Configurar o cardápio do seu restaurante no iFood ficou ainda mais fácil. Com o novo cardápio você pode gerenciar preço de venda, status e estoque dos itens já na tela inicial.
Além disso, para as lojas que têm mais de um cardápio – como o Entrega e Cardápio Digital —, todos estão concentrados em uma só página, assim você, parceiro, não precisa mais editar cada um individualmente, o que facilita a gestão, evita erros no cadastro de informações e otimiza sua operação.
Quer saber como funciona o novo cardápio? Confira!
Quais lojas podem usar
O novo cardápio facilita a gestão e edição de preço, status de venda e gestão de estoque dos itens, que podem ser feitos já na tela inicial. Além disso, parceiros que têm mais de um cardápio terão a gestão centralizada em uma página só!
Esses recursos geram agilidade na operação e padronização das informações.
Esse novo cardápio está sendo implementado gradativamente aos parceiros do iFood. Essa etapa visa trazer segurança no desenvolvimento da funcionalidade. A solução estará disponível para a base integral em breve. |
Como funciona o novo cardápio
No Portal do Parceiro você pode editar seus cardápios de uma só vez acessando o menu “Cardápio”. Ao editar as categorias e itens, você vai definir em qual canal de vendas ele estará disponível.
Tudo pronto para iniciar a atualização. Agora você pode incluir ou editar itens e categorias em um cardápio, que serão automaticamente configurados nos demais.
Construa seu cardápio no iFood inserindo a descrição dos itens, fotos, valores e informações adicionais. No final, salve a mudança para que todos os cardápios recebam a atualização ao mesmo tempo.
O novo cardápio busca promover uma experiência de uso ainda melhor nas ferramentas do iFood. Assim você otimiza seu tempo de gerenciamento do cardápio e consegue focar em outras tarefas do seu dia.
Tire 11 dúvidas sobre o novo cardápio iFood
Quer aprender como usar o novo modelo de cardápio do iFood? Tire suas principais dúvidas sobre o assunto!
1. Como criar uma categoria?
Para criar uma categoria de itens principais, basta acessar Cardápios e clicar no botão + Adicionar categoria.
Uma nova tela será aberta, em que você poderá selecionar o tipo de categoria.
Ao selecionar, basta inserir o nome da categoria. O nome colocado na categoria será o nome apresentado para o seu cliente nos serviços que você tem.
Ao colocar o nome desejado e clicar em Criar categoria, você terá a sua categoria cadastrada com sucesso e será redirecionado para o catálogo de itens.
Pronto, agora poderá incluir os itens que desejar dentro da sua nova categoria.
2. Como excluir uma categoria?
Na listagem, navegue até a categoria desejada e depois clique nos 3 pontinhos e, depois, em Excluir.
Uma mensagem aparecerá na tela para confirmar a exclusão.
Clique em Confirmar e pronto!
A categoria e todos os itens que estão nela serão excluídos do seu cardápio, e não é possível reverter essa ação.
Pronto, sua categoria foi excluída com sucesso.
3. Como criar um item preparado?
Na página principal do catálogo, selecione a categoria desejada e depois clique em + Adicionar item.
Em seguida, selecione Preparado.
Para dar início ao processo de criação do item, preencha os detalhes do seu prato, e insira a imagem. Em seguida, clique em Continuar.
Ao avançar, informe os detalhes de Preço e Estoque do seu produto. Caso seja o mesmo valor para todos os serviços oferecidos, preencha a tela abaixo e clique em Continuar.
Agora, caso os valores sejam diferentes entre os tipos de cardápio, selecione Preço diferente por serviço, preencha os diferentes valores por serviço a serem exibidos e clique em Continuar.
Na aba de Complementos, indique se o seu item terá algum. Caso não tenha nenhum complemento, clique em Continuar.
Agora, caso tenha complementos, a seguinte tela será exibida. Nela, aparecerão duas opções: + Criar grupo de complementos ou Copiar de outro item.
Caso deseje copiar o grupo de complementos de outro item, basta clicar no botão Copiar de outro item e selecionar a categoria, item, e finalmente o grupo de complementos desejado.
Se você não deseja copiar um grupo já existente e precisa criar um, clique em + Criar grupo de complementos e preencha os dados a seguir:
Depois, clique em Continuar e indique se o complemento é um item preparado.
Preencha os dados da tela a seguir e defina se o preço do complemento será igual ou diferente para todos os serviços. Adicione quantos itens quiser clicando em Preparado no fim da página. Depois, clique em Criar grupo.
Pronto, seu grupo de complementos foi criado com sucesso! Ele aparecerá junto aos outros grupos de complementos já existentes no seu item.
Após a parte de Complementos, clique em Continuar e avance para a tela de Classificação. Indique se o seu item é uma bebida ou não. Caso não seja, você poderá identificar se ele se encaixa em alguma das etiquetas abaixo:
Agora, se o seu item for uma bebida, aparecerão essas opções para você selecionar:
Por fim, indique a Disponibilidade do item e finalize o processo.
Pronto, seu item foi criado.
