Um desafio da operação do delivery é garantir que o pedido chegou às mãos do cliente. Isso porque, até que o processo seja concluído, diferentes etapas e pessoas são envolvidas.
A boa notícia é que, para promover segurança ao restaurante e garantir que o pedido chegou ao cliente, foi lançada a funcionalidade de “confirmação de entrega”. Trata-se de um processo em que a entrega do pedido é confirmada pelo cliente, evitando “cancelamentos por pedido não entregue”.
Continue a leitura para saber o que é a confirmação de entrega e por que implementar essa prática na sua loja!
Confirmação de entrega
A confirmação de entrega é ferramenta que firma um acordo entre restaurante e cliente, garantindo que o pedido chegou ao destino certo. Com esse procedimento, você evita cancelamentos por pedido não entregue e promove uma operação mais segura ao seu negócio, aos entregadores e aos clientes.
O procedimento de confirmação de entrega, até então, era destinado apenas aos restaurantes com plano Entrega — aqueles que contam com entregadores parceiros do iFood. Isso porque o processo foi implementado para ser operado com as pessoas entregadoras parceiras do iFood.
Entendendo os benefícios da ferramenta, foi desenvolvida a confirmação de entrega para que aqueles que contam com entregadores da própria loja tenham também essa funcionalidade de segurança.
Com a confirmação de entrega, o pedido passa a ter a solicitação do código de confirmação do cliente. Com isso, restaurantes e pessoas entregadoras têm a garantia de que o produto chegou às mãos corretas, evitando solicitações de cancelamento por pedido não entregue.
Processo de confirmação de entrega
Para fazer a confirmação de entrega, compartilhe este link com os entregadores de sua loja e veja abaixo o passo a passo para que explique a eles.
O link acessado pela pessoa entregadora é padrão, válido para todos os pedidos e todos os restaurantes do iFood. Ou seja, não é preciso compartilhar um link diferente a cada pedido.
Ao acessar o link, a pessoa entregadora deve inserir o número do localizador, que é um número de 8 dígitos localizado na comanda impressa:
Após digitar o número do localizador, a pessoa entregadora deve incluir o código de confirmação do cliente. Trata-se de um código de 4 dígitos. Caso o código esteja correto, a entrega do pedido será confirmada no sistema.
Com a entrega confirmada, o cliente não poderá solicitar o cancelamento utilizando o motivo de pedido não entregue. Essa ação evita fraudes e prejuízos financeiros promovendo mais garantias ao estabelecimento.
Agora é possível acompanhar no Gestor de Pedidos e também no Portal do Parceiro se a pessoa entregadora de sua loja utilizou a confirmação de entrega junto ao cliente.
Pedidos cancelados
Caso o pedido tenha sido cancelado durante o trajeto da entrega, o sistema informará o status “Este pedido foi cancelado! Fale com a loja para entender se você deve continuar com a entrega ou retornar o pedido”.
Mensagens de feedback para o entregador
Foram adicionadas novas mensagens de feedback para o entregador, cujo o objetivo é trazer clareza sobre os erros na confirmação do pedido:
- Essa entrega não pode ser confirmada – A entrega já foi confirmada anteriormente.
- Essa entrega não pode ser confirmada – Essa entrega mudou para Entrega Sob Demanda.
Aba de ajuda
Uma nova aba de ajuda foi incluída para esclarecer dúvidas comuns dos entregadores, como:
- “O código de entrega não funciona.”
- “Cliente se recusa a fornecer o código.”
- “O pedido foi cancelado.”
O iFood tem atuado para oferecer uma experiência ainda melhor aos clientes, restaurantes e pessoas entregadoras. A confirmação de entrega é um exemplo de ferramenta que busca construir uma operação mais segura.
Aproveite a visita no blog e acesse agora mesmo o Portal do Parceiro!
671 respostas
estava bom
estava muito bom , entrega rápido
Pedido solicitado pela cliente pedido 0944 e entregue no prazo e tudo corretamente. Após 3 horas de entrega a cliente conseguiu efetuar o cancelamento e apenas apareceu no sistema da loja como cancelado. NÃO CONSEGUIMOS CONTESTAR NADA. Foi entregue o pedido diretamente para a cliente. Não somos atendidos pelo ifood, pelo contrário, as lojas ficam desprotegidas diante destas pessoas de má-fé. Aguardo breve retorno.
