Tão importante quanto a comida é a sua apresentação, assim como o material utilizado para transportá-la da melhor maneira possível. É por isso que a escolha adequada da embalagem para a marmita é indispensável e deve ser algo pensado e considerado devido ao seu impacto no consumidor final.
A escolha correta do recipiente para marmita influencia no preservação do sabor da comida, permitindo que o cliente tenha uma boa experiência gastronômica, mesmo sem precisar se dirigir ao seu estabelecimento.
No entanto, sua a importância vai além da funcionalidade. Em alguns casos, a embalagem é o primeiro ponto de contato entre o cliente e o produto. Assim, quando bem projetada transmite uma mensagem de qualidade, tradição, sustentabilidade ou inovação, dependendo das escolhas de design, materiais e estilo — o que se torna um diferencial importante para a empresa.
Agora que você já sabe por que deve investir em embalagens, veja quais as opções o mercado oferece.
1. Alumínio
Entre todos os modelos de embalagens para marmitex, um dos mais conhecidos é o de alumínio. O material é maleável e fácil de ser manipulado, além de ser ideal para conservar o calor. Além das refeições completas (almoço e jantar), também pode ser utilizada para lanches.
Já em relação à sustentabilidade, utilizar o alumínio como recipiente para marmita também é interessante. Esse material é reciclável e pode ser reutilizado diversas vezes. Contudo, uma possível desvantagem é que a manipulação descuidada do seu estoque de alumínio resulta em danos às camadas de proteção contra a corrosão, o que prejudica a sua resistência e durabilidade.
2. Isopor
O isopor combina bom isolamento térmico ao baixo preço. Por isso, é tão comum encontrar embalagens feitas com esse material, especialmente em relação às duas principais refeições do dia.
O isopor, tecnicamente chamado de poliestireno expandido, é uma excelente opção para manter a temperatura dos alimentos mesmo em períodos prolongados de tempo. Caso o seu empreendimento tenha uma alta demanda e o pedido leve cerca de 60 minutos para ser entregue, por exemplo, a comida ainda chegará quente ao cliente.
Contudo, há duas desvantagens significativas. Uma delas é que o material não é tão sustentável, uma vez que ele não é facilmente reciclável — nesse caso, o despejo desenfreado de isopor na natureza causa impactos ambientais negativos. Outro ponto de atenção é a fragilidade: caso uma marmita de isopor seja manuseada de forma brusca, corre-se o risco de partir o material e espalhar a comida.
3. Plástico
Se o isopor combina baixo preço ao bom isolamento térmico, as embalagens de marmita plástica são um combo de leveza e durabilidade. São geralmente fabricadas com materiais como polietileno ou polipropileno: ambos são resistentes a impactos, garantindo uma boa resistência durante o transporte.
Mais um ponto positivo é a facilidade de limpeza, o que torna esse material reutilizável por um bom período de tempo. Para empreendimentos que enviam marmitas de plástico para seus clientes, é preciso um alerta: conscientize os consumidores para que eles não as aqueçam no micro-ondas, já que isso pode causar acidentes.
Assim como ocorre com o isopor, as desvantagens do plástico estão ligadas à sustentabilidade. Dependendo da sua composição, é um dos materiais que mais leva tempo para se decompor. Contudo, também é possível encontrar plásticos recicláveis, embora sejam minoria.
4. Descartável ou reutilizável
Outro aspecto para ser considerado é o uso de embalagens que sejam descartáveis ou reutilizáveis. Para empresas que adotam a preocupação com o meio ambiente como um dos seus valores principais, é importante priorizar materiais recicláveis.
Contudo, outros fatores podem guiar a escolha do empreendedor — como o preço. Caso o orçamento do negócio seja enxuto, optar por embalagens descartáveis é uma maneira de mantê-lo financeiramente viável. Com o tempo, as receitas do empreendimento possibilitam a transição para o uso de materiais reutilizáveis.
Também é uma boa ideia verificar opções de embalagens biodegradáveis e compostáveis, que também se associam à essa preocupação com a preservação do meio ambiente.
5. Com ou sem divisórias
Sua embalagem pode ter divisórias — ou não. Esses modelos são muito comuns nos Estados Unidos. Por exemplo: trata-se daquele recipiente com espaços divididos para diferentes alimentos. Isso é interessante para quem quer apostar em pratos balanceados, que contem com carboidratos, proteínas, verduras e legumes.
