A operação de um delivery, por vezes, passa por momentos mais movimentados, que podem gerar algum erro no preparo ou no momento de embalar o pedido. Esses erros podem gerar reclamação do cliente, que pode até solicitar o cancelamento do pedido. É aí que entra o cancelamento parcial.
Com o cancelamento parcial do pedido no iFood, o cliente aponta exatamente o item que teve algum problema e somente esse item sofre cancelamento. Ao estabelecimento, isso significa não ter impacto financeiro negativo em produtos preparados e enviados corretamente.
Mas para que o cancelamento parcial funcione, é preciso fazer a configuração correta do cardápio. Continue a leitura para entender melhor o assunto!
O que é o cancelamento parcial?
O cancelamento parcial acontece quando um pedido é entregue ao cliente, mas há uma divergência em um ou mais itens — mas não no pedido completo. Então, o cliente pode solicitar o cancelamento parcial quando:
- o pedido estiver incompleto;
- um item estiver impróprio para consumo;
- um item foi entregue errado;
- o item está revirado.
O cancelamento parcial só pode ser solicitado pelo cliente após a entrega do pedido. Ou seja, após a conferência, se um item estiver faltando ou impróprio para consumo, a pessoa que realizou o pedido pode solicitar o cancelamento somente do item em questão. Isso ajuda a não ter um cancelamento total do pedido indevidamente.
Como preparar o cardápio para que o cancelamento parcial funcione?
Considere que o cancelamento parcial é uma transação automatizada realizada na plataforma do iFood. Isso significa que seu cardápio precisa estar configurado adequadamente, especificando o valor correto de cada item nos combos disponíveis.
Ao cadastrar um combo no seu cardápio iFood, você deve registrar os itens como complementos, e não como um item só. Ou seja, em vez de apresentar um valor cheio para todos os itens, você deve colocar os itens como complemento obrigatório.
Por exemplo, em vez de cadastrar um combo de lanche, batata e refrigerante com um único valor, você deve colocar o preço de cada item, ou seja, um preço para o lanche, outro preço para a batata e outro para o refrigerante.
Ao fazer esse registro detalhado de cada item, o iFood tem visibilidade do preço individual e, com isso, consegue fazer o cancelamento parcial caso o cliente solicite. Se você esqueceu de enviar apenas um refrigerante, por exemplo, somente o valor do refrigerante será cancelado se tiver sido cadastrado corretamente.
Com essa adaptação você evita ter perdas financeiras indevidas, uma vez que o pedido não foi integralmente entregue com erro.
Como ter visibilidade do cancelamento parcial?
Na aba de Pedidos do Portal do Parceiro você consegue ter uma visualização rápida dos pedidos que apresentaram alguma intercorrência. Na própria lista de pedidos concluídos, observe se há um sinal de atenção na frente do status.
Ao acessar o detalhe do pedido, você encontra um aviso descrevendo o cenário, além de mostrar se é possível contestar o cancelamento parcial.
Na listagem dos itens você ainda tem a especificação do valor de cada item e o resumo financeiro, subtraindo o valor do item cancelado pelo cliente.
O cancelamento parcial pode ser contestado?
O cancelamento parcial do pedido pode ser contestado pelo estabelecimento em algumas situações.
Nos casos em que o cliente alegar que o pedido estiver incompleto e a entrega ter sido feita pela logística iFood, é possível fazer a contestação. Para isso, acesse a tela de pedidos no Portal do Parceiro e clique em “Ocorrências financeiras”. Caso não exista um crédito aprovado, clique em “Discordar do cancelamento”.
Se o cliente alegar que o item está revirado e a loja tiver usado o Plano Entrega, o iFood analisará o caso para identificar o responsável pelo problema com o pedido.
Com o cancelamento parcial de pedidos no iFood você evita que um pedido ou combo inteiro seja comprometido devido a apenas um item. Por isso, não deixe de rever os combos cadastrados no seu cardápio iFood.
Aproveite e confira outras melhorias desenvolvidas pelo iFood aos estabelecimentos parceiros!
#MelhoriaContinua