Oi, Tudo bem? Você poderia entrar em contato pela opção de atendimento no Portal do Parceiro? Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. Assim, conseguiremos te auxiliar ainda mais. 🙂 Aguardamos sua mensagem.
Pedido 2398 entregue para cliente, dia 20/05 . o mesmo foi cancelado pela manhã do dia 21/05 , absurdo não da para contestar e agora perco 129,00 ou vou até o cliente receber ? e correr o risco de brigas e discursão , essa situação tem que ter um fim , já não é facil empreender pagar taxas , impostos, etc. SENHORES ADMISTRADORES DO IFOOD , ESTAMMOS CANSADOS DESSA FALTA DE RESPEITO .
Olá, Joseilda! Neste caso orientamos abrir um chamado para que o nosso time possa avaliar o seu caso individualmente. No “Portal do Parceiro”, basta clicar no botão “Chamados e Ajuda” e, em seguida, em “Atendimento”. Assim, a nossa equipe vai analisar o seu caso. 😊
Infelizmente aconteceu comigo neste domingo pedido 5836 foi entregue para o cliente e dado baixa passou coisa de cinco minutos o cliente fez o cancelamento falando que o pedido não foi entregue e o melhor ficou com o pedido e nois sem receber e proibido de contestar aí abri um chamado com outro pedido e coloquei a numeração do pedido e o que havia ocorrido simplesmente Ifood mandou e-mail para mim falando que não está dentro da política etc. Estamos nois donos das lojas passando por sacanagem de clientes de má fé e o Ifood nada de resolver está situação até quando vamos passar por isso falta de respeito com os donos do estabelecimento onde o cliente tem o direito de fazer o que quer e nois não poder fazer nada aí Ifood de uma tenção para os donos dos estabelecimentos pois pagamos para usar o aplicativo então nois também temos direitos infelizmente isso não é política e sim falta de respeito com os logístas inadmissível a gente pagar tão caro e ficar passando por está humilhação.
Oi, Lusmar! Sentimos muito por esse problema de cancelamento. O iFood implementou diferentes iniciativas visando atuar com um processo mais transparente e participativo. Conheça aqui a nossa política de cancelamentos! https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/
ifood está deixando a desejar dando suoporte para cliente estelionatarios comprar na loja e depois do pedido recebido cancelar o pedido, eu já estou saturado e aborrecido de tanto abrir chamado com esses problemas e ninguem esta resolvendio, acho melho vender mesmo fora do ifood.
Olá, Weslen. O iFood está empenhado em oferecer uma experiência cada vez melhor a você! Com a ferramenta de denúncia já disponível, você poderá denunciar casos de suspeita de fraude ou trote. Assim você impede que o cliente faça novos pedidos em sua loja, enquanto o iFood analisa o caso. Confira mais detalhes aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/denuncia-cancelamento-indevido/ e se precisar de ajuda, acione nossos especialistas no Portal do Parceiro!
Olá! Não esta legal o que aconteceu comigo no pedido 3368, o mesmo foi produzido, e fomos ate o endereço informado dentro do prazo previsto, entretanto o cliente não atendeu o entregador, tentamos varias vezes a chamada pelo 0800 com o localizador do pedido, não fomos atendidos, passamos varias mensagens pelo chat, da mesma forma o cliente não respondeu, fizemos varias tentativas para entregar o peido, porem sem sucesso. Não foi nossa culpa, entretanto o punido e prejudicado nessa transação foi eu, perdi meu material, por se tratar de um produto produzido no ato do pedido, e ainda perdi o valor da entrega, que foi pago ao entregador. Não é justo com a loja essa politica de cancelamento, sem contar que não conseguimos mais contestar atravez do pedido. Fica aqui registrado meu protesto, soilicito o ressarcimento do valor referente ao pedido.
Olá, Charles. Esperamos que esteja bem!
Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” e depois em “Atendimento”.
O cliente solicitou o cancelamento após o pedido ser entregue, mesmo usando o código de confirmação. O iFood n permite que esse pedido seja contestado. O cliente recebeu todos os itens e alega não ter recebido, mas o código de confirmação foi inserido. Desejo que este pedido seja pago.
Oi, Mateus. A solicitação de cancelamento foi respondida no prazo de 5 minutos? Você pode acionar a Contestação do Cancelamento em até 7 dias acessando a aba Pedidos do Portal do Parceiro. Caso precise de alguma ajuda, acione um de nossos especialistas.
