Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.
Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.
O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.
Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!
Tome a iniciativa
Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.
Responda rapidamente
Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.
Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.
Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.
Seja amigável
Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?
Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.
Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️
Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido
Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.
Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.
Informe imprevistos
Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.
Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.
Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.
Convide o cliente para avaliar o pedido
Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.
Revise a mensagem
Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.
Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.
Não solicite contato ou dados pessoais do cliente
A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.
Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.
Não trate assuntos não relacionados ao pedido
Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.
Não ofereça descontos fora da plataforma
A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.
Não solicite a mudança na forma de pagamento
As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.
Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.
Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.
Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!
2.246 respostas
Ola boa trade, eu coloquei uma regiao mais queria trocar como faço? Por que depois que seleciona nao da opcao de voltar. Dificil! Tem como resolver isso por favor?
Thatiane, tudo bem? Você pode alterar a área de entregado dos seus pedidos no Portal do Parceiro na aba Área de Entrega.
boa tarde, nao consigo terminar meu cadastro. faz 1 semana que tento ma so da erro
Oi Matheus! Como vai? Nesse caso você pode contar com nosso atendimento no WhatsApp exclusivo para cadastro: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1. É só nos chamar para refazer seu cadastro, ok?
Nao recebi meu repasse.
Esta suspenso pq ?
Repasse 02.08
Oi, Kelly. Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”. ?
Boa noite, gostaria de solicitar o cancelamento de um pacote de cupom que comprei por engano hoje.
Oi, Everton. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda ?
não consigo cadastrar meu CNPJ eu tinha um restaurante ativo e o contrato foi encerrado ai quando tento cadastrar novamente da erros no CNPJ
Oi, Filipe. Nesse caso, pedimos que acione o nosso time exclusivo para cadastro. Basta acessar aqui: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1
Poderia ter um telefone pra gente entrar em contato com vcs porque pelo app n consigo resolver nada
Oi, Janaina. Agradecemos pelo seu feedback e estamos trabalhando em melhorias! Para restaurantes e lojas, temos um atendimento exclusivo pelo Portal do Parceiro; basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois no botão “Atendimento”, que fica no canto superior da tela.
Preciso falar urgente com responsável da região não responde watts
Oi, Ivania! Para restaurantes e lojas, temos um atendimento exclusivo pelo Portal do Parceiro; basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois no botão “Atendimento”, que fica no canto superior da tela. 😉
Não recebi o valor total do meu repasse, e não consigo falar com ninguém,pagamos as taxas e a mensalidade porém o app está horrível de se trabalhar,mas venho por aqui reclamar do repasse que veio valor faltando
Olá, parceiro! Se você quer falar sobre assuntos financeiros, como taxas, repasses ou outras cobranças, o ideal é acionar nossa equipe por meio da aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e direcionar uma solução.
Mas há alguns assuntos financeiros que você consegue resolver diretamente no Portal do Parceiro. Acesse este material e saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/repasse-ifood/
Caso você já tenha aberto o chamado e ainda precise de ajuda, nos envie por aqui um detalhamento do assunto e o número do chamado aberto.
Olá nao consigo acessar minha conta alguem poderia me ajudar ? sou entregador
Fala, Rodrigo! No momento, este canal (@ifoodparaparceiros) é exclusivo para lojas e restaurantes. Acesse nossa FAQ para entregadores, que explica como obter suporte nesses casos: https://entregador.ifood.com.br/faq. ?
Não estou recebendo chamadas e não consigo retorno no suporte
Olá eu não consigo entra na minha conta do iFood entregador não consigo troca a senha toda vez que eu aperto pra esquecer senha da erro e tente novamente me ajuda por favor precisa da conta pra trabalhar
Oi André! No momento não conseguimos te ajudar aqui, este canal (@ifoodparaparceiros) é exclusivo para lojas e restaurantes. Acesse nossa FAQ para entregadores, que explica como obter suporte nesses casos: https://entregador.ifood.com.br/faq.
Boa noite…
Fiz o cadastro pra entregador mas não estou conseguindo acessar….
Pois diz que minha região não está disponível por excesso de entregador! Como faço?
Oi João! Tudo bem? No momento não conseguimos te ajudar aqui, este canal (@ifoodparaparceiros) é exclusivo para lojas e restaurantes. Acesse nossa FAQ para entregadores, que explica como obter suporte nesses casos: https://entregador.ifood.com.br/faq.
boa tarde ,
já alterei minha senha diversas vezes e meu app continua com a restrição de alteração de senha
não consigo nem ficar online para fazer nenhuma entrega
e muito frustrante ter que ficar implorando pra trabalhar
Olá! Parece que você está sem acesso às suas ferramentas do iFood, certo? Se sim, você pode utilizar o fluxo de recuperação de contas para retomar o acesso ao Portal do Parceiro. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Se sua loja foi fechada e você não sabe o motivo, vale a pena conhecer as diferentes razões que acarretam esse tipo de ação e saber como resolver: https://blog-parceiros.ifood.com.br/loja-fechada-ifood/
Ainda assim, caso não consiga retomar os acessos, nos envie por DM no Instagram o CNPJ da sua loja e mais detalhes do ocorrido, para entendermos como resolver.
