Repasse iFood: como funciona e como resolver possíveis problemas

Saiba como funciona e o repasse iFood. Entenda ainda como resolver possíveis problemas no recebimento dos repasses!
20 Min
repasse ifood

O repasse iFood é o valor financeiro enviado aos negócios parceiros referente às vendas feitas na plataforma. Esse valor a receber pode ser acompanhado no Painel Financeiro do Portal do Parceiro.

Um dos principais motivos dos acionamentos recebidos pelo atendimento do iFood é sobre repasses. Saiba que o iFood preza pela segurança do parceiro nas transações financeiras. Por isso, além de acompanhar cada movimentação no painel financeiro, é preciso garantir que os dados bancários atendem às exigências de proteção.

Continue a leitura para entender como funciona o repasse financeiro e como resolver eventuais problemas relacionados a esse assunto!

Como funciona o repasse iFood?

Quando um cliente efetua uma compra pelo iFood com pagamento online, o valor é processado pela plataforma e repassado ao negócio parceiro. Mas quando esse valor é pago via vale-refeição ou pagamento na entrega, o valor vai direto para o restaurante via adquirente.

As vendas são contabilizadas por períodos de 7 dias. O plano tradicional aplica os repasses a cada 4 semanas — sempre às quartas-feiras. Mas é possível também contar com o repasse semanal, que oferece condições específicas de contrato.

Meu repasse não caiu. O que fazer?

Caso você não receba o repasse iFood, vale a pena fazer algumas investigações do motivo. Há diferentes motivos que podem fazer com que o repasse não seja feito. Por isso, se você estiver enfrentando algum problema nesse sentido, faça uma avaliação minuciosa. Confira as dicas!

Avalie se seu banco é homologado pela CIP

Um dos principais motivos que costumam ser a causa de um repasse não recebido é a instituição bancária cadastrada.

A autorização dos repasses só é feita aos restaurantes com contas em bancos homologados pela Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP). A CIP é um órgão sem fins lucrativos e associado ao Banco Central (Bacen), que atua evitando que fraudes e golpes sejam aplicados nas operações de transferência.

Por isso, caso você não tenha recebido o repasse iFood, o primeiro passo é conferir se seu banco faz parte da CIP. Para isso, você pode acessar o documento emitido pela CIP, que apresenta a relação dos bancos associados.

Caso seu banco não esteja listado ou esteja listado, mas não assinalado como “Instituição Domicílio”, é imprescindível alterar sua conta bancária, pois o iFood não consegue realizar transações bancárias entre contas não homologadas.

Verifique se o CNPJ da conta bancária é o mesmo da sua loja no iFood

O repasse só pode ser realizado em uma conta bancária que tenha o mesmo CNPJ da sua loja do iFood. Isso traz mais segurança ao ecossistema iFood, garantindo que o pagamento não seja feito a terceiros.

Confira se os números de agência e conta estão corretos

Utilizando o perfil de dono, acesse o Portal do Parceiro iFood e confira as informações bancárias cadastradas. Revise número a número para garantir que tudo está correto, conforme as informações cedidas pelo seu banco.

Confira a situação da sua conta bancária

Caso a sua conta esteja bloqueada, inativa ou com alguma situação que impeça o recebimento de transferências, o repasse não poderá ser concluído.

Uma dica é consultar diretamente o gerente da sua conta bancária e validar se ela está realmente ativa.

Como verificar se o iFood já enviou meu repasse ao Banco?  

Os repasses são feitos às quartas-feiras ao banco da sua conta cadastrada. Pode existir um intervalo de tempo entre o repasse para a Instituição financeira e da Instituição financeira para a sua conta.

Por isso, se o seu depósito estiver como “Agendado” lembre-se de verificar o extrato da sua conta e aguardar dentro do período de funcionamento do seu banco, geralmente, até às 18h30. 

Quais são os status de repasse?

No Painel Financeiro, dentro do Portal do Parceiro, você tem uma visão geral do mês das suas vendas e também os lançamentos do período. Na coluna “Situação”, você acompanha:

  • Em aberto: as vendas estão sendo calculadas.
  • Agendado: as vendas foram contabilizadas e o repasse está agendado.
  •  Pago parcialmente: pelo menos 1 depósito foi pago, mas os outros valores continuam pendentes. 
  • Pago: o repasse foi pago.

Saiba que a situação do repasse pode mudar até o final do período bancário (18 horas). Ou seja, caso você veja a situação como “Pago parcialmente”, por exemplo, considere monitorar até o final do período bancário para validar sua atualização.

