Um desafio da operação do delivery é garantir que o pedido chegou às mãos do cliente. Isso porque, até que o processo seja concluído, diferentes etapas e pessoas são envolvidas.
A boa notícia é que, para promover segurança ao restaurante e garantir que o pedido chegou ao cliente, foi lançada a funcionalidade de “confirmação de entrega”. Trata-se de um processo em que a entrega do pedido é confirmada pelo cliente, evitando “cancelamentos por pedido não entregue”.
Continue a leitura para saber o que é a confirmação de entrega e por que implementar essa prática na sua loja!
Confirmação de entrega
A confirmação de entrega é ferramenta que firma um acordo entre restaurante e cliente, garantindo que o pedido chegou ao destino certo. Com esse procedimento, você evita cancelamentos por pedido não entregue e promove uma operação mais segura ao seu negócio, aos entregadores e aos clientes.
O procedimento de confirmação de entrega, até então, era destinado apenas aos restaurantes com plano Entrega — aqueles que contam com entregadores parceiros do iFood. Isso porque o processo foi implementado para ser operado com as pessoas entregadoras parceiras do iFood.
Entendendo os benefícios da ferramenta, foi desenvolvida a confirmação de entrega para que aqueles que contam com entregadores da própria loja tenham também essa funcionalidade de segurança.
Com a confirmação de entrega, o pedido passa a ter a solicitação do código de confirmação do cliente. Com isso, restaurantes e pessoas entregadoras têm a garantia de que o produto chegou às mãos corretas, evitando solicitações de cancelamento por pedido não entregue.
Processo de confirmação de entrega
Para fazer a confirmação de entrega, compartilhe este link com os entregadores de sua loja e veja abaixo o passo a passo para que explique a eles.
O link acessado pela pessoa entregadora é padrão, válido para todos os pedidos e todos os restaurantes do iFood. Ou seja, não é preciso compartilhar um link diferente a cada pedido.
Ao acessar o link, a pessoa entregadora deve inserir o número do localizador, que é um número de 8 dígitos localizado na comanda impressa:
Após digitar o número do localizador, a pessoa entregadora deve incluir o código de confirmação do cliente. Trata-se de um código de 4 dígitos. Caso o código esteja correto, a entrega do pedido será confirmada no sistema.
Com a entrega confirmada, o cliente não poderá solicitar o cancelamento utilizando o motivo de pedido não entregue. Essa ação evita fraudes e prejuízos financeiros promovendo mais garantias ao estabelecimento.
Agora é possível acompanhar no Gestor de Pedidos e também no Portal do Parceiro se a pessoa entregadora de sua loja utilizou a confirmação de entrega junto ao cliente.
Pedidos cancelados
Caso o pedido tenha sido cancelado durante o trajeto da entrega, o sistema informará o status “Este pedido foi cancelado! Fale com a loja para entender se você deve continuar com a entrega ou retornar o pedido”.
Mensagens de feedback para o entregador
Foram adicionadas novas mensagens de feedback para o entregador, cujo o objetivo é trazer clareza sobre os erros na confirmação do pedido:
- Essa entrega não pode ser confirmada – A entrega já foi confirmada anteriormente.
- Essa entrega não pode ser confirmada – Essa entrega mudou para Entrega Sob Demanda.
Aba de ajuda
Uma nova aba de ajuda foi incluída para esclarecer dúvidas comuns dos entregadores, como:
- “O código de entrega não funciona.”
- “Cliente se recusa a fornecer o código.”
- “O pedido foi cancelado.”
O iFood tem atuado para oferecer uma experiência ainda melhor aos clientes, restaurantes e pessoas entregadoras. A confirmação de entrega é um exemplo de ferramenta que busca construir uma operação mais segura.
Aproveite a visita no blog e acesse agora mesmo o Portal do Parceiro!
Muitos parceiros reclamando da mesma coisa e ifood não faz nada para nos proteger. Pessoal já descobriu como DAR GOLPE: como todo dia de graça!!! Compra, cancela, ifood aceita horas depois sem ao menos contatar o restaurante e sem dar opção de contestar e assim ficamos lesados. Está cada vez Pior. Restaurante gasta com matéria prima, cliente já ganha vários cupons de desconto e a gente fica no prejuízo!!! Fora que SISTEMA DELES ESTÁ SEMPRE FORA DO AR, COM ENTREGA FACIL RETORNANDO PARA A LOJA COM PROBLEMA MA MAQUINA QUE NÃO FUNCIONA… e mais pedidos perdidos e cliente reclamando… e ainda assim falam que não podemos contestar cancelamento… mesmo problema sendo do Ifood.