Oi boa tarde
Segunda vez que finalizo meu cadastro e aparece essa mensagem
(Tive uma pequena falha no sistema,
Mas não se preocupe todos os seus dados foram salvos, logo entraremos em contato.
obrigada por escolher iFood!
nossos canais de atendimento permanecem a sua disposição,)
vou me despedindo por aqui.
E não tenho retorno ( quando aparece tenho que fazer tudo outra vez, e depois vem a mesma mensagem ?
Oi Rosecler! Sentimos muito pela sua experiencia. Poderia nos enviar o número do seu CNPJ via DM do instagram (@ifoodparaparceiros) para entendermos melhor como te ajudar? 😉
Preciso de um contato para falar com um atendente e não um robô
Obrigada!
Boa tarde!
Já tenho cadastro mas ainda não utilizei o app para fazer entregas, quero começar ainda está semana, mas não me lembro a senha.
Ppde me ajudar??
Olá! Parece que você está sem acesso às suas ferramentas do iFood, certo? Se sim, você pode utilizar o fluxo de recuperação de contas para retomar o acesso ao Portal do Parceiro. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Se sua loja foi fechada e você não sabe o motivo, vale a pena conhecer as diferentes razões que acarretam esse tipo de ação e saber como resolver: https://blog-parceiros.ifood.com.br/loja-fechada-ifood/
Ainda assim, caso não consiga retomar os acessos, nos envie por DM no Instagram o CNPJ da sua loja e mais detalhes do ocorrido, para entendermos como resolver.
Olá…
Por onde eu atualizo o meu numero de telefone?
O numero que eu possuía no meu cadastro foi cancelado.. tentei de todas as maneiras pelo aplicativo pra poder logar, mas não consigo…
como eu faço???
Olá! Parece que você está sem acesso às suas ferramentas do iFood, certo? Se sim, você pode utilizar o fluxo de recuperação de contas para retomar o acesso ao Portal do Parceiro. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Se sua loja foi fechada e você não sabe o motivo, vale a pena conhecer as diferentes razões que acarretam esse tipo de ação e saber como resolver: https://blog-parceiros.ifood.com.br/loja-fechada-ifood/
Ainda assim, caso não consiga retomar os acessos, nos envie por DM no Instagram o CNPJ da sua loja e mais detalhes do ocorrido, para entendermos como resolver.
Fiz um pedido em 10/08/23 em um restaurante japonês e tive problema sério com a qualidade, simplesmente o salmão veio estragado. Estou a mais de uma hora tentando falar com o restaurante bem como relatar o problema ao Ifood pelo app e o mesmo não funciona. Que absurdo, lamentável além da comida estragada, ser impossível falar com alguém. No chat o restaurante ignorou e no Ifood o app não funciona. Decepcionada demais com ambos.
Putz! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é a experiência que queremos que você tenha com o iFood. ?
Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda
Boa Noite
Sou entregador do ifood e meu celular quebrou e tive que comprar outro aparelho , meu número cadastrado na plataforma não é mais o mesmo.
Por favor preciso de ajuda pois eu uso o iffod entregador pra sustentar minha família
Olá! Como vai? No momento não conseguimos te ajudar aqui, este canal (@ifoodparaparceiros) é exclusivo para lojas e restaurantes. Acesse nossa FAQ para entregadores, que explica como obter suporte nesses casos: https://entregador.ifood.com.br/faq.
Olá, sou proprietária da pizzaria la spezia cnpj 36.319.342/0001-16, porém em tinha solicitado já para fazer a alteração para o novo cnpj, pois esse (36.319.342/0001-16) eu tinha baixado. Porém continuei recebendo meus repasses normalmente…mes passado solicitei a troca de conta bancaria, uma vez que a minha era da original(e não existe mais), a plataforma me informou que não tinha como eu fazer a mudança e muito menos receber meus repasses, enquanto existisse pendencia no meu cnpj na receita federal! Porém ja procurei a receita e não consta nenhuma pendencia, até pq o cnpj está BAIXADO!!!! E esse bloqueio do meu repasse, não ta sendo feito, prejudicando o andamento do meu financeiro. Como podemos resolver ??
Olá, parceiro! Se você quer falar sobre assuntos financeiros, como taxas, repasses ou outras cobranças, o ideal é acionar nossa equipe por meio da aba “”Chamados e ajuda”” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e direcionar uma solução.
Mas há alguns assuntos financeiros que você consegue resolver diretamente no Portal do Parceiro. Acesse este material e saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/repasse-ifood/
Caso você já tenha aberto o chamado e ainda precise de ajuda, nos envie por aqui um detalhamento do assunto e o número do chamado aberto.
Ola meu aplicativo ta no modal carro eles tao falando que nao e o mesmo carro do cadastro e e sim queria resolver isto obrigado