Culinária espanhola: comidas, pratos típicos e curiosidades para você vender mais

Quer vender os pratos típicos da culinária espanhola? Veja como essa gastronomia pode fazer o seu restaurante faturar mais!

Se você está pensando em abrir um restaurante de culinária espanhola, saiba que essa é uma boa ideia. Com ingredientes conhecidos e já consumidos em diferentes estados brasileiros, essa gastronomia costuma agradar com seus temperos e sabores marcantes.

O segredo para o sucesso, nesse caso, é saber como montar um cardápio. Afinal, há tantos pratos típicos na Espanha que pode ser difícil escolher as melhores opções. Além disso, o TasteAtlas Awards 2024/2025 colocou a cozinha do país como a 4ª melhor do mundo.

Veja como montar o cardápio ideal para sua loja no iFood e comece a programar os itens do seu restaurante! Confira as dicas do João Barcelos, Embaixador iFood, no vídeo a seguir.

Então, o que acha de entender melhor sobre a culinária da Espanha, conhecer seus pratos típicos e ver como oferecer a seus clientes? Leia este post e entenda tudo!

Fatos e curiosidades da história da culinária espanhola

A culinária espanhola tem uma história rica e recheada de influências. Em todo o país, destacam-se os pratos saborosos, com muitos temperos e aromas. Também é preciso falar da cozinha mediterrânea, conhecida como uma das mais saudáveis do mundo por conter azeites trufados e de oliva, além de legumes e vegetais, e produtos frescos.

As comidas da Espanha são bastante variadas devido à influência da ocupação romana, que introduziu vários ingredientes, e da culinária árabe, que acrescentou especiarias, como canela e açafrão.

Outros fatos e curiosidades históricos são:

  • os pratos à base de arroz foram introduzidos pelos árabes e influenciaram as comidas criadas depois desse período, como a paella;
  • as batatas, os tomates e as pimentas foram acrescentadas no Renascimento, com a chegada dos ingredientes das Américas;
  • dois dos principais ingredientes são o jamón ibérico (um tipo de presunto cru) e o azeite de oliva;
  • os frutos do mar estão muito presentes na gastronomia espanhola;
  • as receitas clássicas são reconhecidas como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Características da gastronomia espanhola

As características da gastronomia espanhola são o uso de ingredientes sazonais e frescos, a diversidade regional e o acréscimo de especiarias (influência árabe). Os legumes, peixes, verduras, carnes e frutos do mar são bastante presentes, o que contribui para a fama de ser uma alimentação saudável.

Essa questão é tão visível que vários estudos já foram realizados sobre os benefícios da dieta mediterrânea, da qual a culinária da Espanha faz parte. De acordo com uma matéria do site da National Geographic, esse estilo de comida está no topo da lista de alimentação saudável por ser muito nutritiva e saborosa.

A reportagem ainda destaca uma fala de David Katz, especialista em medicina preventiva. De acordo com ele,

“Essa dieta capta os fundamentos da nutrição integral, nos tira do campo das soluções rápidas e nos leva ao campo do estilo de vida. A dieta mediterrânea tem funcionado por gerações e funciona por toda a vida”

A afirmação do especialista está de acordo com vários estudos elencados pela revista. Inclusive, uma pesquisa de 2023 do JAMA Internal Medicine, quem adota a dieta mediterrânea tem 20% menos chance de morrer de forma prematura por um prazo de 36 anos.

Em outras palavras, isso significa que o risco de surgimento das doenças crônicas é significativamente reduzido. Entre elas estão as cardiovasculares, diabetes tipo 2, respiratórias, neurodegenerativas e câncer.

Influência da culinária espanhola na comida brasileira

A influência da culinária espanhola na comida brasileira é evidente nos ingredientes. Do país europeu, vieram o azeite, o chouriço, os embutidos, as linguiças e o jamón.  Também é importante citar o churros, uma sobremesa muito apreciada por aqui e que veio da outra gastronomia.

Aliás, vale destacar que não foi apenas na comida que os espanhóis influenciaram o Brasil. Também há vários exemplos na cultura, como o fandango, um tipo de dança internalizada no Sul do país, especialmente no Rio Grande do Sul e interior de Santa Catarina e Paraná.