Não tá servindo de nada a confirmação do Pedido, fiz a Confirmação do Pedido com o código do Cliente e deu como pedido concluído, Ou seja Finalizado com o Código do Cliente, Quando o Cliente passa o Código ele já confirma que recebeu e mesmo assim ele consegue cancelar dizendo que não recebeu e sempre ficamos no Prejuízo só pq o Ifood diz que é essa a Política deles, a Política é: o Restaurante fica no Prejuízo, o Cliente estelionatário fica com o Item, o Ifood só ganha e a Loja só se ferra.
Esse negócio de Cliente cancelar e o restaurante aceitar nunca funcionou, nunca apareceu pra mim que a opção de aceitar ou não o cancelamento. Só aparece que o Pedido já foi cancelado e pronto, Ficamos no Prejuízo sempre.
Olá, Rafael. Tudo bem?
Estamos revisando nossos processos para que situações como essa não ocorram. Agradecemos pelo seu comentário, cada feedback contribui muito para o nosso Compromisso de Melhoria Contínua. Conte com a gente!
Olá a cliente fez o pedido recebeu, e cancelou no outro dia após ser entregue, eu levei um prejuízo no primeiro dia no iFood, a cliente colocou como se não tivesse sido entregue sendo que eu entreguei na mão dela. 1012
Olá, Maicon. Tudo bem? Sentimos muito por essa experiência!
Em alguns casos é possível contestar o cancelamento. Caso o botão de contestar não esteja disponível e, ainda assim, você discorde da solicitação, abra um chamado com nossa equipe de suporte.
Pedido número #0944, produzimos e entregamos o pedido ao cliente Márcio que veio retirar na loja, confirmando número de entrega, acredito que o Ifood tem acesso ao chat do cliente e a loja no qual confirmam a retirada, hoje pela tarde recebemos uma notificação do Ifood cancelando o pedido por solicitação do cliente, sendo que o mesmo agiu de má fé pois retirou o pedido na loja, o que será resolvido nessa situação? Aguardo um retorno do Ifood.
Olá, parceiro. Sentimos muito por essa situação.
Em alguns casos é possível contestar o cancelamento. Caso o botão de contestar não esteja disponível e, ainda assim, você discorde da solicitação, abra um chamado com nossa equipe de suporte.
O Ifood é um palhaçada! Passando pano pra cliente estelionatario e privando a empresa de contestação. P A L H A Ç A D A
É INADIMISSÍVEL QUE O IFOOD CONCEDA 6 HORAS PRO CLIENTE ESTELIONATARIO SOLICITAR O CANCELAMENTO DO PEDIDO, E NÃO NOS DEIXAR CONTESTAR O CANCELAMENTO!
CAMBADA DE SAFADO!!
Ei, Carlos. O iFood está empenhado em oferecer uma experiência cada vez melhor e com a ferramenta de Denúncia já disponível, você poderá denunciar casos de suspeita de fraude ou trote. Isso impede que o cliente faça novos pedidos em sua loja, enquanto o iFood analisa o caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Iniciar atendimento”, ok?
BOM DIA , VENHO COMUNICAR QUE O PEDIDO 6681 SOLICITOU O CANCELAMENTO DEPOIS DE HORAS TER RECEBIDO O PEDIDO, MAS MESMO ASSIM O SISTEMA ACEITOU O CANCELAMENTO, NÃO TIVE COMUNICAÇÃO SOBRE O PEDIDO E NÃO CONSIGO CONTESTAR .
Oi, Rangel. Pedimos que entre em contato pela opção de atendimento em Chamados e ajuda no Portal do Parceiro. Dessa forma poderemos verificar para você!
Lendo os comentários acima percebi que realmente não é só eu que estou passando por isso ! Infelizmente pessoas usando de má fé pra dar golpe ! Só que o iFood só esqueceu de um detalhe , sem nós empreendedores não tem delivery fica aí um alerta pra melhoras , estou agora em casa depois de um dia cansativo de trabalho 2:41 da manhã e meu telefone toca , e o iFood avisando que um cliente que recebeu o pedido às 20:00 da noite anterior havia cancelado o pedido por que não foi entregue ! Realmente está difícil lidar com a plataforma não é a primeira vez que isso acontece!
Oi, Fernando. Tudo bem?
Na aba “Pedidos” do Portal do Parceiro, você consegue buscar por esse pedido e solicitar a contestação. Se o cliente tiver selecionado um motivo que pode ser contestado, o botão “Contestar cancelamento” aparecerá no canto inferior da tela.
