Manter a saúde de um empreendimento exige muito planejamento e disciplina, além de um conhecimento considerável sobre as finanças do negócio. Ao longo do tempo, fórmulas e indicadores foram desenvolvidos para auxiliar nessa tarefa, como é o caso do ponto de equilíbrio.
Esse indicador é usado em cálculos específicos visando garantir que o empreendimento está dentro da média em relação às finanças. Ou seja, consegue ajudar seu estabelecimento alimentício a identificar a quantidade mínima de itens que precisa vender para não ficar no prejuízo.
Continue a leitura e entenda mais sobre o ponto de equilíbrio, a importância dele para seu negócio e como calcular!
O que é ponto de equilíbrio?
Também conhecido como ponto de ruptura ou ponto zero (ou breakeven point, em inglês), o ponto de equilíbrio é o momento em que os custos ficam iguais às receitas.
O ponto de equilíbrio é um indicador com o objetivo de apontar o quanto é preciso vender para que a receita seja suficiente para pagar todos os custos e despesas variáveis e fixas do negócio. Em outras palavras, é o ponto em que o estabelecimento só estaria produzindo receita suficiente para cobrir as despesas, mas sem obter lucro.
Esse instrumento é um grande aliado na gestão financeira de um negócio. Seu uso permite entender em que ponto terminam os prejuízos e começa a lucratividade, e o objetivo deve ser sempre ultrapassar esse ponto e obter um saldo positivo.
Assim como outros indicadores, o breakeven point ajuda a identificar etapas dos processos em que é possível gastar menos e economizar recursos. Também contribui para saber se a precificação de serviços e produtos está sendo feita da forma adequada.
Se, ao fazer o cálculo do ponto de equilíbrio, você perceber que seu estabelecimento está distante desse valor, pode estabelecer pontos de melhoria. Assim, há a oportunidade de aumentar a produtividade do negócio e a eficiência das vendas.
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Qual a importância desse indicador na gestão financeira de um estabelecimento alimentício?
Identificar o ponto de equilíbrio é fundamental para saber se seu o estabelecimento está operando de maneira segura. Afinal, ele revela com precisão a quantidade mínima de itens vendidos necessária para custear tudo o que for necessário sem ficar no vermelho, protegendo o negócio da falência.
Muito importante na gestão empresarial, o indicador ajuda a avaliar os riscos nas decisões estratégicas, estabelecer metas e alcançar novos objetivos para o seu negócio.
Precificação dos itens
O cálculo utilizado para a precificação segue a lógica de somar lucros e despesas. Nesse processo, é importante considerar o ponto de equilíbrio. Afinal, a partir dele será possível definir o preço dos itens e a quantidade necessária de pedidos para que o estabelecimento não saia no prejuízo.
Definição de metas
O ponto de equilíbrio pode ser usado como referência para estabelecer objetivos e metas no sentido de impulsionar as vendas. Além disso, é um instrumento importante para considerar atuar com mais categorias no cardápio, já que cada item pode variar em relação à margem de lucro e quantidade de vendas.
Ao utilizar o ponto de equilíbrio como métrica, você encontra mais facilidade para definir os produtos que serão prioridades em estratégias como campanhas e promoções.
Análise de lucros
O ponto de equilíbrio é uma forma eficiente de assegurar se a empresa está obtendo realmente resultados melhores em relação ao aumento de vendas e produtividade. Isso pode chamar a atenção para novos sócios e investidores que desejam investir no ramo de alimentos.
O que é o ponto de equilíbrio financeiro?
Diferentemente do ponto de equilíbrio contábil, o ponto de equilíbrio financeiro não considera a depreciação dos ativos da empresa, ou seja, a desvalorização dos bens. No caso de uma marmitaria, por exemplo, fogão, freezer, fritadeira e liquidificador estão entre esses bens.
Ao longo da vida útil dos equipamentos, seu valor é reduzido devido ao desgaste ou obsolescência. Essa perda de valor costuma ser contabilizada pelo negócio como um custo. Porém, o cálculo do ponto de equilíbrio financeiro não considera tais valores, já que eles não são, de fato, desembolsáveis — retirados do caixa da empresa.
Como calcular
Antes de calcular o ponto de equilíbrio financeiro, é preciso encontrar o valor da margem de contribuição, ou seja, o ganho bruto sobre as vendas. Para isso, você deve subtrair os custos e despesas variáveis do valor das vendas.
Vale lembrar que essa margem costuma ser calculada sobre custos e despesas unitários, e o resultado obtido será usado em forma de porcentagem.
Margem de Contribuição = preço de venda – (custo variável + despesas variáveis)
Depois, a seguinte fórmula deve ser usada para chegar ao ponto de equilíbrio financeiro (PEF):
PEF= (custos fixos + despesas fixas – gastos não desembolsáveis) ÷ margem de contribuição
Suponha, por exemplo, que um restaurante precise gastar por volta de R$ 120 mil por ano para manter as operações e que a margem de contribuição seja de 30% (0,30 quando convertida para número decimal). Nesse caso, o cálculo seria:
PEF = R$ 120.000 ÷ 0,30 = R$ 400.000
Nessa hipótese, o restaurante precisaria de uma receita bruta anual de, pelo menos, R$ 400 mil reais para não ter prejuízo financeiro.
Como calcular o ponto de equilíbrio de um item?
Agora que você já sabe o que é ponto de equilíbrio e como usá-lo na gestão de restaurantes, bares e outros estabelecimentos, o próximo passo é entender como calculá-lo sobre um item específico. Para facilitar o entendimento, acompanhe o exemplo a seguir.
Considere que você vende apenas um tipo de item, no valor de R$ 80. As despesas e os custos citados sempre vão variar conforme o negócio, mas, para essa hipótese, considere os seguintes valores-base:
- custos e despesas fixas mensais: R$ 35 mil;
- venda de item por unidade: R$ 80;
- custos variáveis por unidade: R$ 40 (mão-de-obra, matéria-prima etc.).
Dessa forma, a margem de contribuição será obtida a partir do valor de venda do item, subtraindo o seu custo variável por unidade (80 – 40 = 40).
Em seguida, é preciso dividir os custos e despesas fixas por essa margem de contribuição (35.000 ÷ 40). O resultado é o número de vendas necessário durante esse período, que é 875.
Ou seja: o estabelecimento deve vender, no mínimo, 875 itens por mês para conseguir se manter. Esse é o ponto de equilíbrio do item (PEI). Qualquer item vendido que ultrapasse esse número representa lucro para a empresa.
Em linhas gerais, a fórmula fica assim:
PEI = custos e despesas fixas ÷ margem de contribuição
O ponto de equilíbrio é fundamental para manter as finanças do seu estabelecimento em ordem. Com um controle eficiente do fluxo de caixa, é possível identificar com mais nitidez o total de custos, despesas e ganhos de determinado período. Assim, fica mais fácil tomar boas decisões e planejar os próximos passos para o sucesso do seu negócio.
Continue no caminho para alavancar seu empreendimento: entenda o que é e como construir um planejamento estratégico!
4 respostas
Fiz o meu cadastro, não tenho ideia por onde começar, preciso de ajuda
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