Um desafio da operação do delivery é garantir que o pedido chegou às mãos do cliente. Isso porque, até que o processo seja concluído, diferentes etapas e pessoas são envolvidas.
A boa notícia é que, para promover segurança ao restaurante e garantir que o pedido chegou ao cliente, foi lançada a funcionalidade de “confirmação de entrega”. Trata-se de um processo em que a entrega do pedido é confirmada pelo cliente, evitando “cancelamentos por pedido não entregue”.
Continue a leitura para saber o que é a confirmação de entrega e por que implementar essa prática na sua loja!
Confirmação de entrega
A confirmação de entrega é ferramenta que firma um acordo entre restaurante e cliente, garantindo que o pedido chegou ao destino certo. Com esse procedimento, você evita cancelamentos por pedido não entregue e promove uma operação mais segura ao seu negócio, aos entregadores e aos clientes.
O procedimento de confirmação de entrega, até então, era destinado apenas aos restaurantes com plano Entrega — aqueles que contam com entregadores parceiros do iFood. Isso porque o processo foi implementado para ser operado com as pessoas entregadoras parceiras do iFood.
Entendendo os benefícios da ferramenta, foi desenvolvida a confirmação de entrega para que aqueles que contam com entregadores da própria loja tenham também essa funcionalidade de segurança.
Com a confirmação de entrega, o pedido passa a ter a solicitação do código de confirmação do cliente. Com isso, restaurantes e pessoas entregadoras têm a garantia de que o produto chegou às mãos corretas, evitando solicitações de cancelamento por pedido não entregue.
Processo de confirmação de entrega
Para fazer a confirmação de entrega, compartilhe este link com os entregadores de sua loja e veja abaixo o passo a passo para que explique a eles.
O link acessado pela pessoa entregadora é padrão, válido para todos os pedidos e todos os restaurantes do iFood. Ou seja, não é preciso compartilhar um link diferente a cada pedido.
Ao acessar o link, a pessoa entregadora deve inserir o número do localizador, que é um número de 8 dígitos localizado na comanda impressa:
Após digitar o número do localizador, a pessoa entregadora deve incluir o código de confirmação do cliente. Trata-se de um código de 4 dígitos. Caso o código esteja correto, a entrega do pedido será confirmada no sistema.
Com a entrega confirmada, o cliente não poderá solicitar o cancelamento utilizando o motivo de pedido não entregue. Essa ação evita fraudes e prejuízos financeiros promovendo mais garantias ao estabelecimento.
Agora é possível acompanhar no Gestor de Pedidos e também no Portal do Parceiro se a pessoa entregadora de sua loja utilizou a confirmação de entrega junto ao cliente.
Pedidos cancelados
Caso o pedido tenha sido cancelado durante o trajeto da entrega, o sistema informará o status “Este pedido foi cancelado! Fale com a loja para entender se você deve continuar com a entrega ou retornar o pedido”.
Mensagens de feedback para o entregador
Foram adicionadas novas mensagens de feedback para o entregador, cujo o objetivo é trazer clareza sobre os erros na confirmação do pedido:
- Essa entrega não pode ser confirmada – A entrega já foi confirmada anteriormente.
- Essa entrega não pode ser confirmada – Essa entrega mudou para Entrega Sob Demanda.
Aba de ajuda
Uma nova aba de ajuda foi incluída para esclarecer dúvidas comuns dos entregadores, como:
- “O código de entrega não funciona.”
- “Cliente se recusa a fornecer o código.”
- “O pedido foi cancelado.”
O iFood tem atuado para oferecer uma experiência ainda melhor aos clientes, restaurantes e pessoas entregadoras. A confirmação de entrega é um exemplo de ferramenta que busca construir uma operação mais segura.
Aproveite a visita no blog e acesse agora mesmo o Portal do Parceiro!
Respostas de 671
Pior aplicativo de entrega pois estou tendo pedidos cancelados mesmo após a entrega estou desistindo desse aplicativo
Oi Ronald! Em alguns casos você pode usar a contestação de cancelamentos para ter a revisão de uma decisão de cancelamento que acabou não gerando crédito à você. Para saber mais acesse: https://blog-parceiros.ifood.com.br/contestacao-cancelamento/
Eu só Acho que um Abisurdo nos dono de Loja fazemos o pedido com Amor mandamos motoboy levar e quando chegar lá os folgado por conta que Dormiram ou Esqueceram que fizeram um Pedido e quem perde é só nós que Voltamos com pedido nos Ajuda a Solucionar esse Problema pra nós.
