Um desafio da operação do delivery é garantir que o pedido chegou às mãos do cliente. Isso porque, até que o processo seja concluído, diferentes etapas e pessoas são envolvidas.
A boa notícia é que, para promover segurança ao restaurante e garantir que o pedido chegou ao cliente, foi lançada a funcionalidade de “confirmação de entrega”. Trata-se de um processo em que a entrega do pedido é confirmada pelo cliente, evitando “cancelamentos por pedido não entregue”.
Continue a leitura para saber o que é a confirmação de entrega e por que implementar essa prática na sua loja!
Confirmação de entrega
A confirmação de entrega é ferramenta que firma um acordo entre restaurante e cliente, garantindo que o pedido chegou ao destino certo. Com esse procedimento, você evita cancelamentos por pedido não entregue e promove uma operação mais segura ao seu negócio, aos entregadores e aos clientes.
O procedimento de confirmação de entrega, até então, era destinado apenas aos restaurantes com plano Entrega — aqueles que contam com entregadores parceiros do iFood. Isso porque o processo foi implementado para ser operado com as pessoas entregadoras parceiras do iFood.
Entendendo os benefícios da ferramenta, foi desenvolvida a confirmação de entrega para que aqueles que contam com entregadores da própria loja tenham também essa funcionalidade de segurança.
Com a confirmação de entrega, o pedido passa a ter a solicitação do código de confirmação do cliente. Com isso, restaurantes e pessoas entregadoras têm a garantia de que o produto chegou às mãos corretas, evitando solicitações de cancelamento por pedido não entregue.
Processo de confirmação de entrega
Para fazer a confirmação de entrega, compartilhe este link com os entregadores de sua loja e veja abaixo o passo a passo para que explique a eles.
O link acessado pela pessoa entregadora é padrão, válido para todos os pedidos e todos os restaurantes do iFood. Ou seja, não é preciso compartilhar um link diferente a cada pedido.
Ao acessar o link, a pessoa entregadora deve inserir o número do localizador, que é um número de 8 dígitos localizado na comanda impressa:
Após digitar o número do localizador, a pessoa entregadora deve incluir o código de confirmação do cliente. Trata-se de um código de 4 dígitos. Caso o código esteja correto, a entrega do pedido será confirmada no sistema.
Com a entrega confirmada, o cliente não poderá solicitar o cancelamento utilizando o motivo de pedido não entregue. Essa ação evita fraudes e prejuízos financeiros promovendo mais garantias ao estabelecimento.
Agora é possível acompanhar no Gestor de Pedidos e também no Portal do Parceiro se a pessoa entregadora de sua loja utilizou a confirmação de entrega junto ao cliente.
Pedidos cancelados
Caso o pedido tenha sido cancelado durante o trajeto da entrega, o sistema informará o status “Este pedido foi cancelado! Fale com a loja para entender se você deve continuar com a entrega ou retornar o pedido”.
Mensagens de feedback para o entregador
Foram adicionadas novas mensagens de feedback para o entregador, cujo o objetivo é trazer clareza sobre os erros na confirmação do pedido:
- Essa entrega não pode ser confirmada – A entrega já foi confirmada anteriormente.
- Essa entrega não pode ser confirmada – Essa entrega mudou para Entrega Sob Demanda.
Aba de ajuda
Uma nova aba de ajuda foi incluída para esclarecer dúvidas comuns dos entregadores, como:
- “O código de entrega não funciona.”
- “Cliente se recusa a fornecer o código.”
- “O pedido foi cancelado.”
O iFood tem atuado para oferecer uma experiência ainda melhor aos clientes, restaurantes e pessoas entregadoras. A confirmação de entrega é um exemplo de ferramenta que busca construir uma operação mais segura.
Aproveite a visita no blog e acesse agora mesmo o Portal do Parceiro!
Pior aplicativo de entrega pois estou tendo pedidos cancelados mesmo após a entrega estou desistindo desse aplicativo
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Oi Ronald! Em alguns casos você pode usar a contestação de cancelamentos para ter a revisão de uma decisão de cancelamento que acabou não gerando crédito à você. Para saber mais acesse: https://blog-parceiros.ifood.com.br/contestacao-cancelamento/
Eu só Acho que um Abisurdo nos dono de Loja fazemos o pedido com Amor mandamos motoboy levar e quando chegar lá os folgado por conta que Dormiram ou Esqueceram que fizeram um Pedido e quem perde é só nós que Voltamos com pedido nos Ajuda a Solucionar esse Problema pra nós.
