Como anunciar inauguração de restaurante? Confira!

Tudo pronto para inaugurar o restaurante? Confira o que fazer antes de abrir as portas!

Anunciar a inauguração de restaurante costuma ser um momento de muita empolgação, não é mesmo? A expectativa de como o público vai reagir e as chances de dar início a um sonho trazem muitas emoções positivas, que inclusive motivam a ter ótimas ideias.

Mas para garantir que o negócio seja um sucesso desde o início, é fundamental contar com um bom planejamento. Desse modo, você tem condições de aplicar estratégias que vão deixar o nome do restaurante conhecido na região, conquistando mais resultados positivos.

Neste post, você confere alguns passos essenciais dados por Taíne Hoffmann, especialista em Administração de Empresas, para anunciar a inauguração de restaurante e conquistar o seu público desde o início!

Plano de marketing

Ter um bom plano de marketing vai facilitar todo o processo. Isso porque você pode definir, de forma estratégica, quais são as tarefas que devem ser realizadas até a inauguração, os responsáveis por cada etapa e os prazos a respeitar.

Em outras palavras, é possível estruturar cada passo que o negócio vai dar. Desse modo, você evita deixar de lado etapas importantes para a inauguração do restaurante e reduz, consideravelmente, as chances de atrasos.

Estratégias nas redes sociais

Marcar presença nas redes sociais é indispensável para qualquer negócio. Nesse espaço, é possível se conectar com o público e unir estratégias de tráfego orgânico e pago de forma econômica.

Divulgar para os moradores da região que o seu restaurante está chegando fica muito mais fácil com postagens que atingem esse público. Por isso, esse é o momento de aplicar boas estratégias nas redes sociais, como o uso de anúncios pagos para divulgação do endereço, do convite de inauguração, da oferta de cupons de desconto ou brindes, entre outros elementos.

Taíne Hoffmann compartilha com a gente algumas dicas: “uma das estratégias que eu considero mais importantes é criar uma presença online forte. Isso envolve ter uma página profissional com informações sobre o cardápio, os horários e os contatos do restaurante. Além disso, é essencial divulgar fotos e vídeos dos pratos, das instalações e da equipe, interagir com os seguidores, responder às dúvidas e aos comentários, e promover sorteios, descontos e eventos especiais”.

Eventos pré-inauguração

Você não precisa esperar a inauguração acontecer para deixar que as pessoas conheçam o seu restaurante. Na verdade, é possível criar eventos antes da data de abertura das portas do negócio para apresentar a proposta do local, como é o caso de um soft opening.

Esses eventos podem ser abertos para o público geral ou para pessoas exclusivas, como influencers da região. Com isso, o nome da marca começa a ser falado com mais frequência, o que ajuda na divulgação da data oficial da inauguração do restaurante.

O importante é que o seu negócio cause um bom impacto nos eventos de pré-inauguração. Então, aproveite a oportunidade para receber opiniões dos convidados. Desse modo, desde o início, é possível gerar uma imagem positiva no mercado e conquistar a confiança e o interesse do público.

Colaborações locais

Aproveite os negócios da região que estão disponíveis para estabelecer parcerias para potencializar a inauguração do seu restaurante. Fazer colaborações locais não só ajuda a fortalecer a presença da marca no mercado, como também permite atrair clientes que se interessam pelo que as duas empresas têm a oferecer.

Se, por exemplo, o seu restaurante é especializado em sorvetes, geladinhos e outros pratos para o verão, fazer parcerias com lugares que atraem o público interessado em se refrescar faz toda a diferença. Ainda, caso seu estabelecimento não tenha sobremesas geladas, a parceria é uma forma de ampliar a oferta.

Parcerias com influenciadores locais

Outro ponto positivo para a inauguração de restaurante é usar o marketing de influência a seu favor. Trabalhar parcerias com influenciadores locais, com o envio de amostras dos seus pratos e produtos, é uma forma de fazer com que o público da região conheça o seu cardápio antes mesmo da abertura.

Lembre-se também de convidar esses influenciadores para o evento de inauguração gastronômica do seu restaurante. Com isso, é possível continuar divulgando a marca e mostrar que a parceria é genuína. Essa iniciativa favorece a atração de potenciais clientes que têm acesso aos conteúdos publicados por esses profissionais na internet.

Programa de fidelidade para clientes

Por que não lançar um programa de fidelidade para clientes logo de início? Inaugurar o restaurante com um atrativo que convida o público a voltar é um passo importante para aumentar o faturamento e contar com consumidores recorrentes.

Oferecer uma recompensa após um determinado número de pedidos estimula o consumidor a procurar o seu restaurante mais vezes. Além disso, aproveite a oportunidade para vender mais no iFood ao criar o seu programa de fidelidade. O aplicativo automatiza as contas e ajuda a saber quando chegou o momento de oferecer o brinde ao cliente.

Ofertas especiais de inauguração

Criar o senso de urgência e exclusividade nos clientes também vai ajudar a aumentar o público na inauguração do seu negócio. Usar gatilhos mentais para divulgar ofertas únicas para a cerimônia de abertura de restaurante é uma maneira de estimular, naturalmente, os clientes a marcarem presença.

As estratégias que estimulam o relacionamento com o cliente são ainda mais eficientes quando colocadas em prática desde o início. Por isso, aproveite a oportunidade para investir na personalização das estratégias ao público-alvo e ter mais sucesso na inauguração.

A Taíne explica que “a partir disso, é trabalhar a mensagem de inauguração considerando as características, necessidades e expectativas de cada público, bem como os valores e a cultura da região onde o negócio está inserido”.

Agora sim, com tudo pronto para a inauguração de restaurante, basta colocar em prática as melhores estratégias para atrair e conquistar o público. Aproveite o momento para investir não somente no momento da abertura, mas para manter a proximidade com os clientes no período pós-inauguração. Assim, você pode cultivar um relacionamento contínuo com a comunidade e ter consumidores cada vez mais fiéis e presentes no negócio.

Gostou das dicas? Confira também o passo a passo para abrir um restaurante e tenha destaque desde o primeiro momento!

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