Caso seja identificado qualquer contratempo no repasse ou informações incorretas no cadastro da loja, o status poderá ser:

  • Saldo devedor: as vendas foram contabilizadas e o total do período foi negativo. Este valor será descontado no próximo repasse.
  • Falha no depósito: as vendas foram contabilizadas e o repasse enviado ao banco, mas retornou com algum erro. (Atente-se aos dados bancários no cadastro da sua loja!)
  • Retido: o repasse Retido é uma situação que acontece quando ao realizarmos o depósito do repasse, o banco destinatário retém o valor depositado de forma total ou parcial. Geralmente, acontece quando a conta destino contrata um crédito e o banco retém o valor como garantia.

Por que tive um valor retido no meu repasse?

O status do “Repasse Retido” significa que o seu repasse iFood ou parte dele foi retido por um terceiro, como uma instituição financeira. Isso ocorre devido a um contrato de crédito ou de negociação de recebíveis que o CNPJ do seu negócio pode ter feito.

Nesses casos, o iFood cumpre o seu dever regulatório de verificar a existências desses contratos. Caso exista, as instruções de valores retidos desses contratos são atendidas, direcionando parte ou a totalidade do valor para esse terceiro.

O início das retenções do crédito começa 30 dias antes do vencimento da parcela, conforme alinhado na cláusula contratual. Assim você tem tempo hábil para quitar a parcela até a data do vencimento. 

Não concordo com essa retenção. O que devo fazer? 

O valor retido vem informado no contrato que o iFood recebe via registradoras e aplica sobre o repasse. Por sua vez, quem envia esse valor é esse terceiro, por meio das registradoras. Elas são responsáveis por registrar todas as negociações de recebíveis de cartões.

Caso você não concorde com o valor, o seguinte procedimento é adotado:

  • o iFood pode abrir uma contestação contra esse terceiro, para questionar e pedir evidências que expliquem o valor e mais informações do contrato; e
  • você pode também entrar em contato com esse terceiro para esclarecer os valores que estão sendo retidos. Os valores retidos podem ser valores fixos ou percentuais de alguma bandeira de cartão que o iFood aceita pelas suas vendas no app. (como Mastercard Crédito/Débito, Visa Crédito/Débito etc.).
Saiba que o iFood não controla os valores retidos, e em alguns cenários pode existir divergência entre o que o terceiro solicitou de retenção via contrato e o que de fato foi retido, porque o valor do repasse retido ainda pode ter ido até sua conta bancária informada nos detalhes do depósito, no portal financeiro. O recomendado é olhar no extrato da conta destino em que o depósito foi feito, para identificar possíveis valores que estiverem lá.

Caso ainda restem dúvidas para contestar um repasse retido, você pode entrar em contato com a equipe de suporte do iFood. No Portal do Parceiro, clique no botão “Chamados e ajuda” e, em seguida, em “Atendimento”. Faça um detalhamento do caso para que a equipe possa atuar.

Meu repasse consta como pago no Portal do Parceiro, mas não caiu na conta. O que fazer?

Caso seu repasse conste com o status “Pago” no Portal do Parceiro, mas não tenha ainda caído em sua conta bancária, é possível que a transferência esteja em fase de processamento.

O valor do repasse deve ser creditado em sua conta ao longo do dia, até 18 horas da quarta-feira (dia do pagamento).

Por que recebi meu repasse fracionado?

Os valores são pagos fracionados conforme as bandeiras das registradoras. Você pode receber diversos valores ao longo da quarta-feira, até completar o pagamento de todas as registradoras.

Haviam 2 depósitos referentes a um repasse, mas só recebi 1. O que devo fazer?

Lembre-se de que os repasses são feitos às quartas-feiras ao banco da sua conta cadastrada e pode existir um intervalo de tempo entre o repasse para a Instituição financeira, e da Instituição financeira para a sua conta.

Por isso, se o seu depósito estiver como “Agendado” lembre-se de verificar o extrato da sua conta e aguardar dentro do período de funcionamento do seu banco

Caso ultrapasse esse período, verifique o status do depósito e qual ação será necessária. Caso seu banco esteja vinculado à CIP, seus dados bancários estejam corretos e, ainda assim, você continue com problemas no recebimento do repasse, entre em contato com o iFood para investigar o problema.

Como verificar quantos depósitos tenho para receber sobre um repasse?

Você pode verificar essa informação no Portal do Parceiro, na aba”Financeiro”. Acesse o período desejado e observe o status do repasse.

Em casos de repasses com status “Pago”, clicando no detalhamento daquele valor, em “Depósitos desse repasse”, você vê todos os depósitos referentes àquele valor.

Como mudar a conta bancária no iFood?

Caso você tenha identificado algum problema no cadastro dos dados bancários, como banco incompatível ou números errados, você pode adicionar uma nova conta bancária que atenda aos critérios de repasse.

Para mudar a conta bancária no iFood você deve ter um perfil de Dono no Portal do Parceiro. Ao acessar, clique na aba Financeiro e, em seguida, em Dados bancários e contratuais. Após isso, é só clicar no botão “Alterar Conta”, seguir o passo a passo e pronto, seus novos dados estarão cadastrados.

Além de garantir que sua instituição bancária está vinculada ao CIP você deve saber que:

  • Conta de Pessoa Física: válida apenas para a modalidade MEI. O CPF da conta deve estar vinculado ao CNPJ cadastrado no iFood;
  • Conta de Pessoa Jurídica: o CNPJ deve ser o mesmo cadastrado no iFood.

Como falar com o iFood para resolver problemas de repasse?

Caso seu banco esteja vinculado à CIP, seus dados bancários estejam corretos e, ainda assim, você continue com problemas no recebimento do repasse,  entre em contato com o iFood para investigar o problema.

O atendimento a esse tipo de caso financeiro no iFood ocorre por meio da abertura de chamados no Portal do Parceiro. Dessa forma, você conta com um atendimento especializado, que poderá interpretar as informações da sua loja e identificar uma solução.

Para abrir um chamado referente a problemas com os valores do repasse, entre na aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. Logo em seguida, clique no botão “Atendimento” e em “Divergência no valor recebido“.

Ao enviar sua solicitação a respeito do repasse iFood, o setor de suporte vai atuar em busca de uma solução, enviando posteriormente o retorno pelos canais oficiais do iFood. Você pode receber um contato por telefone ou e-mail.

O iFood está trabalhando para melhorar a experiência das lojas parceiras. Acesse o espaço de Melhoria Contínua e conheça as iniciativas feitas!

726 respostas

  1. Para mim essa plataforma é um lixo a pior m**** que inventaram eu não consigo falar com atendente o dinheiro não cai na conta não dão satisfação de nada não consigo falar por um telefone para mim é uma bosta quero fechar essa m**** e meu dinheiro de volta

    1. Oi, Dianna. Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  2. Meu esposo está com os valores retidos tendo perdas nas vendas, já não mais como ajudá-lo e não dá para velo continuar trabalhando, trabalhando com as contas em atraso perdendo crentes pois não tem como repor a mercadoria. Já fez a troca do banco está tudo certo. Porém o ifood não repassa os valores.
    Eu como esposa estou desacreditada.
    Meu esposo lutou para chegar até aqui peço que ao receber essa mensagem me dê um retorno convincente.

    1. Oi Vera Lucia. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”. Se já tiver feito isso, nos informe o número do chamado pelo direct do Instagram (@ifoodparaparceiros), beleza?

  3. Estou com problema também em receber os repasses,não entendo como consegue fazer um pouco e o restante fica retido ,precisa resolver urgente isso
    Ficamos de mãos atadas
    Da impressão de estarmos sendo roubados na cara dura
    Misericórdia equipe ifood

    1. Olá, parceiro! Se você quer falar sobre assuntos financeiros, como taxas, repasses ou outras cobranças, o ideal é acionar nossa equipe por meio da aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e direcionar uma solução.

      Mas há alguns assuntos financeiros que você consegue resolver diretamente no Portal do Parceiro. Acesse este material e saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/repasse-ifood/

      Caso você já tenha aberto o chamado e ainda precise de ajuda, nos envie por aqui um detalhamento do assunto e o número do chamado aberto.

  4. Boa noite! Estou tendo dificuldade de efetuar alteração na conta bancária e tenho vários repasses e até o momento não recebi nenhum retorno. Alguém tem um número que dá pra falar com suporte,vpq enchem de informações e não informam nada.

    1. Olá, parceiro! Se você quer falar sobre assuntos financeiros, como taxas, repasses ou outras cobranças, o ideal é acionar nossa equipe por meio da aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e direcionar uma solução.

      Mas há alguns assuntos financeiros que você consegue resolver diretamente no Portal do Parceiro. Acesse este material e saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/repasse-ifood/

      Caso você já tenha aberto o chamado e ainda precise de ajuda, nos envie por aqui um detalhamento do assunto e o número do chamado aberto.

  5. Estou sem receber meu repasse a mais de 20 dias, o ifood não dá uma posição, abre chamado eles não dão finalidade, isso é uma falta de respeito com os trabalhadores que vendem para se manter.

    1. Oi, parceiro! O canal oficial de atendimento é por meio do Portal do Parceiro. Por lá você consegue esclarecer dúvidas sobre sua loja e solucionar problemas da operação. Entenda mais aqui como funciona o atendimento do iFood: https://blog-parceiros.ifood.com.br/canais-de-contato-ifood/

      Mas se você já abriu um chamado há mais de uma semana e, ainda assim, não teve retorno, nos envie por aqui mais detalhes do ocorrido e o número do chamado.

  6. Bom dia!Fechei a empresa,e o IFood não me repassou o dinheiro,e disse que não vai repassar pq fechei a empresa.Como assim?Se eu fechei a empresa,mas quando eu vendi minha empresa estava ativa,agora na hora de pagar o que ficou pra trás não querem me repassar?Preciso de uma solução urgente,senão irei resolver judicialmente.

    1. Oi Juliana. Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

    1. Olá, parceiro! Se você quer falar sobre assuntos financeiros, como taxas, repasses ou outras cobranças, o ideal é acionar nossa equipe por meio da aba “”Chamados e ajuda”” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e direcionar uma solução.

      Mas há alguns assuntos financeiros que você consegue resolver diretamente no Portal do Parceiro. Acesse este material e saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/repasse-ifood/

      Caso você já tenha aberto o chamado e ainda precise de ajuda, nos envie por aqui um detalhamento do assunto e o número do chamado aberto.

    1. Olá, parceiro! Se você quer falar sobre assuntos financeiros, como taxas, repasses ou outras cobranças, o ideal é acionar nossa equipe por meio da aba “”Chamados e ajuda”” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e direcionar uma solução.

      Mas há alguns assuntos financeiros que você consegue resolver diretamente no Portal do Parceiro. Acesse este material e saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/repasse-ifood/

      Caso você já tenha aberto o chamado e ainda precise de ajuda, nos envie por aqui um detalhamento do assunto e o número do chamado aberto.

  7. Boa Tarde tudo bem? Gostaria de um auxilio, penso em entrar no ifood, porem foi me fornecido um numero para conversar no whatsapp, porem não tiram as minhas duvidas, é um boot que só dar respostas para que voce faça um cadastro, então procuro antes algum numero de contato ou alguem, no qual para tirar as minhas duvidas antes de eu entrar no ifood. Se alguem puder me ajudar, ficarei muito agradecido. Nessa mesma postagem irei colocar minhas duvidas. eu quero cadastrar a minha loja, sei que para cadastrar eu tenho que ser no minimo um MEI. Eu gostaria de saber alem da mensalidade que é de cento e pouco, tem a taxa de 27% sobre o produto, certo? E se caso a entrega for pelo proprio motoboy do ifood, a taxa seria de quanto? Outra duvida é a conta bancaria para eles fazerem o repasse pode ser PF ou apenas PJ, essa conta pode ser banco digital? E esse repasse demora quanto tempo? Desde já muito obrigado.

    1. Olá, parceiro! Se você quer falar sobre assuntos financeiros, como taxas, repasses ou outras cobranças, o ideal é acionar nossa equipe por meio da aba “”Chamados e ajuda”” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e direcionar uma solução.

      Mas há alguns assuntos financeiros que você consegue resolver diretamente no Portal do Parceiro. Acesse este material e saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/repasse-ifood/

      Caso você já tenha aberto o chamado e ainda precise de ajuda, nos envie por aqui um detalhamento do assunto e o número do chamado aberto.

  8. Bom dia! Estou tentando falar com suporte e não consigo. Tenho pouco mais de mil reais no iFood e não consigo transferir pra minha conta. Minha empresa faliu e e a conta bancária informada não existe mais. Preciso saber o que fazer pra resgatar meu dinheiro e não consigo falar com vcs. Estou enviando esse comentário e vou aguardar retorno. Caso contrário, vou buscar o Procon e meus direitos.

    1. Oi Francisco, tudo bem? Infelizmente não conseguimos ajudar você por este canal, mas temos uma equipe de suporte à disposição para ajudar você. Isso porque, por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”, ok? Se já tiver feito isso, é só aguardar o prazo para análise!

  9. Oie boa tarde!
    Estou tentando mudar o meu repasse mas estou tendo problema, sempre que vou clicar para mudar o repasse a página volta para o início .

