O Dia do Consumidor, comemorado mundialmente em 15 de março, representa uma boa oportunidade para diversos tipos de empreendimento. Isso certamente inclui o ramo alimentício, cujos estabelecimentos podem, com estratégias inteligentes, usar a data comemorativa para aumentar o número de pedidos.
Ações de marketing devem acontecer de forma recorrente ao longo do ano, sempre com uma diversificação e conciliação de canais de comunicação. Mas datas especiais devem ter destaque no planejamento das campanhas promocionais.
Acompanhe o post e saiba como aproveitar essa data!
Saiba a origem do Dia do Consumidor
No ano de 1962, John Kennedy, o então presidente dos Estados Unidos, fez uma carta ressaltando a proteção dos interesses dos consumidores, como o direito à segurança e à informação. Esse evento foi o marco que levou à criação da data.
No entanto, o primeiro Dia do Consumidor foi celebrado apenas em 1983, quando o então presidente da Organização Internacional da União dos Consumidores, Anwar Fazal, decidiu transformar a data da carta em um dia de comemoração.
No Brasil, esse dia é mais um momento em que os empresários aproveitam para incentivar a compra dos seus produtos ou serviços, por meio da realização de campanhas. Um evento muito famoso e importante para o comércio é a Black Friday, e o Dia do Consumidor é comparado a ela, muitas vezes sendo chamado de “Black Friday do primeiro trimestre”.
Entenda como vender mais nessa data
Se você quer aproveitar esse dia para impulsionar as suas vendas é importante conhecer as melhores estratégias que devem ser colocadas em prática. Veja as principais!
Analise a situação atual da empresa e do mercado
Conhecer o mercado de atuação do seu negócio é essencial, pois permite que você realize um bom planejamento de estoque, coerente com a demanda do mercado.
Dessa forma, é possível evitar a compra em maior quantidade de itens que não devem ter muita saída durante a data, evitando prejuízos e contribuindo para o alcance de melhores resultados. Esse é um ponto essencial para a gestão de restaurantes e outros estabelecimentos em relação ao estoque e às finanças.
Determine o público a ser atingido e ofereça uma boa experiência
Conhecer o perfil dos clientes é essencial para aumentar as suas vendas no Dia do Consumidor. Isso porque você pode fazer promoções personalizadas, que despertem o interesse dos possíveis compradores.
Após conhecer o seu público, é essencial que você ofereça uma boa experiência de compra. Isso significa que você deve adotar boas práticas no seu negócio, como:
- garantir um bom atendimento;
- entregar os pratos em embalagens adequadas, que preservem a segurança e temperatura dos alimentos;
- cumprir os prazos de entrega descritos no aplicativo para evitar atrasos e cancelamentos;
- preparar itens de qualidade e servi-los nas condições ideais.
Tenha em mente que os clientes com uma boa experiência avaliam positivamente o seu negócio e até o promovem e recomendam. Por outro lado, aqueles que tiverem uma experiência ruim podem chegar a tornar-se detratores, prejudicando imagem do seu estabelecimento.
Então, não deixe de investir o seu tempo para conhecer as principais características dos consumidores do seu negócio. Com certeza, com a criação de ofertas bem direcionadas, você só tem a ganhar.
Escolha o tipo de promoção que será feita
No Dia Mundial do Consumidor, você deve criar diferentes promoções para aumentar as suas chances de venda. Uma boa ideia, por exemplo, é oferecer entrega gratuita.
Eliminar a taxa de entrega em uma campanha promocional certamente diferencia seu negócio da concorrência. Além de isso ser muito atrativo para o público, as chances de seu negócio ser encontrado em aplicativos de delivery são maiores, já que o cliente pode filtrar a pesquisa nesse sentido.
Estabeleça a duração da promoção
Muitos negócios transformam o Dia do Consumidor em uma semana ou um mês inteiro de ofertas para os clientes aproveitarem. Ao criar esse tipo de campanha no seu empreendimento, você pode despertar o interesse do público e potencializar os seus resultados. Mas atenção: é importante ter uma boa gestão financeira para que as promoções realizadas não sejam prejudiciais para o seu negócio.
Além disso, é importante deixar claro para o cliente quanto tempo deve durar o período promocional. Dessa forma, você consegue fazer um bom planejamento de estoque e evita que o público seja surpreendido com o fim repentino da promoção.
Planeje os conteúdos a ser publicados
Utilize as redes sociais do seu negócio, como Facebook, Instagram ou TikTok, para mostrar aos seus seguidores o que você está oferecendo nessa data.
É interessante trazer alguma novidade que chame a atenção dos usuários e desperte interesse. Algumas opções são:
- novo item no cardápio;
- brinde;
- itens limitados;
- tempo de entrega otimizado;
- preços e condições especiais.
Convoque treinamentos para a equipe
Em geral, ações de capacitação dos colaboradores não podem ficar de fora de uma boa gestão empresarial. Mas realizar treinamentos direcionados para essas campanhas promocionais é uma boa forma de alcançar resultados ainda melhores em ocasiões como o Dia do Consumidor.
Revise o seu cardápio
É essencial ter um cardápio atrativo para que as pessoas consigam entender bem o que seu estabelecimento oferece e sintam vontade de experimentar os itens. Afinal, uma boa foto de comida pode ser o gatilho principal para que o cliente fique com água na boca.
Para além de imagens nítidas e belas que representem bem os itens, vale a pena investir na construção de uma boa descrição das opções disponíveis e na organização da apresentação delas no menu. Quanto mais caprichado e fácil de entender for o cardápio, maiores serão as chances de pedidos.
O Dia do Consumidor deve ser visto pela sua gestão como uma oportunidade não só para aumentar as suas vendas, como também para recompensar e agradecer os clientes pelo papel fundamental que eles têm no sucesso do seu negócio. Então, capriche nas campanhas promocionais e transforme essa data em algo especial e benéfico tanto para o seu estabelecimento como para a sua clientela.
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