Qual é a relação entre iFood, entregador e restaurante?

iFood, entregador e restaurante: entenda neste conteúdo como funciona essa relação e quais são suas vantagens

O papel do entregador parceiro do iFood é fundamental. A relação entre estabelecimento, pessoa entregadora e iFood gera algumas questões, mas ela é estabelecida para otimizar o serviço.

Entender a relação entre iFood e entregador é uma tarefa importante para as pessoas responsáveis pela gestão do delivery. Isso porque, cabe ao empreendedor saber quais são as modalidades de entrega ideais para seu negócio, considerando as necessidades da operação e o bom atendimento ao cliente.

Continue a leitura do post para entender a relação e o papel importante desempenhado pelo entregador iFood em toda a logística!

Qual é a relação entre iFood e entregador?

O serviço de entrega de comida cresceu de forma exponencial nos últimos anos. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o número de pessoas trabalhando com entrega de mercadorias aumentou 979,8% no período de 2016 a 2021. 

Por um período, a atividade foi vista como uma oportunidade de renda extra. Mas com a ascensão do modelo de trabalho, o serviço de entrega de comida tornou-se o ofício exclusivo para boa parte das pessoas que têm essa atividade.

Existem três modalidades de entrega que os parceiros iFood podem utilizar:

  • entregas por meio de um operador logístico, em que há uma empresa terceirizada intermediando a relação com as pessoas entregadoras;
  • entregadores próprios, em que os próprios restaurantes são responsáveis por contratar e gerenciar as pessoas entregadoras;
  • entregadores parceiros iFood, que são as pessoas que se cadastram para atuar na plataforma. Nesse modelo, o restaurante conta com o serviço de entrega quando precisar, fazendo todo o gerenciamento de forma inteligente.

As pessoas entregadoras parceiras definem sua própria rotina de trabalho. Depois do cadastro e aprovação no aplicativo, o profissional decide quando e onde deseja trabalhar

Vale ressaltar que essa parcela de trabalhadores corresponde a 90% dos nossos parceiros de entrega e que eles não têm, necessariamente, que manter uma exclusividade com o iFood, podendo oferecer os mesmos serviços a outras empresas.

[rock-convert-cta id=”9927″]

Como os entregadores iFood são selecionados?

Antes de iniciar a parceria, o iFood estabelece alguns critérios para selecionar seus entregadores parceiros. São eles:

  • ter 18 anos ou mais;
  • ter internet móvel no celular;
  • ter uma conta bancária em seu nome e CPF (pode ser corrente ou poupança);
  • ter veículo próprio para realizar entregas, como moto ou bicicleta;
  • carteira nacional de habilitação categoria A para entrega via moto;
  • se o veículo for uma bicicleta, o entregador deve apresentar um documento de identificação com foto recente (limite para os últimos 10 anos).

Quando o interessado se encaixa nesses requisitos, basta se cadastrar no aplicativo específico para o entregador e aguardar a análise do iFood. Nesse processo, as informações repassadas serão validadas, assegurando que o novo integrante do time está apto para o trabalho.

Quais são os benefícios da relação iFood, entregador e loja parceira?

Ser um delivery e contar com entregadores iFood tem diversas vantagens. Uma delas é que o estabelecimento não precisa ter uma equipe própria de entregadores. 

Ao aderir ao Plano Entrega, a plataforma se torna responsável por essa demanda, pondo à disposição do restaurante um time de profissionais preparados para atender as demandas de entrega de comida.

Os estabelecimentos que aderem ao Plano Básico também podem contar com as soluções de conexão com pessoas entregadoras parceiras do iFood por meio do Sob Demanda.

Outro benefício é a possibilidade de ampliar sua área de abrangência. O alcance máximo da entrega iFood é de 7 km de distância do restaurante. Com esse raio você alcança mais pessoas, podendo inclusive ter um melhor desempenho em vendas.

Por fim, terceirizar esse serviço é uma maneira de desburocratizar a contratação de pessoas e, ainda, tornar sua operação logística mais inteligente. Ao contar com o serviço de intermediação de entrega do iFood, você não corre o risco de ter entregadores ociosos nos dias mais calmos, e nem ter falta de profissionais nos períodos mais movimentados.

O iFood busca ter pessoas entregadoras disponíveis para atender a demanda exata que sua loja tem.

Como a relação do iFood com o entregador influencia no trabalho dos restaurantes?

O iFood se dedica a oferecer qualidade de trabalho e qualidade de vida às pessoas entregadoras, disponibilizando benefícios que visam desde a proteção da saúde física das pessoas entregadoras, até o apoio no desenvolvimento profissional dessas pessoas. Esse cuidado, naturalmente, impacta na outra ponta dessa relação: o restaurante.

Um desses benefícios é o seguro de acidentes pessoais, que busca protegê-los durante as rotas de entrega. Em um raio de até 30 km do ponto de seu serviço de entrega final, o trabalhador tem cobertura de despesas médicas e odontológicas, assim como cobertura por invalidez permanente total ou parcial e morte acidental.