4. Como excluir um item?
Na tela de listagem, para excluir um item, basta clicar em cima dos 3 pontinhos e depois em Excluir item.
Uma mensagem aparecerá na tela para confirmar a exclusão. Clique em Confirmar.
Pronto, o seu item foi deletado com sucesso!
5. O que é o código PDV?
O Código PDV é um código utilizado para integrar o cardápio do iFood com gerenciadores de pontos de venda.
Entre em contato com a sua integradora e verifique se essa funcionalidade já está disponível para o seu PDV.
6. Como aplicar desconto no item?
Na tela de listagem, para aplicar um desconto em algum item, basta clicar em cima dos 3 pontinhos e depois em Editar item.
Depois, navegue até a aba Preço e Estoque e clique em Aplicar desconto, coloque o valor do desconto desejado em cada serviço.
Após finalizar as alterações nos descontos, clique em Continuar. O valor com desconto aparecerá assim:
7. Como colocar uma foto?
Na tela principal do catálogo, para editar um item e adicionar — ou alterar — uma foto, basta clicar em cima dos 3 pontinhos e depois em Editar item..
Depois, na aba de edição/criação do item, localize no canto direito da tela a seguinte informação:
Lembre-se de que você não precisa ter equipamentos profissionais ou uma estrutura de estúdio fotográfico. Utilizando um celular de boa qualidade, você já consegue fazer boas fotos para atrair novos clientes.
Após colocar a foto desejada, clique em Continuar.
8. Como alterar o preço de um item?
Existem duas maneiras de alterar o preço de um item. Na primeira maneira, você deve acessar o menu fixado na parte superior da tela e selecionar a aba de Preço e Estoque.
Então, na listagem de itens, os campos de preço estarão abertos para receber modificações:
Já na segunda maneira, basta clicar em cima dos 3 pontinhos e depois em Editar item:
Depois, navegue até a aba de Preço e estoque, realize as alterações necessárias e salve.
9. Como alterar o status de venda de um item?
Para alterar o status de um item num determinado serviço é muito simples, basta selecionar Status de venda no menu fixo.
Depois, basta selecionar se o item será pausado em todos os serviços ou então em um serviço específico.
10. Como editar a descrição do produto?
Para editar a descrição de um produto, basta clicar em cima dos 3 pontinhos e depois em Editar item.
Depois, é só editar as informações que desejar na seguinte tela:
Após realizar todas as alterações necessárias, clique em Salvar.
11. Como pausar ou ativar um complemento?
Para pausar ou ativar um complemento, basta clicar na seta localizada ao lado do item:
Todos os itens com este símbolo, possui um grupo de complementos. Ao abrir o grupo de complementos deste item, basta clicar nestes botões:
Simples né?!
Outra forma de pausar ou ativar os complementos é assim:
Clique em Editar no grupo de complementos
Depois clique em Itens complementares
Pronto, agora basta pausar ou ativar o complemento que desejar. É importante não esquecer de salvar a alteração no final da página.
Quer conhecer outras iniciativas do iFood para melhorar a experiência dos estabelecimentos parceiros? Confira o espaço de Melhoria Contínua!
40 respostas
Eu estou adicionando as bebidas na parte de industrializados, toda vez que eu adiciono uma bebida a outra some
Oi. Assim que possível, conversa com nosso suporte técnico pelo atendimento no Portal do Parceiro. Vamos verificar, ok? ?
Boa noite estou tentando ajuda para refazer meu cardápio pois o que fiz não ficou confuso queria fazer um cardápio igual a de um parceiro só que não consigo ninguém do iffod para me auxiliar.
Ei, tudo bem? Fale com nosso time pelo Portal (https://portal.ifood.com.br), clicando em “Chamados e ajuda” no menu lateral e, em seguida, no botão “Atendimento” no canto superior da tela. Conta com a gente! ??
Não consigo atualiza meu cardápio mais Whatsapp 21983794829
Oi, Cristiano. Pode nos confirmar se você conseguiu abrir um chamado no Portal sobre o assunto? A opção fica disponível pelo botão “Atendimento”, na aba “Chamados e ajuda”: https://portal.ifood.com.br/cases/help
Boa tarde, estou tentando mudar a foto do prato, mas não consigo! É para um cliente, estou fazendo a parte do ifood dele e atualizando todo o cardápio! Vou enviar este comentário com meus dados, mas não são nessa conta que estou tentando alterar, e sim na do meu cliente
Oi, Lucas. Assim que possível, converse com nosso time de especialistas pelo atendimento disponível na aba Chamados e ajuda do Portal do Parceiro. Estamos à disposição para te ajudar!
Preciso de ajuda para criar meu cardápio
Oi, Letícia. converse com o nosso time clicando em Chamados e ajuda no menu lateral do site https://portal.ifood.com.br, depois em “Atendimento”. ? ?
Ola, boa noite.
Estou tentando reodernar os produtos dentro da categoria antes era só arrastar e agora?
Como fazer sub categorias , dentro da categoria
Olá, faço parte do ifood parceiro.