40 pratos típicos da Espanha

1. Paella

Paella, prato típico da culinária espanhola

O prato típico da Espanha mais conhecido é a paella. Usando o arroz como base, a receita tradicional de Valência tem coelho e frango em sua preparação. No entanto, a versão com frutos do mar (paella marinera) se tornou a mais conhecida, especialmente no Brasil.

2. Tapas

Tapas, prato típico da culinária espanhola

As tapas españolas são muito comuns em toda a Espanha, principalmente no Norte, em San Sebastián. Caracterizam-se por ser uma pequena porção de alimentos variados. Assim, são servidas como aperitivos, sendo possível acrescentar queijos, azeitonas, frutos do mar, embutidos, legumes grelhados e mais. Normalmente, vem acompanhada de bebidas e de uma torrada.

3. Gazpacho

Gazpacho, prato típico da culinária espanhola

Uma sopa fria de tomate. Essa é uma definição simples do gazpacho, receita muito saborosa da Andaluzia. Muito consumido em períodos quentes do ano, esta receita da culinária espanhola é acrescida de pepinos, cebolas, pimentões, alho e azeite de oliva. A consistência é líquida e o prato ainda recebe sal, vinagre e até pimenta, a fim de deixar seu sabor muito marcante.

4. Tortilla española

Tortilla española, prato típico da culinária espanhola

A tortilla española é bem diferente daquele prato servido na culinária mexicana. Na verdade, é um tipo de omelete que recebe ovos e batatas em sua composição. Em versões mais modernas, também conta com cebolas, chorizo e pimentões.

5. Churros

Churros com uma caneca de chocolate quente, prato típico da culinária espanhola

Os churros são bem conhecidos no Brasil por sua doçura. É uma sobremesa bem tradicional da Espanha, mas é servida apenas a massa frita com uma caneca de chocolate quente.

6. Jamón ibérico

Jamón ibérico, prato típico da culinária espanhola

Uma das comidas da Espanha mais conhecidas e desejadas, o jamón ibérico é um tipo de presunto cru que vem do porco ibérico. Por ser de uma espécie diferenciada e ser alimentado com bellotas, uma noz, o resultado é um sabor levemente salgado e adocicado ao mesmo tempo. É um ingrediente que compõe várias receitas.

7. Patatas bravas

Patata bravas com molho, prato típico da culinária espanhola

As patatas bravas são as batatas fritas tradicionais, mas com molho picante. Normalmente, é uma salsa brava, mas algumas regiões da Espanha trocam por um aioli, maionese feita com alho e azeite de oliva. Este prato típico espanhol costuma ser servido como tapas, ou seja, como um petisco.

8. Pulpo a la gallega

Pulpo a la gallega, prato típico da culinária espanhola à base de polvo

O pulpo a la gallega é um prato feito à base de polvo derivado da Galícia e que existe há mais de 400 anos. Nesta receita, o polvo é cozido inteiro e cortado em pedaços na hora de servir. Então, é acrescentado um tempero com páprica, azeite e sal. Tradicionalmente, é servido em um prato de madeira e tem batatas cozidas como acompanhamento.

9. Croquetas

Croquetas, prato típico da culinária espanhola

Apesar do nome, este prato da culinária espanhola é diferente dos croquetes brasileiros. Isso porque é um bolinho frito com molho béchamel e recebe diversos recheios, como presunto, queijo, frango e presunto curado. Costuma ser consumido como tapa.

10. Calamares a la romana

Calamarea a la romana, ou anéis de lula, prato típico da culinária espanhola

Os tradicionais anéis de lula são feitos, nesta receita, com uma massa leve composta por farinhas de trigo e milho ou rosca. Então, são fritos no óleo quente. O prato é servido com aioli, tártaro ou marinara.

11. Fabada asturiana

Fabada asturiana, sopa de feijão branco, prato típico da culinária espanhola

A fabada asturiana é uma sopa de feijão branco com diferentes tipos de carnes, como morcela, toucinho, chouriço, carne de porco e mais. Também recebe vários temperos para dar ainda mais sabor. É muito consumida em dias frios e depois da realização de atividades físicas. 

12. Chorizo español

Chorizo, tipo de linguiça prato típico da culinária espanhola

Uma das comidas típicas da Espanha, o chorizo é uma linguiça feita com carne de porco. Recebe temperos como alho, pimentão e sal, e é defumada em seguida para deixar o sabor bem destacado. Pode complementar outras receitas para torná-las mais saborosas.

