Confira as últimas entregas da agenda de Melhoria Contínua

Conheça as principais entregas da agenda de Melhoria Contínua dos últimos meses e sua importância para o ecossistema iFood!
6 Min
entregas melhoria contínua

Com o intuito de melhorar cada vez mais a experiência dos negócios parceiros, o iFood vem implementando mudanças em diferentes frentes de trabalho, com potencial de impactar positivamente o cotidiano operacional das lojas.

Isso tudo é possível graças à Agenda de Melhoria Contínua, que atua mapeando todas as melhorias necessárias para as lojas parceiras e otimizando ferramentas e serviços da plataforma. 

Continue a leitura e confira as últimas entregas da agenda de Melhoria Contínua!

Resumo
– O que? A agenda de Melhoria Contínua está trabalhando para melhorar a experiência dos negócios parceiros. Confira o que foi feito sobre financeiro; parceiros integrados; atendimento e cancelamento nos últimos 6 meses.
– Por que é importante? Com as melhorias implementadas, os parceiros têm sua operação facilitada, podendo focar mais na gestão do negócio.
– Queremos melhorar para você! O iFood continua trabalhando para entregar uma experiência cada vez melhor aos negócios parceiros. A agenda de Melhoria Contínua segue atuando, em busca de novas conquistas em processos, ferramentas e serviços.

Conheça a agenda de Melhoria Contínua

A Agenda de Melhoria Contínua é uma iniciativa do iFood, que reúne uma frente de trabalho com o desafio de melhorar a experiência dos negócios parceiros.

Com isso, as ferramentas e serviços do iFood estão sendo constantemente revistos, em busca de novas oportunidades de melhoria, além de novas funcionalidades sendo disponibilizadas aos parceiros.

Para direcionar a agenda de Melhoria Contínua, o iFood mapeou 16 temas prioritários, como cancelamento, atendimento, fluxo logístico, cardápio, tela financeira, entre outros.

Com ferramentas, serviços e processos revisitados, o iFood consegue oferecer uma experiência melhor aos negócios. Assim os parceiros conseguem se dedicar cada vez mais ao que realmente importa: o crescimento de seus negócios.

Principais entregas dos últimos meses

Confira agora as últimas entregas da agenda de Melhoria Contínua do iFood dentro de frentes prioritárias como cancelamento, financeiro, atendimento e integrados, assim como suas principais características e vantagens para as lojas parceiras!

Financeiro

Para que os estabelecimentos pudessem extrair todas as informações de uma vez só, diretamente para um Excel, foi desenvolvida uma nova planilha financeira.

O iFood também disponibilizou uma nova tela de detalhamento de pedidos, para ser possível acompanhar tudo bem de perto. Além disso, após escutar vocês parceiros, o iFood percebeu novos problemas em relação à Tela Financeira.

Então, decidimos mudar o rumo e nos dedicar a uma nova experiência. Com esse objetivo, montamos uma equipe multidisciplinar para realizar uma reformulação completa da Tela Financeira.

São muitas mudanças, que prometem trazer uma nova forma de conferir o seu repasse, com ganhos na usabilidade, consistência e transparência das informações. O objetivo é permitir uma gestão mais fácil e simples do negócio no iFood.

Integrados

Em relação aos parceiros integrados, duas principais melhorias aconteceram nos últimos seis meses. Uma delas foi o lançamento do Widget, uma ferramenta de fácil integração, que promete ajudar de forma significativa o dia a dia da operação.

Com ela, a loja tem acesso a diversas funcionalidades do iFood diretamente no seu PDV, facilitando muito, principalmente nos momentos de alta demanda da operação. 

O Widget foi ativado por mais de 61 integradoras em mais de 12 mil estabelecimentos, permitindo que os parceiros façam ações como:

  • troquem inúmeras mensagens por chat;
  • pausem as lojas;
  • respondam a acordos de cancelamento;
  • façam o rastreamento de seus pedidos de maneira eficiente.

Outra melhoria disponibilizada e muito utilizada foi a API Financeira. Ela está disponível para mais de 25 mil parceiros e fornece todas as informações de faturamento das vendas e lançamentos do iFood. Com isso, é possível demonstrar os valores cobrados, retidos e repassados, agregando em relatórios financeiros e conciliações.

Essa ferramenta oferece ainda mais organização e controle financeiro para sua loja.

Atendimento

Na área de atendimento, foi disponibilizado o atendimento por chat, diretamente no Gestor de Pedidos e app iFood para Parceiros. Dessa forma, você tem muito mais praticidade para operação, principalmente em momentos de alta demanda.

Falando em praticidade, agora a plataforma conta com o processo automático para identificar avaliações suspeitas ou com falha logística. 

Assim, foi possível reduzir a necessidade de abrir chamado sobre moderação de avaliação. Além disso, hoje, 96% dos chats estão sendo atendidos em até três minutos, sendo que o tempo médio de espera atual é de pouco mais de um minuto e meio.

Cancelamento

Uma das principais entregas da agenda de Melhoria Contínua, é o lançamento da nova política de cancelamentos para restaurantes.

