem dia que ficamos nervosos com a espera do motoby tem que da um geito pra ajusta esse horario porfavor ifood ajuda a genta ai obg boa noite
Eu acho que vocês deviam enviar o motoboy só quando sinalizar que o pedido tá pronto, pois bem bem eu aceito o pedido o motoboy chega para fazer a coleta, e aí fica complicado pois os motoboys acha que a culpa e nossa e ficam reclamando.
Uso o botão pronto axo que ha anos. E ate hoje 4/06 os motoboys chegam e falam que não avisa no app deles. e ficam chamando toda hora e perguntando se está pronto, isso atrapalha o trabalho da expedição. Vcs tinham enviar um vídeo explicativo aos motoboys para que eles solicitem o pedido somente quando indicar pronto e o app notificar ele a cada minuto caso ele não recolher o pedido. ou criar um padrão, acionar o motoboy somente quando indicar pronto ou pelo menos 10 minutos após o pedido ser aceito pela loja. outra coisa importante é: Quando passar 2 entregas pro motoboy, incluir somente as que estão prontas. muitas vezes um pedido fica pronto rápido e o outro demora mais, assim perde tempo novamente