Realizo venda de pizzas e quando acesso o app do ifood que pesquiso minha pizzaria não aparece imagem.
Gostaria de saber qual o motivo disso acontecer?!
Oi Keila! Sentimos muito por esse ocorrido. A equipe de Atendimento irá te ajudar com esse problema, para isso você pode acionar nossos canais de suporte no Portal do Parceiro. Clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.
Não estou conseguindo adicionar uma imagem na categoria, somente nos produtos, pode me ajudar?
Oi Vitor! Se estiver com dúvidas sobre como funciona o formato de cardápio acesse aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/novo-cardapio-ifood/
Ficou muito pratico de usar, lembro em 2018 como era dificil de fazer essas coisas.
Oi Ingrid! Ficamos muito gratos com seu feedback. Aqui no iFood, estamos sempre preocupados em melhorar a experiencia com a plataforma. Fique ligado na nossa agenda de Melhoria Continua para saber mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/category/melhoria-continua/
Não consigo encontrar nesse novo cardápio como mover os itens de lugar. Preciso organizar o cardápio, Gostaria de uma dica sobre isso.
Oi Jacqueline. Temos um time de especialistas para te ajudar! Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”. 😊
Como colocar complementos no cardápio de pizzas?
Olá, Mauro! Vamos te ajudar! Realize o login e, ao editar um produto, acesse a opção “Complementos”. Adicione então um Grupo de Complementos, como por exemplo “Qual o Ponto da Carne?” conforme mostra a imagem abaixo. Cadastre os complementos (ou respostas) necessários.
Oi! Abri um chamado pois não consigo mais incluir como complemento um item do cardápio. Eu havia feito isso no passado, de forma que ao criar um complemento novo, começava a digitar o nome de um item do cardápio e então o sistema me mostrava as opções para selecionar, assim o item “complemento” ficava já com o estoque atualizado sincronizado com o item “avulso”. O time técnico não conseguiu resolver e informou que devido novo cardápio a funcionalidade não está funcionando, pretendem ativá-la novamente?
Oi, Vinicius! Acesse sua conta no Portal do Parceiro e clique no botão “Cardápio”, no menu lateral. Lá você poderá montar sua própria vitrine de produtos. Não esqueça de adicionar: o nome do prato, preço, descrição, foto, categoria, tamanho, complementos, classificação de restrições alimentares, e a disponibilidade. Quanto mais completo, melhor para o seu negócio. Temos algumas dicas que podem ajudar você nessa etapa. Confira aqui <https://blog-parceiros.ifood.com.br/cardapio-ifood/>. Ahh, se você tiver alguma dúvida ou dificuldade nesse momento, lembre-se de acionar nossos canais de suporte. No Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.
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Olá, estou em luta com a montagem do novo cardapio, tem os adicionais gratuitos do açai, mas o mesmo esta cobrando todos, oque faço?
Oi, Henrique. Acesse sua conta no Portal do Parceiro e clique no botão “Cardápio”, no menu lateral. Lá você poderá montar sua própria vitrine de produtos. Não esqueça de adicionar: o nome do prato, preço, descrição, foto, categoria, tamanho, complementos, classificação de restrições alimentares, e a disponibilidade. Quanto mais completo, melhor para o seu negócio. Temos algumas dicas que podem ajudar você nessa etapa. Confira aqui <https://blog-parceiros.ifood.com.br/cardapio-ifood/>. Ahh, se você tiver alguma dúvida ou dificuldade nesse momento, lembre-se de acionar nossos canais de suporte. No Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.
Meu cardapio nao aparece o que faço para poder aparecer ?
Meu pessoal e amigos quiseram comprar mais isso tá acontecendo e já perdi vendas pq o cardápio não aparece
Oi, Cristian. Tudo bem? Esperamos que sim! Dê uma olhadinha na aba “Feed” no Portal do Parceiro. Lá tem a performance de todos os seus posts, incluindo quantas visualizações suas fotos alcançaram, visitas ao cardápio, pedidos a partir de uma publicação, e etc. Seus posts aparecem para quem favorita sua loja ou está dentro do raio de entrega. Se estiver tudo certinho, pedimos que entre em contato pelo chat em “Chamados e ajuda”, também no menu do Portal do Parceiro. Vamos entender o ocorrido e solucionar o mais rápido possível. 🙂
minhas fotos dos produtos não estão aparecendo no aplicativo de pedidos, so no portal. Ja reeditei o cardapio inteiro e continua sem mostras as fotos, de combos, esfihas, so quando clica no grupo. O cardapio fica feio e perdemos vendas porque nao mostras as fotos iniciais. tentei resolver de diversas formas mas sem sucesso.
Oi, Pedro. Acione o nosso suporte técnico para te ajudar! Para isso, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Iniciar atendimento”. Te esperamos! 😉👊
não consigo encontrar a opção de imagem na categoria de pizza! não consigo achar essa opção e fico sem imagem!
Oi, Dieli. Tudo bem? Fale com um de nossos especialistas técnicos que vamos te ajudar! Abra um chamado acessando a opção “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. 🥰 😊