As novas funcionalidades dessa ferramenta ajudam a reduzir o número de cancelamentos de pedidos, promovendo mais transparência e segurança nas operações.

A loja parceira consegue operar em toda a jornada do pedido em 3 diferentes etapas: acordo de preparo, acordo de atraso e acordo após entrega.

  • acordo de preparo: acontece quando o cliente solicita o cancelamento do pedido entre o recebimento e o despacho;
  • acordo de atraso: é ativado nas situações em que o cliente solicita cancelamento do pedido, devido a um atraso na entrega;
  • acordo após entrega: pode ser ativado quando o cliente solicita o cancelamento do pedido após o recebimento, alegando problema em um ou mais itens. 

Além disso, as melhorias implementadas permitem que o parceiro acesse o histórico completo do pedido. Essa mudança visa melhorar a transparência do processo

Outra nova funcionalidade essencial é a contestação de cancelamento. Ela permite que você solicite uma revisão de uma decisão de cancelamento que acabou não gerando crédito ao negócio parceiro. Ela pode ser solicitada em alguns casos, dependendo do motivo do cancelamento do pedido. 

Ao contestar o cancelamento de um cliente, o iFood vai analisar a situação em busca de estabelecer se o pedido cancelado deve ser reembolsado. Se a contestação for aprovada, a loja parceira deverá ser ressarcida.

O iFood continua trabalhando para entregar uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros. A agenda de Melhoria Contínua trouxe novidades importantíssimas nos últimos meses e vai entregar ainda mais.

Acesse a página de Melhoria Contínua e acompanhe o que está sendo feito para melhorar a experiência dos parceiros iFood!

Por iFood

Por iFood

14 respostas

  1. Realmente está tudo funcionando muito bem , o trabalho do IFood frente à nós lojas tem sido maravilhoso, tudo prático e muito fácil de manusear com rapidez e segurança!!! Valeu a mudança Time IFood , vcs estão de parabens!!!

    1. Agradecemos o comentário, Neusa! Nosso objetivo é irmos cada vez mais longe, pra que a experiência de parceiros, clientes e entregadores seja sempre a melhor. ? ? ?

  2. Tem um item que não ta funcionando bem! Ao criar novos acessos, está havendo erros, o primeiro acesso que criei foi complicado criar, pois estava acontecendo erros, agora fui tentar criar um novo acesso para outras finalidades e nao consegui criar, deu erro novamente. Peço que vocês corrigem esse bug.

    1. Oi, Marco! Agradecemos pelo feedback. Por aqui estamos sempre buscando melhorias e traremos mais novidades em breve. Fica de olho! ??

  3. Alguns entregadores parceiros estão trabalhando de forma errônea sem que o Ifood tome alguma providência.Colocam no aplicativo que estão aguardando o pedido quando ainda nem estão na loja para retirada.Isso tem que ser revisto!!

    1. Renato, sentimos muito que sua experiência tenha sido assim com nossos entregadores e estamos sempre trabalhando em melhorias. Se precisar de qualquer ajuda, entre em contato com a gente pela opção “Chamados e Ajuda” no Portal do Parceiro, combinado?

  4. Não vejo a hora de colocarem de volta o controle de estoque dos complementos, estava funcionando perfeitamente para a minha loja mas não sei por qual motivo foi retirado. Por favor, voltem com essa funcionalidade que me ajudava muito. Aguardo!

  5. O IFOOD deveria se atentar mais a questão dos motoboy, pois tenho presenciado motoboy sem placas nas motos, motoboy menor de 18 anos, fora os apressados e sem educação! Isso não são todos, tem profissionais maravilhosos e educados, mais tem alguns pontos que são erros graves e deve sim ter mais atenção!

  6. Eu só gostaria que a IA ou o Algorítmo fosse imparcial.. O destaque para franquias é desigual. Dizer-me-ão: ‘ Franquia fica na primeira página porque vender mais” . Replicá-lo-ei: ‘ Lógico que se ficar na primeira página venderá mais”. Meu produto é MELHOR que qualquer Franquia, se ficar bem posicionado, de forma gratuita, também venderei tanto ou mais que qualquer franquia. É o mesmo que qualificar: ‘ a COCA COLA é conhecida no mundo todo” . SIM, com uma quota de 500 milhões em publicidade, meu produto também seria reconhecido no mundo TODO.

    1. Oi, Jairo. Nosso time está trabalhando constantemente em ajustes e seu comentário é muito importante para nossa melhoria contínua.

  7. Eu Concordo com Jairo relatou sobre algoritmo tive minha loja caindo de posição por dar uma pausa programada por causa de muita demanda em véspera de feriado onde colaborador faltou estava desfalcado time , desde quinta a loja caiu e não recebemos pedidos de clientes novos só de cliente que já compra na loja, recebi uma ligação de um funcionário do ifood falando que era do time ifood que para min cadastra um promoção para novos clientes comprar com cupom desconto na loja desde então as vendas simplesmente caiu triste algoritmo faz analise da loja e me pede para adicionar 15 item no cardápio para receber pedido clientes novos

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