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Oi Fernanda, agradecemos o seu feedback! Vamos trabalhar para continuar oferecendo a melhor experiência na ferramenta.
estava bom
estava muito bom , entrega rápido
Pedido solicitado pela cliente pedido 0944 e entregue no prazo e tudo corretamente. Após 3 horas de entrega a cliente conseguiu efetuar o cancelamento e apenas apareceu no sistema da loja como cancelado. NÃO CONSEGUIMOS CONTESTAR NADA. Foi entregue o pedido diretamente para a cliente. Não somos atendidos pelo ifood, pelo contrário, as lojas ficam desprotegidas diante destas pessoas de má-fé. Aguardo breve retorno.
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Oi, Tudo bem? Você poderia entrar em contato pela opção de atendimento no Portal do Parceiro? Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. Assim, conseguiremos te auxiliar ainda mais. 🙂 Aguardamos sua mensagem.
Pedido 2398 entregue para cliente, dia 20/05 . o mesmo foi cancelado pela manhã do dia 21/05 , absurdo não da para contestar e agora perco 129,00 ou vou até o cliente receber ? e correr o risco de brigas e discursão , essa situação tem que ter um fim , já não é facil empreender pagar taxas , impostos, etc. SENHORES ADMISTRADORES DO IFOOD , ESTAMMOS CANSADOS DESSA FALTA DE RESPEITO .
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Olá, Joseilda! Neste caso orientamos abrir um chamado para que o nosso time possa avaliar o seu caso individualmente. No “Portal do Parceiro”, basta clicar no botão “Chamados e Ajuda” e, em seguida, em “Atendimento”. Assim, a nossa equipe vai analisar o seu caso. 😊
Infelizmente aconteceu comigo neste domingo pedido 5836 foi entregue para o cliente e dado baixa passou coisa de cinco minutos o cliente fez o cancelamento falando que o pedido não foi entregue e o melhor ficou com o pedido e nois sem receber e proibido de contestar aí abri um chamado com outro pedido e coloquei a numeração do pedido e o que havia ocorrido simplesmente Ifood mandou e-mail para mim falando que não está dentro da política etc. Estamos nois donos das lojas passando por sacanagem de clientes de má fé e o Ifood nada de resolver está situação até quando vamos passar por isso falta de respeito com os donos do estabelecimento onde o cliente tem o direito de fazer o que quer e nois não poder fazer nada aí Ifood de uma tenção para os donos dos estabelecimentos pois pagamos para usar o aplicativo então nois também temos direitos infelizmente isso não é política e sim falta de respeito com os logístas inadmissível a gente pagar tão caro e ficar passando por está humilhação.
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Oi, Lusmar! Sentimos muito por esse problema de cancelamento. O iFood implementou diferentes iniciativas visando atuar com um processo mais transparente e participativo. Conheça aqui a nossa política de cancelamentos! https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/
ifood está deixando a desejar dando suoporte para cliente estelionatarios comprar na loja e depois do pedido recebido cancelar o pedido, eu já estou saturado e aborrecido de tanto abrir chamado com esses problemas e ninguem esta resolvendio, acho melho vender mesmo fora do ifood.
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Olá, Weslen. O iFood está empenhado em oferecer uma experiência cada vez melhor a você! Com a ferramenta de denúncia já disponível, você poderá denunciar casos de suspeita de fraude ou trote. Assim você impede que o cliente faça novos pedidos em sua loja, enquanto o iFood analisa o caso. Confira mais detalhes aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/denuncia-cancelamento-indevido/ e se precisar de ajuda, acione nossos especialistas no Portal do Parceiro!
Olá! Não esta legal o que aconteceu comigo no pedido 3368, o mesmo foi produzido, e fomos ate o endereço informado dentro do prazo previsto, entretanto o cliente não atendeu o entregador, tentamos varias vezes a chamada pelo 0800 com o localizador do pedido, não fomos atendidos, passamos varias mensagens pelo chat, da mesma forma o cliente não respondeu, fizemos varias tentativas para entregar o peido, porem sem sucesso. Não foi nossa culpa, entretanto o punido e prejudicado nessa transação foi eu, perdi meu material, por se tratar de um produto produzido no ato do pedido, e ainda perdi o valor da entrega, que foi pago ao entregador. Não é justo com a loja essa politica de cancelamento, sem contar que não conseguimos mais contestar atravez do pedido. Fica aqui registrado meu protesto, soilicito o ressarcimento do valor referente ao pedido.