Para incentivar, o iFood também investe em frentes de desenvolvimento profissional das pessoas entregadoras. Por meio de uma iniciativa em parceria com o Sesi, esses trabalhadores podem realizar capacitações com foco em desenvolvimento pessoal e profissional, com disciplinas sobre responsabilidade no trânsito e postura profissional em sociedade.

Em outras palavras, o iFood entende a importância de medidas como essa para proteger seus entregadores e garantir um desempenho de qualidade no dia a dia. Afinal, ao assumir essa posição, essas pessoas estão vestindo a camisa do iFood, assim como a do restaurante para quem estão prestando um serviço, construindo um ecossistema único que se fortalece.

É fundamental que, nessa parceria, haja responsabilidade e transparência, de todos os envolvidos. Assim todos saem ganhando:

  • o iFood aumenta sua lista de parceiros e entregadores, aprimorando seus serviços;
  • as pessoas entregadoras garantem a renda, criando sua própria jornada de trabalho e seu faturamento;
  • e o restaurante potencializa sua abrangência e visibilidade, alcançando ainda mais pessoas para melhorar o desempenho de vendas.

O fortalecimento do ecossistema iFood também busca oferecer boas experiências aos estabelecimentos parceiros. Por isso, diferentes iniciativas são tomadas, o Fórum de Restaurantes — evento destinado à escuta ativa dos parceiros —, e do desenvolvimento de habilidades profissionais por meio do iFood Decola. Com isso, todo o ecossistema cresce e se fortalece.

Por que contratar um entregador iFood?

Contratar um entregador parceiro iFood dinamiza todo o processo das entregas do delivery.

A qualidade da entrega realizada pelos profissionais iFood é a chave para aumentar a fidelização de clientes e se destacar dos concorrentes. 

O iFood é uma empresa especializada em conectar pessoas entregadoras com lojas, atuando para garantir a agilidade na entrega, sem perder qualidade. Por isso, contar com entregadores parceiros iFood atribui essa qualidade ao seu negócio.

[rock-convert-cta id=”3131″]

Contar com um entregador iFood no seu delivery oferece vantagens como: mais agilidade: com a intermediação do iFood ao serviço de sua operação, a entrega fica mais ágil.

Por meio do Sob Demanda, o estabelecimento que opera no delivery pode fazer a entrega sem necessariamente realizar a venda pela plataforma do iFood. Com essa solução, é possível acionar uma pessoa entregadora parceira do iFood para cuidar de toda a entrega.

Independentemente da forma como você fez a venda — WhatsApp, telefone, site ou app próprios — o Sob Demanda disponibiliza acesso a todos os entregadores iFood cadastrados. E, o melhor de tudo, é uma solução disponível para todos os negócios delivery.

Existem diferentes benefícios em usar o Sob Demanda, como fazer o acompanhamento em tempo real da entrega. Não há comissão ou mensalidade para usar a solução do iFood, você paga apenas pelo frete.

Desta forma, o seu delivery pode contar com entregador iFood e garantir a alta qualidade de atendimento exigida pela empresa. É uma maneira diferente de estreitar a parceria entre iFood, entregadores e restaurantes, trazendo benefícios para todos envolvidos.

Precisa de uma ajuda na gestão do seu negócio? Acesse aqui uma lista gratuita com planilhas de gestão.

35 respostas

  1. Boa noite,
    Gostaria de saber como fazer para ter os entregadores do ifood como operadores logísticos? Tem como? Eu tenho pedidos que são feitos fora da plataforma do ifood mas que gostaria de ter um entregador que não fosse meu contratado direto. Vocês tem alguma modalidade desse serviço?

  2. Tive uma queda absurda nas vendas quando mudei a logística de própria pra do IFood, é horrível essa modalidade, fora o descaso total e falta de transparência e honestidade. Tem um BK na frente, eu disse na frente, literalmente na frente da minha loja, fechavam minha loja por falta de entregadores na região e o BK ficava aberto e não venham dizer que o BK tem entrega própria, nos poupem de mais essa mentira, eu disse na frente, sei exatamente do que tô falando. Simplesmente não tão nem aí com a gnt, negócio é priorizar as grandes redes que tem contratos com taxas muito menores e prioridade nas entregas, enquanto a gnt paga a conta!

    1. Oi, Pedro. Sentimos muito por essa experiência, não é o que gostaríamos. Quando temos uma demanda de pedidos muito grande para poucos entregadores disponíveis na região, reduzimos a área de entrega. Entendemos a sua insatisfação e estamos empenhados em trabalhar em melhorias para que sua experiência com a gente seja a melhor possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

22/11/2024

Índice de endividamento: como calcular e 6 dicas para evitar dívidas

21/11/2024

Transforme seu restaurante com dados: descubra os insights do relat...

20/11/2024

Sobremesas para restaurantes: veja como atrair clientes com a doçur...