Comanda eletrônica: o que é e como funciona esse sistema?

Você sabe o que é comanda eletrônica? Leia este artigo e aprenda as principais vantagens oferecidas por esse sistema!

Em cafeterias, bares, lanchonetes, restaurantes ou outros estabelecimentos do ramo alimentício, a comanda eletrônica tem se tornado uma grande tendência para a manutenção e a conquista de novos clientes.

Com esse sistema, é possível que o garçom registre os pedidos por um tablet ou smartphone e envie diretamente à equipe de cozinheiros, agilizando processos e evitando que certos erros aconteçam. Além disso, dependendo da ferramenta, o próprio cliente pode fazer o seu pedido sem ter contato com outros colaboradores ou aguardar o atendimento.

Veja como funciona a comanda eletrônica e quais são as principais vantagens de utilizar esse sistema no seu estabelecimento!

O que é comanda eletrônica?

A comanda eletrônica é uma ferramenta cujo objetivo é substituir as antigas comandas de papel. Se antigamente o atendimento em comércios do ramo alimentício era dependente das anotações do garçom, feitas com ajuda de papel e caneta, atualmente ele ou o próprio cliente utiliza um smartphone ou tablet para encaminhar todos os pedidos diretamente à cozinha.

No entanto, esse processo é realizado por um aplicativo de comanda eletrônica. As informações são registradas automaticamente, possibilitando as melhores experiências para a clientela. Essa é uma ótima tecnologia para satisfazer e fidelizar clientes, uma vez que deixa o ambiente mais moderno e eficiente.

Como funciona a comanda eletrônica?

Entre os benefícios desse sistema de comanda, estão a simplicidade e a facilidade do seu funcionamento. A partir do momento que um cliente entra no estabelecimento, é aberta uma comanda eletrônica com o auxílio de um smartphone ou tablet conectado ao computador do local.

Os pedidos são anotados e enviados para a equipe de cozinheiros em tempo real. Desse modo, não é necessário que o garçom se desloque até a cozinha para solicitar as bebidas ou os pratos.

Além disso, ele fica livre para fazer o atendimento de outros clientes até o pedido ficar pronto para ser servido à mesa. Com isso, há uma grande redução de possíveis falhas, ficando registrado de forma organizada no caixa ou na central do estabelecimento.

No entanto, é crucial investir na capacitação os colaboradores a fim de que aprendam a utilizar o sistema corretamente. Dessa maneira, os pedidos poderão ser inseridos no sistema sem nenhum problema ou qualquer outro tipo de complicação, garantindo que tudo funcione da melhor forma possível.

Quais as vantagens de usar uma comanda eletrônica?

Com a modernização dos processos, tudo fica mais fácil e rápido. Investir em um sistema de comanda eletrônica traz diversos benefícios. Veja a seguir as principais vantagens de utilizar essa ferramenta no seu estabelecimento, inclusive quando se trata de um cardápio delivery!

Redução de erros

A caligrafia de uma pessoa é diferente de outra, sendo esse um obstáculo para quem trabalha com papéis escritos à mão. Um bom exemplo é o risco de o garçom de uma pizzaria anotar “calabresa” e a equipe da cozinha entender “portuguesa” ou até mesmo não entender alguma restrição como “sem cebola”.

Esse tipo de situação gera desperdício de matéria-prima e tempo, além de causar um clima desagradável com o cliente. Entretanto, esse risco é eliminado com a comanda eletrônica, reduzindo consideravelmente a possibilidade de erros.

Agilidade no atendimento

Escrever com papel e caneta é um hábito que tem ficado cada vez menos comum. Logo, é praticamente impossível não perder a prática, o que resulta em mais tempo na hora de anotar uma comanda, por exemplo.

Pelo fato de o ambiente dos smartphones e tablets já ser bastante conhecido para a maioria das pessoas, a comanda eletrônica representa mais rapidez e velocidade no momento de retirar um pedido da mesa do cliente.

Outro fator é o tempo de deslocamento do garçom entre as mesas e a cozinha, que é eliminado pelo uso da comanda eletrônica. Em um estabelecimento lotado faz toda a diferença, ainda mais quando existe a preocupação em proporcionar a melhor experiência para o cliente.

Além disso, um ótimo exemplo de agilidade é a integração da comanda eletrônica com o Cardápio Digital.

Facilidade para o fechamento do caixa

A rotina de estabelecimentos que trabalham com comanda de papel costuma ser bastante cansativa. No fim de cada expediente, é necessário fazer as contas para saber se o caixa está batendo com todas as comandas que foram realizadas.

Essa atividade pode significar horas de trabalho, tornando o dia a dia bastante exaustivo. Por isso, com o sistema da comanda eletrônica, esse é mais um detalhe que fica no passado.

Obtenção de informações sobre o comportamento da clientela

Com a antiga comanda de papel, todo tipo de informação circulava apenas entre os garçons e a equipe de cozinheiros. No entanto, com comandas eletrônicas, é possível que o gestor do estabelecimento tenha acesso a esses dados.

Isso contribui na tomada de decisões de compra de novos insumos para o estoque, possibilita o entendimento sobre o que está vendendo mais do cardápio, além de ser um suporte para compreender o comportamento da clientela.

O estabelecimento pode ter a sensação de que a porção de filé de frango seja a mais pedida da casa, porém a porção de batatas fritas é a preferida dos clientes. Ou seja, essa e outras informações são fundamentais e podem ser fornecidas por um sistema de controle de pedidos.

Desse modo, você pode fazer um planejamento melhor em relação às compras, garantindo um fluxo mais eficiente de mercadorias no seu estoque. As vantagens para a gestão do restaurante também devem ser observadas com muito cuidado.

Experiência agradável

Os consumidores cada vez mais buscam por experiências satisfatórias além de uma refeição saborosa. Trazer agilidade ao realizar um pedido pode ser um ponto-chave para aprimorar o contato do cliente com seu negócio e desenvolver um bom atendimento. Nesse caso, a comanda eletrônica faz toda a diferença.

Para implantar esse sistema no seu estabelecimento, será necessário computador, impressora USB, Wi-Fi e um smartphone. Dessa forma, a comanda eletrônica contribuirá para a melhoria da experiência do cliente com o seu negócio, alcançando melhores resultados.

Agora que você já sabe como funciona uma comanda eletrônica, veja também as vantagens e os modelos de cardápio digital!

Por iFood

Por iFood

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

20/05/2024

Confira como foi o Fórum de Restaurantes de Maio

20/05/2024

Embalagem para marmita: 6 melhores opções

19/05/2024

Promoção de vendas: 5 dicas para o seu sucesso

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery