Petiscos de boteco: quais fazem mais sucesso?

Pastel, mandioca frita, torresmo e muitos outros petiscos de boteco estão nessa lista de sucessos. Confira!

Petiscos de boteco já são parte da cultura do Brasil. Quem é dono desse tipo de estabelecimento sabe que eles são mais que um complemento para a experiência dos frequentadores. Pois, estão na lista do que é esperado de um bar. Entretanto, é preciso ir além para se destacar.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Assim, contar com os itens tradicionais e apresentar variações capazes de fazer seu empreendimento ser lembrado é uma maneira de aumentar o público. Pode ser por meio de uma nova receita ou apenas um ingrediente inesperado. Outra opção para isso é abraçar a diversidade que a comida de boteco tem pelo país.

Vamos começar pelo básico e ver em que investir para se diferenciar? Então, confira a seguir os aperitivos e tira-gostos que são sucesso garantido no gosto popular!

Bolinho de Bacalhau

Muitos petiscos de boteco tem ligação com a multiplicidade cultural que compõem o Brasil. À colonização portuguesa pode-se creditar as muitas receitas com bacalhau que levaram ao surgimento desse bolinho.

Um dos tira-gostos de bar mais clássicos, essa opção demanda algum tempo de preparação. Mas, para evitar o uso de produtos industrializados pré-cozidos — que não são nada diferenciados e memoráveis — nos estabelecimentos, a dica é deixar tudo pronto mais cedo para só fritar na hora que o consumidor pedir. 

Aliás, a utilização de óleo bem quente nessa etapa é um dos segredos para garantir a crocância. Além disso, invista na abundância de ingredientes frescos e de qualidade para que seu público peça mais.

Coxinha de Frango

Outra campeã entre as comidas de petisco para boteco, a coxinha de frango é um dos itens mais brasileiros possíveis. Ainda mais, quando o recheio é complementado por catupiry, formando a combinação que todos amam.

No geral, trata-se de uma opção bastante versátil. Pois, a depender do tempero usado no recheio, ganha um sabor completamente novo. Nesse caso, as muitas culturas que formam o Brasil podem ser representadas dessa forma.

Já a massa deve ser preparada seguindo a receita escolhida para garantir que ela chegue ao ponto esperado enquanto está panela. Por fim, empane e frite em óleo em alta temperatura para ficar tão crocante por fora quanto suculenta por dentro.

Mandioca Frita

Já ouviu falar que se algo é frito deve ser bom? No caso da mandioca, aipim ou macaxeira, dependendo da parte do país onde você mora, essa afirmação é uma verdade. Apesar de simples, essa opção vai bem com uma cerveja gelada e agrada a diversos paladares. Mais que isso, atende a veganos e vegetarianos.

Independentemente do modo de preparo, para garantir que os clientes gostem do seu produto, é preciso que cada pedaço esteja super crocante. Além da técnica do cozinheiro, a qualidade do ingrediente também é essencial.

Ainda, é interessante oferecer molhos para combinar. Também é possível temperá-la com ervas ou colocar queijo ralado para incrementar. Caso queira fazer um combo, esse prato pode ser combinado com batata e polenta fritas. 

Calabresa Acebolada

A linguiça calabresa, onipresente em pratos brasileiros como feijoadas e churrascos, não poderia ficar de fora, não é mesmo? Com cebola, ela forma um dos aperitivos de boteco mais irresistíveis.

Apesar de ser bastante rústica, ela não se limita a um bar raiz que ainda conta com cadeiras dobráveis ou de plástico em sua decoração. Em uma tábua de carnes, esse item ganha companhia de picadinhos ou frango a passarinho para ser degustado durante um encontro com amigos, por exemplo.

Pastel de Feira

Recheado de carne, camarão, presunto, queijo, palmito, frango, vegetais e até linguiça, o pastel de feira faz qualquer um ficar com água na boca. Para se tornar um dos petiscos de boteco ele pode ganhar versões menores que formam porções a serem servidas à mesa ou no tamanho tradicional — bem grande — para ficar no balcão ou ser consumido na rua.

Outro modo de tornar essa opção um destaque do seu estabelecimento é oferecer em combinações com mais de um dos recheios. Por exemplo, vegetais, palmito e queijo para vegetarianos. Essa maneira de organizar as vendas, também permite balizar a precificação com o tamanho da porção.

Torresmo Crocante

Talvez o item mais bar raiz dessa lista de petiscos de boteco, o torresmo é o par perfeito da cerveja ou da cachaça. Feito de carne de porco gordurosa e com pele frita até ficar bem sequinha, seu preparo é o que faz toda a diferença.

Para começar é preciso garantir que a peça foi temperada e cozida adequadamente, eliminando líquidos quando está crua para que depois do cozimento ela fique totalmente crocante.

Entre as técnicas usadas para tanto, há quem opte por adicionar bicarbonato, os que utilizam duas etapas de fritura (uma para a pele “pururucar” e outra para cozinhar) ou, ainda, aqueles que levam ao forno ou à churrasqueira.

Espetinho de Carne

O último dos petiscos de boteco dessa lista é uma opção que permite quem comanda as panelas do bar se destacar. Pense só: o espetinho de carne precisa estar no ponto para agradar ao público e, ainda, pode ser temperado de várias formas.

Quanto ao primeiro aspecto, demanda um pouco de experiência, enquanto o segundo é um dos caminhos para seu negócio se diferenciar. Afinal, trata-se de um item bastante comum em barzinhos pelo Brasil.

Também vale investir em opções que combinam a carne com calabresa ou legumes, por exemplo. Já os complementos, como molhos ou uma farofinha temperada, fazem o cliente sentir que ganhou algo a mais. Do mesmo modo, empanar é uma variação que agrada.

Com tantas opções de petiscos de boteco que são preferência nacional, não dá para errar na hora de fazer um cardápio de sucesso. Mas sempre lembramos de que vale realizar adaptações conforme as preferências regionais e o público-alvo. 

Outra dica é montar promoções, como combos com bebidas, caixas para entrega de porções a domicílio e dar destaque aos que mais vendem na sua publicidade. Assim, você atrai novos perfis de consumidores.

Pelo visto, bares podem ser um negócio bastante lucrativo. Descubra como montar uma opção temática neste post do blog!

Author picture

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

21/06/2024

Dia das Crianças: o que vender nessa data?

20/06/2024

Marketing para restaurantes: especialista mostra como começar

19/06/2024

Como funciona o Imposto de Renda MEI?