Apesar de serem termos bastante conhecidos, muita gente ainda tem dúvidas sobre a diferença entre atacado e varejo. Se você quer empreender, saiba que esses dois modelos de negócio são válidos e trazem vantagens. No entanto, a escolha certa é crucial para aumentar as suas chances.
Isso porque a estratégia de varejo é diferente das ações aplicadas no atacado. Cada alternativa tem suas características e público-alvo, o que requer atenção na hora de fazer o seu planejamento. Sem contar que alguns setores são mais adequados a determinado modelo.
De toda forma, ambos apresentam boas perspectivas. O atacado teve alta de 1,6% em fevereiro de 2025, tendo uma alta de 2,4% na comparação anual (fevereiro de 2024 ao mesmo mês de 2025).
Já o varejo registrou um crescimento de 0,5% em fevereiro de 2025 e apresentou uma alta de 3,6% na comparação anual. Então, como usar esses modelos de negócio da forma certa? Entenda qual a diferença entre atacado e varejo e descubra suas vantagens para tomar a melhor decisão. Confira!
O que é compra no varejo?
Compra no varejo é a aquisição de produtos ou serviços como consumidor final. Normalmente, o processo envolve uma pequena quantidade de cada item. Portanto, o público-alvo são as pessoas físicas em geral.
Devido a suas características, a precificação no varejo resulta em um valor cobrado mais elevado, já que a venda dos produtos é individual. Além disso, a concorrência é maior e a localização do estabelecimento deve ser em um lugar de fácil acesso.
Alguns exemplos de negócios que se encaixam nesse conceito são supermercados, lojas de departamento, boutiques de moda e e-commerces.
O que é venda em atacado?
A venda em atacado é a negociação de produtos voltada para empresas, distribuidores e revendedores. A comercialização envolve grandes quantidades, porque não se destina ao consumidor final. Com isso, o preço unitário é menor.
Como precisa de um grande espaço para estoque, os atacados costumam ficar localizados em regiões mais afastadas. Sem contar que a concorrência é menor, já que menos negócios operam nesse modelo.
Qual a diferença entre atacado e varejo?
As diferenças entre atacado e varejo residem, especialmente, no volume de vendas e no público-alvo. Portanto, são duas metodologias de venda que exigem estruturas únicas para as suas operações comerciais. Essas características ainda interferem no preço e nas estratégias de marketing.
Veja, na tabela a seguir, a diferença entre compra no atacado e varejo.
Atacado | Varejo | |
Volume de vendas | Grandes quantidades | Quantidades menores |
Preço | Mais baixo | Mais alto |
Público-alvo | Empresas, revendedores e distribuidores | Consumidor final |
Estratégias de marketing | Diretas e com foco nas parcerias de longo prazo | Atração de clientes com promoções, publicidade, apresentação dos produtos e ótimo atendimento ao cliente |
Diferença entre atacado, varejo e atacarejo
A diferença entre atacado, varejo e atacarejo é o público-alvo, além do modelo de negociação. O primeiro vende apenas para revendedores, distribuidores e empresas. O segundo foca o consumidor final. Já o último combina os dois modelos, sendo uma opção híbrida.
O atacarejo está em alta no Brasil, porque permite a compra de pequenas quantidades, mas os itens tendem a apresentar um preço mais baixo. Além disso, sua estrutura é mais simples do que o atacado tradicional, o que permite praticar s valores competitivos.
Como funcionam atacado e varejo?
Atacado e varejo funcionam de maneira diferente. Enquanto o atacado volta-se para as negociações B2B, isto é, entre empresas, o varejo foca o B2C (empresa para consumidor final). Portanto, o primeiro comercializa para o segundo, que vende para o cliente, por sua vez.
Por exemplo, imagine que você tem uma mercearia. Nesse caso, seu negócio faz parte do varejo, porque atende o consumidor final. No entanto, é preciso comprar os alimentos e bebidas de um distribuidor ou outra empresa. Então, você entende o que é atacado, porque realiza as compras nessa modalidade.
Ainda existe outra situação que pode complicar a diferença de atacado ou varejo. É o caso dos donos de mercadinhos que compram os seus produtos de um atacarejo. Com o aumento desse modelo híbrido, essa é uma alternativa válida, porque os preços são mais baixos, mas não há restrições de unidade.
Em outras palavras, se você tiver uma mercearia, pode adquirir os produtos no atacarejo. A vantagem é investir um montante mais baixo de uma só vez e ter um estoque menor, o que nem sempre é possível no atacado.
Quais as vantagens do varejo?
As vantagens do varejo são a proximidade com os clientes e a diversificação de produtos. Ainda tem a margem de lucro maior por unidade e a flexibilidade na precificação.
Assim, é possível atender uma gama mais ampla de perfil de clientes e entender melhor as suas necessidades. Tudo isso com a vantagem de fazer um investimento inicial mais baixo, já que o estoque e a necessidade de espaço são menores.
Desse modo, na hora de pensar na diferença entre atacado e varejo, vale a pena considerar esses benefícios. Por outro lado, também há desvantagens, como a menor economia de escala e poder de negociação com fornecedores limitado.
Sem contar que o custo operacional tende a ser mais elevado. Portanto, ao considerar a diferença na compra de atacado e varejo, analise também os pontos negativos, já que você precisará conviver com esses aspectos desfavoráveis.
Quais as vantagens do atacado?
As vantagens do atacado são a compra de produtos por um preço muito mais baixo, a menor concorrência, o relacionamento de longo prazo com os compradores e o volume de vendas elevado. Assim, esse modelo de negócio ganha mais pela quantidade do que pelo lucro unitário.
Isso acontece devido à aquisição de produtos diretamente do fabricante em grandes quantidades. Essa é uma grande diferença de atacado ou varejo.
Porém, assim como ocorre no varejo, há pontos negativos. Ao saber o que é atacado e decidir por esse modelo de negócio, prepare-se para investir um capital inicial muito elevado, tanto pela necessidade de estoque quanto de espaço.
Essas peculiaridades também dificultam a logística, já que a distribuição e o transporte de grandes volumes exigem um excelente planejamento. Então, avalie os fatores para realmente entender a diferença entre varejo e atacado.
Atacado ou varejo: qual modelo é melhor?
Não existe uma resposta única sobre se o modelo de atacado ou varejo é melhor. Essa escolha requer a análise de vários fatores, como:
- tipo de produto: os itens de consumo em grandes volumes de forma frequente costumam ser melhores no atacado, enquanto aqueles com maior valor agregado e adquiridos em menor quantidade são mais indicados para o varejo;
- público-alvo: identifique se você quer vender para outras empresas ou para o consumidor final;
- investimento inicial: é maior no atacado e menor no varejo, especialmente na modalidade online;
- margem de lucro: é menor no atacado por unidade, mas o volume de vendas é elevado. No varejo, é maior, mas os custos operacionais e a concorrência são mais altos também;
- estrutura e logística: o atacado exige um espaço maior e o varejo permite uma operação mais enxuta.
Além disso, outra forma de saber qual a diferença entre varejo e atacado é pensar no delivery. No primeiro modelo, é mais fácil implementar justamente porque a venda ocorre para o consumidor final.
Dessa forma, você tem a oportunidade de atingir um público mais amplo e conquistar mais visibilidade. Pelo menos, é o que acontece quando você entra no iFood, o maior aplicativo de delivery do Brasil, com mais de 80% de participação de mercado.
Além disso, você tem a chance de encontrar os melhores produtos, insumos e equipamentos no iFood Shop, o marketplace de atacados do iFood. Em um mesmo local, você encontra mais de 900 fornecedores com diferentes preços e condições de pagamentos para facilitar a sua compra.
Agora, você entende a diferença entre atacado e varejo e pode definir a melhor opção para empreender. Como explicamos, não existe certo ou errado, mas sim a alternativa mais indicada para as suas condições financeiras.
Então, se você busca abrir um negócio e quer ter delivery, que tal ver como começar? Baixe este guia do iniciante para vender no iFood e dê o primeiro passo em direção ao sucesso!