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Olá, Charles. Esperamos que esteja bem!
Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” e depois em “Atendimento”.
O cliente solicitou o cancelamento após o pedido ser entregue, mesmo usando o código de confirmação. O iFood n permite que esse pedido seja contestado. O cliente recebeu todos os itens e alega não ter recebido, mas o código de confirmação foi inserido. Desejo que este pedido seja pago.
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Oi, Mateus. A solicitação de cancelamento foi respondida no prazo de 5 minutos? Você pode acionar a Contestação do Cancelamento em até 7 dias acessando a aba Pedidos do Portal do Parceiro. Caso precise de alguma ajuda, acione um de nossos especialistas.
Não tá servindo de nada a confirmação do Pedido, fiz a Confirmação do Pedido com o código do Cliente e deu como pedido concluído, Ou seja Finalizado com o Código do Cliente, Quando o Cliente passa o Código ele já confirma que recebeu e mesmo assim ele consegue cancelar dizendo que não recebeu e sempre ficamos no Prejuízo só pq o Ifood diz que é essa a Política deles, a Política é: o Restaurante fica no Prejuízo, o Cliente estelionatário fica com o Item, o Ifood só ganha e a Loja só se ferra.
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Esse negócio de Cliente cancelar e o restaurante aceitar nunca funcionou, nunca apareceu pra mim que a opção de aceitar ou não o cancelamento. Só aparece que o Pedido já foi cancelado e pronto, Ficamos no Prejuízo sempre.
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Olá, Rafael. Tudo bem?
Estamos revisando nossos processos para que situações como essa não ocorram. Agradecemos pelo seu comentário, cada feedback contribui muito para o nosso Compromisso de Melhoria Contínua. Conte com a gente!
Olá a cliente fez o pedido recebeu, e cancelou no outro dia após ser entregue, eu levei um prejuízo no primeiro dia no iFood, a cliente colocou como se não tivesse sido entregue sendo que eu entreguei na mão dela. 1012
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Olá, Maicon. Tudo bem? Sentimos muito por essa experiência!
Em alguns casos é possível contestar o cancelamento. Caso o botão de contestar não esteja disponível e, ainda assim, você discorde da solicitação, abra um chamado com nossa equipe de suporte.
Pedido número #0944, produzimos e entregamos o pedido ao cliente Márcio que veio retirar na loja, confirmando número de entrega, acredito que o Ifood tem acesso ao chat do cliente e a loja no qual confirmam a retirada, hoje pela tarde recebemos uma notificação do Ifood cancelando o pedido por solicitação do cliente, sendo que o mesmo agiu de má fé pois retirou o pedido na loja, o que será resolvido nessa situação? Aguardo um retorno do Ifood.
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Olá, parceiro. Sentimos muito por essa situação.
Em alguns casos é possível contestar o cancelamento. Caso o botão de contestar não esteja disponível e, ainda assim, você discorde da solicitação, abra um chamado com nossa equipe de suporte.
O Ifood é um palhaçada! Passando pano pra cliente estelionatario e privando a empresa de contestação. P A L H A Ç A D A
É INADIMISSÍVEL QUE O IFOOD CONCEDA 6 HORAS PRO CLIENTE ESTELIONATARIO SOLICITAR O CANCELAMENTO DO PEDIDO, E NÃO NOS DEIXAR CONTESTAR O CANCELAMENTO!
CAMBADA DE SAFADO!!
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Ei, Carlos. O iFood está empenhado em oferecer uma experiência cada vez melhor e com a ferramenta de Denúncia já disponível, você poderá denunciar casos de suspeita de fraude ou trote. Isso impede que o cliente faça novos pedidos em sua loja, enquanto o iFood analisa o caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Iniciar atendimento”, ok?
BOM DIA , VENHO COMUNICAR QUE O PEDIDO 6681 SOLICITOU O CANCELAMENTO DEPOIS DE HORAS TER RECEBIDO O PEDIDO, MAS MESMO ASSIM O SISTEMA ACEITOU O CANCELAMENTO, NÃO TIVE COMUNICAÇÃO SOBRE O PEDIDO E NÃO CONSIGO CONTESTAR .
