Restaurantes delivery: especialista fala como anda o mercado

Com o aumento do número de restaurantes que trabalham com entregas, será que o serviço vale realmente a pena? Vamos conferir alguns dados, relatórios e tendências sobre o mercado!

O mercado de restaurantes delivery já está bem consolidado no Brasil, com opções para todos os gostos dos consumidores. Contudo, para quem ainda não aderiu ao serviço de entrega de refeições prontas, surge a dúvida: quais são os dados que provam que o serviço de entrega vale a pena?

O mercado de delivery representa uma união bem-sucedida entre os gestores de restaurantes e a internet, que é utilizada como aliada para aumentar o alcance dos produtos. Vários estudos e pesquisas demonstram a pujança do setor, que não para de crescer.

Neste post, a especialistas em administração de empresas Taíne Hoffman foi consultada para reforçar os argumentos de que o mercado de restaurantes delivery é uma ótima opção para os empreendedores. Por meio de dados relevantes e tendências, ela mostra como explorar esse setor da melhor forma possível. Confira!

Relatórios do setor de restaurantes delivery

Atualmente, os estudos do setor mostram que o mercado de delivery de comida no Brasil está em uma fase de expansão significativa. Os empreendedores e as plataformas de delivery estão progressivamente aumentando a sua presença no cotidiano dos consumidores brasileiros.

“As empresas do setor estão adotando estratégias diversificadas para alcançar uma parcela maior do mercado”, explica Taíne Hoffman. “Isso inclui promoções em restaurantes, investimentos em publicidade na TV e participação em eventos culturais e festivos como Carnaval, rodeios e festas juninas”.

Todas essas ações comprovam o esforço das plataformas de delivery para se tornarem uma presença mais constante e integrada na vida dos brasileiros, sinais que apontam para um mercado vibrante e em constante evolução.

Taíne reforça seus argumentos com alguns dados relevantes divulgados pela ABIA:

  • o serviço de entrega está presente em 68% dos estabelecimentos pesquisados, enquanto o take away (comida para levar) é praticado por 57% dos operadores. Isso indica uma consolidação significativa do delivery como um componente crucial do foodservice;
  • entre os estabelecimentos que oferecem delivery, 80% consideram essa operação como lucrativa, ressaltando a importância do delivery para a viabilidade financeira dos negócios de foodservice;
  • apenas 19% dos operadores utilizam exclusivamente canais de terceiros para captação de pedidos, enquanto 46% usam tanto canais próprios quanto de terceiros. Os canais mais utilizados para delivery são iFood (69%), WhatsApp (63%) e telefone (50%);
  • na logística de entrega, 36% dos estabelecimentos utilizam funcionários próprios e 39% recorrem a serviços de plataformas terceiras. Entre os que usam plataformas terceiras, 78% estão satisfeitos com os serviços prestados, embora 85% considerem o preço dos serviços elevado.

Análises de tendências

Também vale a pena prestar atenção aos fatores que impactam o mercado de opções de delivery nos últimos tempos. Taíne menciona uma pesquisa encomendada pelo PayPal, que mostra:

  • 91% dos brasileiros preferem fazer suas compras online via smartphone, indicando a importância de otimizar as plataformas de delivery para dispositivos móveis;
  • cartões de crédito e débito continuam sendo os métodos de pagamento online mais comuns, mas o Pix e as carteiras digitais ganham espaço, especialmente entre os consumidores mais jovens;
  • a facilidade e a experiência positiva de compra, juntamente com a percepção de maior controle sobre as despesas, são fatores cruciais que impulsionam a adesão ao online.

Dados de estudos do Food Connection também apontam alguns números que comprovam a força do mercado de entrega de refeições prontas:

  • nos últimos 5 anos, o número de pessoas trabalhando com delivery aumentou em 1000%, segundo dados do Ipea baseados no IBGE;
  • em 2020, o mercado de delivery cresceu cerca de 80%, em 2022, 89%, e para 2023, o crescimento estimado é de 7,8%;
  • o número de clientes que pedem delivery de uma a três vezes por mês cresceu 15% em 2020, 28% em 2022, e 32% em 2023;
  • antes da pandemia, o delivery representava menos de 10% do faturamento total de restaurantes bem-sucedidos. Atualmente, esse percentual chega facilmente a uma média de 30%.

Taíne também pontua algumas ações para que os empreendedores de comércios alimentícios se adaptem às mudanças e se mantenham atualizados em relação às oscilações do setor:

  • acompanhar as tendências de marketing e promoções adotadas pelas grandes plataformas de delivery.
  • considerar parcerias com essas plataformas para aproveitar as campanhas promocionais e aumentar sua visibilidade.
  • explorar oportunidades de participação em eventos locais para promover o restaurante diretamente aos consumidores.

Notícias do setor

Ultimamente, diversas notícias envolvem o setor — como a discussão da regularização do trabalho de entregadores de aplicativos. A tendência é de que o mercado se torne cada vez mais profissionalizado e ofereça melhores condições de trabalho para todas as partes envolvidas.

Além disso, há as inovações tecnológicas: os drones tendem a se tornar cada vez mais presentes no serviço de delivery de comida. Isso se junta a outras mudanças no mercado, como o uso de embalagens sustentáveis. Elas pretendem reduzir o uso de plásticos e ainda oferecem outros benefícios para os consumidores, como a proteção contra a gordura e umidade. O cardápio de entrega digital é outro destaque.

A importância de oferecer entrega de comida para os clientes

“Diante do cenário atual, ter um serviço de delivery é mais relevante do que nunca para os restaurantes”, reforça Taíne. Isso porque a demanda por conveniência e a preferência dos consumidores pelo pedido de comida online não param de crescer.

Além disso, a administradora de empresas também aponta que as estratégias agressivas das plataformas de para conquistar uma fatia ainda maior no mercado são o resultado direto do potencial de aumento de vendas por meio do delivery.

Taíne explica a importância de construir uma presença digital marcante. “Estar presente nas plataformas de delivery pode aumentar a visibilidade do restaurante, permitindo que ele alcance novos clientes e participe de promoções e eventos que podem impulsionar ainda mais os negócios”, afirma.

Nesse sentido, investir no serviço de delivery de comida proporciona aos comércios alimentícios em geral uma vantagem competitiva importante, que permite ao negócio não apenas sobreviver — mas prosperar em um mercado cada vez mais orientado para a conveniência dos consumidores e para a experiência digital.

“A chave é aproveitar as oportunidades oferecidas pelas plataformas de delivery e se adaptar às tendências do mercado para atender às expectativas dos consumidores modernos”, finaliza Taíne. Como foi possível ver, o mercado de restaurantes delivery está em franca expansão. Ele representa uma excelente oportunidade para quem deseja expandir o alcance dos seus produtos e a visibilidade do negócio.

Conheça ainda mais sobre esse mercado com a leitura do material do iFood sobre as principais tendências delivery!

3 respostas

  1. Olá comecei fazer o cadastro e o endereço de e-mail está incorreto, não estou conseguindo trocar pra assinar e não consigo falar com atendente o que você me indica fazer??

    1. Oi Keiliane. Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar: https://bit.ly/3Rkt2M2. Caso continue tendo algum problema, envie uma DM no nosso Instagram, @ifoodparaparceiros, com o número do seu CNPJ e telefone. Assim conseguiremos ajudar você. 🙏

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