Caso o botão de contestar cancelamento não esteja disponível e, ainda assim, você discorde da solicitação, abra um chamado com nossa equipe de suporte.
A confirmação de entrega precisa voltar com a lista de pedidos despachados e gps para o entregador da casa, facilitava muito a operação. Aqui temos que cancelar pedidos varias vezes por endereço incompleto e falta de comunicação com o cliente. Quando havia o GPS na confirmação de entrega o indice de cancelamento era bem menor. Vocês sempre puxam pro lado do “cliente” e esquecem que nós dos restaurantes também somos seus clientes… é preciso nos ouvir!
Oi Vinícius. Obrigado pelo seu comentário! Aqui neste canal conseguimos auxiliar apenas restaurantes e lojas parceiras, mas deixe seu feedback no perfil @ifoodparaentregadores no Instagram que nosso time irá te auxiliar. 😊
Está vendo como o atendimento de vocês é ruim? Fiz um comentário como proprietário de restaurante e vocês me “direcionam” para um perfil que atende entregadores. Nem se dão ao trabalho de ler e interpretar o comentário.
Estou tendo problemas recorrentes de clientes cancelarem o pedido, depois que o recebem, comem a comida e depois cancelam informando que não receberam o pedido, entro em contato com o Ifood, mas não da opção para ser atendido ou abrir chamado a respeito, não dão nenhum suporte. O ifood cancela sem da nenhuma explicação, e todas as vezes fico no prejuízo, por pessoas que agem de má fé. E mesmo com o cancelamento feito pelo Ifood sem aviso prévio para o estabelecimento, o Ifood ainda ganha sua comissão em cima do que foi cancelado. É um total descaso e falta de respeito. Quero ser ressarcida desses cancelamentos indevidos. Espero uma por resposta rápida.
Oi, Maria. Para analisarmos cada caso individualmente e podermos dar uma orientação mais segura, pedimos que nesses casos entre em contato pela opção de atendimento na seção Chamados e ajuda do Portal do Parceiro. Mas se tiver qualquer dificuldade, também estamos disponíveis pelo Instagram @ifoodparparceiros.
O link anterior esta muito bom agilizava a confirmação da entrega, até entregadores tercerizados estavam elogiando, poderia deixa como estava.
Oi Emerson. Obrigado pelo seu comentário. Estamos sempre buscando melhorias visando tornar a experiência dos nossos parceiros mais prática e fácil. Pode deixar que compartilhamos seu feedback com nosso time! 🤩
Pedido numero 2971 foi no dia 22/08/2024 cliente recebeu o pedido comeu e depois cancelou como se não tivesse recebido …. Ifood cancelou esse pedido me descontou esse valor que deu e ainda pior ficou no relatório de cancelamento registrado que tinha sido cancelado….. Isso é muito injusto tenho minha empresa a quase 3 anos no ifood e ainda acontece esse tipo de coisa …. quando é que o ifood vai concertar isso ? Nós proprietários de estabelecimento que escolhemos a plataforma do ifood ao invés de outras podíamos ser levado mais a serio ….
Olá, Moroni. Sentimos muito por isso!
Para resolver essa questão, sugerimos abrir um chamado para que nosso time possa analisar seu caso individualmente. Basta clicar em “Ajuda” no canto superior à direita.
Completamente indignada! Tive meu pedido 3992 Cancelado na parte da manhã às 8:23 pelo Cliente Estelionatário! Safado! Pois o meu pedido foi Despachado 23:23 e Entregue ao cliente antes do prazo sendo que o Estelionatário fez o Pedido as 22:57
Complicado nos como loja Não termos nenhum tipo de Contestação para fazer! Fora que Prejudica a gente na Plataforma!
Triste isso! Os responsáveis pelo Ifood já deveriam ter visto isso Anos de Golpes e nada se resolve!! Cliente come se Lambuza as nossas costas!! Fora que Perdemos Não só a mercadoria e o valor!! Perdemos também a confiança de aceitar pedidos e continua a acontecer!!
Nós Trabalhamos para o resultado do nosso Crescimento e da Nossa FAMÍLIA!!!!
E NÃO somos uma instituição de Caridade para Golpista Muquiranas Infelizes!!
Olá, Carol. Sentimos muito por isso!
Para resolver essa questão, sugerimos abrir um chamado para que nosso time possa analisar seu caso individualmente. Basta clicar em “Ajuda” no canto superior à direita.