Um desafio da operação do delivery é garantir que o pedido chegou às mãos do cliente. Isso porque, até que o processo seja concluído, diferentes etapas e pessoas são envolvidas.
A boa notícia é que, para promover segurança ao restaurante e garantir que o pedido chegou ao cliente, foi lançada a funcionalidade de “confirmação de entrega”. Trata-se de um processo em que a entrega do pedido é confirmada pelo cliente, evitando “cancelamentos por pedido não entregue”.
Continue a leitura para saber o que é a confirmação de entrega e por que implementar essa prática na sua loja!
Confirmação de entrega
A confirmação de entrega é ferramenta que firma um acordo entre restaurante e cliente, garantindo que o pedido chegou ao destino certo. Com esse procedimento, você evita cancelamentos por pedido não entregue e promove uma operação mais segura ao seu negócio, aos entregadores e aos clientes.
O procedimento de confirmação de entrega, até então, era destinado apenas aos restaurantes com plano Entrega — aqueles que contam com entregadores parceiros do iFood. Isso porque o processo foi implementado para ser operado com as pessoas entregadoras parceiras do iFood.
Entendendo os benefícios da ferramenta, foi desenvolvida a confirmação de entrega para que aqueles que contam com entregadores da própria loja tenham também essa funcionalidade de segurança.
Com a confirmação de entrega, o pedido passa a ter a solicitação do código de confirmação do cliente. Com isso, restaurantes e pessoas entregadoras têm a garantia de que o produto chegou às mãos corretas, evitando solicitações de cancelamento por pedido não entregue.
Processo de confirmação de entrega
Para fazer a confirmação de entrega, compartilhe este link com os entregadores de sua loja e veja abaixo o passo a passo para que explique a eles.
O link acessado pela pessoa entregadora é padrão, válido para todos os pedidos e todos os restaurantes do iFood. Ou seja, não é preciso compartilhar um link diferente a cada pedido.
Ao acessar o link, a pessoa entregadora deve inserir o número do localizador, que é um número de 8 dígitos localizado na comanda impressa:
Após digitar o número do localizador, a pessoa entregadora deve incluir o código de confirmação do cliente. Trata-se de um código de 4 dígitos. Caso o código esteja correto, a entrega do pedido será confirmada no sistema.
Com a entrega confirmada, o cliente não poderá solicitar o cancelamento utilizando o motivo de pedido não entregue. Essa ação evita fraudes e prejuízos financeiros promovendo mais garantias ao estabelecimento.
Agora é possível acompanhar no Gestor de Pedidos e também no Portal do Parceiro se a pessoa entregadora de sua loja utilizou a confirmação de entrega junto ao cliente.
Pedidos cancelados
Caso o pedido tenha sido cancelado durante o trajeto da entrega, o sistema informará o status “Este pedido foi cancelado! Fale com a loja para entender se você deve continuar com a entrega ou retornar o pedido”.
Mensagens de feedback para o entregador
Foram adicionadas novas mensagens de feedback para o entregador, cujo o objetivo é trazer clareza sobre os erros na confirmação do pedido:
- Essa entrega não pode ser confirmada – A entrega já foi confirmada anteriormente.
- Essa entrega não pode ser confirmada – Essa entrega mudou para Entrega Sob Demanda.
Aba de ajuda
Uma nova aba de ajuda foi incluída para esclarecer dúvidas comuns dos entregadores, como:
- “O código de entrega não funciona.”
- “Cliente se recusa a fornecer o código.”
- “O pedido foi cancelado.”
O iFood tem atuado para oferecer uma experiência ainda melhor aos clientes, restaurantes e pessoas entregadoras. A confirmação de entrega é um exemplo de ferramenta que busca construir uma operação mais segura.
Aproveite a visita no blog e acesse agora mesmo o Portal do Parceiro!
671 respostas
Ola,o pedido 9449 do meu restaurante foi pago pelo ifood, foi entregue até mesmo antes do prazo previsto, e hoje para a minha surpresa cliente cancelou o pedido por não te recebido?? Como assim??? Vou ficar no prejuízo??? Quantas vezes mais isso vai acontecer??? Não aceito!!! Esforço total pra ser prejudicado dessa maneira???
Não vou ficar no prejuízo!!
Olá, o pedido 2840 do meu restaurante foi pago pelo ifood, foi entregue até mesmo antes do prazo previsto, e hoje para a minha surpresa cliente cancelou o pedido por não te recebido?? Como assim??? Vou ficar no prejuízo??? Quantas vezes mais isso vai acontecer??? Não aceito!!! Esforço total pra ser prejudicado dessa maneira???
Não vou ficar no prejuízo!!
o pedido 2520, foi entregue para e confirmado a entrega pelo cliente e o mesmo cancelou o pedido, estornando assim o pagamento do pedido.
peço a solução desta questao, pois isso sempre tem acontecido.
o pedido Pedido nº 3800 foi entregue. Porém o cliente que reside em um prédio não quis descer para receber o pedido, e pediu que o entregador deixasse o pedido no hall de entrada do prédio.
O entregador fez o que ele solicitou, e para nossa surpresa algumas horas depois o cliente cancelou o pedido sob a alegação de não ter recebido. Como eu fico agora? O pedido foi pago pelo ifood.
Oi, Marcos. O objetivo da ferramenta é justamente oferecer uma operação mais segura a você! Caso você denuncie uma suspeita de conduta irregular, o consumidor será bloqueado em sua loja e o iFood vai analisar o caso. Esperamos que a ferramenta ajude no seu dia a dia!
Olá, Dani! A ferramenta busca combater suspeitas de fraudes e trotes. É muito importante que, caso entenda que o cancelamento recebido foi indevido, você realize a denuncia de supeita de conduta inaquada do consumidor. Dessa forma, o consumidor ficará bloqueado de pedir novamente em sua loja. Enquanto isso, o iFood vai analisar se a conduta foge dos termos de uso e, caso seja confirmada a conduta irregular, o usuário será banido da plataforma. O objetivo é justamente promover mais segurança na operação dos nossos parceiros!
Dani, a ferramenta busca combater suspeitas de fraudes e trotes. É muito importante que, caso entenda que o cancelamento recebido foi indevido, você realize a denuncia de supeita de conduta inaquada do consumidor. Dessa forma, o consumidor ficará bloqueado de pedir novamente em sua loja. Enquanto isso, o iFood vai analisar se a conduta foge dos termos de uso e, caso seja confirmada a conduta irregular, o usuário será banido da plataforma. O objetivo é justamente promover mais segurança na operação dos nossos parceiros!
Olá, nossa loja entregou um pedido ontem na data 07/02/2024 temos como provar, tenho videos e fotos que a entrega chegou até o local e a cliente nao compareceu pra buscar o pedido, ligamos pelo proprio ifood e enviamos varias mensagens e a cliente não respondeu mais. paguei até uber pra levar o produto no valor de 20 reais.. fomos lesados pois perdemos o nosso tempo, gastamos produto e frete. pedido 6353, nome da cliente julia.
Oi Bruna. Você pode contestar o cancelamento diretamente pelo Portal do Parceiro na aba “Pedidos”. Confira mais detalhes aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/contestacao-cancelamento/
Isso tem que ser melhor divulgado, já passei por situações em que o entregador queria anotar meu código de entrega para dar baixa depois na loja, o que foi recusado por mim por razões óbvias, poderia ser fraude.
Deixar claro que se a loja quer usar essa funcionalidade que ela deve fornecer um celular ao entregador para que ele dê a baixa no momento da entrega como ocorre nas entregas parceiras.
Olá o pedido 0668 foi cancelado alegando que não foi entregue, sendo que eu entreguei, preparei com tanto carinho numa ótima embalagem entreguei na mao do cliente e no dia seguinte pra minha surpresa o pedido foi cancelado isso é injusto !! Só essa semana já tive três pedidos cancelado por clientes golpista, pf me ajuda aí
Oi Natalia. Caso o cliente solicite um cancelamento após o pedido ser entregue, ele deverá enviar evidências, como fotos, além de justificar o cancelamento. Seu restaurante vai então aceitar ou recusar o pedido, conforme as condições da política de cancelamento: https://blog-parceiros.ifood.com.br/acordo-apos-entrega/
produto foi entregue pela manha nao teve nem nenhuma reclamaçao no ato e momentos da entrega so veio cancelar agora depois de sete hrs e os produtos solicitados foram entregues ate concluido o pedido foi e safadeza pra dar prejuijo
Oi, Daniel! Sentimos muito por esse problema de cancelamento. Saiba que estamos trabalhando em melhorias para que esse processo seja cada vez mais transparente e participativo para nossos parceiros. Você pode contestar o cancelamento em até 7 dias na aba “Pedidos”, caso esteja de acordo com a nossa Política. Se precisar de alguma ajuda, fale com o nosso time!