Cliente Recebeu o pedido comeu do meu restaurante, depois de um dia ele cancela alegando que não recebeu? Mais que é isso Ifood? como fica meu prejuizo de 80 reais? Quero meu dinheiro, se não vou procurar meus direitos!
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Oi Clertyton. Caso o cliente solicite um cancelamento após o pedido ser entregue, ele deverá enviar evidências, como fotos, além de justificar o cancelamento. Seu restaurante vai então aceitar ou recusar o pedido, conforme as condições da política de cancelamento. Sobre os cancelamentos que já contestou, acesse a aba “Chamados e ajuda” no Portal do Parceiro que nossa equipe interna vai ajudar você, tá bem? ?
PALHAÇADA!!!! ifood, sempre da razão para o cliente , sem menos verificar . a empresa , no caso o restaurante morre com o prejuizo . varios golpes e o ifood n da se quer a chance do restaurante contestar .
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Oi Roger, tudo bem? Sentimos muito por esse problema de cancelamento. ? O iFood implementou diferentes iniciativas visando atuar com um processo mais transparente e participativo para nossos parceiros. Conheça aqui a nossa política de cancelamentos: https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/ e saiba como resolver esses casos!
E cada vez mais os clientes esta usando de má fé com os restaurantes , fazem o pedido e apos consumir cancela como atraso ai a gente vai contesta os atendentes fala que não e possível fazer a contestação. Como sempre favorecendo o cliente e prejudicando os parceiros .
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Oi Silvana, tudo bem? Sentimos muito por esse problema de cancelamento. ? O iFood implementou diferentes iniciativas visando atuar com um processo mais transparente e participativo para nossos parceiros. Conheça aqui a nossa política de cancelamentos: https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/ e saiba como resolver esses casos!
Você faz o produto com itens de qualidade e o cliente simplesmente espera a loja fechar para fazer o cancelamento? Inacreditável pagar todas as taxas que o ifood cobra e não ter nenhuma proteção quanto a isso, poderiam ser mais leais a quem se dispor a vender na plataforma e realmente olharem esse tipo de situação, depois de despachado o cliente espera mais 5 horas passar e cancela e o ifood nem questiona e aceita, dificil aceitar isso e ver que ocorre mais do que imaginamos! #Vergonha
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Oi Tiago! Em alguns casos, você pode usar a contestação de pedidos para solicitar a revisão de uma decisão de cancelamento que acabou não gerando crédito à sua loja. Para saber mais acesse:https://blog-parceiros.ifood.com.br/contestacao-cancelamento/
E um verdadeiro absurdo tenta taxa ,mensalidade, porcentagem, e ainda o ifood tá nem aí para o empreendendo.
O cliente pediu foi entregue aí depois fo cancelado o pedido e aloja qui fica no prejuízo e o ifood não faz nada !
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Oi, Umberto. Direcionamos grandes investimentos em tecnologia e inovação para que milhões de clientes tenham acesso aos estabelecimentos parceiros. Sobre os cancelamentos que já contestou, acesse a aba “Chamados e ajuda” no Portal do Parceiro que nossa equipe interna vai ajudar você, tá bem? ?
esse não é o problema , o cliente faz o pedido deixa pago não atende , a gente deixa pendurado quando tem como , ou perde a mercadoria e ele vai e cancela e a gente não pode contestar como que pega codigo
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Oi Serginho! Sentimos muito por esse problema de cancelamento. 😕 O iFood implementou diferentes iniciativas visando atuar com um processo mais transparente e participativo para nossos parceiros. Conheça aqui a nossa política de cancelamentos: https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/ e saiba como resolver esses casos!
sempre a mesma cliente aplicando o mesmo golpe da retirada na loja pede depois diz que é para entregarmos e depois pede cancelamento e ficamos no prejuízo por que o ifood aceita e não paga a loja. revoltadissimo
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Oi Paulo! Em alguns casos, você pode usar a contestação de pedidos para solicitar a revisão de uma decisão de cancelamento que acabou não gerando crédito à sua loja. Para saber mais acesse:https://blog-parceiros.ifood.com.br/contestacao-cancelamento/
cliente recebeu o pedido e usou de má fé e cancelou o pedido teve o extorno!!! ifood uma merda !!!