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Oi, Rangel. Pedimos que entre em contato pela opção de atendimento em Chamados e ajuda no Portal do Parceiro. Dessa forma poderemos verificar para você!
Lendo os comentários acima percebi que realmente não é só eu que estou passando por isso ! Infelizmente pessoas usando de má fé pra dar golpe ! Só que o iFood só esqueceu de um detalhe , sem nós empreendedores não tem delivery fica aí um alerta pra melhoras , estou agora em casa depois de um dia cansativo de trabalho 2:41 da manhã e meu telefone toca , e o iFood avisando que um cliente que recebeu o pedido às 20:00 da noite anterior havia cancelado o pedido por que não foi entregue ! Realmente está difícil lidar com a plataforma não é a primeira vez que isso acontece!
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Oi, Fernando. Tudo bem?
Na aba “Pedidos” do Portal do Parceiro, você consegue buscar por esse pedido e solicitar a contestação. Se o cliente tiver selecionado um motivo que pode ser contestado, o botão “Contestar cancelamento” aparecerá no canto inferior da tela.Caso o botão de contestar cancelamento não esteja disponível e, ainda assim, você discorde da solicitação, abra um chamado com nossa equipe de suporte.
A confirmação de entrega precisa voltar com a lista de pedidos despachados e gps para o entregador da casa, facilitava muito a operação. Aqui temos que cancelar pedidos varias vezes por endereço incompleto e falta de comunicação com o cliente. Quando havia o GPS na confirmação de entrega o indice de cancelamento era bem menor. Vocês sempre puxam pro lado do “cliente” e esquecem que nós dos restaurantes também somos seus clientes… é preciso nos ouvir!
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Oi Vinícius. Obrigado pelo seu comentário! Aqui neste canal conseguimos auxiliar apenas restaurantes e lojas parceiras, mas deixe seu feedback no perfil @ifoodparaentregadores no Instagram que nosso time irá te auxiliar. 😊
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Está vendo como o atendimento de vocês é ruim? Fiz um comentário como proprietário de restaurante e vocês me “direcionam” para um perfil que atende entregadores. Nem se dão ao trabalho de ler e interpretar o comentário.
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Estou tendo problemas recorrentes de clientes cancelarem o pedido, depois que o recebem, comem a comida e depois cancelam informando que não receberam o pedido, entro em contato com o Ifood, mas não da opção para ser atendido ou abrir chamado a respeito, não dão nenhum suporte. O ifood cancela sem da nenhuma explicação, e todas as vezes fico no prejuízo, por pessoas que agem de má fé. E mesmo com o cancelamento feito pelo Ifood sem aviso prévio para o estabelecimento, o Ifood ainda ganha sua comissão em cima do que foi cancelado. É um total descaso e falta de respeito. Quero ser ressarcida desses cancelamentos indevidos. Espero uma por resposta rápida.
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Oi, Maria. Para analisarmos cada caso individualmente e podermos dar uma orientação mais segura, pedimos que nesses casos entre em contato pela opção de atendimento na seção Chamados e ajuda do Portal do Parceiro. Mas se tiver qualquer dificuldade, também estamos disponíveis pelo Instagram @ifoodparparceiros.
O link anterior esta muito bom agilizava a confirmação da entrega, até entregadores tercerizados estavam elogiando, poderia deixa como estava.
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Oi Emerson. Obrigado pelo seu comentário. Estamos sempre buscando melhorias visando tornar a experiência dos nossos parceiros mais prática e fácil. Pode deixar que compartilhamos seu feedback com nosso time! 🤩
Pedido numero 2971 foi no dia 22/08/2024 cliente recebeu o pedido comeu e depois cancelou como se não tivesse recebido …. Ifood cancelou esse pedido me descontou esse valor que deu e ainda pior ficou no relatório de cancelamento registrado que tinha sido cancelado….. Isso é muito injusto tenho minha empresa a quase 3 anos no ifood e ainda acontece esse tipo de coisa …. quando é que o ifood vai concertar isso ? Nós proprietários de estabelecimento que escolhemos a plataforma do ifood ao invés de outras podíamos ser levado mais a serio ….
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Olá, Moroni. Sentimos muito por isso!
Para resolver essa questão, sugerimos abrir um chamado para que nosso time possa analisar seu caso individualmente. Basta clicar em “Ajuda” no canto superior à direita.