Pensando em melhorar cada vez mais a experiência dos estabelecimentos parceiros com o iFood, foi lançada a ferramenta de gestão de estoque dos itens do cardápio.
Com essa funcionalidade, sua loja pode registrar a quantidade de cada item disponível. Assim você evita cancelamentos de pedidos por falta de produtos, otimiza sua operação e atende ainda melhor seus clientes.
Saiba como funciona a ferramenta de gestão de estoque no iFood!
O que é a gestão de estoque no iFood?
A gestão de estoque é uma funcionalidade que permite que o estabelecimento parceiro defina quantos itens ou pratos estão disponíveis para vender no iFood. Com essa funcionalidade você pode:
- controlar a quantidade de itens disponíveis no cardápio do iFood;
- evitar cancelamentos por pedidos com quantidades de itens ou pratos maiores do que os disponíveis no restaurante.
Vale lembrar que a funcionalidade não permite o gerenciamento de estoque de itens que não são vendidos na plataforma do iFood.
Como funciona a ferramenta de gestão de estoque?
Para fazer a gestão de estoque você precisa acessar o Portal do Parceiro e definir a quantidade de itens do estoque no seu cardápio. Para isso, você deve editar o item, clicar na aba Preço e Estoque e, enfim, colocar a quantidade de itens disponíveis.
Quando a quantidade de itens alcançar o número 0, o item é automaticamente pausado, impedindo que os clientes solicitem algo que você não pode entregar.
Estoque de complementos
Você também pode configurar o estoque de complementos dos itens do seu cardápio. Considere que, ao copiar o grupo de complementos de outro item, a gestão de estoque fica interligada entre os complementos dos demais. Ou seja, a edição do estoque dos complementos precisa ser feita em apenas um item.
Na etapa inicial, a ferramenta de gestão de estoque no iFood pode ser utilizada pelos seguintes parceiros:
- qualquer parceiro que não utilize sistemas integradores;
- somente no cardápio Entrega — que opera no aplicativo iFood.
No caso de replicação de item de outro cardápio, as quantidades do estoque não são replicadas. Nesse cenário, lembre-se de configurar o estoque de cada item diretamente no cardápio da loja que recebeu a replicação.
Confira outras iniciativas do iFood para melhorar a experiência dos estabelecimentos parceiros. Acesse o relatório de Melhoria Contínua!
#MelhoriaContinua
62 respostas
Olá, nos meus produtos cadastrados, não aparece a aba “Preço e Estoque” apena “Preço”. Como cadastro e controlo o estoque? Isso pra mim é fundamental
Oi, Ronaldo! Fala com a gente pela aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro que vemos isso melhor, beleza?
Oi, Ronaldo. Por enquanto a opção ainda está sendo testada. É importante que você mantenha o Gestor de Pedidos sempre atualizado, acessando a aba “Gestor de Pedidos” no Portal do Parceiro.
Atualização do estoque já está disponível na minha loja e já cadastrei as quantidades. Mas tenho uma dúvida:
Supondo que um produto tem apenas 1 item disponível no estoque e o cliente quiser comprar 2 itens deste produto, a plataforma avisará ao cliente esta situação? O cliente saberá que está disponível apenas um item? Ou a plataforma irá bloquear o produto pra esse cliente que quer comprar mais do que o disponível?
Estou com a mesma dificuldade. Fizemos diversos testes e chamados e o cliente consegue comprar mais sim.
Por exemplo
Tinha 15 bolos no estoque
Coloquei 20 no carrinho o pedido foi feito normalmente
Ele realmente zera e pausa
Porém está com essa falha o cliente não sabe quantos tem e não pausa no ato da compra
Oi, Viviane! Que legal que já está conseguindo usar a funcionalidade. 😀 Vamos te ajudar com suas dúvidas! Quando o cliente seleciona a quantidade de itens, ele não vai conseguir ultrapassar o que está indicado no estoque. 😉
Ainda não está funcionando corretamente. O ifood não veda o cliente de compra mais quantidade que a loja tem em estoque. Isso acaba gerando uma série de cancelamentos que poderiam estar sendo evitados, caso a ferramenta estivesse fazendo o que foi programada.
A quero muito usar esta funcionalidade, tenho certeza que essa ferramenta irá me ajudar muito no meu controle de estoque, que pena que ainda não está disponível na minha plataforma.
Ei, Augusto! Esperamos que ajude muito ? Logo logo ela vai estar disponível, beleza? Só ficar de olho! ?
nossa quero muito essa ferramenta, quando estará disponivel pra todos ??