Para empreendimentos que vendem opções de almoço e jantar, a opção com divisórias deve ser considerada. Além de dividir bem os diferentes tipos de alimento, também serve para que o cliente confira por si mesmo a proporção de cada item.
6. Papelão
Além desses tipos, outra opção utilizada no país é o papelão. Isso porque esse material é eficiente para isolar o calor, o que mantém o alimento quente durante todo o percurso.
Contudo, uma das suas desvantagens é a falta de maleabilidade. Ele requer uma bandeja para marmita de maiores proporções para que seja transportado com segurança.
Escolher a melhor opção de embalagem para marmita é algo que defende de vários fatores, como:
- público-alvo. Isso deve ser considerado, por exemplo, na opção entre materiais reutilizáveis ou descartáveis, assim como no tipo de comida que o empreendimento oferecerá (refeições completas, lanches, sobremesas, entre outros);
- formato de entrega da comida;
- serviços oferecidos pelo empreendimento;
- valores à disposição para o negócio investir.
A importância da sustentabilidade na escolha das embalagens
Em termos de sustentabilidade, o isopor vence essa briga. Não à toa, o iFood escolheu estabelecimentos que utilizavam majoritariamente esse material para presenteá-los com as embalagens sustentáveis personalizadas da empresa.
Materiais como o plástico, embora ainda façam muito sucesso para transportar todo tipo de alimento ou carga, são mais suscetíveis a causar danos ao meio ambiente. A cada ano, são cerca de 8 milhões de toneladas de plástico despejadas diretamente nos oceanos. Embora nem todo plástico seja igual, os recicláveis são a minoria esmagadora.
A busca pela sustentabilidade não é apenas um valor “interno” da empresa, já que ele também é um atrativo para os clientes: 75% dos clientes afirmam que ficam mais satisfeitos ao consumir produtos sustentáveis, de acordo com o Relatório ESG e Sustentabilidade de 2022 da Opinion Box.
Hoje, é possível encontrar embalagens de celulose com resina biodegradável, com material extraído de forma sustentável das árvores. Ainda que o seu empreendimento não tenha condições de investir muito em iniciativas nesse tipo, é uma boa ideia começar a pensar na transição — afinal, os consumidores estão cada vez mais conectados à sustentabilidade e aos valores ESG.
Os números do mercado brasileira de marmitas
Os números mostram que o mercado de marmitas está aquecido mesmo após o fim da pandemia, quando o delivery cresceu. Uma pesquisa de 2023 do Sebrae, que também contou com dados da Receita Federal, mostra que 80 mil novos negócios dedicados a esse modelo alimentício foram criados em 2022:
“O mercado de fornecimento de marmitas segue atraindo a atenção de interessados em ter um negócio próprio. De acordo com dados da Receita Federal, somente no ano passado, foram abertos quase 80 mil pequenos negócios no ramo, sendo a maioria deles microempreendedores individuais (MEI). Apesar de apresentar uma queda em relação a 2021, que contabilizou 112 mil novos registros, o número de atividades de fornecimento de marmitas ainda é superior ao registrado em 2019, no período pré-pandemia.”
Na hora de avaliar qual embalagem para marmita escolher, lembre de pesar os prós e contras de cada opção. Acima de tudo, entenda as preferências do seu consumidor. Considere também o tipo de alimento que será transportado, uma vez que determinados tipos oferecem melhor vedação ou são mais eficazes para garantir a frescura da comida. Vale a pena lembrar que há a opção de marmitas congeladas, não apenas aquelas que mantêm o calor.
Por falar em entrega de comida, aproveite para conhecer as principais tendências atuais no mercado delivery!
2 respostas
Nesses materiais que vcs divulgam no blog deveriam conter os requisitos para uma digitalização acertiva no portal, em casos de marmitas, quentinhas, pratos, macarrão e porções. Façam um material onde contenha informações dos casos que são obrigatórios ter gramatura/peso/tamanho/qtas pessoas serve, pro cardápio não ser barrado ou itens serem pausados pela digitação de cardápio por estarem faltando informações básicas. Desde já agradeço.
Olá, Eva. Obrigado pela sugestão!
Aqui no iFood, estamos sempre preocupados em melhorar a experiência com a plataforma. Levaremos a pauta para o nosso time focado em melhoria contínua. 😊