Cliente Recebeu o pedido comeu do meu restaurante, depois de um dia ele cancela alegando que não recebeu? Mais que é isso Ifood? como fica meu prejuizo de 80 reais? Quero meu dinheiro, se não vou procurar meus direitos!
Oi Clertyton. Caso o cliente solicite um cancelamento após o pedido ser entregue, ele deverá enviar evidências, como fotos, além de justificar o cancelamento. Seu restaurante vai então aceitar ou recusar o pedido, conforme as condições da política de cancelamento. Sobre os cancelamentos que já contestou, acesse a aba “Chamados e ajuda” no Portal do Parceiro que nossa equipe interna vai ajudar você, tá bem? ?
PALHAÇADA!!!! ifood, sempre da razão para o cliente , sem menos verificar . a empresa , no caso o restaurante morre com o prejuizo . varios golpes e o ifood n da se quer a chance do restaurante contestar .
Oi Roger, tudo bem? Sentimos muito por esse problema de cancelamento. ? O iFood implementou diferentes iniciativas visando atuar com um processo mais transparente e participativo para nossos parceiros. Conheça aqui a nossa política de cancelamentos: https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/ e saiba como resolver esses casos!
E cada vez mais os clientes esta usando de má fé com os restaurantes , fazem o pedido e apos consumir cancela como atraso ai a gente vai contesta os atendentes fala que não e possível fazer a contestação. Como sempre favorecendo o cliente e prejudicando os parceiros .
Oi Silvana, tudo bem? Sentimos muito por esse problema de cancelamento. ? O iFood implementou diferentes iniciativas visando atuar com um processo mais transparente e participativo para nossos parceiros. Conheça aqui a nossa política de cancelamentos: https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/ e saiba como resolver esses casos!
Você faz o produto com itens de qualidade e o cliente simplesmente espera a loja fechar para fazer o cancelamento? Inacreditável pagar todas as taxas que o ifood cobra e não ter nenhuma proteção quanto a isso, poderiam ser mais leais a quem se dispor a vender na plataforma e realmente olharem esse tipo de situação, depois de despachado o cliente espera mais 5 horas passar e cancela e o ifood nem questiona e aceita, dificil aceitar isso e ver que ocorre mais do que imaginamos! #Vergonha
Oi Tiago! Em alguns casos, você pode usar a contestação de pedidos para solicitar a revisão de uma decisão de cancelamento que acabou não gerando crédito à sua loja. Para saber mais acesse:https://blog-parceiros.ifood.com.br/contestacao-cancelamento/
E um verdadeiro absurdo tenta taxa ,mensalidade, porcentagem, e ainda o ifood tá nem aí para o empreendendo.
O cliente pediu foi entregue aí depois fo cancelado o pedido e aloja qui fica no prejuízo e o ifood não faz nada !
Oi, Umberto. Direcionamos grandes investimentos em tecnologia e inovação para que milhões de clientes tenham acesso aos estabelecimentos parceiros. Sobre os cancelamentos que já contestou, acesse a aba “Chamados e ajuda” no Portal do Parceiro que nossa equipe interna vai ajudar você, tá bem? ?
esse não é o problema , o cliente faz o pedido deixa pago não atende , a gente deixa pendurado quando tem como , ou perde a mercadoria e ele vai e cancela e a gente não pode contestar como que pega codigo
Oi Serginho! Sentimos muito por esse problema de cancelamento. 😕 O iFood implementou diferentes iniciativas visando atuar com um processo mais transparente e participativo para nossos parceiros. Conheça aqui a nossa política de cancelamentos: https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/ e saiba como resolver esses casos!
sempre a mesma cliente aplicando o mesmo golpe da retirada na loja pede depois diz que é para entregarmos e depois pede cancelamento e ficamos no prejuízo por que o ifood aceita e não paga a loja. revoltadissimo
Oi Paulo! Em alguns casos, você pode usar a contestação de pedidos para solicitar a revisão de uma decisão de cancelamento que acabou não gerando crédito à sua loja. Para saber mais acesse:https://blog-parceiros.ifood.com.br/contestacao-cancelamento/
cliente recebeu o pedido e usou de má fé e cancelou o pedido teve o extorno!!! ifood uma merda !!!
Oi parceiro! Sentimos muito por esse ocorrido. Você pode utilizar a proposta de reembolso para negociar com o cliente quando ocorre algum problema com o pedido. Em vez de efetuar um cancelamento completo, você pode oferecer o reembolso de parte do valor do pedido, permitindo que o cliente decida se aceita ou não a proposta. Para saber mais acesse: https://blog-parceiros.ifood.com.br/proposta-de-reembolso/
como e que o pedido depois de concluido o cliente cancela ?
quem sai no prejuizo e a loja
Oi Wallysson! Neste caso em que o cliente solicita um cancelamento após o pedido ser entregue, ele deverá enviar evidências, como fotos, além de justificar o cancelamento. Seu restaurante terá então 5 minutos para aceitar ou recusar o pedido, conforme as condições da política de cancelamento: https://blog-parceiros.ifood.com.br/acordo-apos-entrega/
pois qundo vc tem uma demanda muito grande de pedido nao e possivel usar essa cofirmacao de entrega
pois o aiiffod deveria rever isso pesando nos parceiros que levan muitos prejuiso
Oi Celso! Aqui no iFood, estamos sempre preocupados em melhorar a experiencia com a plataforma. Fique ligado na nossa agenda de Melhoria Continua para saber mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/category/melhoria-continua/
Quando o cliente não sai pra receber como que a loja faz ? Ai depois vocês vão lá e aceita o cancelamento do cliente e a loja fica no prejuizo e vcs não aceita nem que conteste o cancelamento
Oi Janisson! Em alguns casos, você pode usar a contestação de pedidos para solicitar a revisão de uma decisão de cancelamento que acabou não gerando crédito à sua loja. Para saber mais acesse:https://blog-parceiros.ifood.com.br/contestacao-cancelamento/
Tem como eu Cancelar isso, fazer a entrega sem precisar do codigo de confirmação? pois meus motoboy são tercerizados e eles somente entregam sem pedir o codigo, pois entregam para varias lanchonetes
Oi Dione! O recurso de confirmação de entrega é um recurso que precisa ser solicitado pela própria loja parceira. Se você solicitou e não de seja proceguir vco~e pode abrir um chamado em “Chamados e Ajuda! dentro do Portal do Parceiro e descrever a sua situação paara a equipe de Atendimento te ajudar.
Péssima a plataforma, cliente pede recebe e solicita cancelamento mesmo tendo recebido o produto, e nem podemos contestar
Oi Marcos. Sabemos que esse é um processo que pode gerar algumas dúvidas, por isso implementamos diferentes iniciativas visando atuar com um processo mais transparente e participativo para nossos parceiros. Confira nossa política de cancelamentos e saiba como resolver esses casos 👊
Ola preciso trocar o plano de entrega para.o basico e não consigo via portal, não comsigo tb abrir sequer um chamado, como faço????
Oi Karina. Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela.
Tá sendo ridículo isso, cliente cancelou pedido mesmo tendo recebido, e colocou como não recebeu, quem perdeu fui eu porque não consegui contestar isso horrível
Oi Keilane. Sabemos que esse é um processo que pode gerar algumas dúvidas, por isso implementamos diferentes iniciativas visando atuar com um processo mais transparente e participativo para nossos parceiros. Confira nossa política de cancelamentos e saiba como resolver esses casos 👊
Tive um pedido onde o entregador tentou ir 3 vezes ao endereço, a nossa loja tentou entrar em contato por chat e por chamada, sem sucesso, e o cliente simplesmente cancelou o pedido. Gostaria muito de saber como resolver isso. Não aceitei o cancelamento. Paguei a entrega ao motoboy normalmente, fiquei com o pedido do cliente pronto na loja, tive todo custo e o pedido foi cancelado. Isso é um absurdo! Não podemos ter prejuízos dessa maneira. O Ifood precisa melhorar essa ferramenta para seus parceiros. O cliente dorme, some, não responde, e saímos com o prejuízo indo embora nosso lucro as vezes do dia. Imagina um pedido grande!
Oi Anna. Pedimos desculpa por essa situação! Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. 😉
Muito bom essa ferramenta.
Obrigada pelo feedback, Francinalve! Ficamos muito felizes e vamos continuar melhorando para garantir a melhor experiencia, conte com a gente!
O pedido foi entregue, a cliente não deu o código depois de 3 horas cancelou, ela recebeu sim
Oi, Bruna. Agradecemos pelo seu comentário. Estamos constantemente trabalhando em melhorias para que o processo de cancelamento seja cada vez mais transparente e participativo para nossos parceiros. Depois que o cliente solicitar o cancelamento e enviar as evidências, seu restaurante vai então aceitar ou recusar o pedido, conforme as condições da política de cancelamento.