13. Escudella i carn d’olla

Escudella i carn d'olla, prato típico da culinária espanhola feito com macarrão e carne

Este cozido catalão pode receber diferentes tipos de carne, como linguiça, frango, almôndega e de porco. Também pode contar com vegetais e legumes. Normalmente, é servido separadamente. Ou seja, tem a escudella, uma sopa, e junto vem a carn d’olla, que são carnes e legumes. No entanto, o cozimento é feito junto. A receita ainda vem com molhos tradicionais, como salsa de picada, que mistura amêndoas, alho, azeite de oliva e salsa.

14. Bocadillos

Bocadillo, tipo de sanduíche da culinária espanhola

Sanduíches muito populares na Espanha, os bocadillos são feitos com baguete e muito recheio. Há várias opções, como jamón, lula, chorizo, tortilla, queijo e até itens do cardápio vegetariano.

15. Rabo de toro

Rabo de toro, ou rabo de touro ensopado, prato típico da culinária espanhola

O nome já deixa claro o que é este prato da culinária espanhola: um cozido de rabo de touro. A receita conta com legumes, vinho tinto e temperos, sendo acompanhada de arroz, purê de batatas ou pão.

16. Espinaca con garbanzos

Espinaca con garbanzos, prato típico da culinária espanhola feito com grão-de-bico e espinafre

Este prato da gastronomia espanhola é feito com espinafre cozido com grão-de-bico, azeite, alho e temperos. Pode ser servido como acompanhamento de peixes e carnes, mas também é usado como prato principal. A surpresa fica por conta do sabor: essa é uma das comidas típicas da Espanha que combina cremosidade e certo nível de amargor. O resultado é maravilhoso!

17. Gambas al ajillo

Gambas al ajillo, prato típico da culinária espanhola com camarões e alho

Neste prato da culinária espanhola, o que manda é o sabor. Afinal, são camarões cozidos no azeite de oliva. Ainda há a adição de pimenta, pimentão e alho para deixar o aroma ainda melhor. O costume é servi-lo como aperitivo e usar pedaços de pão para mergulhar no molho e melhorar a experiência.

18. Cochinillo asado

Cochinillo asado, ou leitão assado, prato típico da culinária espanhola

Esta receita vem da região de Castela e Leão, e consiste em um leitão assado. O tempo de cozimento é lento, para que ele fique dourado e crocante por fora, mas macio por dentro. É servido em uma bandeja com legumes cozidos, batatas assadas ou salada.

19. Zarzuela

Zarzuela, ensopado de frutos do mar, prato típico da culinária espanhola

Este ensopado de frutos do mar conta com mexilhões, peixes, camarões e lagostins. Os ingredientes são cozidos em molho de tomate picante e ainda recebem tomates maduros, cebola, alho, azeite de oliva, ervas frescas e vinho branco. O ideal é cozinhar lentamente para apurar os sabores e ter um resultado ainda mais incrível.

20. Pisto manchego

Pisto manchego, um refogado de vegetais, prato típico da culinária espanhola

Originário da Andaluzia, este prato da culinária espanhola é um refogado de vegetais. Por isso, é ideal para oferecer em um cardápio vegano. Na receita, são colocados pimentão, tomate, cebola e abobrinha. Os vegetais são cozidos em azeite e temperados com pimenta e alho. Pode ser um prato principal ou um acompanhamento.

21. Crema catalana

Crema catalana, prato típico da culinária espanhola, parecido com o crème brûlée

No cardápio de sobremesas para restaurantes, uma das comidas típicas da Espanha é a crema catalana. Bem semelhante ao crème brûlée, é uma receita que mistura gemas de ovo, creme de leite e açúcar, com aromatização de canela e casca de limão. Essa combinação oferece um sabor único!

Uma diferença para a versão francesa é o cozimento no fogão, o que garante uma textura bem leve. Por cima, é inserida uma camada fina de açúcar gratinado. Isso faz a crosta ficar crocante, enquanto o recheio permanece bastante cremoso!

22. Tarta de Santiago

Tarta de Santiago, doce tipico da culinária espanhola

Torta típica da Galícia, esta receita é bem tradicional e foi criada ainda no século XVI. É feita com ovos, açúcar, amêndoas e raspas de limão, sendo decorada com a cruz de Santiago feita com açúcar de confeiteiro. O motivo é que a origem deste prato típico da Espanha foi derivado da peregrinação a Santiago de Compostela. De toda forma, é de um sabor inigualável!