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Oi parceiro! Sentimos muito por esse ocorrido. Você pode utilizar a proposta de reembolso para negociar com o cliente quando ocorre algum problema com o pedido. Em vez de efetuar um cancelamento completo, você pode oferecer o reembolso de parte do valor do pedido, permitindo que o cliente decida se aceita ou não a proposta. Para saber mais acesse: https://blog-parceiros.ifood.com.br/proposta-de-reembolso/
como e que o pedido depois de concluido o cliente cancela ?
quem sai no prejuizo e a loja
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Oi Wallysson! Neste caso em que o cliente solicita um cancelamento após o pedido ser entregue, ele deverá enviar evidências, como fotos, além de justificar o cancelamento. Seu restaurante terá então 5 minutos para aceitar ou recusar o pedido, conforme as condições da política de cancelamento: https://blog-parceiros.ifood.com.br/acordo-apos-entrega/
pois qundo vc tem uma demanda muito grande de pedido nao e possivel usar essa cofirmacao de entrega
pois o aiiffod deveria rever isso pesando nos parceiros que levan muitos prejuiso
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Oi Celso! Aqui no iFood, estamos sempre preocupados em melhorar a experiencia com a plataforma. Fique ligado na nossa agenda de Melhoria Continua para saber mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/category/melhoria-continua/
Quando o cliente não sai pra receber como que a loja faz ? Ai depois vocês vão lá e aceita o cancelamento do cliente e a loja fica no prejuizo e vcs não aceita nem que conteste o cancelamento
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Oi Janisson! Em alguns casos, você pode usar a contestação de pedidos para solicitar a revisão de uma decisão de cancelamento que acabou não gerando crédito à sua loja. Para saber mais acesse:https://blog-parceiros.ifood.com.br/contestacao-cancelamento/
Tem como eu Cancelar isso, fazer a entrega sem precisar do codigo de confirmação? pois meus motoboy são tercerizados e eles somente entregam sem pedir o codigo, pois entregam para varias lanchonetes
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Oi Dione! O recurso de confirmação de entrega é um recurso que precisa ser solicitado pela própria loja parceira. Se você solicitou e não de seja proceguir vco~e pode abrir um chamado em “Chamados e Ajuda! dentro do Portal do Parceiro e descrever a sua situação paara a equipe de Atendimento te ajudar.
Péssima a plataforma, cliente pede recebe e solicita cancelamento mesmo tendo recebido o produto, e nem podemos contestar
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Oi Marcos. Sabemos que esse é um processo que pode gerar algumas dúvidas, por isso implementamos diferentes iniciativas visando atuar com um processo mais transparente e participativo para nossos parceiros. Confira nossa política de cancelamentos e saiba como resolver esses casos 👊
Ola preciso trocar o plano de entrega para.o basico e não consigo via portal, não comsigo tb abrir sequer um chamado, como faço????
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Oi Karina. Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela.
Tá sendo ridículo isso, cliente cancelou pedido mesmo tendo recebido, e colocou como não recebeu, quem perdeu fui eu porque não consegui contestar isso horrível
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Oi Keilane. Sabemos que esse é um processo que pode gerar algumas dúvidas, por isso implementamos diferentes iniciativas visando atuar com um processo mais transparente e participativo para nossos parceiros. Confira nossa política de cancelamentos e saiba como resolver esses casos 👊
Tive um pedido onde o entregador tentou ir 3 vezes ao endereço, a nossa loja tentou entrar em contato por chat e por chamada, sem sucesso, e o cliente simplesmente cancelou o pedido. Gostaria muito de saber como resolver isso. Não aceitei o cancelamento. Paguei a entrega ao motoboy normalmente, fiquei com o pedido do cliente pronto na loja, tive todo custo e o pedido foi cancelado. Isso é um absurdo! Não podemos ter prejuízos dessa maneira. O Ifood precisa melhorar essa ferramenta para seus parceiros. O cliente dorme, some, não responde, e saímos com o prejuízo indo embora nosso lucro as vezes do dia. Imagina um pedido grande!
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Oi Anna. Pedimos desculpa por essa situação! Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. 😉
Muito bom essa ferramenta.
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Obrigada pelo feedback, Francinalve! Ficamos muito felizes e vamos continuar melhorando para garantir a melhor experiencia, conte com a gente!
O pedido foi entregue, a cliente não deu o código depois de 3 horas cancelou, ela recebeu sim
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Oi, Bruna. Agradecemos pelo seu comentário. Estamos constantemente trabalhando em melhorias para que o processo de cancelamento seja cada vez mais transparente e participativo para nossos parceiros. Depois que o cliente solicitar o cancelamento e enviar as evidências, seu restaurante vai então aceitar ou recusar o pedido, conforme as condições da política de cancelamento.