Como empresas podem gerar impacto social

Você sabe por que as empresas precisam estar atentas ao impacto social que causam? Descubra neste post e entenda como implementar!

Um questionamento comum entre os empreendedores é o de como gerar impacto social. Nesse sentido, existem algumas boas práticas que podem ajudar.

Uma empresa que gera impacto social recebe maior reconhecimento por parte do público. As pessoas têm se mostrado cada vez mais atentas à responsabilidade socioambiental das empresas, tendência comprovada por estudos — por exemplo, 87% dos consumidores brasileiros dão preferência a empresas que adotam práticas sustentáveis.

Entenda como promover impacto social com sua empresa!

O que é impacto social?

O impacto social é uma reverberação positiva de uma empresa que adota práticas que beneficiam a sociedade. Entre as principais formas de fazer isso, estão as práticas a favor da sustentabilidade ambiental e contra a desigualdade social.

A busca por esse fator de contribuição para a sociedade une a responsabilidade da empresa perante o mundo à oportunidade de ter uma imagem positiva no mercado, gerando vantagem competitiva.

Em outras palavras, por um lado, um negócio pode buscar lucro, mas precisa dar algum retorno à sociedade. No entanto, o objetivo de ter impacto social não é desfavorável ao lucro, já que isso faz com que a marca ganhe valor aos olhos dos clientes.

Como preparar a equipe para atuar focando o impacto social?

Antes de externalizar o impacto social, é de suma importância que as empresas foquem o bem-estar dos colaboradores. Isso significa, por exemplo, adotar uma cultura inclusiva, para integrar pessoas diferentes em um mesmo ambiente, fomentando a interação e colaboração constantes.

Atrelada a uma cultura inclusiva está a gestão empresarial do tipo horizontal. A ideia é eliminar as hierarquias rígidas, visando promover um ambiente mais flexível e autônomo, de modo que todos possam contribuir.

Além disso, é essencial capacitar a equipe para atuar em quaisquer iniciativas de impacto social que a empresa adotar. O básico é treiná-la para atuar de forma sustentável, inclusive, por meio da adoção de coleta seletiva no estabelecimento. Afinal, uma verdadeira gestão 360º se preocupa até mesmo com o destino do lixo produzido.

Por que causar impacto social deve ser uma prioridade?

O impacto social é um fator competitivo relevante no mercado atual. Há uma relação estreita entre ele e a atração de diversos perfis de clientes. Portanto, investir tempo e recursos nesse objetivo certamente trará retorno financeiro. Além disso, o bem-estar da sociedade deve ser uma preocupação de todos — incluindo a sua empresa.

Como gerar impacto social com o seu estabelecimento?

Um empreendedor do ramo alimentício deve optar, principalmente, por iniciativas sustentáveis. Para além da coleta seletiva, uma boa ideia é investir em embalagens biodegradáveis, caso seu estabelecimento trabalhe com delivery.

Promover iniciativas para a comunidade local como treinamentos e oportunidades, além de também atuar contra o desperdício de alimentos podem ser outras opções para avaliar e aplicar em seu negócio.

Independentemente do que será feito, é importante conhecer bem como o estabelecimento pode ser mais conhecido e respeitado perante o consumidor. Todas as informações levantadas devem ser incluídas em um planejamento estratégico.

O impacto social é um dos termos do momento, e negócios que reverberam na sociedade e no meio ambiente de forma positiva ganham o respeito do público e de outras empresas. Essa responsabilidade tem se tornado uma característica cada vez mais essencial aos empreendedores, e vale a pena buscá-la.

Por falar em responsabilidade, aproveite a visita para entender mais sobre responsabilidade solidária!

Por iFood

Por iFood

4 respostas

  1. Bom dia mim chamo João Batista Coelho de Sousa Neto sou usuário do cartão benefício do ifood porém perdi meu chip estou com problema pra baixa meu aplicativo queria saber o que eu tenho que fazer pra mim baixa meu aplicativo

    1. João, por aqui conseguimos auxiliar apenas os restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, adiantamos que o melhor canal para contato é lá no app na opção “Ajuda”, ok?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

11/07/2024

Growth Marketing: entenda como aplicar no negócio para aumentas as ...

10/07/2024

Case de sucesso: entenda como o Forno Paulista voou com o iFood

10/07/2024

Como transformar o Dia Mundial do Rock em uma oportunidade de vendas

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery