Existem várias opções de negócios para abrir no interior, e essa iniciativa pode ser promissora. Mas antes de investir longe dos grandes centros urbanos, é fundamental que você conheça a realidade do local.
Apesar das boas oportunidades em cidades pequenas, sempre há o risco de o mercado estar saturado. Por esse motivo, seja para abrir um negócio de produtos para barba no interior, seja para uma pet shop, pizzaria ou lanchonete, você deve pesquisar se há demanda.
Antes de abrir um negócio no interior, vale a pena refletir sobre os principais negócios lucrativos para essas cidades. Confira!
Food truck.
O food truck funciona como um restaurante sobre rodas, sendo uma modalidade de vender comida em um veículo de forma itinerante. Capaz de servir os mais variados tipos de alimentos, essa modalidade permite atender vários locais em pequenas cidades, além de festas e eventos da região.
Fast food
A produção em larga escala e padronizada de alimentos são as características que mais se destacam no fast food. O objetivo é otimizar o tempo de preparo e agilizar a entrega para os clientes.
Como o foco desse tipo de estabelecimento são as refeições rápidas, é importante investir em um cardápio reduzido e definido. Além disso, se você pensa em abrir um restaurante de fast food, crie um sistema de produção semelhante a uma linha de montagem para garantir o preparo dos itens no menor tempo possível.
Dark kitchen
O conceito dark kitchen (termo traduzido como “cozinha escura” ou até “cozinha oculta”) refere-se a uma modalidade de negócio cujo foco é preparar e entregar as refeições, sem o atendimento no salão. Além de não haver consumo no local, não é possível para o cliente retirar o pedido no estabelecimento.
Considerando a importância da logística para as entregas, a localização em pontos estratégicos da cidade é um fator fundamental para o sucesso desse tipo de empreendimento.
Diferentemente dos fast foods, em que há fachada com a marca do estabelecimento, uma dark kitchen opera completamente fechada. Por esse motivo, quem passa em frente ao local pode não identificar uma cozinha de restaurante em funcionamento.
Delivery
O delivery consiste na entrega dos pedidos no conforto da casa — ou onde o cliente preferir. É comum, também, que as pessoas peçam entregas no local de trabalho.
Esse serviço facilita a vida das pessoas, trazendo mais variedade de opções e sabores às refeições. Devido à praticidade que oferece, também ganhou força no interior.
Take away
É comum restaurantes, lanchonetes e afins trabalharem não apenas com o delivery, mas também com a opção take away. Trata-se de um modelo operacional em que o cliente faz o pedido e ele mesmo retira no estabelecimento. Assim, a comida é levada para casa ou outro espaço para ser consumida.
Esse tipo de negócio, que é como uma mistura de delivery e drive-thru, une comodidade e praticidade. Se o cliente mora perto ou está na região do seu empreendimento, por exemplo, pode coletar o pedido sem precisar pagar pela taxa de entrega.
Cozinha artesanal
Clientes que prezam por alimentos orgânicos e sustentáveis e temperos frescos encontram na cozinha artesanal uma boa opção. O estabelecimento que adere à modalidade preza pelo preparo dos itens usando técnicas manuais, sendo ideal investir em receitas mais caseiras para conquista o paladar do público.
Empreender no Brasil é uma tendência que só cresce. Ao escolher entre os negócios para abrir no interior, vale considerar fazer parceria com serviços de delivery para alcançar melhores resultados. Isso contribui, ainda, para o aumento da visibilidade e a possibilidade de atender aos municípios vizinhos.
Acesse o guia completo sobre logística de delivery e entenda como otimizar as entregas do seu negócio!
Uma resposta