PEDIDO FOI ENTREGUE, MAIS A CLIENTE CANCELOU O PEDIDO DIZENDO QUE NAO ENTREGOU O PEDIDO PRA ELA
Oi, Laura! Por aqui conseguimos ajudar apenas os restaurantes e lojas parceiras. Mas acesse o Instagram @ifoodparaentegadores e envie uma DM 😉
É simples o golpe…
O cliente pede, recebe. Após em média 4 horas pede o cancelamento, por qualquer motivo o Ifood aceita.
Fiquem atentos!
Oi, Elizama! Sentimos muito por essa experiência, não é o que gostaríamos. Caso o cliente solicite o cancelamento, ele deverá enviar evidências, e seu restaurante deverá aceitar ou recusar o pedido conforme as condições da política de cancelamentos. Confira as dicas de contestação de cancelamento nesse link aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/contestacao-cancelamento/
Gente nos aceitamos o pedido 3564 , fazemos o pedido o cara pediu 8 temakis frito , depois que veio retirar , comeu e cancelou o pedido , e o ifood aceitou , como assim ?????
nao aceito o cancelamento
Oi, tudo bem?! Sentimos muito por esse problema de cancelamento. O iFood implementou diferentes iniciativas visando atuar com um processo mais transparente e participativo. Conheça aqui a nossa política de cancelamentos! https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/
se eu precisar de um motoboy para entregar um pedido particular, consigo solicitar pelo ifood ?
Oi, Tabata! tudo bem? Temos diferentes opções de serviço de logística para o seu delivery. Acesse este post para conhecer o Entrega Fácil, Entrega+ e Sob demanda: https://blog-parceiros.ifood.com.br/entrega-de-comida/ e saiba mais.
Ola, o pedido 0667 foi cancelado pelo cliente, e autorizado pelo ifood TOTALMENTE de má fé!
pedido foi feito e concluido ontem e hoje o cliente cancelou, como pode isso ?
Pedido foi entregue , tudo correto , e o cliente pode cancelar assim sem mais nem menos, é ridicilo isso !
Oi, Diéle!! Se você recebeu um pedido de cancelamento, você terá a opção de aceitá-lo ou recusá-lo, conforme a política de cancelamentos. Ao solicitar o cancelamento, o cliente deverá enviar evidências justificando o motivo. Aproveite o momento para negociar com o cliente e entrar em um consenso. Saiba mais sobre a política de cancelamento: https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/
Pedido nº 2023 foi cancelado pelo cliente, e autorizado pelo ifood TOTALMENTE de má fé!
pedido foi feito e concluido ontem e hoje o cliente cancelou, como pode isso ?
Pedido foi entregue , tudo correto , e o cliente pode cancelar assim sem mais nem menos, Fiquei No Prejuizo
Pedido nº 0637 foi cancelado pelo cliente, e autorizado pelo ifood TOTALMENTE de má fé!
pedido foi feito e concluido ontem e apos 2 horas que ela recebeu o produto dizendo que nao recebeu o produto cliente cancelou, como pode isso ?
Pedido foi entregue , tudo correto , e o cliente pode cancelar assim sem mais nem menos, Fiquei No Prejuizo
Olá, Suzana! Sentimos muito pelo ocorrido! Caso o cliente solicite um cancelamento após o pedido ser entregue, ele deverá enviar evidências, como fotos, além de justificar o cancelamento. Seu restaurante vai então aceitar ou recusar o pedido, conforme as condições da política de cancelamento: https://blog-parceiros.ifood.com.br/acordo-apos-entrega/ Caso precise de mais ajuda, temos um time de especialistas para te ajudar! Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.
Pedido 5495 foi cancelado, o cliente recebeu e depois de alguns minutos cancelou e ifood aceitou o cancelamento sem que eu pudesse contestar
Isso nos trás prejuízos.
Tem acontecido direto, cliente mal intencionado.