23. Pinchos

Pinchos, aperitivo da culinária espanhola

Um aperitivo muito comum no País Basco, os pinchos são petiscos do estilo canapé. Assim, os ingredientes são colocados em camadas sobre uma fatia de pão. É uma das comidas para comer com a mão (finger food) e pode ser servido quente ou frio.

24. Papas

Papas, prato típico da culinária espanhola com batatas cozidas no vinagre e sal

As papas são batatas cozidas no vinagre e sal. Na hora de servir, são acrescentados azeite, salsinha e cebola. Este prato da gastronomia espanhola é servido frio, por isso, há um consumo maior nos dias quentes.

25. Turrón

Turrón, ou torrone, prato típico da culinária espanhola

O torrone é um doce bem conhecido no Brasil, mas existe desde o século XV na culinária espanhola. Basicamente, é feito com amendoim, caramelo, claras de ovo e amêndoas. Esses ingredientes cozinham e formam uma pasta que fica parcialmente macia e parcialmente crocante.

26. Marzipã

Marzipã, doce típico da culinária espanhola

O doce espanhol é feito com açúcar, amêndoas e clara de ovos. Apesar de sua origem árabe, já faz parte da culinária espanhola há séculos. Costuma ser servido puro ou como base para outras sobremesas. Seu sabor é diferenciado justamente por conta da oleaginosa.

27. Torrijas

Torrijas, ou rabanada, prato típico da culinária espanhola

Conhecidas no Brasil como rabanadas, as torrijas são fatias de pão adormecido passadas em ovos e fritas em óleo quente. Como uma das comidas típicas da Espanha, são servidas com caldas doces quentes e canela.

28. Pimientos de Padrón

Pimientos de Padrón, pimentões fritos, prato típico da culinária espanhola

Pimentões verdes fritos em azeite de oliva e servidos com sal. Esta é a receita dos pimientos de Padrón, que vêm da região da Galícia de mesmo nome. O resultado dessa combinação é salgado combinado a doce e suave. Em alguns casos, pode ficar picante, o que traz uma bela surpresa. É uma receita ideal para as tapas, especialmente para comer com uma cerveja gelada.

29. Fideuà

Fideuà, prato típico da culinária espanhola feito com macarrão fino e frutos do mar.

Uma massa espanhola bem fina com gostinho de mar, porque é feita sempre com peixes, mariscos, camarão etc. O fideuà foi criado por pescadores, que nem sempre tinham arroz para fazer a paella. É bem comum em Valência e na Catalunha, e seu sabor rivaliza bem com o prato feito com arroz.

30. Albóndigas

Albóndigas, ou almôndegas com molho de tomate, prato típico da culinária espanhola

As famosas almôndegas ao molho de tomate são uma das comidas espanholas famosas. Elas fazem parte das tapas e podem ser servidas em uma versão diferente, na qual o molho é feito de amêndoas. Qualquer que seja o caso, você já sabe que é uma delícia!

31. Migas

Migas, prato típico da culinária espanhola feito com migalhas de pão fritas

Um prato camponês, o migas é feito com migalhas de pão seco. Tiras são rasgadas e fritas, recebendo complementos variados depois, como chorizo ou bacon. Além de muito saborosa, esta receita é conhecida por ser bem ao estilo comfort food.

32. Bacalao al pil-pil

Bacalao al pil-pil, prato típico de bacalhau da culinária espanhola

Ainda que não seja encontrado bacalhau na costa espanhola, o pescado é bem popular. A versão do País Basco é uma das mais conhecidas, feita com molho pil-pil. A receita tem alho, azeite de oliva e suco do peixe, o que gera um sabor diferenciado e único.

33. Leche frita

Leche frita, prato típico da culinária espanhola

O nome desta receita da culinária espanhola indica bem o que ela é: leite frito. Sim, é feita uma mistura de leite, farinha e gemas de ovos. Depois de solidificar, são acrescentadas migalhas de pão e a massa é frita. O consumo pode ser feito frio ou quente e é algo bem diferente do que vemos no Brasil, mas que costuma ser muito bem-aceito!

