Você já pensou sobre os hábitos de consumo dos seus clientes? Já analisou quantas vezes eles compram e quais são suas preferências? Identificar esses fatores é uma forma de aumentar as suas vendas e o seu faturamento.
Aliás, esse é um dos aspectos que contribuem para ter um negócio lucrativo. Isso porque você identifica o que faz o consumidor tomar sua decisão de compra. Por exemplo, você sabia que 75% dos clientes finalizaram suas compras online se tivessem um cupom de desconto ou uma promoção?
A pesquisa do MercadoLivre demonstra bem a relevância de conhecer os hábitos dos consumidores. Afinal, essa é uma maneira de você atender essas demandas e vender mais. Então, que tal saber como descobrir essa informação e alcançar melhores resultados?
O que são hábitos de consumo?
Hábitos de consumo são as atitudes adotadas por clientes para comprarem produtos ou serviços. Portanto, tem a ver com suas dores, demandas, desejos, interesses e preferências. Isso interfere na jornada do cliente e nas estratégias de vendas e marketing que você precisa adotar para aumentar seu faturamento.
Por exemplo, imagine que você tem uma pastelaria. Já percebeu se há diferenças entre o que é consumido no salão e no delivery? Qual é a bebida mais comprada pelos consumidores? Qual é o recheio mais procurado?
A partir disso, você pode criar combos e promoções específicas, que ajudam a incentivar a compra. Isso também interfere na criação de um cardápio mais atrativo, que ajuda a vender mais.
Um estudo divulgado pela MIT Technology Review indicou que 47% dos consumidores da América Latina acreditam que o preço será o principal fator decisório até 2025.
Além disso, a pesquisa do Mercado Livre sinalizou que 72% dos clientes abandonam os carrinhos de produtos, mas 44% querem comprar mais tarde. Isso porque o objetivo é conseguir algum desconto. Outro fator relevante para 41% dos consumidores para a desistência é o valor de frete elevado ou o prazo de entrega.
Esses levantamentos trazem bons indicativos. Mas você sabe o que influencia o seu cliente, especificamente? Por que ele escolhe a sua empresa em vez da concorrência? Essas perguntas são respondidas pelos hábitos de consumo.
Qual a importância dos hábitos de consumo?
A importância dos hábitos de consumo é identificar o que faz sentido para o seu cliente e criar estratégias mais acertadas. Assim, você deixa de gastar tempo e dinheiro com o que não dá certo e potencializa a chance de vender a partir de dados, isto é, uma cultura data-driven.
Na prática, você transforma os dados em decisões estratégicas. Assim, o comportamento do consumidor deixa de ser uma incógnita e essas informações são usadas a seu favor.
Aqui, vale a pena ressaltar que o estudo divulgado pela MIT indicou que os consumidores esperam obter valor agregado na compra de produtos ou serviços. Para alcançar esse patamar, é necessário entender as necessidades, os costumes e as objeções do seu público-alvo.
Nesse sentido, uma das preferências são os hábitos de consumo conscientes. Segundo o levantamento Consumo Consciente – Visão do Consumidor 2024, 58% dos consumidores consideram importante a empresa ter selos e certificações socioambientais.
Mais do que isso, 94% dos brasileiros priorizam os hábitos de consumo conscientes. Para isso, fazem pesquisa de preços, evitam compras por impulso e moderam as compras.
Quais fatores influenciam o comportamento do consumidor?
Fatores que influenciam os hábitos de consumo: sociais
Os fatores sociais têm relação com os locais e as pessoas que o consumidor convive e interage no seu dia a dia. Por isso, envolve colegas de trabalho, familiares e amigos. Isso ajuda a elaborar um plano de ação estratégico para adotar a melhor abordagem de vendas.
Inclusive, identificar os hábitos de consumo influenciados pelo fator social permitem melhorar os níveis de venda sazonal. Por exemplo, você identifica o que vende mais no Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia dos Namorados etc. e pode criar campanhas direcionadas.
Fatores que influenciam os hábitos de consumo: pessoais
Os fatores sociais são as motivações, os ideais, o estilo de vida e os valores morais do consumidor. Portanto, é tudo aquilo que faz sentido para a pessoa e a incentiva a tomar a decisão de compra.
Por exemplo, os hábitos de consumo no foodservice podem indicar que há preferência por um cardápio vegano. Então, você pode se adaptar a essa demanda.
Fatores que influenciam os hábitos de consumo: emocionais
Os fatores emocionais são aqueles que promovem emoções e sentimentos nos consumidores. Podem ser lembranças, necessidades, memórias, desejos e outros gatilhos mentais que ajudam a vender mais.
Por exemplo, um restaurante de comida caseira pode fazer a pessoa lembrar da casa da avó e priorizar o delivery desse estabelecimento em vez de outro local.
Como identificar hábitos de consumo?
Para identificar os hábitos de consumo, é preciso conversar com os clientes e obter dados. Uma possibilidade é fazer uma pesquisa de mercado para analisar os perfis dos consumidores.
Nesse cenário, é preciso responder aos seguintes questionamentos:
- o que o consumidor compra;
- qual a forma preferida para fazer a compra;
- em quais momentos ele adquire o produto ou serviço;
- por que o consumidor opta por determinado item.
Nessa análise, avalie como o seu negócio está adaptado à necessidade dos seus clientes e o que precisa ser melhorado. Assim, você consegue se adequar e vender mais com base nos hábitos de consumo.
Então, o que acha de vender mais? Potencialize suas vendas seguindo as tendências de consumo e veja como impulsionar suas vendas.