Agora sua operação ganha o que realmente importa: flexibilidade total para ajustar os tempos de preparo de acordo com as necessidades específicas do seu restaurante, em qualquer cenário.
A ferramenta de Pré-Configurações de MTP foi desenvolvida para transformar definitivamente sua gestão de tempo de preparo. Com ela, você une a precisão da automação à praticidade de ajustes sob medida – garantindo entregas mais eficientes e clientes mais satisfeitos.
Veja mais detalhes abaixo sobre a funcionalidade e seus benefícios!
O que é a pré configuração do Meu Tempo de Preparo?
Com a nova ferramenta de pré-configurações, você pode personalizar os tempos de preparo de acordo com horários de pico, dias da semana ou dinâmica da sua equipe — tudo de forma simples, rápida e eficiente.
- Adapte o tempo de preparo à sua realidade;
- Otimize o ritmo da cozinha sem perder qualidade;
- Melhore a experiência do cliente com entregas no tempo certo.
Essa novidade foi criada para facilitar sua gestão no dia a dia e tornar sua operação mais ágil, adaptando-se de forma inteligente às variações reais da demanda
Ela está disponível no Portal do Parceiro onde você pode criar suas pré configurações, agendar, ativar e desativar e no Gestor de Pedidos onde você pode ativar e desativar de forma mais fácil ao longo de sua operação.
Quais são os benefícios na utilização das Pré-configurações?
A solução combina o melhor dos dois mundos: a inteligência da automação do iFood com a liberdade de personalização. Confira os benefícios para o seu restaurante:
- Ajuste automático por turnos ou períodos: configure as pré-configurações de acordo com os horários de maior demanda, como almoço ou jantar, para garantir que os tempos de preparo estejam sempre de acordo com a necessidade da sua operação;
- Agilidade operacional: ajuste os tempos de preparo automaticamente com as pré-configurações, sem precisar fazer alterações manuais a todo momento. Isso economiza tempo e aumenta a eficiência na operação;
- Gestão flexível: tenha controle total sobre os tempos de preparo, ajustando-os conforme a demanda, sem complicação;
- Ajustes dinâmicos: as pré-configurações permitem que seu restaurante se prepare para cenários futuros, ajustando-se às mudanças de demanda e às expectativas do mercado, garantindo maior eficiência e competitividade a longo prazo;
- Redução de atrasos e cancelamentos: ajustes eficientes no tempo de preparo que refletem a necessidade de ajuste da sua operação resultam em menos atrasos e uma redução significativa nas taxas de cancelamento;
- Melhoria na experiência do cliente: com a otimização do tempo de preparo, seus clientes terão uma experiência mais rápida e satisfatória, o que impacta diretamente na fidelização e na percepção da sua marca;
- Menos entregadores aguardando: com ajustes do MTP atendendo a necessidade da operação seus entregadores chegaram mais alinhados a finalização do pedido evitando acúmulo dos entregadores no seu restaurante.
Como funciona a Ferramenta de Pré-Configurações do Meu Tempo de Preparo (MTP)?
Com essa ferramenta, você pode criar diferentes cenários de tempo de preparo — como por exemplo: “Alta Demanda”, “Baixa Demanda” ou “Final de Semana” — e definir quando e como esses cenários devem ser ativados, seja de forma automática (agendada) ou manual.
Observação: Para usar essa funcionalidade, o tempo de preparo manual precisa estar ativado. Ative o mesmo no Portal do Parceiro, acesse: Configurações de Entrega → aba “Meu Tempo de Preparo”.
Confira as principais etapas de uso da ferramenta a seguir!
1. Como criar pré-configurações (via Portal do Parceiro)
A criação das pré-configurações é feita exclusivamente pelo Portal do Parceiro.
Para isso, acesse: Configurações de Entrega → aba “Meu Tempo de Preparo”.
No Portal, você poderá:
- Criar diferentes cenários com tempos de preparo personalizados (ex: “Padrão”, “Alta Demanda = 40 min”);
- Nomear cada cenário de acordo com as necessidades da sua operação (como horários de pico, finais de semana, etc.).
Clique em ‘Criar‘ e, primeiro, dê um nome à sua pré-configuração que represente a situação que pode impactar o tempo de preparo. Exemplo: Baixa demanda.
Em seguida, defina o tempo de preparo adequado para essa situação. Depois, selecione os dias da semana e o horário em que esse tempo deverá ser aplicado.
É extremamente importante que você dê um nome à pré-configuração, pois somente assim ela será salva. Atenção: você pode criar suas pré-configurações sem ativá-las imediatamente. Quando necessário, poderá ativá-las manualmente.
Ao criar a sua primeira pré-configuração, será exibida automaticamente uma pré-configuração chamada ‘Padrão‘. Ela representa o tempo de preparo da sua operação em condições normais — ou seja, quando não há situações específicas que possam impactar esse tempo, como, por exemplo, períodos de alta demanda.
2. Como ativar uma pré-configuração
Você pode ativar qualquer pré configuração no Portal do Parceiro. Clique na pré-configuração que deseja ativar, selecione o botão de ativação e salve as alterações.
3. Como agendar ativações automáticas
Pelo Portal do Parceiro, você pode agendar uma pré-configuração para horários específicos em que sua operação costuma ter mudanças de demanda.
Por exemplo: se das 11h às 14h (horário de almoço) o movimento do seu restaurante costuma aumentar, você pode deixar a pré-configuração “Alta Demanda” programada para ativar automaticamente nesse período.
Assim, seu tempo de preparo será ajustado durante esse intervalo e, fora dele, o sistema retorna automaticamente ao tempo padrão, sem que você precise fazer nenhuma ação manual.
4. Como desativar uma pré-configuração
Você pode desativar cenários ativos manualmente a qualquer momento: Via Portal do Parceiro e Via Gestor de Pedidos
- Via Portal do Parceiro: Acesse: Configurações de Entrega → aba “Meu Tempo de Preparo” e desative ou exclua o cenário.
Clique na pré-configuração que deseja desativar, selecione o botão de ativação para inativar e salve as alterações.
Se desejar excluir uma pré-configuração, clique sobre ela e, em seguida, no botão ‘Excluir‘.
As Pré-Configurações oferecem agilidade e precisão para sua operação, permitindo ajustes rápidos em momentos estratégicos. Com essa ferramenta, você reduz atrasos, evita cancelamentos e garante uma experiência mais satisfatória para seus clientes — tudo de forma simples e eficiente.
Aproveite e saiba como o Compromisso de Melhoria Contínua do iFood está transformando a operação e gestão dos parceiros!