Gestão de compras: o que é e como aplicá-la no seu negócio?

Confira este artigo e descubra quais as melhores ideias para otimizar a gestão de compras do seu negócio e reduzir desperdícios!

Fazer uma boa gestão de compras é essencial para reduzir o desperdício do seu negócio e aumentar a margem de lucro mensal. Por meio de alguns cuidados, é possível melhorar as escolhas e trazer mais inteligência para a criação de cardápios que são capazes de conquistar o público.

Quem trabalha com alimentos encara um mercado com margens de lucro mais estreitas e deve entender sobre a gestão de itens perecíveis. Por isso, cuidar da administração de suas compras é decisivo para criar uma empresa bem-sucedida nesse meio.

Se você quer saber como melhorar suas escolhas, continue a leitura e confira as dicas!

O que é gestão de compras?

A gestão de compras e de estoque é crucial para manter a eficiência do processo produtivo de qualquer negócio no setor alimentício. Por meio dela, é possível definir uma série de estratégias que viabilizem a aquisição de insumos essenciais na criação dos pratos disponibilizados em seu cardápio.

É nessa etapa que são realizadas as negociações com os fornecedores e o estabelecimento de prazos e dos tipos de matéria-prima de que a empresa deve dispor para a produção de alimentos.

Sem essa primeira fase, as atividades seguintes são prejudicadas, por conta de escolhas equivocadas e que afetam negativamente o fluxo de estoque. Desse modo, a gestão das compras é o primeiro passo para alcançar a otimização da gestão do estabelecimento.

[rock-convert-cta id=”5214″]

Qual a importância?

Um gerenciamento eficiente é essencial para a redução de custos, diminuição de desperdícios, manutenção das margens de lucro e também da satisfação dos clientes.

Ao cuidar bem dessa etapa inicial, você garante alimentos mais frescos, pratos de melhor qualidade, cardápio mais bem elaborado, bem como segurança alimentar para sua clientela.

Além disso, planejar as compras permite que a equipe de cozinha trabalhe com segurança e organização, sem se preocupar com o risco de falta de algum insumo durante o atendimento ao público. Isso significa que a gestão de compras influencia até mesmo na gestão por competência.

Como fazer uma boa gestão de compras no seu estabelecimento?

Agora que descobriu o que é gestão de compras, compreenda como colocá-la em prática!

Organize os processos

O primeiro passo para ter uma boa gestão de compras e suprimentos em seu estabelecimento é investir em organização de processos. Por exemplo, suponha que você trabalhe com a venda de hambúrguer e que ofereça diversos tipos aos seus clientes. 

Nesse sentido, uma boa alternativa é porcionar os insumos e padronizar a produção. Assim, você melhora o seu controle, tem mais organização e evita comprar mais do que o necessário.

Também é válido ter um acompanhamento das vendas e entender a sazonalidade do seu negócio. Por exemplo, se no início do mês acontecem mais pedidos, então, durante tal período, é necessário ter um pouco mais de estoque.

Para isso, uma boa dica é utilizar um software com a intenção de acompanhar o fluxo de vendas.

Compare os preços

Conseguir bons preços junto aos fornecedores é outro passo importante na gestão de vendas. Para isso, faça pesquisas no mercado e negocie com quem disponibiliza os insumos para você.

Além disso, a fim de reduzir os custos de produção, é importante fazer um planejamento e trabalhar com compras programadas. Assim, você aumenta seu poder de barganha e consegue melhores condições.

Por meio dessas atitudes, é possível melhorar a gestão financeira, além de aumentar a lucratividade.

Monitore os produtos

Acompanhar os produtos que você tem em estoque é fundamental. Isso evita que você venda itens fora da validade e também ajuda a não deixar faltar insumos importantes para a produção.

Além disso, esse monitoramento otimiza o processo de relacionar o que é necessário comprar e, principalmente, qual o momento adequado para as aquisições.

Tenha bons fornecedores

Contar com fornecedores de qualidade é mais um passo importante para uma boa gestão de compras. Por meio desse tipo de parceria, você garante que os insumos cheguem no prazo adequado e evita a falta de materiais para sua produção.

Além disso, contando com empresas de credibilidade com quem se tenha uma relação de confiança, é possível ter demandas urgentes atendidas.

Imagine que você tem uma alta repentina na procura pelos seus sanduíches. Ao contar com bons fornecedores, você pode solicitar auxílio para entrega em um prazo reduzido.

Portanto, vale procurar negócios que tenham valores e objetivos alinhados com os seus para fazer parcerias confiáveis.

Use a tecnologia

A tecnologia pode ser uma importante aliada para fazer uma gestão de compras eficiente na empresa. Por meio dela, você consegue ter mais controle sobre as saídas de estoque e, desse modo, alcança mais clareza de quais são as necessidades do empreendimento.

Além disso, com boas soluções, é possível automatizar tarefas operacionais e dar foco à parte estratégica do seu negócio.

Um bom sistema também pode usar os dados para gerar relatórios importantes, que facilitam seu entendimento das necessidades do estabelecimento.

É possível, por exemplo, entender quais são os produtos que mais saem em seu comércio. Assim, fica mais fácil alinhar suas compras com as saídas que acontecem e desenvolver estratégias para acabar com o estoque parado.

O que considerar antes de escolher um sistema de gestão de compras?

É necessário avaliar diversos aspectos sobre o sistema em si e também sobre a empresa responsável por ele para escolher um bom software.

Vale destacar que é importante buscar parcerias com empresas que já atuam nesse mercado e conhecem sobre as necessidades dos empreendedores que atuam no setor de alimentos.

Além disso, vale observar se o sistema conta com uma interface intuitiva tem recursos para personalização conforme suas necessidades e se o suporte funciona de maneira descomplicada e eficiente.

É importante conhecer sobre a gestão de compras do seu negócio. Por meio de alguns cuidados, é possível implementar melhorias significativas em sua rotina capazes de causar grandes transformações em suas finanças.

Quer ajuda para colocar em prática essas dicas? Então baixe a Planilha de Gestão de Estoque e Compras e saiba como melhorar seu planejamento!

Picture of Por iFood

Por iFood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

26/07/2024

Entenda o que é aviso prévio trabalhado e quais são as obrigações d...

25/07/2024

Como evitar o acúmulo de entregadores aguardando pedido na loja

25/07/2024

Case de Sucesso: veja como a Estela Pizza alavancou suas vendas log...

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery