Saiba como contratar motoboy para entrega

Se você está em busca de como contratar motoboy para entrega, confira as dicas para contar com um serviço rápido e econômico!
8 Min

Dentro da logística para um delivery, contratar motoboy para entrega é a etapa fundamental. A pessoa entregadora é responsável por garantir a segurança e a qualidade na entrega final, sendo a ponta que estará em contato com o consumidor.

Qualquer problema que aconteça na qualidade da entrega ou no atendimento feito pelo motoboy afeta diretamente a avaliação e percepção do cliente da empresa.

A boa notícia é que o iFood tem uma solução ideal para este cenário: o Entrega Fácil. Com ele, você pode contar com a maior rede de pessoas entregadoras do país, independentemente do canal em que esteja vendendo. O Entrega Fácil é para qualquer negócio — até mesmo aqueles que não vendem pelo iFood.

Tem dúvidas sobre como contratar entregador pelo iFood? Conheça o Entrega Fácil e saiba mais!

O que é o Entrega Fácil iFood?

O Entrega Fácil é uma solução que permite que negócios contem com o apoio da rede de pessoas entregadoras do iFood. Com isso, você pode acionar uma pessoa entregadora para cuidar da logística dos seus produtos vendidos pelo WhatsApp, telefone, site ou app próprios, Cardápio Digital e qualquer outro canal possível.

[rock-convert-cta id=”3131″]

O Entrega Fácil é para todos os negócios que precisam de um serviço de delivery. Ou seja, você não precisa, necessariamente, vender pela plataforma do iFood para desfrutar desse serviço. Basta solicitar um entregador nas áreas de cobertura e, em poucos minutos, um profissional estará na porta do seu negócio.

É uma ferramenta que facilita a vida das empresas, principalmente aquelas que enfrentam dificuldades para a contratação de motoboys.

Por que usar o Entrega Fácil?

Ao contratar um motoboy para entrega utilizando a solução do iFood, você encontra diferentes benefícios para o seu negócio e o seu cliente, como:

  • não tem comissão ou mensalidade. Você paga apenas pelo frete, que varia conforme a distância do local de partida até o local de destino;
  • rapidez na entrega. Mais de 65% dos pedidos são entregues em até 30 minutos;
  • os entregadores do iFood compõem a maior rede de logística do país, além de ser a mais bem avaliada;
  • tecnologia a seu favor. Com o Entrega Fácil você e seu cliente têm um link para acompanhar em tempo real todo o trajeto de entrega;
  • entregue ainda mais, podendo contratar entregador do iFood para distâncias de até 10 km;
  • entrega de multipedidos de forma ágil e otimizada.

Como contratar motoboy para entrega?

Devido a alta demanda de pedidos, contratar motoboy para entrega não é uma tarefa fácil. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) existem aproximadamente 1,5 milhões de pessoas que trabalham com transporte de passageiros e entrega de mercadorias.

Os impactos da pandemia alteraram o padrão de consumo de muitos brasileiros, que passaram a pedir mais alimentos, produtos e serviços em seus domicílios. Com isso, negócios de diferentes nichos precisaram buscar mais profissionais para garantir a entrega.

Essa conta fez com que o processo de contratação de motoboy fosse dificultado. No modelo tradicional, é preciso fazer todo o processo de seleção, entrevista e logística trabalhista para contratar um novo profissional.

Para ter um motoboy exclusivo para seu negócio, você pode encontrar duas alternativas: carteira assinada (CLT) ou por microempreendedor individual (MEI).

Mas com o Entrega Fácil é possível encontrar uma pessoa entregadora de forma mais rápida, sendo uma alternativa para contratação. Ou seja, você pode contratar motoboy para entrega com segurança, dentro das formalidades necessárias, e ainda sem burocracias.

Antes, vale a pena conhecer dois modos tradicionais de contratar uma pessoa entregadora.

Contratar motoboy com carteira assinada

Para fazer o registro em carteira de qualquer profissional, a empresa precisa ter conhecimento que a relação de trabalho será regida pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

A legislação trabalhista garante ao motoboy direitos como: horário fixo, salário referente a categoria, férias, décimo terceiro e demais benefícios.

A vantagem desse modelo de contratação está na relação de trabalho pré-estabelecida que garante o compromisso do profissional com a empresa.

Contratar motoboy MEI

Nesta modalidade de contratação, o motoboy não se torna um colaborador da empresa. Isso acontece porque MEI é um profissional autônomo e, a partir de um contrato de prestação de serviço, a relação é estabelecida.

É importante ressaltar que essa relação não é trabalhista, mas sim entre duas empresas. Por isso, é preciso estipular, por contrato, as regras de como será esta relação: horário de trabalho, salário, benefícios, entre outras cláusulas. 

Quanto custa contratar um motoboy?

O valor da contratação de uma pessoa entregadora varia conforme a modalidade que o profissional é admitido.

Se o profissional é contratado com a carteira assinada, terá direito aos benefícios trabalhistas como o FGTS, INSS e o vale-transporte. Se contratado pelo formato MEI, esses valores não são descontados em folha, visto que não há obrigatoriedade de cumprir essas normas trabalhistas.

Contrato CLT

Uma pessoa empregadora com salário fixo de R$ 1.200,00 gera um custo médio para a empresa de R$ 2.114,00. Isso acontece por conta das porcentagens que devem ser garantidos para o INSS, FGTS e vale-transporte.

Nesta modalidade, a empresa também pode pagar a pessoa entregadora por entregas realizadas ou por horas trabalhadas, reduzindo os custos para a empresa contratante.

Vale ressaltar que, em caso de contratação CLT, a pessoa empregadora também pode ser beneficiada pela rescisão trabalhista em caso de demissão sem justa causa.

Contrato MEI

Em contratos MEI, o valor acordado entre as partes é o total que a empresa precisará desembolsar para pagar a pessoa entregadora.

O valor do contrato poderá variar conforme a experiência da pessoa profissional, da carga horária que será demandada para realizar as operações de entrega, entre outras questões que ficarão a cargo da negociação entre profissional e empresa.Por envolver tantos pormenores, optar pela solução do Entrega Fácil do iFood facilita e otimiza o sistema de entrega do delivery.

[rock-convert-cta id=”9927″]

Como contratar entregador pelo iFood?

Para contratar motoboy para entrega utilizando o Entrega Fácil iFood você deve fazer um rápido cadastro na página de solicitação. Confira o passo a passo:

  1. Preencha o formulário inicial com nome, e-mail e telefone;
  2. Insira as informações de endereço da sua loja;
  3. Coloque os dados da pessoa responsável pela loja;
  4. Preencha os dados do negócio; como CNPJ, razão social e especialidade;
  5. Confira o endereço de e-mail cadastrado;
  6. Confirme o endereço e-mail inserindo o código enviado em sua caixa de entrada;
  7. Aguarde a verificação dos dados;
  8. Veja o contrato de prestação de serviços, aceite os termos e condições de uso e, em seguida, clique em Finalizar.

Tudo certo com o seu cadastro. Agora você pode acessar o Portal do Parceiro e visualizar o perfil da sua loja.

Contratando um motoboy para entrega

Para contratar um entregador iFood você deve usar a ferramenta Gestor de Pedidos. O primeiro passo é acessar a ferramenta, utilizando o mesmo login e senha cadastrados no Portal do Parceiro. Em seguida, siga as etapas:

  1. Confirme seus dados de contato, como endereço de e-mail e número do WhatsApp;
  2. Na tela de início, clique em Começar teste;
  3. Clique no botão vermelho Solicitar Entrega Fácil, situado no canto inferior esquerdo da tela inicial;
  4. Insira os dados do cliente, como endereço, telefone e nome. Confirme o valor do frete e clique em Continuar.
  5. Selecione se o pedido será pago no momento da entrega ou se o cliente já realizou o pagamento, além do modo de pagamento. Caso o cliente pague diretamente à pessoa entregadora, seu negócio receberá juntamente ao repasse financeiro. O iFood desconta a taxa por transação bancária e você recebe o restante do valor.
  6. Insira o valor do pedido para entrega. Esse valor deve ser especificado porque, caso haja algum problema na rota, o iFood pode ressarcir o seu negócio;
  7. Confirme todas as informações e clique em Solicitar Entrega.