    1. Oi Lorena! Vamos te ajudar. Para mudar a conta bancária no iFood , precisa primeiro acessar seu Pefil de Dono. Ao acessar, clica na aba “Financeiro” e, em seguida, em “Dados bancários e contratuais”. Após isso, é só clicar no botão “Alterar Conta”, seguir o passo a passo e pronto!

      Caso nçao consiga resolver, nos chame pelo instagram (@ifoodparaparceiro) para termos te ajudar. 😉

  10. Não recebi tudo do meu repasse o meu saldo sumiu da minha conta fiz venda de r$ 1300 até agora recebi apenas r$ 200 o repasse foi feito para outra conta que não tem nada a ver com a minha conta estou indignada tive que fechar minha empresa por causa de fraude de vocês não me deram suporte sumiram com meu dinheiro trabalhado com muito sacrifício fica aqui a minha indignação
    Se eu recebi um pouco do dinheiro significa que minha conta está em dia fui no banco está tudo perfeitamente em ordem o pagamento não está caindo por mal conduta de vocês.

    1. Oi Juarez! Esperamos que esteja bem. Sentimos muito pelo ocorido. Poderia entrar em contato com a gente por DM no nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) para entendermos melhor seu caso, e conseguirmos te ajudar?

  11. Solicitei o encerramento do contrato com o Ifood, cancelaram meu acesso e não me repassaram as vendas da ultima semana. Não consigo nenhum canal de atendimento, como sempre tratam o lojista como lixo.

    1. Oi Mario! Tudo bem? Para entendermos melhor o seu caso e te ajudar, você pode entrar em contato conosco via DM do instagram (@ifoodparaparceiros). Te aguardamos lá.

  12. Solicitei o encerramento do contrato com o Ifood, cancelaram meu acesso e não me repassaram as vendas da ultima semana. Não consigo nenhum canal de atendimento, como sempre tratam o lojista como lixo.
    chamado: 42263296 CNPJ: 47906828000177

  13. Boa noite
    Estão tendo problemas para fazer o meu repasse,eu vi que a minha conta cadastrada é um número e estão fazendo com numeros diferentes da conta cadastrada.

    1. Olá, Marli! Nesse caso recomendamos que você acione nossa equipe por meio da aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e te direcionar uma solução.

      Caso você já tenha aberto o chamado e ainda precise de ajuda, nos envie por aqui um detalhamento do assunto e o número do chamado aberto.

  14. Eu também fico indignada,pois depositam uma parte e a outra sempre dá falha no depósito,o banco tá certo é banco do Brasil,como uma pequena parte deposita outras da como falha
    Da impressão da gente está trabalhando de graça ,pelo amor de Deus
    Isso precisa ser resolvido

    1. Oi, tudo bem? Depois que enviamos o seu repasse, os valores são processados pelo banco e só então são pagos na sua conta. Esse processo pode levar até 1 dia útil, então orientamos que aguarde esse prazo. Se ainda precisar de ajuda, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  15. Boa tarde , não estou conseguindo ter acesso a minha conta , bem ninguém está me dando suporte preciso do meu dinheiro que esta no repasse se alguém poder me ajudar agradeço pois preciso de algumas explicações e ajuda

    1. Oi Maria! Vamos te ajudar. Para solucionar problemas de acesso, entre em uma aba anônima do navegador, vá até à página https://portal.ifood.com.br, clique na opção “Esqueci meu e-mail” (mesmo que você saiba o e-mail) e preencha as informações que serão solicitadas.

  16. Boa tarde, tudo bem ?

    Me chamo Thais e minha loja esta cadastrada no ifood , mais não consigo receber meu repasse.

    1. Oi Thais! Neste caso, recomendamos acionar nossa equipe por meio da aba “”Chamados e ajuda”” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e direcionar uma solução.

      Caso você já tenha aberto o chamado e ainda precise de ajuda, nos envie por aqui um detalhamento do assunto e o número do chamado aberto.

  17. Infelizmente estou tendo problemas para receber o meu repasse, estavam com suspeita de fraude já enviei os documentos duas vezes , libera o repasse qnd chega na data não recemos, enviamos novamente e nada , infelizmente vou ter que entrar com ação contra o ifood por perdas e danos, estou mantendo a loja fechada por falta de pagamento . Loja Hot dog do chef

    1. Oi Jeferson! Para falar de assunto de repasses pedimos para acionar nossa equipe por meio da aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e direcionar uma solução. Se você já abriu um chamado e ainda precise de ajuda, nos envie por aqui um detalhamento do assunto e o número do chamado aberto.

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