34. Huevos rotos

Huevos rotos, prato típico da culinária espanhola com ovos fritos, batata frita e presunto cru

Se existe um prato saboroso na gastronomia espanhola, é o huevos rotos. Feito com ovos fritos em azeite de oliva sobre uma porção de batata frita e presunto cru, ele deve ser consumido quente. O ideal é que a gema esteja mole para ser quebrada e se espalhar para toda a comida. Vale ter um pãozinho para aproveitar esse molho dos deuses ao máximo.

35. Pan con tomate

Pan con tomate, prato típico da culinária espanhola

Simples, mas extremamente gostoso, o pan con tomate é um prato típico da Espanha, mais especificamente de Barcelona. Ele consiste em tomate maduro com alho, azeite de oliva e sal sobre uma fatia de pão. Se quiser, pode complementar com ervas ou queijo ralado, ainda que não seja tradicional. Pode ter certeza de que é uma delícia e cabe muito bem como uma entrada em um restaurante espanhol.

36. Boquerones en vinagre

Boquerones en vinagre, rato típico da culinária espanhola com anchovas, vinagre, alho e azeite

Se você gosta de frutos do mar, o boquerones en vinagre é um tipo de tapa perfeito. Ele tem anchovas frescas com vinagre, alho e azeite. O prato é servido com azeitonas e pão.

37. Mojama

Mojama, prato típico da culinária espanhola com atum desidratado e amêndoas

Uma das comidas da Espanha pouco conhecidas no Brasil, o mojama consiste em atum desidratado servido em fatias finas com azeite, amêndoas e torrada. Utiliza-se a parte central do peixe para este prato, o que garante ainda mais sabor. Em alguns casos, pode ser servido com tomates.

38. Puchero

Puchero, uma sopa de grão-de-bico, prato típico da culinária espanhola

O puchero é um prato andaluz muito famoso na região, principalmente no frio. Ele é feito em uma panela específica, de mesmo nome, e é uma sopa de grão-de-bico. Para complementar, pode receber diferentes tipos de carne, como de gado, porco e frango.

39. Sangria

Sangria, bebida típica da culinária espanhola com vinho tinto, frutas, brandy e mais

Na parte de bebidas espanholas, a mais conhecida é a sangria. Feita à base de vinho tinto, leva frutas, brandy, açúcar e gelo, basicamente. Porém, você pode escolher outros ingredientes. O mais importante é garantir que os ingredientes se misturem e tenham seu sabor realçado. Ofereça bem gelado, porque é uma receita realmente excelente!

40. Ensaimadas

Ensaimadas, rosca doce, prato típico da culinária espanhola

Por último, vêm as ensaimadas, uma sobremesa que faz bastante sucesso. É uma rosca doce que leva água, farinha, açúcar, ovos, banha de porco e massa madre. Ela é frita e, depois, recebe açúcar por cima. A receita precisa ser essa, já que o sabor diferenciado é justamente o da gordura suína. Além disso, o ingrediente deixa a textura leve e muito saborosa.

Como oferecer a culinária espanhola?

Para oferecer a culinária espanhola, vale a pena fazer uma boa análise de mercado para saber se existe demanda para o estilo do seu restaurante. Além disso, você deve investir em um cardápio bem estruturado, com boas fotos de comida e descrições. Afinal, o objetivo é gerar interesse.

Nesse sentido, lembre-se de analisar quais são as melhores receitas da culinária espanhola para a sua região. Avalie a facilidade de conseguir os insumos e faça parcerias com bons fornecedores.

Além disso, esteja em uma plataforma que ofereça ampla visibilidade, como o iFood. Assim, você pode utilizar as alavancas promocionais para tornar seu restaurante mais conhecido e se tornar uma boa referência.

Afinal, se a culinária espanhola já é reconhecida como uma das melhores do mundo, com certeza você tem chances de sucesso. Então, invista nas ferramentas de marketing digital e conte com o iFood na sua jornada!

E você, quer aprender a divulgar melhor o seu estabelecimento? Baixe este guia completo de marketing para restaurante e entenda por que é necessário, quais estratégias são as ideais para o seu negócio e como implementar.

Picture of Por Pedro Camargo

Por Pedro Camargo

Página do Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

20/12/2024

O que vendeu mais no iFood em 2024?

19/12/2024

Culinária espanhola: comidas, pratos típicos e curiosidades para vo...

18/12/2024

Contrato de franquia: o que observar antes de assinar

Inscreva-se também em nosso canal do WhatsApp.

Receba conteúdos exclusivos e fique sabendo de tudo em primeira mão.