Tudo pronto! Agora é só esperar a pessoa entregadora chegar no seu negócio, retirar o pedido e entregar até seu cliente.

Você não precisa ter mais dúvidas sobre como contratar motoboy para entrega. Utilizando o Entrega Fácil, você consegue contratar entregadores do iFood, mesmo não sendo um parceiro que vende pela plataforma. Você vende, a logística do iFood entrega!

Conte com a maior rede de logística do Brasil! Contrate o Entrega Fácil e entregue muito mais!

Por iFood

Por iFood

27 respostas

  1. Ja uso o ifood, como faço para utilizar somente o serviço de entrega quando recebo pedidos fora do Ifood?

    1. Oi, Vagner. Existem algumas formas de fazer isso. Você pode, por exemplo, manter o Plano Básico, utilizar o Cardápio Digital e solicitar Entrega Fácil somente quando tiver uma entrega a ser realizada. Converse mais sobre isso com o nosso time pelo chat no Portal do Parceiro, se já foi parceiro, ou acesse nossos outros conteúdos aqui do blog sobre planos, Cardápio Digital e Entrega Fácil. ?

  2. Boa tarde como faço para cadastrar a minha empresa , para iniciar a função o.l, quero ser uma terceirizada na contratação de motoboy

  3. Bom dia! Fazendo o plano com entregador, o motoboy pode receber pedidos na hora (dinheiro), ou somente faz entrega para pedidos já pagos?

    1. Oi, Marylane. Quando você contra com a entrega parceira, os pedidos são pagos via app ou, na maioria das cidades do país, por meio de maquininha do iFood. O entregador deixar o pedido no endereço cadastrado pelo cliente e parte para aceitar a próxima solicitação.

  4. O que adianta fazer tanta propaganda de um serviço logístico que vocês não conseguem me responder o básico? O horário de funcionamento. Alguns falam um horário, outros outro mas a verdade é que estou tentando descobrir na prática, pois inúmeras vezes estava “dentro do horário de funcionamento” informado por vocês e quando fui pedir o serviço apareceu “fora do horário de funcionamento”. Entrei em contato, mostrei o print, mas ninguém soube dizer o motivo e simplesmente dão de ombros para o problema. Abri um Reclame Aqui, nem sequer fui respondido.

  5. Aqui em Itabuna Bahia este recurso não funciona, pois com só tive prejuízo com as entregas dos parceiros ifood.

  6. Uma dúvida, ao pedir um entregador ele fará somente aquela entrega e no próximo pedido solicitarei um novo entregador?

  7. Olá quero abrir um empresa de ol pra prestar serviço pra ifood.
    Como faço pra prestar esse tipo de serviço e recrutar entregadores.

  8. Olá,se eu pedir o entrega fácil para outro aplicativo de entrega e o cliente pagar em dinheiro para o motoboy,como funciona?

    1. Olá! O Entrega Fácil é uma solução do iFood que permite que você conte com a maior logística do país, mesmo para as vendas feitas fora do app iFood. Ou seja, você pode vender nas redes sociais, WhatsApp e até telefone, e deixar a entrega com a gente.

      Tire aqui suas dúvidas sobre o Entrega Fácil e saiba como usar: https://blog-parceiros.ifood.com.br/entrega-facil/

      Caso não tenha esclarecido sua dúvida no material, nos informe por aqui! 🙂

  9. Sou entregador, quero saber se o estabelecimento pode efetuar o pedido de outro entregador sem precisar avisar que o pedido está pronto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

23/04/2024

Não julgue APENAS pela casca: veja como escolher os melhores legume...

23/04/2024

Embalagem de produtos: transformando compras em experiências

23/04/2024

Conheça 4 molhos para macarrão que são deliciosos