Continua acompanhando o conteúdo do nosso blog e mantenha o Gestor de Pedidos sempre atualizado, o instalando novamente pela aba Gestor de Pedidos do Portal do Parceiro. Em breve a função estará disponível para você. ?
Olá,
Esta funcionalidade de Estoque não aparece na minha loja, para os produtos cadastrados, estou no aguardo da sua utilização.
Obrigado
Oi, Sidnei! Estamos liberando a funcionalidade aos poucos, mas logo logo você vai conseguir usar! ??
Eu troquei de plano de entrega, mas tive muito problema com entregadores que chegam no restaurante e vão pra outro lugar, poderia ter assim como avisar que o pedido está pronto, poderia ter como avisar que o entregador não está no local para retirar o pedido, pois até abrir um chamado acaba demorando mais
Opa, Marcelo! Por aqui estamos sempre buscando melhorias e pode deixar que vamos pensar sobre isso, tá? Muito obrigado pelo feedback! ??
Muito bom essa função de estoque, só que não tenho essa opção ainda na minha loja
Também preciso dessa ferramenta, pois tenho alguns produtos congelados e que não é possível colocá-los na plataforma sem esse controle.
Oi, Wladimir. Que bom que vai te ajudar por aí! Logo logo vai estar disponível aí na sua loja, beleza? ??
Ei, Cami! Que bom que gostou. ? Estamos liberando aos poucos pros nossos parceiros e logo logo você também terá acesso, viu?
Eu preciso disso!! Tem como solicitar? Grato!
Oi, Jair. A qualquer momento que precisar, você pode nos acionar pelo canal de atendimento no Portal do Parceiro. ? Mas também consideramos os comentários dos nossos parceiros aqui no blog. ? Vamos verificar o que você nos contou, pensando nas futuras mudanças.
Assim que estiver disponível para você, avisaremos por lá. <3
Minha conta foi bloqueada/cancelada… Não consigo entrar mais no portal meu parceiro.
Oi, João. Pra gente conseguir te ajudar, fale com nossos especialistas pelo chat disponível no canto inferior direito da página de cadastro: https://parceiros.ifood.com.br/.
Aí da não está disponível na minha loja para colocar a quantidade de estoque . Oque eu faço ?
Oi, Pamela! Essa é uma funcionalidade que está sendo testada e logo logo vai estar disponível para todos os parceiros. Fica de olho, ok? ??
Temos previsão de ter essa funcionalidade para mais lojas gerenciadas no mesmo gestor ou portal ?
O aplicativo ifood é bom ,mas deixa a desejar quando coloca promoções que mexe no preço dos restaurantes, entregadores ( não todos) nem chegou no restaurante e coloca que chegou. Ah os comentários dos clientes da minha loja não fica visível para o público, precisa melhorar isso também
Oi, Rosalia. Estamos trabalhando em novas melhorias e você poderá acompanhá-las pelas nossas postagens, ou mesmo acessando nosso Relatório de Melhoria Contínua: https://blog-parceiros.ifood.com.br/melhoria-continua. Saiba que seus comentários são sempre considerados aqui. ?
Estamos disponibilizando gradativamente a ferramenta e em breve aparecerá para mais parceiros. Continue nos acompanhando pelos nossos canais oficiais!
A gestão de estoque já foi liberada para minha loja, e tem me ajudado muito a evitar problemas com pedidos por indisponibilidade do produto. Mas confesso que sinto falta de um relatório de estoque visto que para saber o estoque da cada item preciso acessar 1 por 1, o que complica um pouco nossa dinâmica de controle antes da loja abrir todos os dias. Existe alguma demanda em andamento com relação a isso?
Oi, Camila. Ficamos felizes em saber disso! ? Pode deixar que vamos levar seus comentários internamente para que avaliem nas próximas mudanças.
Eu ja tenho a função aqui na minha loja. Porém fui fazer um teste e não funcionou.
Eu tinha 2 bolos no estoque e fiz um pedido pra ver se ele bloqueava quando ultrapassasse .Mas ele me deixou comprar mais do que tinha em estoque
Oi, Mari. Se tiver qualquer problema relacionada a isso, acione nosso suporte técnico no Portal do Parceiro, ok? O link é este aqui: https://portal.ifood.com.br/cases/help.
Olá, a função de gestão de estoque foi muito bom e me ajudou muito, porém não consigo usar mais, os produtos novos que estou colocando na plataforma já não está vindo com essa função mais e as que tinha estão sumindo.
Que bom que te ajudou por aí, Cainã! Estamos sempre buscando melhorias e vamos sinalizar pro time. ?