Como digitalizar cardápio no iFood?

Digitalizar cardápio pode ser aprimorado com a IA. Veja como a tecnologia pode melhorar as descrições e tornar seus produtos atraentes!

Como digitalizar cardápio no iFood?

O processo de digitalizar cardápio pode parecer simples, mas é crucial para facilitar o seu trabalho. Afinal, ele reduz o tempo de inserção dos itens no menu online. Por isso, saber como otimizar essa atividade permite ter melhores resultados.

O iFood oferece um fluxo de digitalização de cardápio utilizando a inteligência artificial para restaurantes. Na prática, a IA é aplicada a esse tipo de negócio com o objetivo de otimizar a sua jornada na nossa plataforma, reduzindo o tempo de cadastro dos produtos.

Além disso, a ferramenta é fácil de usar. Então, você pode utilizá-la, seus produtos estarão disponíveis no iFood em poucos minutos e já é possível começar a vender. Diante de todos esses benefícios, fica claro que vale a pena saber como digitalizar cardápio, concorda? Se esse é o seu objetivo, leia este conteúdo e tire todas as suas dúvidas!

O que significa digitalizar cardápio?

Digitalizar cardápio é o processo de substituir a versão física do menu por uma online. No iFood, ainda não está disponível para pizzarias e nem para acessos via dispositivos móveis. De toda forma, ele permite ver a descrição e os detalhes dos pratos. Isso ajuda o cliente a tomar sua decisão de compra.

Você pode usar diferentes modelos de cardápio na montagem do seu menu, seja na versão física, seja na digital. O ponto-chave, porém, é saber como atrair o cliente e é nesse aspecto que a inteligência artificial pode trazer grande ajuda.

Isso porque o cardápio digital com IA pode ser muito mais do que apenas uma versão online das descrições do menu físico. Dessa forma, é possível aproveitar esse recurso para otimizar as suas vendas e a divulgação do seu restaurante.

Vale a pena destacar que esse recurso está disponível apenas para novos parceiros, ainda em processo de ativação da loja.

Como digitalizar cardápio com a IA no iFood?

  1. Acesse o Portal do Parceiro pelo seu computador e clique em “Cardápio”, no setor de “Configurações da Loja”.
  2. Selecione “Digitalize seu cardápio em 5 minutos”.
  3. Escolha as imagens do cardápio a partir de um arquivo interno do seu computador e clique em “Enviar imagem”.
  4. Aguarde o arquivo ser carregado e a mensagem de confirmação em verde na parte superior direita da tela.
  5. Espere o cardápio ser preparado sem mexer em outra página do Portal dos Parceiros nem fechar a janela.
  6. Revise o seu cardápio, comparando o que foi lido pela IA do iFood com o que estava no arquivo enviado por você. Também marque os industrializados e complementos.
  7. Clique em “Salvar e ir para cardápio”, se estiver tudo correto.

Esse processo de digitalizar o cardápio pode ser simples, mas ao subir a imagem para o iFood, a inteligência artificial lê o arquivo e copia as informações. A partir disso, você é responsável por terminar o cadastro, corrigir ou adicionar dados e inserir fotos.

Nesse processo, vale a pena destacar algumas informações. A primeira delas é que, ao entrar em “Cardápio”, você verá 3 opções: “Digitalizar seu cardápio em 5 minutos”, “Envie seu cardápio, nós digitamos” e “Crie um novo cardápio do zero”.

Portanto, você pode escolher outros formatos para montar o menu, mas a inteligência artificial estará disponível somente quando você opta por digitalizar cardápio.

Outro detalhe é que você pode carregar quantas imagens quiser, pois não há limitações. Depois, você ainda pode tornar os produtos mais atrativos para os seus clientes, já que o fluxo normal permite inserir fotos, descrições e várias outras informações criadas por você.

Assim, esse recurso pode otimizar o seu funil de vendas, acelerando a tomada de decisão dos clientes, e montar um cardápio de sucesso.

Como a inteligência artificial otimiza o seu cardápio?

A inteligência artificial otimiza o seu cardápio ao ler o arquivo físico por meio de uma imagem e digitalizá-lo, garantindo mais rapidez para esse processo. Essa é uma forma de tratar o menu como ponto-chave das suas vendas ao torná-lo mais atrativo.

Por isso, a IA ainda é capaz de economizar o seu tempo. Afinal, a plataforma trabalha automaticamente, o que leva ao ganho de velocidade, produtividade e redução de custos.

Agora, você sabe como digitalizar cardápio no iFood e entende a importância dessa prática. Então, é só colocar a mão na massa e deixar a tecnologia ajudar o seu restaurante a ter resultados ainda melhores!

Quer saber mais sobre o uso da tecnologia em restaurantes? Acesse este material sobre inteligência artificial para negócios alimentícios e veja como a tecnologia pode auxiliar em várias etapas do empreendedorismo.

Picture of Por Pedro Camargo

Por Pedro Camargo

Página do Autor

5 respostas

    1. Com certeza tem algum conteúdo aqui no blog que vai colocar seu negócio entre um dos melhores no iFood!

  1. Todas as vezes que vou alterar alguma coisa no meu cardápio, ou zerar meu estoque. Eu coloco a opção em salvar. Ele salva porém exclui toda a minha descrição nos outros produtos. Oque acontece? Preciso resolver pois tento contato com o suporte no chat e ninguém me responde e me auxilia

    1. Olá, Rafaela. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

20/11/2024

Sobremesas para restaurantes: veja como atrair clientes com a doçur...

19/11/2024

Como criar uma proposta de valor única para seus clientes

19/11/2024

iFood MoveCast: o novo podcast que olha para o futuro