Como cuidar de Frutas, Legumes e Verduras

Otimize a gestão de Frutas, Legumes e Verduras (FLV) em seu estabelecimento com dicas valiosas. Descubra como neste post!

Enfrentar o desafio de manter a qualidade das frutas, legumes e verduras (FLV) em meio ao calor diário é uma prioridade para estabelecimentos alimentícios. 

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

A preservação desses alimentos não apenas assegura a excelência do cardápio, mas também se traduz diretamente na satisfação dos clientes.

Continue a leitura e conheça dicas valiosas para armazenar FLV de maneira eficiente, mesmo nos dias mais quentes!

Armazenamento Adequado

Para obter um armazenamento de frutas mais eficiente, lembre-se de considerar as preferências de cada uma. Maçãs, peras e bananas preferem ficar em temperatura ambiente. Já as frutas mais delicadas, como morangos e uvas, mantêm sua frescura e sabor em uma temperatura menor, como na geladeira.

Os legumes também têm suas peculiaridades de conservação. Escolha um local fresco e seco, afastado de fontes de calor como fogões. Isso garante que cenouras, abobrinhas e outros legumes permaneçam frescos e prontos para compor seu cardápio.

No caso das verduras, as folhas verdes cheias de vitalidade prosperam na geladeira. Você deve armazená-las em sacos plásticos perfurados, permitindo a respiração adequada e mantendo a umidade. Isso faz com que elas cheguem na mesa com mais qualidade.

Controle de Umidade e Ventilação

Utilize as gavetas da geladeira para controlar a umidade e manter as frutas, legumes e verduras no auge. As gavetas são aliadas preciosas para regular a umidade e preservar a frescura de cada item. Mesmo sendo uma prática simples, ela é bastante eficaz. 

Outra medida importante é manter os locais de armazenamento com ventilação. Um ambiente arejado evita a proliferação de bactérias indesejadas. Sem contar que a cozinha do seu estabelecimento ficará mais saudável. 

Rápido Processamento

Quando você lida com frutas, legumes e verduras (FLV), a agilidade no processamento é uma prática fundamental. Nesse caso, é importante descascar, picar e fatiar rapidamente, para evitar a deterioração precoce. 

Essa prática beneficia a frescura e os sabores dos alimentos, garantindo que os clientes tenham experiência diferenciada diante da concorrência. 

Rotatividade de Estoque

Você já ouviu falar sobre o método FIFO (First In, First Out)? É uma prática logística essencial na otimização e gestão de estoques. Ao adotar o FIFO, você faz com que os produtos mais antigos sejam utilizados primeiro, e que os itens mais recentes estejam sempre disponíveis. No caso do FLVs, o método FIFO (First In, First Out) se encaixa muito bem.

Além de reduzir o desperdício, ele melhora a qualidade dos pratos servidos,  proporcionando uma experiência gastronômica única aos clientes e consolidando a reputação do estabelecimento.

Parceria com Fornecedores Confiáveis

Para garantir a qualidade dos FLV, é essencial contar com fornecedores confiáveis. É nesse ponto que o iFood apresenta uma solução prática para os restaurantes: o iFood Shop em parceria exclusiva com a “Frexco“, um fornecedor de frutas, legumes e verduras de primeira qualidade.

Com a Frexco, as lojas parceiras podem desfrutar de benefícios como ótimos preços, frete grátis, entrega no dia seguinte e uma seleção cuidadosa, garantindo que cada item atenda aos padrões mais elevados.

Mantenha a qualidade dos seus FLV com as dicas trazidas aqui. Conte com o iFood Shop para produtos frescos, garantindo excelência na cozinha. Com qualidade e praticidade, seus clientes apreciarão cada sabor do seu restaurante.

Aproveite a visita no blog e conheça 8 tendências do mercado alimentício!

Por iFood

Por iFood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

23/02/2024

Prepare-se já! Aproveite as datas comemorativas de março!

23/02/2024

Quais são os planos iFood para negócios parceiros?

23/02/2024

Confira as mudanças nos destaques do Cardápio no aplicativo do cliente

 

Chegou o iFood Move!

O maior evento para restaurantes da América Latina!