Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.
Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.
O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.
Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!
Tome a iniciativa
Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.
Responda rapidamente
Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.
Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.
Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.
Seja amigável
Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?
Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.
Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️
Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido
Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.
Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.
Informe imprevistos
Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.
Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.
Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.
Convide o cliente para avaliar o pedido
Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.
Revise a mensagem
Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.
Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.
Não solicite contato ou dados pessoais do cliente
A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.
Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.
Não trate assuntos não relacionados ao pedido
Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.
Não ofereça descontos fora da plataforma
A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.
Não solicite a mudança na forma de pagamento
As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.
Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.
Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.
Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!
2.246 respostas
Infelizmente não estou conseguindo trabalhar com Ifood. Fiz o cadastro, e tudo certo, quando entro no aplicativo parceiros vem a mensagem que só falta assinar o contrato. Contrato que nunca chegou no meu email, e o pior é que eles não tem um número de telefone, um chat ou qualquer outra coisa que vc possa entrar em contato pra resolver.
pois é eu tb não, o ifood é ótimo para cobrar taxas, e pessimo pra resolver problemas, desde agoro de 2023 não consigo receber meus repasses, eles alegam q seria um problema no banco, sendo que já tentei diversas vezes mudar de conta mas eles não deferem a solicitação.
Oi Betânia. Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar: https://bit.ly/3Rkt2M2. Caso continue tendo algum problema, envie uma DM no nosso Instagram, @ifoodparaparceiros, com o número do seu CNPJ e telefone. Assim conseguiremos ajudar você. 🙏
Olá, Maria! Parece que você está com um problema no seu acesso ou tenha esquecido e-mail/senha, já tentou o recurso de recuperação de conta? Confira o nosso artigo que explica em detalhes: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Olá, Marcos! Nosso time montou um canal exclusivo para vocês. Basta nos mandar uma DM pelo Instagram: @ifoodparaentregadores que será um prazer atendê-lo!
Boa-tarde
Comprei a 20 dias cupons
Porém estou 20 dias sem conseguir acessar meu ifood
Fiz um pedido no iffod ontem e até hj meu pedido veio faltando não tive retorno nem nada
Oi Neide! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é o padrão dos parceiros iFood 🙁
Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda
Oi Leandro! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é o padrão dos parceiros iFood 🙁
Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda
Oi Karla! O atendimento no Gestor de Pedidos é direcionado a alguns casos específicos, como para tratar um pedido em andamento ou para lidar com problemas na entrega. Caso seu problema não se encaixe aqui, você pode falar com o iFood por meio do Portal do Parceiro. Saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/canais-de-contato-ifood/
Olá, o meu pedido atrasou e fiz uma compra no valor de 86,00 reais
Era pra ter chegado 2:22 agora são 4:15
Quero meu dinheiro de volta
A gente sente muito por isso, Estefani. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda
Preciso falar com alguém para orientação
Acredito que eles vão te passar um linck q não te levara a solução de nada, pois foi oq aconteceu cmg. Sem atendimento efetivo no chat, isso qdo encontramos uma forma de falar com eles.
Oi Murilo. Temos um time de especialistas para te ajudar! Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”. ❤️
Estou tentando cadastrar meu restaurante, e da uma mensagem falando que já teve tentativa para abertura com o cpf e não pode ter outra conta, mas não tenho nenhuma obra com o cpf informado, não consigo falar com ninguém para verificar este erro, oque faço?
Oi Bru. Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar: https://bit.ly/3Rkt2M2. Caso continue tendo algum problema, envie uma DM no nosso Instagram, @ifoodparaparceiros, com o número do seu CNPJ e telefone. Assim conseguiremos ajudar você.
EU ESTOU TENTANDO FAZER O CADASTRO MAS NO FINAL APARECE ALGUM PROBLEMA COM DOCUMENTO A GENTE FAZ TODOS OS PROCESSO DO CADASTRO NO FINAL DA FALHA NO PROCESSO O QUE DEVERIA ESTAR FAZENDO PARA CORRIGIR ESSA FALHA
Boa noite
Preciso voltar a trabalha e não lembro a senha quando coloco para fazer uma nova senha não vai da erro tento falar com vocês na central é muito difícil. Estou a dias tentando fazer isso será que qual pode me ajudar
OLa nao recebi meu ultimo repasse como entrar em contato?
Oi Marcia. Depois que enviamos o seu repasse, os valores são processados pelo banco e só então são pagos na sua conta. Esse processo pode levar até 1 dia útil, então orientamos que aguarde esse prazo. Entenda melhor aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/repasse-ifood/. Se ainda precisar de ajuda, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.
Queria reativar meu app,sou entregador fui roubado não tenho mais como entrar no app
Oi Allison. Por aqui conseguimos ajudar apenas os restaurantes e lojas parceiras. Mas acesse nossa FAQ para entregadores, que explica como obter suporte nesses casos: https://entregador.ifood.com.br/faq.
Minha conta ficou desativado e eu não estou conseguindo ativar novamente
Oi Gleice. Nesse caso, pedimos que você faça o procedimento de recuperação de conta (basta seguir esse passo a passo aqui:https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/). Se ainda precisar de ajuda pode nos chamar!
Fiz um pedido a um mês atrás e não recebi o reembolso. E não consigo resposta e nem um suporte . Péssimo atendimento e orientação
Sentimos muito por isso, Bru. Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda. Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda.
Infelizmente não estou conseguindo trabalhar no ifood, pois não estou recebendo meus repasses diz que esta com problema no meu banco porém fui na agencia e esta tudo certo e o próprio ifood fez um deposito de 1 centavo na conta para teste e mesmo assim não recebo meus repasses. Ninguém me responde e nem atendem as ligações acho isso uma falta de suporte para quem esta trablhando na plataforma. Isso é decepcionante e nos desanima pois quando estávamos fazendo nossos clientes isso acontece.
Oi Gabriel. Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.
Não estou conseguindo acessar meu portal por causa do meu email, não consigo acessar nada como parceira
Como atualizar meu email de acesso da plataforma.
Oi Danilo. Como vai? Caso precise de suporte você pode entrar com nosso time de especialistas via atendimento no Portal do Parceiro: http://ms.spr.ly/6126eROAC.